A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Arlete Spencer Vanzin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Arlete Spencer Vanzin"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Arlete Spencer Vanzin
PREVENÇÃO EM SAÚDE Prof. Arlete Spencer Vanzin

2 Como Enfermeira atuando no ensino,Pesquisa e extensão nas áreas de enfermagem Saúde Pública e enfermagem do Trabalho, na EE/UFRGS. Organizei a Assistência de enf. na Saúde do Adulto em nível Ambulatorial no HCPA, criando condições para o ensino e a pesquisa,enfocando a prevenção em saúde contribuindo para a capacitação de profissionais nesta área. Numa análise de 15 anos acompanhando 217 diabéticos, com reinternações freqüêntes, após receberem orientações individuais mediante a consulta de enfermagem e em grupos com ênfase nas ações preventivas, não apresentaram complicações sendo desnecessária internações hospitalares subsequentes. A ênfase foi dada em prevenção em saúde. Esta pesquisa culminou coma minha tese de doutorado e livre docente apresentada na UERJ. Foi uma valiosa contribuição científica para o ensino de graduação e pós graduação, beneficiando uma clientela significativa visando a melhoria na qualidade de vida com extensão a família e a comunidade.

3 CAUSAS DE INTERNAÇÕES EVITÁVEIS
Segundo a literatura na área da saúde pública 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção primária, através da promoção e proteção específica, ou seja prevenção em saúde. A prevenção inicia-se pela proteção específica da gestante e a seguir a criança especialmente na primeira infância com agentes imunizantes na erradicação ao controle das doenças transmissíveis. Erradicadas varíola, paralisia infantil Controladas diftería, tétano, rubéola, meningite, hepatite, BCG entre outras.

4 Erradicadas ou controladas em extenção universal
Identificação precoce de problemas na criança e adolescente, visando a prevenção das cardiopatias, hipertensão arterial, problemas visuais e auditivos, obesidade, dislipidemia entre outros. Educação para a saúde pertinente aos grupos etários.

5 Uma alternativa para erradicação ou controle dos problemas de saúde para aumentar a extensão da cobertura da população no controle dos fatores de risco é o Macro Evento. Trata-se de uma abordagem no ensino da enfermagem que envolve investigação e ações especializadas estimulando a liderança acadêmica no exercício da prevenção em saúde. Num curto espaço de tempo detectam-se problemas de saúde significativos, numa população expressiva, que é estimulada a se conscientizar na melhoria da sua qualidade de vida. Contribuem também para dispertar a vontade política, estabelecer prioridades e democratizar o conhecimento, despertar no enfermeiro a motivação para uma melhor articulação entre enfermagem e sociedade.

6 Num trabalho de campo no maior Colégio Estadual de Porto Alegre, constatamos um percentual de 7% de hipertensão num acompanhamento de 600 alunos do primeiro ano do segundo grau, através de um censo pressório. Dados também encontrados em vários colégios estaduais de primeiro grau de Porto Alegre e grande Porto Alegre com percentual de 5% a 9%. Estes dados estão em consonância com a literatura americana que refere de 2% a 12% de hipertensão encontrada na criança e no adolescente. As crianças e os adolescentes que apresentavam cifras tencionais elevadas eram encaminhadas para confirmação diagnóstica e tratamento. As atividades mencionadas são partes das atribuições do enfermeiro que por formação curricular deve enfatizar ações preventivas no exercício do cuidado ao cidadão.

7

8

9 A ERRADICAÇÃO OU CONTROLE DE SETE FATORES DE RISCO
Dislipidemia Tabagismo Hipertensão Arterial Diabetes Mellitus Obesidade Abdominal Estresse Baixo consumo de frutas e verduras Seriam responsáveis pela ↓ de 90% (homem) e 94% (mulher) do risco populacional atribuído ao Infarto Agudo do Miocárdio. A OMS revela que 3 fatores de risco Sedentarismo Tabagismo Consumo inadequado de frutas e verduras São responsáveis por 80% das doenças isquêmicas do coração

10 Elementos ou determinantes do estado de saúde de um povo
A prevenção é um processo que habilita o indivíduo a auto cuidar-se no sentido de aumentar o controle e melhorar sua saúde. A saúde é resultante das necessidades básicas atendidas. A promoção da saúde, é a ciência e a arte de manter e ou melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas por ações tanto grupais, quanto individuais, através de programas, serviços e práticas. Ricardo de Marchir A qualidade de vida: É a busca do equilíbrio entre a obrigação e o prazer entre o trabalho e a diversão. Elementos ou determinantes do estado de saúde de um povo Biologia Humana Ambiente Estilo de vida Organização de serviço de saúde

11 Construção da Qualidade de Vida
Reconhecer a verdade sobre nós mesmos; Compreender quem somos; Como lidamos com os desafios da vida; Como reagimos a perdas e frustrações; Resulta da competência para encontrar um rumo para a própria vida, buscar o que realmente importa.

12 A AUTO-ESTIMA É O ELEMENTO DETERMINANTE:
Quanto maior a auto-estima melhor a Qualidade de Vida à saúde e consequentemente a longevidade A AUTO-ESTIMA É O ELEMENTO DETERMINANTE: Da eficiência Do bem-estar Do sentimento de estar feliz

13 Auto-estima forma-se nos primeiros anos de nossa infância, sendo inicialmente muito influenciada pelas opiniões, reações e atitudes de outras pessoas, principalmente de nossos pais. Este sentimento é composto por um julgamento próprio sobre competência e valor pessoal. É a soma da autoconfiança e do autorespeito e reflete o julgamento implícito de nossa capacidade de lidar com os desafios da vida e o direito de sermos felizes.

14 Assim, auto-estima é a medida deste amor-próprio dedicado a nós mesmos
Assim, auto-estima é a medida deste amor-próprio dedicado a nós mesmos. Este sentimento se revela também através do grau de saúde física, mental e espiritual do indivíduo. O caminho para conquistar a saúde, o bem-estar, a felicidade e uma maior qualidade de vida é o autoconhecimento.

15 As pessoas que estão de bem com a vida estão alegres e felizes!
Fracassos Capacidade de lidar Sucessos A auto-estima é a nossa capacidade de valorizar a nós mesmos A auto-estima é a nossa capacidade de acertar todos os aspectos da vida. A auto-estima melhora a imunologia

16 As empresas estão preocupadas em reduzir as doenças
Programas de promoção da saúde. Mudanças de estilo de vida para evitar o tresse 53% é o estilo de vida que levamos sem tempo para: AMAR CONVIVER LAZER ...

17 Como o estresse compromete a qualidade de vida?
É preciso ter a sabedoria e a inteligência para conviver com ele em equilíbrio. O estresse é uma síndrome dos tempos atuais, exige capacidade de adaptação. O que compromete mais a nossa vida: acidente, assalto, medo, trânsito, homicídio. O mínimo é ser feliz

18 Sintomas de Estresse Ansiedade Desânimo Distúrbio do sono
Baixa auto-estima Cansaço mental Sedentarismo Disfunção sexual Hipertensão Cefaléia Sentimento de solidão Depressão Distúrbio alimentar Constipação Queda de cabelo Má digestão Diminuição do libido Dores nas costas Irritabilidade

19 SITUAÇÕES GERADORAS DE ESTRESSE
Além dos estressores referidos são: Exigências e pressão no trabalho, Condições precárias de trabalho, Doença na família e relações conflitantes, Traição no casamento, Subemprego, Falta de reconhecimento, Dívidas, Baixa auto-estima

20 Agravantes da Qualidade de Vida
Riscos auto-impostos Fumo Álcool Drogas Incapacidade para agir no controle da dependência destas drogas Dar uma parada e refletir sobre o comprometimento da Qualidade de Vida.

21 Viver sem estresse é tarefa impossível.
Prevenção é saúde Viver sem estresse é tarefa impossível. “Viver significa aprender a coexistir com o estresse. Apenas a morte nos libera do estresse.” Haus Selye Direcione sua energia para aprender a gerenciá-lo para viver com mais eficácia e vigor.

22 O SEGREDO DA FELICIDADE
Segundo pesquisadores da Universidade de Oxford da Inglaterra que estudaram durante 15 anos o segredo da felicidade consiste em: Fazer programas simples Praticar esportes Ter muitos amigos Fé e freqüentar igrejas Casamento estável Fidelidade conjugal Trabalhar muito, prazerosamente. Concluindo: Trabalho, esporte, fidelidade, fé e lazer coroados pelo prazer, são pontos chaves para atingirmos a Felicidade.

23 A Enfermagem é uma das profissões que tem como objetivo o cuidado do ser humano, com papel importante na valorização da qualidade de vida, resultante das ações preventivas em saúde.


Carregar ppt "Prof. Arlete Spencer Vanzin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google