A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Representação de Conhecimento nos Seres Humanos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Representação de Conhecimento nos Seres Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Representação de Conhecimento nos Seres Humanos

2 Imagem Mental O que é a imagem mental ?
É igual à uma fotografia na mente? É um tipo de representação realmente utilizada para resolver problemas? Quais são as evidências para a existência deste tipo de representação de conhecimento?

3 Propriedades das Imagens
capazes de processar informação variando continuamente capazes de serem manipuladas por operações análogas às operações espaciais não são necessariamente ligadas à modalidade visual quanto mais similares as propriedades mais difícil de discriminá-las nas imagens

4 imagens são mais maleáveis e menos nítidas do que figuras
imagens de objetos complexos são segmentadas em partes talvez por questão de sobrevivência da espécie nós aprendemos a montar imagens a partir de descrições simbólicas, aumentando nossa eficiência de operação e resolução de problemas

5 Imagens são representações análogas abstratas
Representação análoga concreta 70kg representado como 7kg Representação análoga abstrata 70 kg representado como um segmento de reta Representação simbólica 70kg representado como a frase 70 kilogramas

6 Imagem Mental ou Figura Mental
imagens são abstratas e não ligadas a estimulos visuais imagens não podem ser examinadas como figuras exemplo:

7 Problema retângulo 2 x 1 vertical dividindo o retângulo em dois quadrados 1x1 Diagonal do canto esquerdo superior ao canto direito inferior do retângulo - A Diagonal do canto direito superior ao canto esquerdo inferior do quadrado - B Qual a relação de B acima e abaixo do ponto de intersecção de A com B ?

8 Problema retângulo 2 x 1 vertical dividindo o retângulo em dois quadrados 1x1 Diagonal do canto esquerdo superior ao canto direito inferior do retângulo - A Diagonal do canto direito superior ao canto esquerdo inferior do quadrado - B Qual a relação de B acima e abaixo do ponto de intersecção de A com B ?

9 Imagens podem ser distorcidas por conhecimento geral

10

11 Imagens são formadas por partes enquanto que figuras não.

12

13

14

15 65% identificam como parte do todo

16 10% identificam como parte do todo

17 Imagens são análogas a Estruturas Físicas - Rotação

18 Rotação

19 Rotação

20 Tempo de resposta aumenta à medida que o ângulo de rotação aumenta:

21 Varrendo Imagens

22 Tempo de resposta aumenta a medida que a distância entre pontos aumenta

23 Operações e Transformações em Imagens

24

25 O tempo de resposta aumenta à medida que cresce o número de transformações espaciais:

26 Varrendo Imagens com Interferência
Sim se * está no topo ou base extremas da figura diz Sim ou Não bate com a mão esquerda para Sim e com a Direita para não aponta para sucessivos Sim e Não

27 “Um passáro na mão não está no arbusto”
Sim se a palavra é um nome e Não caso contrário diz Sim ou Não bate com a mão esquerda para Sim e com a Direita para não aponta para sucessivos Sim e Não

28 Interferência nas formas de representação

29 Comparação de quantidades análogas
Julgamento de quantidades memoraizadas O que é maior, um rato ou uma barata ? O que é maior, um lobo ou um leão ? Tempo de discriminação entre dois objetos decresce à medida que a diferença entre os objetos aumenta

30 Diferença estimada X Tempo de resposta

31 Mapas Cognitivos representação interna do arranjo espacial do ambiente do indivíduo são tipos de imagens o processo usado com mapas cognitivos são usados em processamento de imagens o tempo de julgamento de distância em mapas cognitivos cresce cm a distância dos objetos

32 distorção em mapas cognitivos
entender orientação distorção em mapas cognitivos problemas de orientação geográfica

33 X está a leste ou a oeste de Y. Y está ao norte ao sul de X
X está a leste ou a oeste de Y? Y está ao norte ao sul de X? Mapa congruente

34 X está a leste ou a oeste de Y. Y está ao norte ao sul de X
X está a leste ou a oeste de Y? Y está ao norte ao sul de X? Mapa homogêneo

35 X está a leste ou a oeste de Y. Y está ao norte ao sul de X
X está a leste ou a oeste de Y? Y está ao norte ao sul de X? Mapa incongruente

36 erro em 18% dos casos no mapa congruente
erro em 15% dos casos no mapa homogêneo erro em 45% dos casos no mapa incongruente

37 Representação da Informação na Memória
teorias código Dual informação é armazenada como representação verbal e imagens visuais código proposicional informação é abstrata e não é vinculada à nenhuma modalidade sensorial

38 Memória para Informação Verbal
é mais fácil reter o significado do que as palavras exatas de uma mensagem memória retém melhor mudanças que acarretam alterações so significado do que no estilo naturalmente não retemos informações sobre o palavreado exato mas isto pode ser conseguido se somos insinuados a fazê-lo

39 Memória para significado X Memória para estilo

40 Memória para Informação Visual
teste comparando retenção de sentenças e figuras mostra que para figuras memória é quase perfeita a informação retida não é a figura em si, mas uma representação abstrata que capta o significado da figura melhor retenção para figura com rótulo (70% correto) do que para figura sem rótulo (51% correto)

41 Representação de figuras

42 Figuras com Mudanças de tipo e distrações

43 Figuras com Mudanças de tipo e distrações

44 Figuras com Mudanças de tipo e distrações

45 77% reconheceram a figura original
60% rejeitaram a distração 94% rejeitaram a mudança de tipo

46 Conclusões somos mais sensitivos à mudança de significado em uma figura do que a detalhes físicos somos mais sensitivos à mudança de significado em uma sentença do que a detalhes de palavras extas usadas

47 temos melhor memória para reter significado de figuras do que significado de sentenças
isso não significa que temos uma memória visual ou verbal mas que utilizamos uma representação abstrata que preserva somente o significado do ítem estudado representação proposicional

48 Representação Proposicional
proposição é a menor unidade de conhecimento que pode ser uma asserção unidade sobre a qual faz sentido julgar verdadeiro ou falso Exemplo ( assunto antigo): Nixon deu um bonito Cadillac à Brezhnev que é líder da USSR ? Representar as proposições ?

49 Nixon deu um Cadillac à Brezhnev

50 O Cadillac é bonito

51 Brezhnev é líder da USSR

52

53

54 Nixon deu à Brezshnev um Cadillac
Fred tem um Cadillac Fred gritou “Nixon”

55

56

57 Conceito de Maçã

58 Representação do Significado de Figuras

59

60 Conclusões se um fato sobre um conceito é frequentemente encontrado, ele será armazenado com aquele conceito mesmo que ele possa ser inferido de um conceito mais distante na rede

61 Toda memória é exclusivamente proposicional?
quanto mais frequente um fato sobre um conceito é encontrado, mais o fato estará associado com o conceito e mais rapidamente será verificado verificar fatos que não estão associados com conceitos mas precisam ser inferidos leva relativamente mais tempo Toda memória é exclusivamente proposicional?

62

63

64

65 Evidência para representação visual
preserva estrutura espacial Evidência para representação verbal preserva estrutura sequencial

66 Dificuldades no estudo de representação
mesmo que a informação seja representada proposicionalmente no momento em que ela é recuperada esta informação ou é verbalizada ou é transformada em figura pessoas podem usar técnicas de memorização diferentes, tendendo mais para a visualizaçao ou verbalização da informação

67 Schemas, Protótipos, Estereótipos
seres humanos tem a habilidade de detetar correlações entre estímulos e construir Schemas que incorporam estas correlações estes esquemas servem para reconhecer objetos, fazer julgamentos, entender estórias e agir no mundo Estereótipos´- lado negro do poder do schemas, permitindo certos métodos “sujos” de pensar

68 Categorias naturais classes de coisas que ocorrem no mundo real, tais como pássaros, esportes etc existe um elemento típico para cada categoria pássaros cachorros

69 Categorias Naturais esporte crime vegetal football americano
levantamento crime assassinato vadiagem vegetal cenoura salsa

70 elementos menos típicos de uma categoria são menos associados com aquela categoria
experiência aumenta o poder de julgamento

71 Crianças X Adultos

72 típicos membros de uma categoria têm vantagem em reconhecimento perceptual
quando as pessoas pensam em uma categoria elas geralmente pensam em uma instância típica daquela categoria não existe um conjunto fixo de características que define se um ítem é uma instância de uma categoria ex.: jogos

73 categoria natural não tem limites fixos
um ítem é considerado o membro mais típico de uma categoria se ele é semelhante a membros daquela categoria e não é semelhante a membros de outras categorias semelhança de família elementos mais típicos tendem a compartilhar características com muitas outras instâncias categoria natural não tem limites fixos

74 O que é uma xícara?

75 O que é uma xícara?

76 Importância do contexto
O comportamento da classificação varia continuamente, não somente com as propriedades de um objeto mas também com o contexto no qual o objeto é imaginado ou apresentado

77

78 Schemas X Protótipos Protótipo Schema
é como uma instância na qual todos os valores foram preenchidos Schema alguns valores podem estar omissos é um conhecimento muito mias amplo do que imagem ou proposição é mais geral e representa um grande número de objetos ao invés de um objeto específico

79 O que é um Schema ? É uma coleção de proposições e imagens ou é um tipo diferente de representação do conhecimento? Formação de Esquemas extração da tendência central de um conjunto de instâncias estudadas e, então, uso dessa tendência central para julgar se um novo membro pertence à categoria

80 Formação de Esquemas

81 Protótipo Julgado ?

82

83 Script estrutura organizada de conhecimento estereotipado de sequência de ações codificamos sequências predominantes de eventos em uma situação particular os eventos que memorizamos são distorcidos na direção do Schema geral os eventos que lembramos são distorcidos na direção do Schema geral

84 Estereótipos Sociais conhecimento sobre indivíduos ou grupos étnicos
crenças para as quais existe pouca razão mas que são usadas para justificar atitudes racistas em geral não são formados a partir de vivência com os diferentes grupos étnicos pas pela mídia

85 em geral, conhecimento impreciso e distorcido por preferências racistas
mesmo a vivência com grupos étnicos pode causar distorções pelo fato dessa experiência não ser representativa das características de uma população/raça

86

87


Carregar ppt "Representação de Conhecimento nos Seres Humanos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google