A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Tecnologia? INE5407- Ciência, Tecnologia e Sociedade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Tecnologia? INE5407- Ciência, Tecnologia e Sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 O que é Tecnologia? INE5407- Ciência, Tecnologia e Sociedade
Profa. Lúcia Helena Martins Pacheco

2 O que é Tecnologia? Etimologia
τεχνολογος, formada por tekne (τεχνη, "arte, técnica ou ofício") e logos (λογος, "conjunto de saberes"). É o conjunto de saberes (conhecimento) que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, incluindo plantas e animais, para satisfazer as necessidades e desejos humanos

3 O que é Tecnologia? “conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade”. “conjunto dos conhecimentos próprios de um trabalho mecânico ou arte industrial”, “o conjunto dos instrumentos e dos procedimentos industriais de um determinado setor ou produto”

4 O que é Tecnologia? Atualmente há uma forte ligação da tecnologia com sistema de produção (industrial). Artefatos tecnológicos (máquinas) cuja elaboração tenham sido seguidas regras fixas ligadas às leis das ciências físico-químicas, por ex: automóveis, telefones e computadores O tecnológico seria o relativo à moderna condição de bens materiais que a sociedade demanda.

5 O que é Tecnologia? Conjunto de procedimentos que permitem a aplicação dos conhecimentos próprios das ciências naturais na produção industrial Dependência da tecnologia e ciência. Técnica: procedimentos tradicionais utilizados para fazer iogurte, queijo, vinho ou cerveja a melhoria destes procedimentos, a partir da obra de Pasteur e do desenvolvimento da microbiologia industrial, seriam tecnologias.

6 O que é Tecnologia? A tecnologia é ciência aplicada:
uma tecnologia é principalmente um conjunto de regras tecnológicas; as regras tecnológicas são conseqüências dedutíveis das leis científicas; desenvolvimento tecnológico depende da investigação científica.

7 O que é Tecnologia? A técnica tem permitido a transformação do meio onde os humanos vêm desenvolvendo sua vida, uma vez que eles próprios têm provocado a sua transformação. Isto porque a vida humana, diferentemente da dos demais animais, não está determinada e limitada pelas condições ambientais às quais cada espécie tem se adaptado. Parece ser próprio da espécie humana a contínua adaptação a qualquer condição ambiental mediante a construção técnica de artefatos e produtos que permitem que sua vida seja possível em todos os lugares do planeta, e inclusive fora dele.

8 O que é Tecnologia? A técnica cria obras que têm a pretensão de perdurar; inclusive a técnica permite prolongar a vida humana muito além dos desígnios do acaso natural ou do destino divino. A técnica tem permitido melhorar a vida humana, ainda que também haja técnicas capazes de piorá-la, porque, para o bem ou para o mal, tem recriado as condições dessa existência. (...) o conhecimento e a investigação não são possíveis sem o domínio prévio de certas técnicas.

9 O que é Tecnologia? Em certo sentido, a existência humana é um produto técnico tanto como os próprios artefatos que a fazem possível. Não se pode pensar, portanto, em separar a técnica da essência do ser humano. Seguramente a técnica é uma das produções mais características do homem, mas também é certo que os seres humanos são, ao que parece, o produto mais singular da técnica.

10 O que é Tecnologia? Fases da evolução tecnológica (Ortega Y Gasset – 1939) – baseada na relação do homem com a técnica A técnica do acaso A técnica do artesão A técnica do técnico

11 O que é Tecnologia? Fases da evolução tecnológica A técnica do acaso
Primórdios da humanidade e povos primitivos atuais O homem ignora que a técnica não é algo natural As técnicas são simples e escassas Todos os membros da comunidade as dominam Apenas divisão de tarefas entre masculino e feminino. O homem não sabe que pode inventar!

12 O que é Tecnologia? Fases da evolução tecnológica
A técnica do artesão: Grécia Clássica, Roma e Idade Média o homem vive ainda na base do que ele considera natural, e quando se dão crises técnicas, retrocede a uma vida mais primitiva Grande repertório de “atos técnicos” Cada técnica é dominada apenas por alguns membros da comunidade que tem certas aptidões e ocupações: os artesãos (inventa, planifica e executa). Uma técnica (ou “arte”) é adquirida mediante aprendizagem dentro de uma tradição que evolui muito lentamente, sem consciência da invenção.

13 O que é Tecnologia? Fases da evolução tecnológica
A técnica do técnico: Século XX o homem compreende a técnica como algo genérico, não natural, e como peculiaridade sua. A técnica passa a ser “uma fonte de atividades humanas em princípio ilimitadas”. União entre a ciência e a técnica Divisão do trabalho.

14 O que é Tecnologia? (...) “a técnica, ao aparecer por um lado como capacidade em princípio ilimitada, faz que para o homem, decidido a viver da fé na técnica e só nela, a vida se torne vazia. Porque ser técnico e apenas técnico é poder ser tudo e, por conseguinte, não ser nada determinado. Por estar cheia de possibilidades, a técnica é mera forma oca – como a lógica mais formalista -; é incapaz de determinar o conteúdo da vida. Por isso, estes anos em que vivemos, os mais intensamente técnicos que já houve na história humana, são os mais vazios.” Ortega y Gasset, J (orig. 1939) Meditación de la Técnica. Madrid: Espasa-Calpe. – Tradução Prof. Alberto Cupani – Depto. de Filosofia - UFSC ).

15 O que é Tecnologia? Para refletir
Em qual fase estamos hoje? Qual a relação que temos com a tecnologia? O que a tecnologia significa em nossas vidas? Poderíamos viver sem tecnologia?

16 O que é Tecnologia? Para refletir
tecnocatasfrofismo ou tecnootimismo? O tecnocatastrofista busca assinalar a ameaça da autonomia da tecnologia, já que esta se encontra fora de controle, e então o que se deve fazer é destruí-la para voltar a uma sociedade menos tecnológica e mais humanizada. O tecnootimista acredita que é essa ausência de controle, seu caráter autônomo, o que assegura a eficácia da tecnologia, e, por conseguinte, sua ação benéfica frente a qualquer perturbação que ela pode gerar. A idéia de uma investigação científica objetiva, neutra, prévia e independente de suas possíveis aplicações práticas pela tecnologia é uma ficção ideológica que não tem correspondência com a atividade real dos projetos de pesquisa nos quais os componentes científicos teóricos e tecnológicos práticos resultam quase sempre indissociáveis do contexto social . (González García, López Cerezo e Luján, 1996, p. 133).


Carregar ppt "O que é Tecnologia? INE5407- Ciência, Tecnologia e Sociedade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google