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Empresa de Consultoria especializada em Gestão do Negócio Saúde

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Apresentação em tema: "Empresa de Consultoria especializada em Gestão do Negócio Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Empresa de Consultoria especializada em Gestão do Negócio Saúde
Consultoria Técnica para a Gestão da Sinistralidade Suporte para Organização das Auditorias Operadora Consultoria Técnica em OPME Auditorias, Pareceres e Juntas Médicas nas Esp. de Alto Custo Consultoria de Gestão na Rede Credenciada Gestão de Serviços em Saúde Capacitação para Profissionais da Área de Saúde Qualirede: gestão rede credenciada

2 Indicadores de Saúde como Ferramenta de Gestão
II Jornada Norte e Nordeste de Auditoria em Saúde Indicadores de Saúde como Ferramenta de Gestão Irene Minikovski Hahn 31 de Julho de 2013

3 Irene Minikovski Hahn Formação em TI, com Especialização em Gestão de Saúde. 17 anos Executiva do Sistema Unimed, atuando na Unimed Santa Catarina, Unimed Curitiba e Unimed Vitória Mentora de projetos como negociação em OPME – Unimeds Mercosul Tabela Nacional de Materiais e Medicamentos Portal Unimeds Ajius- Sistema de ajuste de glosas eletrônicas no intercâmbio Histórico de sucesso nas Unimeds onde passou, com atingimento de metas ousadas na redução da taxa de sinistralidade e projetos de inovação voltados a sustentabilidade das Unimeds. 4 anos com empresa de Consultoria, Gestão e Software área de saúde: Saúde Suplementar e Qualirede

4 Quem Somos? www.saudesuplementar.com www.qualirede.com.br

5 Alguns clientes

6 Indicadores de Saúde como Ferramenta de Gestão

7 Intermediação da Intermediação: Administradoras de Benefícios
Pessoas que adquirem planos Clientes Integração da oferta Segurança Planos de Saúde Serviços de saúde Rede de Prestadores O modelo Intermediação da Intermediação: Administradoras de Benefícios I N T E R M E D I A Ç Ã O MODELO ATUAL

8 Prestadores de Serviços Serviços de ASSISTÊNCIA À SAÚDE
O maior desafio: falta de integração com os atores e na estrutura organizacional dos planos de saúde Médicos Prestadores de Serviços Beneficiários Empresários Sociedade Planos de Saúde Serviços de ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUS Recursos próprios Medicina Preventiva Departa- mentos... Auditorias Indústrias ANVISA ANS JUDICIÁRIO SUS

9 Cenário Operadoras, segundo ANS
Operadoras Médico-Hospitalares 2005 2009 2010 2011 Total médico-hospitalares 81,4 83,0 81,2 82,4 Autogestão 87,8 94,2 89,2 91,4 Cooperativa médica 81,5 80,7 81,9 Filantropia 75,8 79,3 80,9 Medicina de grupo 75,9 79,1 78,7

10 Gestão com Informação: indicadores de Saúde
O maior desafio: falta de integração com os atores e na estrutura organizacional dos planos de saúde Gestão com Informação: indicadores de Saúde

11 O que é indicador? Que ou o que fornece indicações de pesos e medidas diversas (diz-se de instrumento, dispositivo, etc.) Ex.: <ponteiro i. da temperatura> <i. do nível de água>. Informação: Conjunto de indicadores que analisados apontam para um caminho = informação.

12 Qual estratégico? Lucro = Despesa / Faturamento

13 Pode ser simples ou complicado
Padronização = ficha técnica Exemplo: Sinistralidade (plano de saúde) = Despesa assistencial / Receita/ Faturamento Pode ser simples ou complicado Ficha técnica: entra receita de recursos próprios? Entra despesas de medicina preventiva? Entra receita de produtos agregados (remoção)?

14 Seleção de indicadores
Do MACRO para o DETALHE Resultado Geral Resultado por produto/ setor Ticket médio Custo médio per capita Idade, sexo, estado civil Tipo de contratação Intervalo de uso Resultados das ações

15 Exemplo: Seleção de indicadores

16 Exemplo: Seleção de indicadores
AUMENTO DE 30% NO CUSTO MÉDIO AUMENTO DE 6% NA FREQUÊNCIA

17 Exemplo: Seleção de indicadores
AUMENTO DE 14% NO CUSTO MÉDIO QUEDA DE 1% NA FREQUÊNCIA

18 Exemplo: Seleção de indicadores
Seleciona curva A (menor quantidade com maior representatividade) – compara, analisa evolução Cidade, hospital, comp... Faz estudo por grupo (materiais, medicamentos, diárias, taxas, etc), comp... Faz estudo por solicitante, comp... Faz estudo por executante, comp... Faz cruzamento de dados

19 Exemplo: Seleção de indicadores
Custos altos pagos a fornecedores de OPME Quais fornecedores com custos + altos? Quais procedimentos? Quais prestadores executantes? Quais médicos solicitaram? Quais especialidades? Aumentou qtde? custo médio? Valor de compra opme? Quais clientes? Qual perfil – mais idoso? Compara comportamento de procedimentos x médicos x prestadores Compara frequência, custo médio, valor de compra com mercado Analisa evolução Análise resultado – quais tiverem reincidências?

20 Exemplo: Seleção de indicadores
Custos altos pagos a fornecedores de OPME De 30 fornecedores = 6 representam 56% do total 3 especialidades representam 62% do total 12 procedimentos causadores 8 médicos causadores 6 com CRM com menos de 3 anos Aumento exagerado de frequência e acima da média de mercado 4 médicos em 1 prestador Ingresso de novo material Valores de OPME acima de mercado Gastos 40% do total no refinamento acima Ações: ?

21 Curva A custos Clientes: quem usa o serviço
1000 beneficiários 1% gastaram em média 30% do total de custos dos planos de saúde Quais? Perfil? Idade? Sexo? Contrato? etc

22 O excel ajuda muito...

23 Seleção de indicadores
Poucos Consistentes Comparáveis Que tenha efetiva e sistematização de análise Que seja personalizado e divulgado para cada tipo de público: compartilhar Que motive ação = aponte

24 Fazer o “básico” Focar o “avançado” O que os gestores negociam?
Prestador A Custo baixo em diárias e taxas Média de mercado em mat/mat Gerenciamento pouco eficiente Pronto socorro: Média alta (mais de 30%) de pacientes que retornam com mesma patologia Taxa de uso de antibiótico de quinta geração em UTI Má qualidade na alimentação e rouparia Pouco comprometimento da equipe Faturamento desorganizado Prestador B Custo médio em diárias e taxas Média de mercado em mat/mat Gerenciamento eficiente Pronto socorro: Média baixa (menos de 15%) de pacientes que retornam com mesma patologia Taxa de uso de antibiótico controlado Qualidade na alimentação e rouparia Alto comprometimento da equipe Faturamento organizado O que os gestores negociam? Diárias? Taxas? Desconto no brasindice? Qual tem o menor valor no ciclo de atendimento?

25 "Quem não mede, não gerencia. Quem não gerencia, não melhora. " (J
"Quem não mede, não gerencia. Quem não gerencia, não melhora." (J. Juran).

26 Qual a nossa Ferramenta de Gerenciamento?

27 Caminhos para a Sustentabilidade do setor saúde
INCENTIVOS INFORMAÇÃO

28 Gestão pela informação: Sustentabilidade do setor
Redirecionar recursos: remunerar bem, quem faz melhor Ajudar as pessoas no auto cuidado: inicia com 1% Integrar saúde ocupacional com assistencial: gerir pessoas pela informação Investir em automação: qualidade da informação Integração e informação: mecanismos de regulação Compartilhar para alinhar objetivos e melhorar o “todo”

29 Mudar depende muito de você.
Lição de casa: ATITUDE Mudar depende muito de você.

30 Obrigada! Irene Minikovski Hahn Diretora Saúde Suplementar


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