A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cruzamentos em Genética (3)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cruzamentos em Genética (3)"— Transcrição da apresentação:

1 Cruzamentos em Genética (3)
Interação Gênica Herança do sexo Prof. Ana Sílvia

2 Unicamp2006-2ªfase 1. No ser humano, a ausência de pigmento (albinismo: dd) e a cor da pele (cor branca: aabb; cor negra: AABB) são características autossômicas. Do casamento entre um homem e uma mulher negros, nasceu um menino albino. Do casamento desse rapaz com uma mulher branca, nasceram dois filhos mulatos intermediários e uma filha albina. Com base nesses dados: a) Indique os genótipos de todas as pessoas citadas no texto. (Use as notações indicadas no texto para identificar os alelos.) b) Se um dos descendentes mulatos intermediários se casar com uma mulher branca albina, qual será a proporção esperada de filhos albinos? c) A que tipo de herança se refere a característica cor de pele? Justifique.

3 2. Para estancar hemorragias, é necessário que ocorra o processo de coagulação sangüínea. No coágulo, estão presentes células, plaquetas e uma rede de fibrina. Na hemofilia, doença geneticamente determinada, o processo de coagulação não ocorre. a) A formação da rede de fibrina é o final de uma série de reações que se inicia com a lesão do tecido. Explique o processo de formação da rede de fibrina. b) Explique como a hemofilia é geneticamente determinada.

4 A tromboplastina, na presença de íons cálcio, transforma a protrombina em trombina,enzima que catalisa a transformação de fibrinogênio em fibrina. B) Herança ligada ao sexo,isto é,gene recessivo situado no segmento não homólogo do cromossomo X

5 (Fuvest) 3. O daltonismo tem herança recessiva ligada ao X. Um indivíduo anormal, com cariótipo 47, XXY, era daltônico. Seus genitores tinham visão normal para cores. a) Qual genitor formou o gameta com 24 cromossomos? Explique. b) O erro ocorreu na primeira ou na segunda divisão da meiose? Explique.

6 A mãe, porque é portadora do gene em questão (XDXd).
b) Na segunda divisão, pois o descendente herdou o cromossomo Xd duplicado de sua mãe.

7 4. Acredita-se que a rainha Vitória da Inglaterra tenha sido a introdutora do gene para hemofilia - ligado ao X - na família real inglesa. A hemofilia é uma doença que prejudica a coagulação do sangue. A princesa Beatriz, filha de Vitória, introduziu o gene na família real espanhola. Observe a árvore genealógica: A probabilidade da princesa Maria vir a ter um menino hemofílico é de: a) 100% b) 75% c) 50% d) 25% e) 0%

8 Princesa Maria: . ½ XHXH . ½ XHXh
Para ter menino hemofílico: ½(XHXh) . ½(menino hemofílico)= 1/4. Alternativa D=25%

9 5. O daltonismo é causado por um alelo recessivo de um gene localizado no cromossomo X. Em uma amostra representativa da população, entre 1000 homens analisados, 90 são daltônicos. Qual é a porcentagem esperada de mulheres daltônicas nessa população? a) 0,81 %. b) 4,5 %. c) 9 %. d) 16 %. e) 83 %.

10 6.Uma mulher é portadora de um gene letal ligado ao sexo, que causa aborto espontâneo. Supondo que quinze de suas gestações se completem, qual o número esperado para crianças do sexo masculino, entre as que nascerem? Justifique sua resposta.

11 Das quinze gestações bem sucedidas dessa mulher, espera-se que cinco sejam do sexo masculino porque é de 50% a chance dos filhos homens herdarem o gene letal de sua mãe e não sobreviverem, como mostra o esquema a seguir.

12 7- (Ufrj) Certos tipos de câncer, em especial aqueles ligados às células do sangue, são tratados com transplantes de medula óssea. Nesses transplantes, uma parte da medula óssea de um doador sadio é introduzida na coluna vertebral de um paciente cujas células da medula óssea foram previamente eliminadas com auxílio de drogas ou de radiação. Após o transplante de medula é possível identificar os cromossomos de células de diversos órgãos e tecidos. A tabela a seguir mostra os resultados da classificação dos cromossomos de 4 tecidos de um paciente submetido a transplante de medula. Com base nesses resultados, identifique o sexo do paciente e o sexo do doador. Justifique sua resposta.

13 As células sangüíneas são derivadas da medula óssea e, portanto, vieram de um doador do sexo feminino (XX). As células somáticas, que não são derivadas da medula, possuem o cariótipo masculino (XY), portanto o receptor é do sexo masculino.

14 8. (Uerj) Considere que um óvulo de abelha possui 5×10-14 g de DNA
8. (Uerj) Considere que um óvulo de abelha possui 5×10-14 g de DNA. Nesse inseto, embora as fêmeas se originem de reprodução sexuada, os machos originam-se de óvulos não-fecundados, por partenogênese. A quantidade de DNA encontrada em uma célula somática de zangão, no período correspondente à prófase da mitose é, em mg, igual a: a) 1,0 × 10­10 b) 2,5 × 10­9 c) 5,0 × 10­11 d) 5,0 × 10­17

15 a) Qual é o sexo do descendente com cariótipo 2AXXY?
9. (Ufu) Em uma 'Drosophila melanogaster', a determinação do sexo não é feita simplesmente pela presença ou ausência do cromossomo Y, mas por um balanço gênico entre genes femininizantes e masculinizantes. Se o cromossomo X de uma fêmea com cariótipo 2AXX sofrer não-disjunção meiótica e o óvulo resultante com 2 cromossomos X for fecundado por um espermatozóide normal, portador de um cromossomo Y, dando origem a um descendente com cariótipo 2AXXY, pergunta-se: a) Qual é o sexo do descendente com cariótipo 2AXXY? b) Sabendo-se que o sexo da 'Drosophila melanogaster' pode ser definido por um índice sexual (I.S.), qual é a relação que expressa esse índice? c) Qual é o índice sexual (I.S.) do descendente acima referido?

16 a) Quantos cromossomos X tem esta mulher?
10. (Unesp) A análise dos núcleos interfásicos de células da mucosa oral de uma mulher, fenotipicamente normal, revelou a existência de duas cromatinas sexuais em todos eles. Responda: a) Quantos cromossomos X tem esta mulher? b) Se ela se casar com um homem normal, qual a probabilidade de ter uma filha com constituição cromossômica igual à sua?

17 11. O gene recessivo h está localizado no cromossomo X e é responsável pela hemofilia na espécie humana. Com base nessas informações e nas contidas na árvore genealógica adiante, responda à seguinte pergunta: se a mulher 4 casar com um homem normal e seu primeiro filho for um menino hemofílico, qual é a probabilidade de que o próximo filho homem desse casal venha a ser hemofílico? Genótipo de 4. XHXh Filhos homens: XHY XhY Resposta?

18 12. A hemofilia é uma anomalia caracterizada pela dificuldade na coagulação sangüínea e é determinada por um gene recessivo presente no cromossomo X. Um casal em que a mulher é normal para a hemofilia, porém filha de pai hemofílico, e o homem é normal para hemofilia, vai ter um filho. Qual a probabilidade de o casal ter um menino hemofílico? a) 1/2. b) 1/4. c) 1/8. d) 1/16. e) 1.

19 13. (Unesp) Em um concurso de cães, duas características são condicionadas por genes dominantes (A e B). O homozigoto dominante para estas duas características recebe mais pontos que os heterozigotos e estes, mais pontos que os recessivos, que ganham nota zero. Um criador, desejando participar do concurso, cruzou um macho e uma fêmea, ambos heterozigotos para os dois genes, obtendo uma descendência com todos os genótipos possíveis. a) Qual a probabilidade do criador obter um animal com a pontuação máxima? Qual a probabilidade de obter um animal homozigoto recessivo para os dois genes? b) Considerando que todos os descendentes do referido cruzamento participaram do concurso, e que cada gene dominante contribui com 5 pontos na premiação, quantos pontos devem ter obtido os vice-campeões e os cães classificados em penúltimo lugar?

20 a) P (pontuação máxima) = P (AABB) = 1/ P (pontuação mínima) = P (aabb) = 1/16 b) Pontos obtidos: vice-campeões = AABb e AaBB = 15 pontos penúltimo lugar = Aabb e aaBb = 5 pontos

21 14. (Mackenzie) Um indivíduo daltônico e não míope, filho de pai míope, casa-se com uma mulher normal para ambas as características. O casal já tem uma filha daltônica e míope. Sabendo que o daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao sexo e que a miopia é uma herança autossômica recessiva, a probabilidade de terem uma menina normal para ambas as características é de: a) 3/16 b) 1/4 c) 1/16 d) 1/2 e) 9/16

22 Homem:xdy-Mm Mulher:xDxd-Mm ½ sexo. 3/4normal para miopia
Homem:xdy-Mm Mulher:xDxd-Mm ½ sexo.3/4normal para miopia.1/2normal para o daltonismo=3/16 Alternativa [A]

23 Observe o indivíduo IV-2!!

24 Gene no Y:-Fator determinante de testículos
O desenvolvimento dos órgãos reprodutivos no período embrionário, pode ser desenvolvido em duas partes: a primeira onde há o desenvolvimento das gônadas correspondente ao sexo genético do feto; e a segunda, onde irá ocorrer a diferenciação da genitália interna e externa, estabelecendo o sexo genital do feto. Até a sétima semana o embrião humano é, do ponto de vista anatômico, sexualmente "neutro". Tanto os embriões com sexo cromossômico masculino quanto naqueles com sexo cromossômico feminino, as gônadas são apenas duas saliências denominadas saliências gonadais. Para o desenvolvimento do testículo, o cromossomo Y deve estar presente. Todo o desenvolvimento das gônadas tende a seguir o desenvolvimento dos ovários. Isso só não ocorrerá, se um gene no braço curto do Y, o FTD (fator determinante de testículo) intervir, e desviar para o desenvolvimento dos testículos.

25 Cuidado! Vírus HIV


Carregar ppt "Cruzamentos em Genética (3)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google