A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Capacitação do comitê infanto juvenil Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana 28/04/2011 Sao Luís –Ma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Capacitação do comitê infanto juvenil Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana 28/04/2011 Sao Luís –Ma."— Transcrição da apresentação:

1 I Capacitação do comitê infanto juvenil Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana
28/04/2011 Sao Luís –Ma

2 Clenilde Castro de Araújo
Palestrante 01 Clenilde Castro de Araújo Pedagoga/ Especialista em Gestão/ Supervisão e Orientação Educacional Especialista em Língua Portuguesa/ Literatura e Linguistica.

3 Maria Aparecida de Jesus Medeiros
Palestrante 02 Maria Aparecida de Jesus Medeiros Pedagoga/ Especialista em Gestão/ Supervisão e Orientação Educacional

4 PARCEIROS FONASC- CBH (Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas ) ESCOLAS COMUNITÁRIAS DA ÁREA CIDADE OPERÁRIA E CIDADE OLÍMPICA ONG ILHA VERDE CONERH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos) CONSEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente) Diocese de São Luis IBAPE (Instituo Brasileiro de Avaliação e Perícia) Deputado Estadual: Eduardo Braide NEA/SEMED (Núcleo de Educação Ambiental)

5 Breve Histórico do Comitê
O Comitê Infanto Juvenil Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, surgiu a partir de uma experiência apresentada no XII ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas) /2010 em Fortaleza, onde crianças e adolescentes já se preocupam com a preservação dos recursos hídricos. O FONASC e as escolas comunitárias que estão localizadas na área em que se encontra o rio, propõem formar um Comitê Infanto Juvenil em São Luís/Ma. Para preparar esses futuros atores atuante nessa empreitada de sensibilizar e conscientizar a comunidade para a preservação do nosso bem precioso que e a água, evitando danos ambientais e a nossa própria saúde.

6 Tem como objetivo de sensibilizar e despertar a consciência sobre o papel de todos os cidadãos na conservação e preservação dos recursos hídricos. Pretende-se que os alunos eleitos e as comissões sejam agentes multiplicadores desse processo de sensibilização e na comunidade.

7 Estrutura do Comitê Secretaria Executiva
Colégio Nossa Senhora da Conceição Coordenação Geral Inst. Educ. e Assist. Nossa Sra Aparecida Comissões Comunicação/ mobilização /fiscalização

8 Diretoria Presidente Vice-presidente Secretário Vice-secretário

9 Missão Contribuir com uma gestão integrada e descentralizada dos recursos hídricos, garantido a participação das escolas da área, buscando um desenvolvimento sustentável.

10 Finalidades Conscientizar a comunidade do uso das águas sem desperdício; Preservar a nascente do rio; Elaborar mini projetos educativos que atenda faixa etária 03 a 12 anos; Promover ações sociais trimestrais com as escolas participantes e convidadas.

11 Ações Mapear as escolas das área da bacia Planejamento
Expandir os mini-projetos para outras escolas da área Mobilização nas ruas para conscientização do desperdício e preservação dos recursos naturais.

12 O que é um rio? É um curso de água natural, uma corrente líquida que para existir, depende de duas condições: Um abastecimento adequado de água. Um declive pelo qual a água possa correr. Dizemos que um rio é um curso de água “natural”, quando feito pelo homem dizemos que o curso de água é um canal.

13 O que é uma bacia hidrográfica
O que é uma bacia hidrográfica? É um conjunto de terras drenadas por um rio e seus afluentes

14 Quais são as partes de uma bacia hidrográfica ?
Nascente: lugar onde o rio começa a correr; Divisor de Águas: ponto mais elevado de uma bacia; Rio Principal: o nome que se dar a bacia: Afluentes: lugar por o rio corre: Sub afluente: recebe águas de outros rios; Foz: onde o rio deságua; Curso Superior/Médio/Inferior: são pontos onde o rio corre.

15 O que é uma rede de drenagem ?
Chama-se rede de drenagem ou rede hidrográfica a maneira como o traçado dos rios se dispõe pelo terreno. Observa-se o rio do alto do avião ou através de um satélite e formam superfície do terreno.

16 Existem rios que já nascem grandes ?
Existem, embora não são muito comuns. Muitos rios surgem da junção de dois outros, por isso, são mais volumosos. É o que acontece com o rio Paraná, o mais volumoso da região sudeste. Formado pela junção dos rios Paranaíba e o Grande.

17 É possível salvar um rio?
A primeira medida é fazer um levantamento das principais causas da poluição do rio; Identificar as fontes poluidoras; Procurar os órgãos competentes para solucionar o problema; Fazer campanha populares para conscientização e preservação do rio junto a comunidade; Desnvolver projeto em escolas municipais, comunitárias, estaduais e particulares.

18 Por que as água dos rios tem cores diferentes?
A água é incolor; Quando aparece uma coloração é devido os diferentes elementos que transportam como esse: Negra: carregam muito húmus; Amarela: contêm muita terra; Vermelha: transportam microorganismo dessa cor. OBS: as águas de um rio quando limpa, não tem cor, podendo até ver o fundo do leito.

19 Todos os rios tem peixes ?
Nem todos os rios tem peixes, embora em quase todos eles existem diferentes formas de vidas. Quando um rio não tem peixe e nenhuma forma de vida, dizemos que é um rio morto. Isso acontece devido a poluição de suas águas, geralmente ocasionadas pelo despejo de venenos industriais, de esgotos, lixo industrial e doméstico. É o caso do Rio Jeniparana.

20 Os rios podem morrer: Sim, podem morrer e desaparecer.
Dizemos que um rio morre quando a vida em suas águas é extinta pelo excesso de poluição. Um rio desaparece quando ocorre na região grande mudanças climáticas ou geológicas. Climáticas: podem levar uma região úmida a se tornar seca, levando a diminuição da água. Geológica: com o surgimento das montanhas há um desvio do curso da água, levando-a ao desaparecimento.

21 As principais bacias hidrográficas da ilha de São Luís
ANIL………………………… ……………12,63Km BACANGA……………………..……………….233,84Km TIBIRI……………………………..…………….…16,04Km PACIÊNCIA………………………..……………..27,48Km INHAUMA…………………………..…………….5,45Km PRAIAS……………………………….…………….3,75Km SANTO ANTONIO…………………….… ,88Km ESTIVA……………………………………..………7,09Km JENIPARANA…………………………… …15,03Km CACHORROS……………………………… ,71Km GUARAPINGA……………………………… ,56Km ITAQUI………………………………………… ,09Km

22 PROJETO: Ainda é tempo Cuidar da nossa água e reciclar o nosso lixo.
Mostrar ao educandos os problemas que a intervenção humana gera ao meio ambiente; Visitar o rio Jeniparana para uma análise da sua real situação; Apresentar DVD educativo Trabalhar a reciclagem com o lixo produzido na escola;

23 Firmar uma parceria com a LIMPEL e a comunidade para recolher o lixo da margem do rio Jeniparana;
Promover gincanas entre as escolas; Promover oficinas para reaproveitamento de materiais recicláveis; Fazer uma culminância com exposição de fotos, trabalhos, planfletos e exposição dos materiais recicláveis.

24 ETAPAS DO PROJETO PRIMEIRA ETAPA Visita ao Rio Jeniparana
Entrevista com os agentes de limpeza (LIMPEL);

25 SEGUNDA ETAPA Mobilização com os alunos das escolas participantes do projeto e apresentação de DVD; Palestra de conscientização e preservação dos recursos hídricos e a importância da reciclagem; Limpeza das margens do rio Jeniparana e mobilização da comunidade com distribuição de planfletos informativos.

26 TERCEIRA ETAPA Promover uma gincana entre as escolas; Exposição dos materiais recicláveis; Mural de fotos e trabalhos elaborados pelos alunos; Registro em DVD das atividades nas escolas; Expandir o projeto para outras escolas.

27 PLANEJAMENTO DO COMITÊ
Acompanhar o calendário verde Promover uma atividade para o dia 05 de junho (GINCANA) Mobilizar a comunidade com planfletagem e uma passeata conscientizando as mesmas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e limpeza do ambiente. Pedir apoio aos CRAS e Posto de Saúde


Carregar ppt "I Capacitação do comitê infanto juvenil Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana 28/04/2011 Sao Luís –Ma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google