A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profº Paulo Henrique Matos de Jesus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profº Paulo Henrique Matos de Jesus"— Transcrição da apresentação:

1 Profº Paulo Henrique Matos de Jesus
Antigo Regime 1453/1789 O Antigo Regime Profº Paulo Henrique Matos de Jesus

2 O ABSOLUTISMO DEFINIÇÕES:
“O Estado Nacional Moderno Absolutista foi típico da maior parte dos países europeus na Idade Moderna. Era caracterizado pela concentração total do poder político nas mãos dos reis ...” (Florival Cáceres - História Geral. Edt. Moderna P.116) “As Monarquias Nacionais Absolutistas significaram paulatina concentração de poderes nas mãos de um monarca.” (Antonio Pedro História Geral. Edt. FTD. P.147)

3 Atenção Em uma só palavra Absolutismo é sinônimo de centralização/concentração do poder nas mãos de um rei, imperador, monarca, príncipe, etc ... Características Básicas do Absolutismo: Predominou na Idade Moderna/ Europa Oc.; Concentração de poderes nas mãos do líder (Executivo, Legislativo e Judiciário); Povo é considerado súdito, ou seja possui apenas deveres; Poder é legitimado pelo Direito Divino de Governar.

4 Principais Teóricos do Absolutismo
Nasceu em Florença - Itália; Profissão - Funcionário Público; Obra de Destaque - O Príncipe. Importância de Maquiavel: Destacado Escritor Renascentista; Pai da Ciência Política Moderna, foi o 1º a secularizar a política, ou seja, separar religião e política, separar ética /moral da política. Utilizava o método da observação para criar e afirmava: “Minha teoria veio da prática” Nicolau Maquiavel 1469/1527

5 Breve Análise da obra O Príncipe
Esclarecendo o Título O Príncipe é entendido não no sentido monárquico de filho do rei, mas sim no sentido Clássico/Romano de Prínceps (O Primeiro, O Principal); Síntese da Obra É um manual cuja finalidade é dar conselhos de como conseguir e manter o poder. Curiosidade: Maquiavel a escreveu em quando estava desempregado e exilado. Ofereceu a obra ao líder de Florença - Lorenzo de Médicis - em uma clara atitude de reconquistar o antigo emprego (Conselheiro dos Dez da Guerra). OBS: Sobre Quem Deseja Conquistar e Manter o Poder É fundamental/imprescindível ter VIRTU!!! Virtu é o Deus da Guerra em Roma, cujas “qualidades” são: ser inteligente, violento, imprevisível etc.

6 É fundamental, ser o homem certo, no lugar e no tempo certo!
“Dinheiro” Se tiver, ajuda, mas não é fundamental. Fortuna “Contexto” É fundamental, ser o homem certo, no lugar e no tempo certo! É mais fácil conseguir ou manter o poder? Conseguir! Manter é que é o DIFÍCIL! Conselhos Para Conseguir o Poder: Entrar para o meio político, fazer amigos conseguindo apoio e financiamento e firmar alianças.

7 CONSELHOS PARA MANTER O PODER:
Matar a todos que te ajudaram! OBS: CONSELHOS PARA MATAR: Matar todos de uma só vez; Cometer o belo crime; Não confiscar bens dos familiares. Possuir um Exército Nacional; Ter bons conselheiros, mas decidir sozinho; Dar a palavra, mas só manter se ela o beneficiar; Dividir para governar, semeando a discórdia entre os grandes com o objetivo de enfraquecê-los ; Praticar a guerra mesmo em tempo de paz ...

8 Principais Teóricos do Absolutismo
Nasceu na Inglaterra Profissão - Preceptor Obra - O Leviatã. Importância de Hobbes: 1º a formular uma explicação sobre a origem do Estado e da sociedade civil . Thomas Hobbes 1588/1619

9 Hobbes afirma que o Homem Natural é:
Homo Homini Lúpus Homem é um lobo para o homem! Que naturalmente o homem é um ser egoísta, violento e que vive em uma guerra de todos contra todos!

10 “O Homem é Naturalmente Mau”
“O homem em Estado natural é tentado a satisfazer sua necessidade sem consentimento do outro, a se apropriar do corpo do outro sem permissão, a se apropriar de seus bens, a humilhá-lo, infligir-lhe sofrimentos, martirizá-lo e até matá-lo.” Tal situação levaria a espécie humana a extinção e foi diante de tal risco e em uma atitude de auto-preservação e perpetuação que os homens fizeram um pacto-social, um contrato entre si.

11 COMO SURGE O REI? O Rei surge do próprio processo do Pacto/Contrato
entre os homens, como se cada homem dissesse a cada homem: “Eu cedo e transfiro meu direito de governar-me a mim mesmo a este homem (O REI). ATENÇÃO Para Hobbes os homens NÃO tem Direito a Rebelião, nem mesmo quando o líder torna-se um tirano, pois segundo ele foram os homens que criaram o Estado e o Rei e Portanto devem obedece-lo silenciosamente.

12 Teoria do Direito Divino
Bodin ( ) Bossuet ( ) “...Nada havendo de maior sobre a terra, depois de Deus, que os príncipes e soberanos... ...Quem despreza seu príncipe despreza a Deus, de Quem ele é a imagem na Terra.” “...o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus.O rei vê de mais alto e muito longe, dev acreditar-se que ele vê melhor e deve obedecer-lhe sem murmurar.”

13 Profº Paulo Henrique Matos de Jesus
FIM Profº Paulo Henrique Matos de Jesus


Carregar ppt "Profº Paulo Henrique Matos de Jesus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google