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APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron

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Apresentação em tema: "APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron
Professora: Tânia Michel Disciplina: matemática Computacional IV INICIAR

2 Quantos pedaços cada pessoa poderá comer?
Convidei meus amigos para comer pizza em minha casa. Ao total seriam quatro pessoas para comer. assamos a pizza, sentamos à mesa e começamos a cortá-la para dividir. Observe: ? Pizza dividida Pizza inteira Quantos pedaços cada pessoa poderá comer? Conferir Em quantos pedaços foi dividida a pizza? Conferir VOLTAR AVANÇAR

3 ? Vamos avaliar a divisão da pizza e o modo como represento através de frações: 1 = 4 Chamamos o quatro de denominador. Ele representa o número em que quero dividir o meu todo, neste caso entre quatro pessoas. VOLTAR AVANÇAR

4 ? Vamos avaliar a divisão da pizza e o modo como represento através de frações: 1 = 4 Chamamos o quatro de denominador. Ele representa o número em que quero dividir o meu todo, neste caso entre quatro pessoas. Chamamos o um de numerador. Ele representa o número que tenho efetivamente. Será o número de pedaços que cada pessoa poderá comer. VOLTAR AVANÇAR

5 ? Se eu dividir minha pizza em oito pedaços, quantos pedaços cada pessoa poderá comer? Cada pessoa poderá comer pedaços da pizza. Conferir Represente esta divisão da pizza como uma fração: Conferir Número de partes que cada pessoa irá comer Conferir Número de partes que dividimos a pizza Conferir VOLTAR AVANÇAR

6 ? 1 2 = = 4 8 Analise o que há em comum entre as duas situações: VOLTAR AVANÇAR

7 ? 1 2 = = 4 8 Note que se dividirmos a pizza em quatro pedaços ou em oito, cada pessoa irá comer a mesma quantidade de pizza: VOLTAR AVANÇAR

8 ? 1 2 = = 4 8 Neste caso dizemos que as frações são equivalentes, ou seja, elas representam a mesma parte de um todo. Assim, se eu dividir a pizza em 12 pedaços, quantos pedaços cada pessoa poderá comer? Conferir 12 VOLTAR AVANÇAR

9 ? = = Desta forma podemos dizer que: 2 3 1 = = 4 8 12 VOLTAR AVANÇAR

10 Tenho o todo de uma pizza, ou seja, tenho uma pizza inteira.
? Abaixo tenho o desenho de uma pizza. Vamos mexer as setas do denominador da fração e ver o que acontece: Tenho o todo de uma pizza, ou seja, tenho uma pizza inteira. VOLTAR AVANÇAR

11 Tenho uma pizza dividida em duas partes.
? Tenho uma pizza dividida em duas partes. VOLTAR AVANÇAR

12 Tenho uma pizza dividida em três partes.
? Tenho uma pizza dividida em três partes. VOLTAR AVANÇAR

13 ? Agora vamos mexer as setas do numerador da fração e ver o que acontece: Tenho uma pizza dividida em três partes. E quero comer apenas uma destas partes. VOLTAR AVANÇAR

14 ? Tenho uma pizza dividida em três partes. E quero comer apenas duas destas partes. VOLTAR AVANÇAR

15 ? ? Tenho uma pizza dividida em três partes. E quero comer todas as partes. VOLTAR VOLTAR AVANÇAR AVANÇAR

16 ? Agora é a sua vez. Mexa as setas do numerador e do denominador da fração para cima e para baixo e veja o que acontece: VOLTAR AVANÇAR

17 ? SOMA E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES: Para somarmos frações, elas deveram estar divididas pelo mesmo denominador. Por exemplo: Se desejar somar 1/3 com 2/3, procedemos: Como os denominadores, ou seja, número em que eu dividi o meu todo, é igual, basta somarmos a quantidade de partes que tenho, neste caso uma parte mais duas partes, que resultam em três. Desta forma, na verdade eu tenho um todo. VOLTAR AVANÇAR

18 ? Já, para somarmos 2/3 + 2/9, perceba que os denominadores são diferentes. Então primeiramente, teremos que tornar os denominadores iguais. Para isto será possível o cálculo do MMC. Então observe: Veja que 2/3 é equivalente a 6/9. = VOLTAR AVANÇAR

19 ? Assim, 2/3 é equivalente a 6/9. Então 2/3 + 2/9 = 6/9 + 2/9 Agora sim poderemos somar: VOLTAR AVANÇAR

20 ? Para subtrairmos frações o processo segue como o da soma. Os denominadores devem ser iguais. Depois disto, basta fazer a operação de subtração. Por exemplo: Tinha uma pizza dividida em nove pedaços. Ao final do dia, foram comidos oito pedaços. Com quantos pedaços fiquei? VOLTAR AVANÇAR

21 ? Agora é a sua vez. Com a ajuda da “pizza”, calcule os seguintes exercícios: 3 + 2 4 5 7 1 - 6 10 9 15 Conferir Conferir Conferir VOLTAR FECHAR Conferir

22 Mensagens: FECHAR FECHAR
Para desenvolver as atividades deste objeto, você precisa ler todas as informações que aparecem na tela e fazer o que é solicitado. Depois de tudo pronto, clique em conferir. De as suas respostas estiverem corretas clique no botão “avançar”. Ou no botão “voltar”. Para fechar a caixa de texto e continuar clique no botão fechar. Boa sorte! FECHAR Você precisa responder a pergunta corretamente. Basta digitar o número no campo e clicar em conferir. Caso tenham ficado dúvidas volte uma tela. Caso tenha acertado a resposta, clique em “avançar”. FECHAR

23 Mensagens FECHAR FECHAR
Clique no botão conferir, para verificar se as respostas estão corretas. FECHAR Digite na caixinha a resposta e clique em conferir, para verificar se as respostas estão corretas. FECHAR

24 nas explicações clique nas setas e .
Mensagens Leia todas as informações que o objeto esta apresentando. Para avançar ou voltar nas explicações clique nas setas e FECHAR Digite na caixinha a resposta e clique em conferir, para verificar se as respostas estão corretas. FECHAR

25 ? VOLTAR AVANÇAR

26 ? ? colar VOLTAR VOLTAR AVANÇAR AVANÇAR


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