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CAPACITAÇÃO.

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Apresentação em tema: "CAPACITAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACITAÇÃO

2 Qual é o papel que o Centro Espírita tem na sociedade?
La Casa Espírita y su papel en la sociedad Qual é o papel que o Centro Espírita tem na sociedade?

3 O Quê é um Centro Espírita?
Conceptos, Funciones y Actividades O Quê é um Centro Espírita?

4 Conceptos, Funciones y Actividades
“É uma escola onde podemos aprender e ensinar, semear o bem e colher as graças, burilarmo-nos e aperferçoar os outros, na senda eterna”. “O Centro Espírita”, Reformador, janeiro 1951

5 Estudo, Prática e Divulgação da Doutrina Espírita
“A educação da alma é a alma da educação” André Luiz (Conduta Espírita)

6 Conhecimento e Vivência Doutrinária Requisito III Preparação e
O BOM DIRIGENTE DE CASA ESPÍRITA Requisito III Requisito II Preparação e Conhecimento Técnico em gestão Requisito I Boa Vontade e Disposição para... Conhecimento e Vivência Doutrinária

7 A proposta de capacitar os Agentes e Servidores

8 O Quê é o Movimento Espírita?
Conceptos, Funciones y Actividades O Quê é o Movimento Espírita? É o conjunto das atividades que têm por objetivo estudar, divulgar e praticar a Doutrina Espírita, contida nas obras básicas de Allan Kardec, colocando-las ao alcance e serviço de toda a Humanidade.

9 Conceptos, Funciones y Actividades
O Centro Espírita... É um local de paz construtiva, propiciando a união de seus frequentadores na vivência da recomendação de Jesus: “Amai-vos uns a aos outros”.

10 É a unidade fundamental do Movimento Espírita.
Conceptos, Funciones y Actividades O Centro Espírita... É a unidade fundamental do Movimento Espírita.

11 Kardec nos orienta (*) O essencial para o equilíbrio do Centro Espírita Perfeita comunhão de pontos de vista e de sentimentos; Cordialidade recíproca entre todos os membros; Ausência de todo sentimento contrário à verdadeira caridade cristã; Um único desejo: o de instruir-se e melhorar por meio dos ensinos dos Espíritos e do aproveitamento de seus conselhos. (...) (*) In O Livro dos Médiuns, p. 69 ed. Feb.

12 Concluindo => Centro Espírita – O QUE É?
ESCOLA ESPIRITUAL E MORAL POSTO DE ATENDIMENTO FRATERNO ESCLARECIMENTO, APOIO E CONSOLAÇÃO Espaço de convivência Crianças, jovens, adultos e idosos Ambiente de trabalho Vivência do Evangelho Local de Paz União – “amai-vos uns aos outros” Unidade Fundamental do Movimento Espírita

13 “Estamos encarregados de preparar o reino do bem anunciado por Jesus.”
La Casa Espírita y su papel en la sociedad “Estamos encarregados de preparar o reino do bem anunciado por Jesus.” O Livro dos Espíritos, p. 627

14 CASA ESPÍRITA E SEU PAPEL NA SOCIEDADE
As instituições na Sociedade tanto recebem como contribuem, exercendo um papel de manutenção, modificação ou apoio ao grupo social.

15 La Casa Espírita y su papel en la sociedad
(...) A Casa Espírita é a célula mater da nova sociedade, (...). Uma Escola, ..., que não apenas instrui, mas também educa. (...) será escola e santuário, hospital e lar, onde as almas encarnadas e desencarnadas encontrarão diretrizes para uma vida feliz e ao mesmo tempo, o alimento para sobreviver aos choques do mundo exterior. (*) * Diálogo com Dirigentes e Trabalhadores Espíritas, Ed. USE.

16 La Casa Espírita y su papel en la sociedad
(...) A Casa Espírita é o local onde se misturam os interesses, onde se desenvolvem as atividades, onde se realizam os ministérios de intercâmbio, onde se produzem as Casas de apoio, a fim de que as motivações permaneçam sempre atuantes, facultando ao indivíduo trabalhar sem enfado, sem cansaço e crescer. (*) * Diálogo com Dirigentes e Trabalhadores Espíritas, Ed. USE.

17 Qual é o compromisso do Movimento Espírita com relação à Educação?
La Casa Espírita y su papel en la sociedad Qual é o compromisso do Movimento Espírita com relação à Educação? Divaldo: Kardec, p.685, LE: “(...) Este elemento é a Educação, não a intelectual, mas a moral ... A desordem e a imprevidência são os cânceres que só uma educação bem entendida pode curar; (...)” “(...)Hoje, educar é instruir, é criar hábitos, hábitos saudáveis(...)” “(...) A nós nos cabe essa tarefa da Educação (...) Nossas reuniões são de Educação moral, espiritual, de novos hábitos, como os da Fraternidade, o hábito do Perdão que hoje é terapia”. “(...) Por esta educação, conforme afirma o Codificador, que foi um excelente educador, mudará a Sociedade.”

18 Quem é o público? Espírito Encarnado Desencarnado Espírita
Não espírita Espírita Não espírita Criança Jovem Adulto

19 É necessário saber: Os trabalhadores, os frequentadores
e a comunidade estão satisfeitos com o trabalho realizado?

20 Evangelho Segundo o Espiritismo
O Homem de Bem Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. XVII - item 3 Vamos a observar a orientação de Kardec

21 Coloca os bens espirituais sobre os temporais.
Pratica a lei de justiça, de amor e de caridade, em sua maior pureza.(...) Coloca os bens espirituais sobre os temporais. O Homem de Bem ESE Cap. XVII item 3

22 Usa, porém não abusa dos bens concedidos.
Não se compraz em buscar os defeitos do outro, nem em colocá-los em evidência. Usa, porém não abusa dos bens concedidos. O Homem de Bem ESE Cap. XVII item 3

23 Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus. O Homem de Bem ESE Cap. XVII item 3

24 Este são alguns valores que devem orientar nossas
ações na Casa Espírita

25 (...) espíritas, que escutastes a palavra da Revelação; cabe-vos levar por todas partes as notícias do Reino de Deus (...) Não amanhã (...). Agora tendes o compromisso de acender na obscuridade que domina o mundo, as estrelas luminosas do Evangelho de Jesus. (...) restaurado na palavra consoladora da Doutrina Espírita. Ele nos exorta para a unificação dos postulados em torno do ideal da verdade. * * Mensagem recebida por Divaldo P.Franco, em outubro de 1989, no Congresso Internacional de Espiritismo, em Brasília.

26 ... espíritas, (...) não creais que vosso compromisso com a vida é uma viagem agradável ao país da fantasia, ou uma excursão ao oásis do prazer. (...) propusestes a obra de edificação do bem, abri os braços para que o amor se expanda en um hino de solidaridade universal (...). A hora é de ação. (...) * * Mensagem recebida por Divaldo P.Franco, em outubro de 1989, no Congresso Internacional de Espiritismo, em Brasília.

27 Intervalo

28 Qual é a estrutura de uma Casa Espírita?
La Estructura de una Casa Espírita Qual é a estrutura de uma Casa Espírita?

29 Atividades: Básicas Administrativas de Comunicação de Unificação
Conceptos, Funciones y Actividades Atividades: Básicas Administrativas de Comunicação de Unificação

30 Atividades Básicas Reuniões de explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, aplicação de passes e atendimento fraterno através do diálogo (Atendimento Espiritual);

31 Atividades Básicas Reuniões de estudo da Doutrina Espírita, de forma programada, metódica ou sistematizada.

32 Reuniões de estudo, educação e prática da mediunidade.
Atividades Básicas Reuniões de estudo, educação e prática da mediunidade.

33 Reuniões de evangelização espírita para crianças e jovens.
Atividades Básicas Reuniões de evangelização espírita para crianças e jovens.

34 Atividades Básicas Divulgação da Doutrina Espírita;
Assistência e promoção social espírita.                             

35 Atividades de Unificação
Têm como objetivo a união dos espíritas e das Instituições Espíritas e a unificação do Movimento Espírita

36 Atividades Administrativas
Necessárias para seu normal funcionamento, compatíveis com sua estrutura organizativa e com a legislação vigente

37 ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
MANTER ORGANIZAÇÃO PRÓPRIA, DE ACORDO COM SUA COMPLEXIDADE E TAMANHO, ATENDENDO ÀS FINALIDADES DO MOVIMENTO ESPÍRITA; ESTABELECER PLANIFICAÇÃO, METAS E CONTROLE DE RESULTADOS; INTEGRAR FREQUENTADORES ÀS ATIVIDADES DA CASA APROVEITANDO SEU POTENCIAL PROFISSIONAL; ESTIMULAR O TRABALHO EM EQUIPE;

38 ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
ZELAR PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SEJAM GRATUITAS PROIBINDO INICIATIVAS DE REMUNERAÇÃO; ENVOLVER A CASA ESPÍRITA SOMENTE EM ATIVIDADES COMPATÍVEIS COM A DOUTRINA; ZELAR PARA QUE AS CONTRIBUIÇÕES, DONATIVOS, CONVÊNIOS PRESERVEM OS PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS E ADMINISTRATIVOS DA CASA.

39 Pessoas/ Espíritos Serviços Centro Espírita
Divulgação Pessoas/ Espíritos Prática Estudo Atendimento Serviços Desejos Necessidades Expectativas Centro Espírita

40 O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Obras Básicas da Codificação O LIVRO DOS MÉDIUNS O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (LE, 2a. Parte) (LE, 3a. Parte) O QUE SINTO? POR QUÊ SOFRO? O LIVRO DOS ESPÍRITOS QUEM SOU? O CÉU E O INFERNO A GÊNESE (LE, 1a. Parte) (LE, 4a. Parte) PARA ONDE VOU? DE ONDE VIM?

41 A estrutura de uma Casa Espírita
Aspecto Horizontal – diferentes áreas de atividades ou divisão de trabalho Vertical – Cadeia e Unidade de Comando, assim como a amplitude de direçãao

42 “Dê a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”
Mateus, 22:21

43 Normas e Modelos Métodos de trabalho
Documento essencial, que constitui a sociedade dando a estrutura legal, trata dos Direitos e Deveres dos Associados. Define a Organização e atribuições das diferentes Direções e Departamentos assim como os limites de competências das áreas. Define as formas de trabalho. Ex.: como será o Atendimento Fraterno. Estatuto da Casa Espírita Regulamento Normas

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45 Da busca incessante da perfeição, procede a competência real.”
Mensagem “(...) Examinar os respectivos temas de serviço, para não estancar os próprios recursos na irresponsabilidade destrutiva ou na rotina perniciosa. Da busca incessante da perfeição, procede a competência real.” André Luiz, em Conduta Espírita

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