A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Mundo em nossas mãos!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Mundo em nossas mãos!."— Transcrição da apresentação:

1 O Mundo em nossas mãos!

2 Nas mãos de quem estará a proteção desse mundo?

3 Vida e Ambiente

4 Quais são os fatores que compõem o meio ambiente?

5 Fatores Abióticos Fatores Bióticos
Também chamados de não vivos, são os fatores ambientais como a água, o solo, a temperatura, a luminosidade e as propriedades físicas e químicas da biosfera. São ausentes da presença de seres vivos. Ocasionados pela presença de seres vivos ou suas relações. Os fatores bióticos são todos os seres vivos da biosfera.

6 Biosfera Conjunto de todos os ecossistemas da terra incluindo as regiões da hidrosfera (as águas) da litosfera (o solo) e da atmosfera (camada gasosa onde existe alguma forma de vida).

7 Características dos seres vivos
Ciclo vital Nutrição Reproduzem Dependem do ambiente Interagem entre si e com os fatores abióticos

8 Ciclo Vital Os seres vivos obedecem a um ciclo natural de vida: nascem, crescem, se reproduzem, envelhecem e morrem. Essas diferentes fases da vida de um ser constituem o seu ciclo de vida. Esse ciclo tem duração variável, de um tipo de ser vivo para outro.Veja alguns exemplos que indicam a duração média aproximada de vida de alguns animais. O ciclo de vida pode durar minutos ou centenas de anos, conforme o ser vivo considerado. Algumas bactérias podem completar seu ciclo de vida em cerca de 30 minutos. Outros seres, como as sequóias e alguns tipos de pinheiro, podem viver 4 mil anos ou mais. Arara: 60 anos Crocodilo: 80 anos Cabra: 17 anos Elefante: 100 anos Chimpanzé: 20 anos Leão: 20 anos Coelho: 7 anos Porco: 10 anos Coruja: 27 anos Rato: 4 anos

9 Nutrição Todos os seres vivos precisam de nutrientes (energia). Alguns seres produzem seu próprio alimento (vegetais, por exemplo/ Seres autótrofos) outros buscam o seu alimento em outros seres vivos (animais, por exemplo/ Seres Heterótrofos).

10 Reprodução Os seres vivos produzem seus descendentes

11 Interação Os seres vivos interagem e dependem de outros seres vivos e dos fatores abióticos para viver.

12 Cadeia Alimentar

13 Cadeia Alimentar Este termo ecológico representa o vínculo existente entre um grupo de organismos presentes em um ecossistema, os quais são regulados pela relação predador-presa. É através da cadeia alimentar, que é possível a transferência de energia entre os seres vivos. A cadeia alimentar é constituída pelos seguintes níveis: Produtores São os organismos capazes de fazer fotossíntese, produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Consumidores São animais que não produz seu próprio alimento, necessitando se alimentar de outro ser vivo, sendo animal ou vegetal. Se classificam: primário, secundário, terciário...

14 Classificação dos consumidores
Os produtores estão colocados no 1º nível trófico.Os consumidores primários, aqueles que se alimentam dos produtores, são herbívoros e constituem o 2º nível trófico.Os consumidores secundários compõem o 3º nível trófico, sendo os carnívoros. Após esses existe o 4º nível trófico e assim por diante.

15 DECOMPOSITORES - São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia alimentar, fechando o ciclo. Os decompositores ocupam sempre o último nível da transferência de energia formando um grupo especial que degrada tanto produtores quanto consumidores.

16 Teia Alimentar

17 Fotossíntese É com a fotossíntese que se inicia toda a cadeia alimentar. Sem esta, os animais e os outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.

18 A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos, e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso (O2). Através do processo constitui essencialmente os açúcares, como a glicose. A clorofila é responsável pela absorção de energia luminosa, são encontradas nas folhas, dentro das células vegetais em uma estrutura denominada cloroplasto.

19 As plantas respiram! As plantas também respiram, utilizando o gás oxigênio da atmosfera. Processo pelo qual a glicose e o gás oxigênio são transformados em gás carbônico, água e libera energia.

20 Resumo Fotossíntese Fotossíntese 1-Conceito:
É a produção de glicose a partir de água (H2O) e dióxido de carbono (CO2) utilizando como fonte a energia luminosa, que é absorvida pela clorofila, e transformada em energia química. 2- Equação da Fotossíntese 3- Importância: Fornecimento de “matéria prima” (alimentos), participa da construção dos seres vivos; Produz de substâncias orgânicas, que fornecem a energia necessária para o desenvolvimento das diversas funções vitais dos organismos; Ação “purificadora” do ar atmosférico.

21 Resumo de Respiração Respiração Celular 1- Conceito:
É um fenômeno que consiste basicamente no processo de consumo da energia química acumulada nas moléculas das plantas junto com o oxigênio, produzindo água, gás carbônico e ENERGIA 2- Equação de Respiração Celular: 3- Importância: É importante para a manutenção da vida, pois fornece energia necessária para o desempenho de suas funções vitais.

22 A importância da fotossíntese
A importância da fotossíntese para a vida na Terra é enorme. A fotossíntese é o primeiro e principal processo de transformação de energia na biosfera. Ao alimentarmo-nos, parte das substâncias orgânicas, produzidas graças à fotossíntese, entram na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento, a reprodução, etc...

23 Renove-se, multiplique-se
Renove-se, multiplique-se! Utilize o maior poder que existe dentro de você, que é o seu "Pensamento" Imagine e transforme-se no símbolo da Páscoa... Saia distribuindo os presentes que você recebeu de Deus Transmita sua Alegria aos que choram Doe Esperanças aos que se encontram desanimados Deseje Paz e Luz a um coração atormentado Envie bons fluídos a um amigo ou mesmo aquele não tão amigo Feche os olhos e deseje... Deseje Que seu pensamento chegue em todos os lares Toque todos os corações E que neste Domingo de Páscoa como em todos os outros As pessoas celebrem o milagre da vida! Feliz Páscoa


Carregar ppt "O Mundo em nossas mãos!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google