A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO NOSS SENHORA DA GLÓRIA ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA 1º TRIMESTRE - 2012 ESCHER, Maurício Cornelis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO NOSS SENHORA DA GLÓRIA ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA 1º TRIMESTRE - 2012 ESCHER, Maurício Cornelis."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO NOSS SENHORA DA GLÓRIA ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA 1º TRIMESTRE ESCHER, Maurício Cornelis. Gravuras e desenhos, Alemanha: Taschen, 1989.

2 CONCEITOS ESTRUTURANTES
Política Ética Cidadania Espaço Tempo Sociedade Lugar Poder Identidade Moral Saúde CONCEITOS ESTRUTURANTES

3 CONTEÚDOS O CONHECIMENTO O que podemos conhecer? O ato de conhecer Os modos de conhecer A verdade Podemos alcançar a certeza? Teorias sobre a verdade A verdade como horizonte 2. Ideologias Conceito geral de ideologia Ideologia: sentido restrito Conceito marxista de ideologia A ideologia em ação O discurso ideológico 3. Lógica aristotélica O que é lógica Termo e proposição Princípios da lógica Quadrado de oposições Argumentação Tipos de argumentação Falácia A lógica aristotélica

4 SISTEMÁTICA: Temas, participação em aula, assiduidade, pontualidade,
AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA: Temas, participação em aula, assiduidade, pontualidade, Trabalhos e Provas.

5 TEORIA DO CONHECIMENTO ETIMOLOGIA:
O ATO DE CONHECER TEORIA DO CONHECIMENTO ETIMOLOGIA: Conhecimento. Do latim cognoscere, “ato de conhecer”. Em português derivaram termos como cognoscente, “o sujeito que conhece”, e cognoscível, “o que pode ser conhecido”. OS MODOS DE CONHECER A intuição (empírica, inventiva e intelectual) ETIMOLOGIA Intuição. Do latim intuito, do verbo intueor, “olhar atentamente”, “observar”. Intuição é portanto uma “visão”, uma percepção sem conceito.

6 Intuição empírica É o conhecimento imediato baseado em uma experiência que independe de qualquer conceito. Pode ser:

7 B) A intuição inventiva
É a intuição do sábio, do artista, do cientista, ao descobrirem soluções súbitas, como uma hipótese fecunda ou uma inspiração inovadora. "O Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2011 foi dividido, metade para Bruce A. Beutler e Jules A. Hoffmann 'por suas descobertas sobre a ativação da imunidade inata' e a outra metade para  Ralph M. Steinman 'por sua descoberta das células dendríticas e seu papel na imunidade adaptativa'." Steve-Jobs-Apple

8 C) A intuição intelectual
Procura captar diretamente a essência do objeto. COGITO: ERGO SUM, “PENSO, LOGO EXISTO” Descartes

9 ESSÊNCIA DO OBJETO

10 Conhecimento discursivo
Para compreender o mundo, a razão supera as informações concretas e imediatas recebidas por intuição e organiza-as em conceitos ou ideais gerais que, articuladas pelo encadeamento de juízos e raciocínios, levam à demonstração e a conclusões. O conhecimento discursivo ao contrário da intuição, precisa da palavra, da linguagem. ETIMOLOGIA Discurso. Do latim discursus, literalmente “ação de correr para diversas partes, de tomar várias direções.

11 ATIVIDADES 1. Com base em sua experiência pessoal, descreva uma intuição que lhe tenha sido proveitosa.

12 A VERDADE DATA: 19/03/12 O QUE PODEMOS CONHECER? VERDADE E VERACIDADE
QUAL É A DIFERENÇA? A veracidade nos coloca diante de uma questão moral. Ex.: Suponhamos que alguém diz que há um lado da lua que nunca é visto da Terra. Se eu perguntar: - Isto é verdade?, a indagação pode ter dois sentidos. Será verdade ou meu interlocutor está mentindo. O indivíduo veraz é aquele que não mente. O segundo “é verdade?” tem sentido epistemológico: quero saber se a afirmação de meu interlocutor é verdadeira ou falsa. A proposição corresponde à realidade? Já foi comprovada? A fonte da informação é digna de crédito ou não?

13 VERDDE E REALIDADE São confundidos na linguagem cotidiana.
A verdade do conhecimento diz respeito a uma proposição que pode ser verdadeira ou falsa. Ex.: Quando afirmamos “Este colar é de ouro”, a proposição é falsa caso se trate de uma bijuteria. Mas se nos referirmos a coisas (um colar, um quadro, um dente) só podemos afirmar que são reais, e não verdadeiras ou falsas. O falso ou o verdadeiro não estão na coisa mesma, mas no JUÍZO, NO VALOR DE VERDADE OU FALSIDADE DE UMA PROPOSIÇÃO. O juízo corresponde à realidade. Um juízo verdadeiro é aquele que corresponde aos fatos.

14 PODEMOS ALCANÇAR A CERTEZA?
Duas tendências principais para conhecermos a verdade:; O dogmatismo filosófico e o ceticismo. O dogmatismo O dogmatismo do senso comum Designa as certezas não questionadas do nosso cotidiano “sempre foi assim”... Etimologia Dogma. Dógma, em grego, significa “doutrina”, ensinamento”. Dogmatikós, “o que se funda em princípios” ou aquilo que é “relativo a uma doutrina”.

15 b) O dogmatismo filosófico
A filosofia dogmática serve para identificar os filósofos que estão convencidos de que a razão pode alcançar a certeza absoluta. O primeiro filósofo a colocar em questão a capacidade de atingir certezas absolutas foi o escocês David Hume. Influenciou Kant, que, na obra Crítica da razão pura, põe a razão em um tribunal a fim de definir os limites e as possibilidades do conhecimento. Kant concluiu que não somos capazes de conhecer pela razão as verdades metafísicas, que estão além da experiência sensível, tais como Deus, a alma, a liberdade.

16 TEMA PARA O DIA 26/03/12 QUEM É DAVID HUME? Critérios:
Em folha escrito a mão ou digitado, cabeçalho, nome completo, turma e disciplina. Apenas uma folha de ofício.

17 Próxima aula: Xerox da página 115 – 116- 117 e Prova p. 118
Próxima aula: Xerox da página 115 – e Prova p Teorias sobre a verdade


Carregar ppt "COLÉGIO NOSS SENHORA DA GLÓRIA ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA 1º TRIMESTRE - 2012 ESCHER, Maurício Cornelis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google