A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARTE II ACESSO E ACOLHIMENTO DE QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARTE II ACESSO E ACOLHIMENTO DE QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS"— Transcrição da apresentação:

1 PARTE II ACESSO E ACOLHIMENTO DE QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS
Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro EIXO  Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” TEMA DA XIV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE BRASILIA – 30 NOV A 4 DEZ. 2011 PARTE II ACESSO E ACOLHIMENTO DE QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS gilson carvalho

2 TEMA DA XIV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro EIXO  Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” TEMA DA XIV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE BRASILIA – 30 NOV A 4 DEZ. 2011 gilson carvalho

3 WWW.IDISA.ORG.BR ESTE TEXTO FOI PRODUZIDO POR GILSON CARVALHO
MÉDICO PEDIATRA E DE SAÚDE PÚBLICA QUE ADOTA A POLÍTICA DO COPYLEFT PODENDO SER USADO, REPRODUZIDO, MULTIPLICADO, POR QUALQUER MEIO, INDEPENDENTE DE AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. TODO CONTATO,SUGESTÃO, OPINIÃO, CRÍTICA SERÁ SEMPRE BENVINDA GILSON CARVALHO - RUA SAUL VIEIRA 84 JARDIM DAS COLINAS - CEP São José dos Campos - SP TEL. 0 –XX MEUS ESCRITOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA BAIXAR NO SITE gilson carvalho

4 EIXO SUB-EIXO I SUB-EIXO II
 “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” SUB-EIXO I - Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; SUB-EIXO II - Participação da comunidade e controle social; SUB-EIXO III - Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde). gilson carvalho

5 Municipal 1 /4 a 15/7 de 2011; Estadual 16/7 a 31/10 de 2011; Nacional

6 A esse compromisso eu não renunciarei." Dilma Presidente do Brasil
"Temos que transformar o SUS num ótimo e grande sistema de saúde. A esse compromisso eu não renunciarei." Dilma Presidente do Brasil gilson carvalho

7 “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”
gilson carvalho

8 QUALIDADE EM SAÚDE gilson carvalho

9 SAÚDE É VIVER MAIS E MELHOR
gilson carvalho

10 SAÚDE TEM DETERMINAÇÃO ALÉM DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE
gilson carvalho

11 VIVER MAIS E MELHOR É RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS, SOCIEDADE, GOVERNOS INCLUI AÇÕES ESPECÍFICAS DE SAÚDE E AÇÕES GENÉRICAS DE TODOS OS SETORES DO SABER E DA AÇÃO HUMANA gilson carvalho

12 “QUALIDADE É A RELAÇÃO PREFERIDA E APROVADA ENTRE MEIOS E FINS”
A BUSCA DA QUALIDADE COMO VALOR POSITIVO “QUALIDADE É A RELAÇÃO PREFERIDA E APROVADA ENTRE MEIOS E FINS” DONABEDIAN gilson carvalho

13 OS SETE PILARES DE DONABEDIAN (mais ao que mais necessita)
QUALIDADE OS SETE PILARES DE DONABEDIAN EFICÁCIA (objetivos) EFETIVIDADE (resultados) EFICIÊNCIA (custo-benefício) OTIMIZAÇÃO (o melhor sem perda) ACEITABILIDADE (indivíduo-família) LEGITIMIDADE (sociedade) EQUIDADE (mais ao que mais necessita) gilson carvalho

14 QUALIDADE É ATINGIR OBJETIVOS PROPOSTOS (EFICÁCIA)
OS SETE PILARES DA QUALIDADE DE DONABEDIAN ENCADEADOS UNS AOS OUTROS QUALIDADE É ATINGIR OBJETIVOS PROPOSTOS (EFICÁCIA) COM BONS RESULTADOS (EFETIVIDADE) , SOCIALMENTE ACEITOS (LEGITIMIDADE) QUE ATENDAM AOS DESEJOS E ANSEIOS DAS PESSOAS (ACEITABILIDADE), DISTRIBUIDOS COM JUSTIÇA (EQUIDADE) COM A MELHOR RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO (EFICIÊNCIA) SEM PREJUIZO DA QUALIDADE (OTIMIZAÇÃO). GILSON CARVALHO

15 TRÊS COMPONENTES ESSENCIAIS DA QUALIDADE EM SAÚDE:
BASE CIENTÍFICA (BEM E PROTOCOLOS) BASE ÉTICA (ÉTICA DA CIDADANIA) BASE HUMANA (VISÃO NECESSITADO) gilson carvalho

16 ACESSO DE QUALIDADE EM SAÚDE
gilson carvalho

17 ao acesso universal e igualitário
CF Art. 196. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” gilson carvalho

18 ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO IGUALITÁRIO = DA MESMA FORMA
ACESSO = ENTRADA UNIVERSAL = PARA TODOS IGUALITÁRIO = DA MESMA FORMA gilson carvalho

19 ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO A ENTRADA NA SAÚDE EM SUA CIDADE:
É PARA TODOS? É IGUAL? gilson carvalho

20 PROBLEMAS DE INSUFICIÊNCIA E INEFICIÊNCIA
ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO PROBLEMAS DE INSUFICIÊNCIA E INEFICIÊNCIA IMPEDINDO QUE SE ATENDAM A TODOS E DE FORMA IGUAL gilson carvalho

21 IMPEDINDO QUE SE ATENDAM A TODOS E DE FORMA IGUAL
ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO EXISTEM TAMBÉM CAUSAS ÉTICAS LIGADAS À CORRUPÇÃO DAS PROPINAS, DA CPF, DO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA IMPEDINDO QUE SE ATENDAM A TODOS E DE FORMA IGUAL gilson carvalho

22 A PROVA MAIS EVIDENTE DA NEGAÇÃO OU DISTÚRBIOS DO ACESSO
É A FILA gilson carvalho

23 FILA É UMA SITUAÇÃO DETESTADA POR TODOS E
PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA A FILA:QUEM GOSTA DE UMA FILA? FILA É DETESTADA. FILA É UMA SITUAÇÃO DETESTADA POR TODOS E TOLERADA COM MAIOR OU MENOR IMPACIÊNCIA gilson carvalho

24 A FILA: QUEM GOSTA DE UMA FILA? FILA NO PÚBLICO E NO PRIVADO
PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA A FILA: QUEM GOSTA DE UMA FILA? FILA NO PÚBLICO E NO PRIVADO A FILA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS SETORES - NO PÚBLICO E NO PRIVADO: BANCO – IGREJA COMÉRCIO-INDÚSTRIA – LAZER (CINEMA, CIRCO, FUTEBOL)… PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO... ESTRADAS – PEDÁGIOS – RUAS... gilson carvalho

25 A FILA:QUEM GOSTA DE UMA FILA? INACEITÁVEL NA SAÚDE.
PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA A FILA:QUEM GOSTA DE UMA FILA? INACEITÁVEL NA SAÚDE. COMPREENDIDA E ACEITA EM VÁRIOS SETORES... INACEITÁVEL NA SAÚDE PELO RISCO REAL E PELO EMOCIONAL... MAS PRESENTE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS gilson carvalho

26 MÁ ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS: REDE E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA QUAIS AS CAUSAS DA FILA? FILA SEMPRE SIGNIFICA UMA MAIOR DEMANDA E UMA MENOR OFERTA. OFERTA PEQUENA POR INEXISTÊNCIA DE SERVIÇOS SUFICIENTES: FALTA DINHEIRO OU MELHOR USO DO DINHEIRO MÁ ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS: REDE E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO INEXISTÊNCIA DE PROFISSIONAIS POR BAIXO ATRATIVO DE CONDIÇÕES DE TRABALHO E SALÁRIO gilson carvalho

27 FILA SEMPRE SIGNIFICA UMA MAIOR DEMANDA E UMA MENOR OFERTA.
PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA QUAIS AS CAUSAS DA FILA? FILA SEMPRE SIGNIFICA UMA MAIOR DEMANDA E UMA MENOR OFERTA. DEMANDA EXCESSIVA: CARGA DE DOENÇAS NÃO PREVENIDAS OU MAL CONTROLADAS PROCESSO DE TRABALHO INADEQUADO (REPRISE DE DEMANDA) BUSCA INDEVIDA POR DESORIENTAÇÃO DAS PESSOAS gilson carvalho

28 SAÍDAS EXISTEM? MAIS DINHEIRO E MAIS GESTÃO
PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA SAÍDAS EXISTEM? MAIS DINHEIRO E MAIS GESTÃO CONSCIÊNCIA DE NECESSIDADE DE MUDANÇA PELOS GESTORES E USUÁRIOS; REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO: MAIS QUALIDADE DIMINUINDO DEMANDA REPRISADA; MAIS PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS NO PROCESSO DE MELHORA gilson carvalho

29 ACOLHIMENTO DE QUALIDADE EM SAÚDE
gilson carvalho

30 DUAS ABORDAGENS DE ACOLHIMENTO:
UMA ORGANIZATIVA, MATERIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLOS E ROTINAS OUTRA: O ACOLHIMENTO COMO UM ATO DE ENCONTRO ENTRE SERES HUMANOS gilson carvalho

31 ACOLHIMENTO COMO CONCEITO EXPANDIDO:
DO HUMANO DA RELAÇÃO INTERPESSOAL AO HUMANO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DAS PESSOAS

32 ACOLHIMENTO DE BASE ORGANIZATIVA DOS SERVIÇOS:
ORGANIZAÇÃO DA RECEPÇÃO: FILA, CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ETC ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE: LIMPEZA, BELEZA, FUNCIONALIDADE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO: PROTOCOLOS, ROTINAS, INFORMÁTICA RESPOSTA UNIVERSAL ÀS DEMANDAS gilson carvalho

33 DA FALTA DE ORIENTAÇÃO PARA AS PESSOAS
ACOLHIMENTO EXPANDIDO: DO HOMEM ÀS COISAS E PROCESSOS: DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AO “DESUMANO” DOS SERVIÇOS DE SAÚDE? DA FALTA DE ORIENTAÇÃO PARA AS PESSOAS DA FALTA DE REMÉDIOS, EQUIPAMENTOS, EXAMES, LEITOS GERAIS E DE UTI DAS FILAS E DAS CONDIÇÕES DE ESPERA PARA OS PACIENTES DA SUJEIRA DAS INSTALAÇÕES, DOS BANHEIROS IMUNDOS, DA FALTA DE P.H.

34 DAS CONDIÇÕES “DESUMANAS” DE TRABALHO
ACOLHIMENTO EXPANDIDO: DO HOMEM ÀS COISAS E PROCESSOS: DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AO “DESUMANO” DOS SERVIÇOS DE SAÚDE? DA MULTIPLICIDADE DE BUROCRACIAS: PAPÉIS, ROTINAS, CÓDIGOS E AGORA, O COMPUTADOR!!!... DAS CONDIÇÕES “DESUMANAS” DE TRABALHO DOS SEMPRE E ETERNAMENTE BAIXOS SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DA FALTA DE APOIO À EDUCAÇÃO CONTINUADA DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS E NÃO APENAS DE GRUPOS

35 ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS
AINDA QUE HUMANIZAR ESTEJA MAIS AFETO À RELAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, EXISTE UM ENTENDIMENTO MAIS ABRANGENTE AO TRATARMOS DE INSTITUIÇÕES “DESUMANAS” AS PESSOAS QUE ESTÃO POR TRÁS DE UMA INSTITUIÇÃO (NÃO HÁ INSTITUIÇÃO QUE SE SUSTENTE SEM ELAS) TENDEM A TRANSFORMAR A APARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE DETERMINADAS INSTITUIÇÕES DESUMANOS É A MARCA DA DESUMANIZAÇÃO TRANSCENDENDO A RELAÇÃO INTERPESSOAL E IMPREGNANDO AS INSTITUIÇÕES… EXISTEM MARCAS MUTÁVEIS PELOS QUE NELA LABUTAM E OUTRAS QUE TRANSCENDEM SEU PODER DE CONTROLE… TRABALHAR NAS POSSÍVEIS PARA AMENIZAR AS IMPOSSÍVEIS

36 ACOLHER RE-HUMANIZAR:SAÍDAS INSTITUCIONAIS
MELHORAR A QUANTIDADE : FILAS SÃO TODAS DESUMANAS – BUSCAR A SUFICIÊNCIA DA OFERTA DE SERVIÇOS NA ROTINA; TER MAIS SERVIÇOS E AÇÕES; RACIONALIZAR O USO SUPERANDO DEMANDAS DESNECESSÁRIAS e INDUZINDO AS NECESSÁRIAS MELHORAR A QUALIDADE: MAIOR RESOLUTIVIDADE COM MENOR PERDA DE TEMPO

37 ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS
INSTALAÇÕES: APARÊNCIA (LIMPEZA, ASPECTO AGRADÁVEL, QUADRO DE AVISOS), ACOMODAÇÃO DE ESPERA SUFICIENTE E BOA, SANITÁRIOS LIMPOS E COM PH… BOM ADEQUAÇÃO DA PLANTA FÍSICA AO OBJETO DA AÇÃO COMUNICAÇÃO: COM PESSOAL PRÓPRIO E COM A CLIENTELA e INTRA E EXTRA INSTITUCIONAL; INFORMAÇÕES CLARAS (LOCAL, ESPERA, HORÁRIOS, SERVIÇOS, PRÉ-REQUISITOS, ACOMPANHANTES, VISITAS) FLUXO: EFICIENTIZAR OS FLUXOS INTER E INTRAINSTITUCIONAL (DESBUROCRATIZAR OS FLUXOS) EX. COLHEITA DE MATERIAL E ENTREGA DE RESULTADOS À NOITE, NOS FINS DE SEMANA, EXAMES PERTO DE CASA, RESULTADOS NAS PAPELETAS OU IMPRESSOS NAS UNIDADES?

38 ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS
GESTÃO DE PESSOAS: COMPROMISSO DO EMPREGADOR: CONDIÇÕES DE TRABALHO CONDIÇÕES DE SALÁRIOS, EDUCAÇÃO CONTINUADA; COMPROMISSO DOS TRABALHADORES: TÉCNICO, HUMANO E SOCIAL DAR APOIO AO EMOCIONAL DOS TRABALHADORES DE SAÚDE CONTROLE DO CIDADÃO: DIREITOS DO PACIENTE USUÁRIO E DOS FAMILIARES CONSELHO GESTOR DE UNIDADE SISTEMA DE SAÚDE: INTEGRAÇÃO INTRA E INTERINSTITUCIONAL INTEGRALIDADE RESOLUTIVIDADE

39 ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS
EXISTE UM PUNHADO DE COISAS SIMPLES QUE NÃO DEPENDEM DE MAIS RECURSOS, MAS DE SEU MELHOR USO TRABALHAR COM O EMOCIONAL DE SEUS TRABALHADORES: SUPERVISÃO PROFISSIONAL DISPONÍVEL PERMANENTEMENTE, OFICINAS, TEXTOS PARA REFLEXÃO TRABALHAR COM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOÇÃO, PROTEÇÃO, RECUPERAÇÃO E SOBRE O USO CORRETO DOS RECURSOS DE SAÚDE

40 ACOLHIMENTO COMO UM ATO DE ENCONTRO ENTRE SERES HUMANOS
NO CAMPO DAS RELAÇÕES CUJA BASE É A ÉTICA gilson carvalho

41 ÉTICA HOUAISS: “CONJUNTO DE REGRAS E PRECEITOS DE ORDEM VALORATIVA.”
MELHORAMENTOS: “VALORES MORAIS E PRINCÍPIOS IDEAIS DA CONDUTA HUMANA” AURÉLIO: “JUÍZOS DE APRECIAÇÃO QUE SE REFEREM À CONDUTA HUMANA SUSCETÍVEL DE QUALIFICAÇÃO DO PONTO DE VISTA DO BEM E DO MAL.” gilson carvalho

42 SEGUNDO LEONARDO BOFF:
ÉTICA = CONJUNTO DE PRINCÍPIOS QUE REGEM, TRANSCULTURALMENTE, O COMPORTAMENTO HUMANO NO SENTIDO DE SER CONSCIENTE, LIVRE E RESPONSÁVEL. CONSTRÓI PESSOAL E SOCIALMENTE O HABITAT HUMANO. MORAL = FORMAS CONCRETAS PELAS QUAIS A ÉTICA SE HISTORIZA. AS MORAIS SÃO DIFERENTES POR CAUSA DAS CULTURAS E DOS TEMPOS HISTÓRICOS DIFERENTES. TODAS AS MORAIS REMETEM À ÉTICA DO HUMANO FUNDAMENTAL QUE É UMA SÓ. gilson carvalho

43 MORAIS, CIENTÍFICOS, ESTÉTICOS, POLÍTICOS BONDADE – VERDADE - BELEZA
VALORES-BENS: MORAIS, CIENTÍFICOS, ESTÉTICOS, POLÍTICOS VALORES-BENS UNIVERSAIS (SOBERANOS): LIBERDADE – JUSTIÇA – BONDADE – VERDADE - BELEZA gilson carvalho

44 COMO DEVE SE DAR A RELAÇÃO DAS PESSOAS? DOS SERES HUMANOS?
SE A VIDA É NA CONVIVÊNCIA… SE CADA UM TEM SEU PAPEL… SE TODOS TÊM QUE ESTAR COMPROMETIDOS COM TODOS ATRAVÉS DE SUA AÇÃO, PROPOSIÇÃO E CONTROLE… COMO DEVE SE DAR A RELAÇÃO DAS PESSOAS? DOS SERES HUMANOS? gilson carvalho

45 A RELAÇÃO SE FAZ ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
LINGUAGENS: VESTIMENTA POSTURA DO CORPO GESTOS EXPRESSÃO FACIAL PALAVRA gilson carvalho

46 ESTA COMUNICAÇÃO PODE SE DAR COM:
OU ACEITAÇÃO DA RELAÇÃO NEGAÇÃO DA RELAÇÃO

47 IDENTIFICAMOS QUANDO SOMOS MAL RECEBIDOS?
NEGAÇÃO DA RELAÇÃO: AGRESSIVIDADE GOZAÇÃO IRONIA DEBOCHE DESDÉM IMPACIÊNCIA DESLEIXO INDIFERENÇA DISCRIMINAÇÃO… gilson carvalho

48 ACEITAÇÃO DA RELAÇÃO IDENTIFICAMOS QUANDO SOMOS BEM RECEBIDOS?
ENCONTRO DE ACOLHIMENTO OLHAR NOS OLHOS OLHAR DE INCLUSÃO CORDIALIDADE - SINCERIDADE ESCUTA – ENTENDIMENTO RESPOSTA (EXPLICAÇÃO) PACIÊNCIA DIVISÃO DO RISCO DO IMPONDERÁVEL ABERTURA PARA NOVOS ENCONTROS

49 A DESUMANIZAÇÃO DA RELAÇÃO DO
A FALTA DE QUALIDADE: A DESUMANIZAÇÃO DA RELAÇÃO DO ACOLHIMENTO gilson carvalho

50 ENTREGOU A RECEITA E PRONTO RESPONDEU BRUTO PARA MIM
DE QUE SE QUEIXAM AS PESSOAS EM RELAÇÃO AO DESUMANO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE? NÃO OLHOU PARA MIM NÃO ME CUMPRIMENTOU NÃO ME EXAMINOU NÃO DISSE O QUE TENHO NÃO ME EXPLICOU NADA ENTREGOU A RECEITA E PRONTO RESPONDEU BRUTO PARA MIM gilson carvalho

51 NÃO SE IMPORTAM COM A GENTE CRITICAM A GENTE NA FRENTE DOS OUTROS
DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ADMINISTRATIVOS, AUXILIARES E TÉCNICOS, EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS UNIVERSITÁRIOS E EM ESPECIAL AOS MÉDICOS: TRATAM A GENTE MAL NÃO SE IMPORTAM COM A GENTE CRITICAM A GENTE NA FRENTE DOS OUTROS VIVEM MANDANDO A GENTE FAZER AS COISAS MAS QUANDO ACONTECE PROBLEMA SÃO OS PRIMEIROS A DIZER: COM ORDEM DE QUEM FEZ ISTO? USAM A GENTE PARA ENCOBRIR SEUS ERROS, SUAS FALTAS, SUAS AUSÊNCIAS ETC. gilson carvalho

52 DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, UNS DOS OUTROS, ESPECIALMENTE MÉDICO DE MÉDICO:
OS COLEGAS NÃO TÊM ÉTICA: FALAM MAL UNS DOS OUTROS… NUNCA NA FRENTE… QUANDO NÃO FALAM … INSINUAM NOS TRATAM MAL OU COM INDIFERENÇA NA REFERÊNCIA PÚBLICA (NÃO POR PRODUÇÃO) E OS MESMOS NOS BAJULAM SE A REFERÊNCIA É PRIVADA OU POR PRODUÇÃO MUDAM PRESCRIÇÃO DA GENTE… SEM CRITÉRIO… SEM SUPORTE TÉCNICO… gilson carvalho

53 DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS QUE VÃO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE:
MUITOS CHEGAM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE JÁ AGREDINDO A GENTE NÃO NOS ESCUTAM QUANDO EXPLICAMOS AS COISAS ALGUNS NOS AGRIDEM COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO QUANDO ALGUMA COISA ACONTECE QUE NÃO GOSTAM OU NÃO ESPERAVAM, JÁ DIZEM QUE VÃO RECLAMAR NA RÁDIO, NO JORNAL, NA TELEVISÃO? MUITOS NÃO TÊM PACIÊNCIA DE ESPERAR , FICAM BRAVOS QUANDO DOENTES MAIS GRAVES TÊM QUE PASSAR NA FRENTE MUITOS ACHAM SEMPRE QUE SÓ A SUA DOENÇA É IMPORTANTE E SEMPRE MAIS IMPORTANTE QUE A DOS OUTROS MUITOS NOS AGRIDEM E NÃO QUEREM ENTENDER QUE NÓS QUE ESTAMOS ATENDENDO, MUITAS VEZES, SOMOS VÍTIMAS COMO ELES … SE A FILA NÃO ANDA NÃO É POR NOSSA CAUSA QUE ESTAMOS ATENDENDO… MAS PELOS QUE FALTARAM, PELOS QUE NÃO TÊM… ETC. gilson carvalho

54 COMO HUMANIZAR AS RELAÇÕES E AÇÃO PRÁTICA NA SAÚDE
gilson carvalho

55 MUDANÇA DA RELAÇÃO = RE-HUMANIZAR MUDANÇA DO CONTEÚDO =
O NOVO (A VOLTA AO VELHO) MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE QUE ENCARE SAÚDE COMO CONDIÇÃO DE VIDA COM QUALIDADE E FELICIDADE TEM QUE SE ALICERÇAR EM DOIS EIXOS ESSENCIAIS: MUDANÇA DA RELAÇÃO = RE-HUMANIZAR MUDANÇA DO CONTEÚDO = RE-INTEGRALIZAR gilson carvalho

56 O QUANTO DISTO DEPENDE DE RECURSOS FINANCEIROS? COM QUE PESO?…
É POSSÍVEL FINANCIAR HOJE A EQUIDADE COM POUCO DINHEIRO? UM DOS CAMINHOS É PELOS DOIS EIXOS: O EIXO DA RELAÇÃO: RE-HUMANIZAR O EIXO DO MODELO: RE-INTEGRALIZAR O QUANTO DISTO DEPENDE DE RECURSOS FINANCEIROS? COM QUE PESO?… ISTO DEPENDE, ESSENCIALMENTE, DO PREPARO E COMPROMETIMENTO DO PESSOAL DA SAÚDE gilson carvalho

57 RECEBER ACEITAR ESCUTAR OBSERVAR EXAMINAR ANALISAR EXPLICAR
ACOLHER RE-HUMANIZAR A RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS: A TERNURA DO ENCONTRO RECEBER ACEITAR ESCUTAR OBSERVAR EXAMINAR ANALISAR EXPLICAR EM TUDO E SOBRETUDO: RECONHECER O NÃO SABER gilson carvalho

58 O OLHAR:A EXPRESSÃO MAIOR DA RELAÇÃO OLHAR DE INCLUSÃO ACONCHEGO
ACOLHER RE-HUMANIZAR A RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS: O OLHAR:A EXPRESSÃO MAIOR DA RELAÇÃO OLHAR DE INCLUSÃO ACONCHEGO RESPEITO DIGNIDADE OLHAR DE GENTE… AMANDO GENTE. gilson carvalho

59 ACOLHER RE-HUMANIZAR:
AMORTECER, ALIVIAR O CHOQUE ENTRE A IMPONDERÁVEL FRAGILIDADE DE DOIS SERES HUMANOS QUE SE ENCONTRAM DO PROFISSIONAL O NÃO SABER O SOFRIMENTO A DOR A ANGÚSTIA A CULPA O CASTIGO A ESPERANÇA DO PACIENTE O NÃO SABER O SOFRIMENTO A DOR A ANGÚSTIA A CULPA O CASTIGO A ESPERANÇA gilson carvalho

60 EXISTEM SAÍDAS PARA RE-HUMANIZAR DAS INTITUIÇÕES DE SAÚDE
A PARTIR: DOS PROFISSIONAIS DOS CIDADÃOS E DAS INTITUIÇÕES DE SAÚDE gilson carvalho

61 O PAPEL DOS CIDADÃOS TRABALHADORES DE SAÚDE…
LUTAR POR MAIS RECURSOS - U.E.M LUTAR PARA PLANEJAR JUNTOS CIDADÃOS, TRABALHADORES DE SAÚDE, PRESTADORES E GOVERNO AJUDANDO A ADEQUAR NECESSIDADES E DISPONIBILIDADES FISCALIZAR E CONTROLAR PARA QUE RECURSOS FINANCEIROS, MATERIAIS E HUMANOS MESMO SE POUCOS … SEJAM BEM UTILIZADOS AVALIAR OS RESULTADOS PARA QUE ELES ESTEJAM FACILITANDO A CONQUISTA DE MAIS SAÚDE E FELICIDADE. gilson carvalho

62 A BUSCA DE MAIS RECURSOS E DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS E COMPETÊNCIAS NÃO PODE AMORTECER EM NÓS:
A VONTADE DE FAZER BEM FEITO, COM O MÁXIMO DE EFICIÊNCIA, TUDO QUE DEVEMOS FAZER... O USO CORRETO DE NOSSOS POUCOS RECURSOS: GASTAR BEM E FAZER O CERTO DA MELHOR MANEIRA gilson carvalho

63 A CHAVE DA EFICIÊNCIA DO SUS RESIDE NA GARRA DE SEU PESSOAL (PROBLEMA E SAÍDA)
INVESTIR EM RH: SALÁRIOS, CONDIÇÕES DE TRABALHO E APRIMORAMENTO PERMANENTE DO PESSOAL; DISCUTIR E COBRAR DOS TRABALHADORES DE SAÚDE O COMPROMISSO DO SABER TÉCNICO, DO SABER SER GENTE (HUMANISMO) E DO COMPROMISSO SOCIAL; RESOLVER OS IMPASSES DOS RH: REPOSIÇÃO DOS FEDERAIS E ESTADUAIS, DA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, PSF, ACS, TERCEIRIZAÇÃO, PLANO DE CARGOS CARREIRA E SALÁRIO gilson carvalho

64 SAÚDE É DEVER DO ESTADO MAS
E AGORA? QUAL É A LIÇÃO DE CASA? O SUS ESTÁ AÍ AINDA COM TODAS AS SUAS DEFICIÊNCIAS. SAÚDE É DEVER DO ESTADO MAS DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, DAS FAMÍLIAS, DAS EMPRESAS, DA SOCIEDADE… L.8080 gilson carvalho

65 EXIGIR QUE OS GOVERNOS CUMPRAM A LEI E FAÇAM A SUA PARTE
O QUE NÓS CIDADÃOS TEMOS QUE FAZER? EXIGIR QUE OS GOVERNOS CUMPRAM A LEI E FAÇAM A SUA PARTE FAZER A NOSSA PARTE ATRAVÉS DA NOSSA AÇÃO, PROPOSIÇÃO E CONTROLE , INDIVIDUALMENTE OU ATRAVÉS DOS CONSELHOS E CONFERÊNCIAS gilson carvalho

66 FAZER A NOSSA PARTE COMO PESSOAS, FAMÍLIA E SOCIEDADE:
CONHECER O NOSSO CORPO, AS DOENÇAS, AS MANEIRAS DE PROTEGER E PRESERVAR A SAÚDE: INVESTIR EM EDUCAÇÃO PARA A VIDA E A SAÚDE… USAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL EVITAR O USO DE MEDICAMENTOS, EXAMES, CONSULTAS E INTERNAÇÕES DESNECESSÁRIAS (O QUE ESTÁ FALTANDO PARA UNS TEM VÁRIOS QUE ESTÃO USANDO ERRADO) gilson carvalho

67 A QUALIDADE DE VIDA... A FELICIDADE
gilson carvalho

68 O OBJETIVO DE TODO O APARATO DE SAÚDE - PESSOAL, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS -
É CONSEGUIR A FELICIDADE HUMANA REPRESENTADA MAIS ESPECIFICAMENTE PELA QUALIDADE DE VIDA gilson carvalho

69 “A BOA QUALIDADE EM SAÚDE, COM MUITO OU POUCO RECURSO, RESIDE NO CORAÇÃO E NA ALMA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE” DONABEDIAN (adaptado) gilson carvalho

70 "As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou
do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir.“ AD gilson carvalho


Carregar ppt "PARTE II ACESSO E ACOLHIMENTO DE QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google