A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Migração no Brasil: o caso nordestino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Migração no Brasil: o caso nordestino"— Transcrição da apresentação:

1 Migração no Brasil: o caso nordestino

2 Região Nordeste do Brasil

3 Estados da Região Nordeste
Alagoas Bahia Ceará Maranhão Paraíba Piauí Pernambuco Rio Grande do Norte Sergipe

4 Com a ajuda de um mapa, identifique cada estado do Nordeste brasileiro
3 4 5 6 2 7 8 9 1

5 Interprete o mapa ao lado
Interprete o mapa ao lado. O que você consegue identificar, ao analisar as setas que indicam os fluxos de migrações, entre 1960 a 1980? De qual e para qual região ocorre a maior parte das migrações?

6 Por que sair do Nordeste e ir para a Região Sudeste, sobretudo na capital de São Paulo?
Quais foram as motivações para essas migrações, ocorridas ao longo do século 20? A seguir, vamos analisar alguns fatores que nos ajudarão a compreender tais questionamentos!

7 Fugiam do problema da seca, típico de algumas regiões do Nordeste.
Processos de migração do Nordeste para o Sudeste (primeiras décadas do século 20): Os nordestinos emigravam de suas terras natais para trabalhar, sobretudo, nos cafezais paulistas. Fugiam do problema da seca, típico de algumas regiões do Nordeste. Durante o governo Vargas ( ), iam trabalhar nas indústrias, que começavam a aparecer na Região Sudeste. Nesses contextos, o governo e os grandes proprietários rurais e industriais, muitas vezes, incentivavam tais empreitadas.

8 Processos de migração, a partir da década de 1960
Busca por melhores condições de vida e trabalho na Região Sudeste, principalmente em São Paulo. Maior urbanização do Sudeste e desenvolvimento dos meios de transporte (ferrovias, estradas)  aumento da migração e interligação da economia brasileira, entre diferentes regiões. Nesse contexto, o governo passa a controlar mais a entrada de emigrantes, pois já não havia lugar para toda essa gente trabalhar. A Região Sudeste ficou saturada, e as dificuldades aumentaram para os nordestinos.

9 É preciso lembrar que esse processo migratório ainda continua, e muitos nordestinos ainda saem de suas terras para procurar melhores condições de vida e trabalho no Sudeste.

10 Vamos problematizar? Será que era realmente vantajoso sair do Nordeste e ir para o Sudeste, principalmente para a capital paulista? Os nordestinos encontravam boas condições de trabalho e de vida, no Sudeste?

11 Referências Foto da capa: GOMES, Sueli de Catro. Uma inserção dos migrantes nordestinos em São Paulo: o comércio de retalhos. Imaginário - USP, 2006, vol. 12, no 13,


Carregar ppt "Migração no Brasil: o caso nordestino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google