A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Recursos Materiais e Patrimônios Prof. Paulo Henrique Borba Florencio

2 Evolução Histórica Até a década de 40 os mercados bastante restritos e locais, estavam em estado de tranqüilidade. Ninguém se preocupava com nível de atendimento ou mesmo com formas de estocagens que barateasse os custos. Entre 50 e 75 – Alguns fatores influenciaram os estudos voltados à logística Alterações nos padrões e atitudes da demanda dos consumidores (surgem os grandes centros urbanos) Pressão por custos nas industrias (após a 2ª. Guerra, recessão) Avanços na tecnologia (grande qtd. de produtos dificulta a administração de estoques) Influencia do trato com a logística militar (as forças armadas americanas foram as 1as a utilizar a logística de forma abrangente, incluindo: compras, armazenagem, especificações e codificações, transporte e distribuição, planejamento e administração global). Após os anos 80 ao século XXI - Mercado globalizado - Necessidade constante de redução de custos Ttttt

3 Supply Chain (cadeia de suprimentos)
Tem como objetivo básico maximizar os potenciais sinergéticos entre as partes da cadeia produtiva, de forma a atender ao consumidor final, reduzindo custos. Integração da infra-estrutura com clientes e fornecedores Reestruturação do número de fornecedores Desenvolvimento integrado do produto (clientes e fornecedores) Desenvolvimento logístico dos produtos Cadeia estratégica produtiva (estruturação estratégica e compatibilização dos fluxos da cadeia de suprimentos)

4 Qual a diferença entre Logística e Adm. de Rec. Mat. e Patrimoniais?
Logística - A logística tem como função estudar como a administração pode otimizar os recursos de suprimento, estoque e distribuição dos produtos e serviços. A logística é responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informações, desde o fornecedor até o consumidor final. Adm.Rec.Materiais - A Adm. de Rec. Materiais engloba a seqüência de operações que inicia na identificação do fornecedor, na compra do bem, no recebimento, no transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e finalmente em sua distribuição final.

5 Recursos Materiais X Patrimoniais
Recursos Materiais = São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia-a dia, na elaboração do seu produto final ou na execução do seu objeto social. (Petrônio Martins, Pág. 115) Recursos Patrimoniais = São instalações utilizadas nas operações do dia-a-dia da empresa, mas são adquiridos esporadicamente, como prédios, equipamentos, maquinário, veículos, etc. (Petrônio Martins, Pág 286)

6 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Tipos de Estoques - Almoxarifado de Matérias Primas – material básico que irá sofrer um processo de transformação dentro da fábrica (madeira, plástico, etc) - Almoxarifado de Materiais Auxiliares – são agregados que participam do processo de transformação dentro da fábrica.(lixas, óleos, ferramentas, etc) - Almoxarifado de manutenção – neste estoque estão peças que servem de apoio à produção. (peças, parafusos, ferramentas, materiais de escritório, etc.) - Almoxarifado Intermediário – produtos em processo (inacabados) - Almoxarifado de Acabados – Estoque dos produtos prontos e acabados.

7 Políticas de Estoque Cabe ao setor de estoque controlar as disponibilidades e as necessidades totais do processo produtivo envolvendo não só o estoque de matérias-primas, mas também os intermediários e de produtos acabados. Nosso objetivo é mostrar quão importante é o planejamento de estoque para o resultado financeiro de uma empresa e visualizar seu alto impacto no custo total. - As disponibilidades vão depender das políticas de estocagem adotadas pela empresa.

8 Políticas de Estoque Os principais objetivos do planejamento e controle são: Assegurar o suprimento adequado de matéria-prima, material auxiliar, peças e insumos ao processo de fabricação; Manter o estoque o mais baixo possível para atendimento compatível às necessidades vendidas ou necessitadas; Identificar os itens obsoletos e defeituosos em estoque, para eliminá-los; Não permitir condições de falta ou excesso em relação à demanda; Prevenir contra perdas, danos, extravios ou mau uso; Manter as quantidades em relação às necessidades e aos registros; Fornecer bases concretas para elaboração de dados d planejamento de curto, médio e logo prazo; Manter os custos nos níveis mais baixos possíveis, levando em conta os volumes demandados, prazos, recursos e seus efeitos sobre o custo total da empresa.

9 Decisões de Estoque Quanto pedir? Quanto pedir? Quando pedir?
Como controlar o sistema para evitar falhas no armazenamento? Quanto pedir? Para definir o quanto pedir deve-se trabalhar com previsão de demanda. A previsão faz parte do planejamento das empresas. Não podemos prever com precisão o que ocorrerá no futuro mas podemos, através de alguns princípios básicos aproximar ao máximo a previsão do real. São os seguintes princípios /Leis:

10 Quanto pedir? Lei da Inércia – Considera que, ajustando os dados históricos a uma curva, poderemos extrapolar para o futuro.(1ª Lei de Newton) Um corpo em repouso irá permanecer em repouso até que alguém ou alguma coisa aplique uma força resultante diferente de zero sobre o mesmo. Um corpo em MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) irá permanecer em MRU até que alguém ou alguma coisa aplique uma força resultante diferente de zero sobre o mesmo. Lei da Continuidade – Considera que uma pequena variação dos dados históricos não causará grandes efeitos nas projeções. Nada se faz de repente, um movimento não nasce imediatamente do repouso nem vice-versa, sempre de um movimento menor que ele (Leibniz) Lei da Média – destaca que a média dos dados históricos é mais representativa do que os dados históricos individuais.(Frank Aires , Ed. Artmed) Lei da Decomposição – Indica que eventos não diretamente relacionados aos dados históricos têm pouca influência neles. (Frank Aires , Ed. Artmed)

11 Próxima Aula Modelos de Previsão de Demanda


Carregar ppt "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google