A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Numa usina hidrelétrica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Numa usina hidrelétrica"— Transcrição da apresentação:

1 Numa usina hidrelétrica
Energia e potência Aonde “está” a energia? Num arco e flecha Nos alimentos No Sol Num pedaço de carvão Numa usina hidrelétrica

2 Leis de conservação da energia
A energia não se cria nem se destrói, mas apenas se transforma de um tipo em outro, em quantidades iguais.

3 Energia e potência TRABALHO & ENERGIA
Trabalho  força produz deslocamento de seu ponto de aplicação. Energia  capacidade de realizar trabalho. Realizando trabalho um agente promove uma transferência de energia. Então podemos dizer que a energia relaciona-se diretamente com o trabalho. Se um sistema físico possui energia, ele é capaz de realizar trabalho.

4 Energia e potência O que é POTÊNCIA ? Suco de acerola 2 min

5 Um homem que precisa carregar uma mala do térreo ao quinto andar de um edifício pode pegá-la com a mão e transportá-la lentamente pela escada. Ou pode colocá-la no elevador, que rapidamente a levará edifício acima. Em ambos os casos, o trabalho realizado (pelo homem ou pelo motor do elevador) é o mesmo. Esse trabalho é dado pelo produto do peso da mala pela altura em que se encontra o quinto andar.

6 Mesmo que o trabalho realizado pelo homem ou pelo motor do elevador seja o mesmo, há entre os dois modos de realizá-lo uma diferença. O homem o executa lentamente, enquanto o elevador o realiza com rapidez. Em outras palavras, o motor do elevador é mais possante que o homem.

7 Assim, uma locomotiva capaz de transportar em 2h um trem de uma cidade para outra é mais possante do que outra locomotiva que leva 3h para puxar o mesmo trem ao longo do mesmo percurso, ou seja, para realizar o mesmo trabalho.

8 Para exprimir a potência de uma pessoa ou de um motor, é necessário conhecer o tempo que cada um deles gasta para realizar um determinado trabalho. Generalizando, podemos dizer que a potência com que uma força realiza um trabalho é a razão entre esse trabalho e o tempo gasto em sua realização.

9 Potência Em Física, potência é uma grandeza, de símbolo P, definida como o quociente do, trabalho desenvolvido por uma força e o tempo gasto para realizá-lo. P = W/∆t

10 Potência A unidade do Sistema Internacional (S.I.) é o watt, cujo símbolo é W. O nome desta unidade surgiu em homenagem a James Watt, engenheiro escocês. 1 CV(cavalo-vapor) = 735 W 1 HP(horse-power) = 746 W Como watt é uma medida muito pequena usa-se o kW = 1.000W

11 Energia e potência QUILOWATT-HORA, o que é isso? O que é potência?
Se um certo sistema recebe ou fornece uma certa quantidade de energia E durante um dado intervalo de tempo t, definimos a potência média como: QUILOWATT-HORA, o que é isso?

12 Energia e potência O cavalo-vapor (cv) é uma unidade de potência que equivale a 75 kgf·m/s. Um kgf·m corresponde ao trabalho gasto para se elevar uma massa de um quilograma a um metro de altura ao nível do mar.

13 Potência Potência é também o produto da força pela velocidade. P = F . v

14 Energia e potência Potência e Velocidade Da definição de potência
Você lembra da definição de velocidade? Podemos dizer que DE = DW.

15 Exercícios pagina 135 Problema de Aplicação Problemas Propostos 287, 288, 290, 291, 293.


Carregar ppt "Numa usina hidrelétrica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google