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NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA

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Apresentação em tema: "NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA"— Transcrição da apresentação:

1 NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA

2 O que se entende por planejamento?
De acordo com Fusari (1990), Planejamento: meio para se facilitar e viabilizar a democratização do ensino; Planejamento é uma atitude crítica, sistemática e organizada de todos os envolvidos no processo de ensino- aprendizagem. Deve ser uma prática sistematizada/programada: análise dos dados disponíveis, busca e proposição de ações.

3 O que se entende por planejamento?
Projeto Político-Pedagógico Proposta Pedagógica Curricular Plano de Trabalho Docente PLANEJAMENTO REGIMENTO ESCOLAR

4 PPP: Projeto Político-Pedagógico
De acordo com a Instrução Normativa 007/2010 SUED/SEED: Expressa autonomia e identidade do estabelecimento; Expressa fundamentos legais, conceituais, filosóficos, ideológicos, metodológicos e operacionais da prática pedagógica. Quanto à organização: identificação, diagnóstico das necessidades da comunidade escolar, princípios didático- pedagógicos (concepções de homem, sociedade, educação, ensino-aprendizagem...) e planejamento das ações (mais geral) Elaboração coletiva e aprovado pelo Conselho Escolar e deve ser revisto anualmente.

5 PPC: Proposta Pedagógica Curricular
Parte do PPP (não é um outro documento). Sistematiza a organização do conhecimento no currículo; Expressa os fundamentos conceituais, avaliativos e metodológicos de cada uma das disciplinas da Matriz Curricular, por nível e modalidade de ensino, de acordo com as DCEs.

6 PPC: Proposta Pedagógica Curricular
Outros desafios sócio-educacionais, que expressam lutas históricas devem ser contemplados na PPC, articulados ao currículo, sempre que o conteúdo “chamar”, fazendo parte da totalidade de um conteúdo.

7 A ELABORAÇÃO DA PPC: Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual. (Parecer CEE/CEB nº 130/10) : apresentam a dimensão histórica, os fundamentos teórico- metodológicos, os conteúdos estruturantes e básicos, os encaminhamentos metodológicos e a avaliação.

8 Conteúdos estruturantes
Conhecimentos de grande amplitude,conceitos, teorias ou praticas, que identificam e organizam os campos de estudos de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para a compreensão de seu objeto de estudo/ensino; Selecionados a partir de uma análise histórica da ciência de referência e da disciplina escolar; Frutos de uma construção que tem sentido social como conhecimento;

9 Conteúdos básicos Organizados a partir dos conteúdos estruturantes – conteúdos a serem trabalhados por série (exceto EM), compostos tanto pelos assuntos mais estáveis e permanentes da disciplina quanto pelos que se apresentam em função do movimento histórico e das atuais relações sociais; A articulação entre estes conteúdos resultará em conteúdos específicos, os quais estarão previstos na PPC, e será referência para elaboração do PTD.

10 estrutura da PPC: Apresentar e justificar a importância da disciplina.
1. APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA Apresentar e justificar a importância da disciplina. Refletir sobre questões como: Por que o conhecimento dessa disciplina é importante como saber escolar? Como esse conhecimento contribui para a formação do educando? Explicitar o objeto de estudo da disciplina.

11 2. CONTEÚDOS NA PPC Relacionar os conteúdos estruturantes e os básicos, que deverão estar de acordo com as DCE da disciplina. A divisão deve ser seriada e, caso os professores optem, pode haver a divisão de acordo com a periodicidade.

12 3. METODOLOGIA NA PPC Explicitar de forma geral a metodologia e as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas, de acordo com as DCE, observando os recursos didáticos e tecnológicos utilizados. 4. AVALIAÇÃO NA PPC A partir da LDB, do Regimento Escolar, do Projeto Político Pedagógico e das Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica da Rede Estadual da disciplina, deve apresentar as práticas avaliativas a serem implementadas pelo professor, que permitirão acompanhar o processo de apropriação do conhecimento pelo aluno e deve apresentar concepção.

13 5. REFERÊNCIAS NA PPC Relacionar as referências utilizadas na elaboração da Proposta Pedagógica Curricular. Deve conter, no mínimo: - Diretrizes Curriculares Estaduais Orientadoras para a Educação Básica da Rede Estadual; - Livro didático da disciplina; (se houver) - Livro Didático Público; (se houver) - Livros Técnicos (biblioteca do professor) - Outras obras ou fontes consultadas.

14 Planejamento: reflexão sobre as ações que serão desenvolvidas pelo coletivo escolar, articuladas com as ações individuais do professor. Plano de Trabalho Docente e os demais Planos de Ação (da direção e da equipe pedagógica) devem estar voltados à efetivação do Projeto Político-Pedagógico e da Proposta Pedagógica Curricular, ações que compõem o planejamento escolar.

15 PLANO DE TRABALHO DOCENTE/PTD: condição para a efetivação do processo de ensino- aprendizagem.
PTD é processo de reflexão: inerente ao processo educativo e, portanto, à prática docente;

16 LDB 9394/96 Art 13: Os docentes incumbir-se-ão de: I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; III – zelar pela aprendizagem dos alunos; IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V – ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; VI – colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

17 Estatuto do Magistério Lei Complementar nº 7/76:
Art 82: O Professor ou Especialista da Educação tem o dever constante de considerar a relevância social de suas atribuições, cabendo-lhes manter conduta moral, funcional e profissional adequada à dignidade do Magistério, observando as seguintes normas: I I - quanto aos deveres: h – Participar no processo de planejamento de atividades relacionadas com a educação para o estabelecimento de ensino em que atuar.

18 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
Parte da PPC e não diretamente das DCEs; PTD é o espaço mais flexível e dinâmico do planejamento escolar. Prevê abordagens diferenciadas para conteúdos específicos. Deve estar em consonância com a PPP, PPC, REGIMENTO ESCOLAR e com a Diretriz Curricular Disciplinar.

19 PLANO DE TRABALHO DOCENTE
É documento elaborado pelo professor e, portanto, individual, pois é “lugar da criação pedagógica do professor” (DCE, p. 89/LP). PTD: segurança e tranquilidade ao professor, que encaminha melhor o seu trabalho, consegue diminuir a indisciplina em sala. PTD: segurança e tranquilidade ao pedagogo, que pode subsidiar melhor o trabalho pedagógico .

20 PTD É a sistematização das decisões tomadas pelo professor.
É lugar de definição da abordagem que fará de determinado conteúdo, com quais recursos, como e quando fará e como se dará a verificação da aprendizagem dos alunos. É nele que se registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer.

21 ELEMENTOS DO PTD Embora não haja um modelo definido de PTD, existem alguns elementos que devem ser contemplados: 1. Periodicidade: período em que será desenvolvido, não necessariamente deve seguir um tempo pré-determinado, visto que é o conteúdo que determina o tempo. Sugere-se que ele seja um plano de mais curto prazo – podendo seguir a mesma periodicidade do calendário letivo: bimestral, trimestral ou semestral. Contudo, é importante destacar que o plano deve ser flexível, uma vez que a aprendizagem nos alunos não se dá ao mesmo tempo e da mesma maneira.

22 2) Conteúdos estruturantes, básicos e específicos: evidenciando a relação entre eles.
CONTEÚDO ESTRUTURANTE: conjunto de saberes e conhecimentos de grande dimensão, os quais identificam e organizam uma disciplina escolar. A partir dele(s) advém os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Está relacionado ao momento histórico- social e expressa a concepção da disciplina.

23 CONTEÚDOS BÁSICOS: são os conhecimentos fundamentais para cada série da etapa final dos Ensinos Fundamental e Médio, considerados imprescindíveis para a formação conceitual dos estudantes nas diversas disciplinas. O trabalho pedagógico com tais conteúdos é responsabilidade do professor. Por serem básicos, não podem ser suprimidos, nem reduzidos.

24 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: são os desdobramentos dos conteúdos básicos, fundamentais para as etapas de aprofundamento, observando-se as etapas/níveis de ensino e sua complexidade.

25 3) Justificativa: qual a intenção (função social) em se trabalhar os conteúdos básicos, considerando suas especificidades. Explicitar o que se pretende em relação aos conteúdos propostos. - Por função social compreende-se o processo de formação do sujeito, de forma ativa, crítica e participativa, considerando as dimensões científica, filosófica e artística. - Por função social, compreende-se, também, a escola como lugar de acesso à educação, ao conhecimento, em favor de uma formação humanista e tecnológica. Por que o conhecimento desse conteúdo é importante como saber escolar? Como esse conhecimento contribui para a formação do educando?

26 4) Encaminhamentos metodológicos: específicos para cada conteúdo e não geral da disciplina, visto que nem todos os conteúdos podem ser abordados da mesma maneira. É o conteúdo - e o recorte deste realizado pelo professor - que determinarão a metodologia. É o momento de descrever passo a passo o processo de ensino-aprendizagem.

27 5) Recursos didáticos: recursos que serão utilizados pelo professor para o trabalho com o conteúdo (TV, pen drive, computador – laboratório, revistas, jornais...)

28 6) Avaliação: critérios, instrumentos, pesos e recuperação paralela
6) Avaliação: critérios, instrumentos, pesos e recuperação paralela. - Denota/expressa a concepção que o professor tem de avaliação. - Deve expressar como cada conteúdo será avaliado e quais instrumentos serão utilizados (prova, trabalho, dramatização, debate, seminário) e o peso que se atribuirá a cada um dos instrumentos, conforme consta no regimento. Recuperação de conteúdos.

29 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: dizem respeito diretamente aos conteúdos específicos elencados pelo professor num curto período. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: expressam o que é essencial o aluno saber ao final de cada ano do EF e ao final de EM, relacionam-se aos conteúdos básicos. Não é parte da PPC nem do PTD. Consiste num subsídio a mais para a prática docente.

30 7) Referências: todas as fontes de pesquisa e referências utilizadas pelo professor para o trabalho com os conteúdos elencados e a metodologia escolhida: sites, livros, livros didáticos...

31 Ainda que, didaticamente, esta divisão acima se faça necessária, é importante que o professor consiga perceber a relação intrínseca entre todos os elementos, dando movimento ao plano.


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