A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade do Estado do Amazonas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade do Estado do Amazonas"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade do Estado do Amazonas
Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências na Amazônia TRANSVERSALIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS EM ALGUMAS ESCOLAS DO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE MANAUS-AM Mestrandos: Jaime da Silva Brito Rosa Eulália Vital da Silva Orientadora: Profª. Dra. Elizabeth da Conceição Santos

2 Justificativa Para atingir seus fins a educação básica deve formar um sujeito: Autônomo, Crítico; Consciente de seus direitos e deveres; Capaz de atuar nas diversas situações da vida; Com espírito de solidariedade. Um cidadão.

3 Justificativa A educação para cidadania exige que as questões sociais relevantes sejam tratadas como objeto de reflexão e aprendizagem por parte dos alunos. Os Temas Transversais são questões sociais que norteiam a construção da cidadania e a democracia, a partir dos critérios de urgência social; abrangência nacional; possibilidade de ensino e aprendizagem, e; favorecer a compreensão da realidade e participação social.

4 Objeto da Pesquisa A transversalidade e o Ensino de Ciências em Escolas do Sistema de Ensino no Estado do Amazonas na cidade de Manaus.

5 Problema da Pesquisa Como os professores do Sistema Estadual de Ensino, na cidade de Manaus, compreendem a transversalidade?

6 Objetivos Geral: Investigar as concepções dos professores, do Sistema Estadual de Ensino, sobre a transversalidade. Específicos: Descrever os modos como os professores compreendem a transversalidade; Identificar as articulações entre os Temas Transversais e outras Áreas de Conhecimento. Discutir as práticas dos professores em relação aos Temas Transversais.

7 Quadro Teórico 1. Transversalidade na Educação
Brasil (1998) compreende a transversalidade como integração da prática educativa, visando criar uma visão global e abrangente de questões de relevante interesse social e que atingem pela sua complexidade várias áreas do conhecimento. Yus (1998) afirma que os Temas Transversais são conjuntos de conteúdos educativos e eixos condutores da atividade escolar que, não estando ligados a nenhuma matéria em particular, pode-se considerar que são comuns a todas.

8 Quadro Teórico 2. Transversalidade e interdisciplinaridade
Brasil (1998) aponta dado comum entre Transversalidade e interdisciplinaridade: a crítica a concepção de conhecimento que toma a realidade de dados estáveis, sujeito a um ato de conhecer isento e distanciado. Compreensão da realidade como algo complexo tecida de múltiplas interações algumas delas contraditórias.

9 Quadro Teórico 3. Formação de professores e a transversalidade
Delors (2003) exige dos professores uma preparação para lidar com o inesperado, pois nem todas as situações escolares são programáveis, algumas são emergentes e necessitam de respostas claras e pontuais de acordo com as necessidades dos alunos.

10 Quadro Teórico 4. Transversalidade e Ensino de Ciências
Kinalski et al. (2007) afirma que o componente das Ciências Naturais traz embutido no nome a idéia de inter e transdisciplinaridade, entretanto é desenvolvido de forma disciplinar como é constatado pelas práticas dos professores e pelos livros didáticos adotados.

11 Metodologia A pesquisa qualitativa é caracterizada por Bogdan e Biklen (1994): fonte direta de dados é o ambiente natural constituindo o investigador o instrumento principal; a investigação qualitativa é descritiva; os investigadores qualitativos se interessam mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos; os pesquisadores qualitativos tendem a analisar os seus dados de forma indutiva, não trabalhando com hipóteses; o significado é de importância vital na abordagem qualitativa.

12 Metodologia População e amostra
Os sujeitos da pesquisa são professores do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, que atuam no âmbito da Secretaria Estadual de Ensino do Amazonas, nas seis zonas distritais da área urbana da cidade de Manaus. A amostra dos sujeitos está condicionada àqueles que se predispuserem a participar de forma voluntária da pesquisa.

13 A – Dados de Identificação – ESCOLA 01
Escola Estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, localizada na rua T – 8, s/n, Compensa III, na Cidade de Manaus. A Escola oferece à comunidade o 1º e 2º Ciclos, Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Tempo de Acelerar. A série que apresentou maior número de turmas foi o 6º. Ano. Possui 24 turmas no turno matutino.

14 Quantitativo de Séries

15 A – Dados de Identificação – Escola 02
Escola Estadual Júlia Bittencourt, localizada na Av.Brasil, s/n, Compensa I. A Escola oferece à comunidade o Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano nos três turnos. O ano que apresentou maior número de turmas foi o 6º. Possui 4 turmas no turno matutino.

16 Quantitativo de Séries do Ensino Fundamental

17 Amostra da Pesquisa IDADE A – 5 DOCENTES B – 5 DOCENTES C – 3 DOCENTES
D – 4 DOCENTES GENERO F – 10 FEMININOS M – 7 MASCULINOS FORMACAO G – 11 GRADUADOS E – 6 ESPECIALISTAS M – NENHUM D - NENHUM TEMPO DE SERVICO 1 –6 DOCENTES 2 – 4 DOCENTES 3 – 5 DOCENTES 4 – 2 DOCENTES 5 – 1 DOCENTES FORMA DE INGRESSO X – 9 DOCENTES Y- 7 DOCENTES Z – 1 DOCENTE

18 Questão 1 Os Parâmetros Curriculares Nacional trouxeram modificação fundamental no Ensino Básico?

19 2ª. O que é Transversalidade? Por que ela esta sendo proposta?

20 3ª. A Escola possui P.P.P? Em caso afirmativo como a Transversalidade está contemplada?
a) 02 professores dizem desconhecer. b) 05 afirmaram não ter P.P.P. c) 04 Sim, a transversalidade esta nos projetos que atendem as necessidades. d) 06 Sim. A Transversalidade está nas atividades extra-classes.

21 4ª. Os Temas Transversais podem contribuir com a formação do cidadão do mundo contemporâneo? Justifique. 06 Sim pode contribuir através do dialogo sobre o equilíbrio democrático organização social e estruturam-se diferentes tipos de lideranças. 05 Sim. O individuo e cidadão em formação precisa de conhecimentos que ultrapassem as teorias formais que fazem parte do tronco comum. Sim. Se soubermos adaptar os programas previstos as necessidades dos alunos visando conexões.

22 5ª. Quais os Temas Transversais que você trabalhou ou trabalha em sala de aula?

23 6ª Como os Temas Transversais são definidos e planejados?
08 De acordo com a necessidade e a faixa etária ou série em que o aluno esta inserido. 07 Parte são definidos por meio do conteúdo. 02 De acordo com as datas comemorativas.

24 7ª. Como os temas transversais são desenvolvidos?
06 Os Temas Transversais são desenvolvidos através de pesquisas, elaboração de cartazes, trabalho em grupo. Fazendo uma relação do conteúdo com o cotidiano do aluno. 05 Durante o planejamento pedagógico.

25 8ª Como os Temas transversais são avaliados?
04 Todos trazem conjuntos de conteúdo de acordo com as propostas de Língua Portuguesa, Matemática, Historia, Geografia, Ciências Naturais, artes e Educação Física. 07 De acordo com o desempenho do aluno. 06 Dentro de uma perspectiva democrática a fim de que os resultados de avaliação possam ser concebidos como indicador para a reorganização política educacional e nunca como meio de estigmatizador o aluno.

26 9ª As áreas de conhecimento trabalham conjuntamente os temas transversais? Como são trabalhados?
07 Sim. Por exemplo em uma aula de geografia que se relacione ao Egito podemos falar das pirâmides, podemos nos relacionar com a matemática ou com a parte demonstrando as figuras geométricas, o triangulo, os ângulos; a História; a Ciência; a Religião contando os mitos. 06 Este trabalho é bastante difícil, uma vez que não há tempo hábil e disponível para que os professores se articulem para isso. 04 Infelizmente não, se trabalha sozinho.

27 10ª. Cite um tema transversal desenvolvido em parceria com as outras áreas de conhecimento?

28 11ª. Qual a periodicidade com que os temas transversais são trabalhados?

29 12ª. Qual a receptividade dos docentes, corpo técnico administrativo, quanto aos temas transversais?
06 Posso falar apenas dos docentes, muitas vezes com criticas e demagogias. Isso é deprimente. 04 Regular: Há os que recebem bem, mas há sempre os que se mostram contra as propostas. 07 São Indiferentes.

30 13ª Qual a receptividade dos alunos em relação aos temas transversais?
09 Ótimas, os alunos gostam dos temas principalmente quando se adota dinâmicas nas aulas. 06 Os alunos são bastantes receptivos. Se o professor souber com tato ministrar os conteúdos transversais eles correspondem. 02 Não responderam.

31 Referências BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: UNESCO, 2003. KINALSKI, Alvina Canal et al. Situação de Estudo: proposta transdisciplinar da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis. In: GALIAZZI, Maria do Carmo et al. (org.). Construção curricular em rede na Educação em Ciências. Ijuí: Unijuí, YUS, R. Temas transversais: em busca de uma nova escola. ArtMed,


Carregar ppt "Universidade do Estado do Amazonas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google