A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O RENASCIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O RENASCIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 O RENASCIMENTO

2 O Renascimento O que foi? Onde surgiu?

3 O Renascimento surgiu em Itália. Porquê?
-V ... I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII XIV XV XVI XVII IDADE ANTIGA MÉDIA IDADE MODERNA ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA RENASCIMENTO O RENASCIMENTO FOI... Movimento cultural e artístico. Desinteresse pela Idade Média. Preferência pela Antiguidade (Civilização Greco-Romana): a sua Arte a sua Cultura O Renascimento surgiu em Itália. Porquê?

4 Porquê em Itália? Vestígios da Antiguidade Clássica: monumentos, ruínas, obras de arte, livros… O Coliseu de Roma, uma fonte de inspiração para os artistas do Renascimento.

5 Porquê em Itália? Algumas cidades italianas eram muito ricas;
Os seus governantes, laicos e eclesiásticos, apoiavam as artes (mecenas)). Presença de sábios gregos e bizantinos, portadores da cultura O Papa Júlio II foi um grande mecenas em Roma.

6 O Renascimento O que trouxe de novo?
Uma nova visão do Homem e do Mundo Uma arte nova: pintura, escultura, arquitectura...

7 Classicismo Classicismo – Os Homens do Renascimento ficaram fascinados com os autores clássicos greco-romanos. Por isso, leram, interpretaram, traduziram, pintaram, imitaram tudo o que eles fizeram. Tendo aprendido nesta «escola», tornaram-se grandes pensadores e artistas e ultrapassaram os mestres. Essa é a lição do Renascimento: aprende com os melhores e torna-te melhor do que eles.

8 Humanismo Leitura e análise dos textos dos autores antigos.
Classicismo Valorização das capacidades humanas; Crença do Homem em si mesmo. Individualismo Recurso à crítica para corrigir e mudar a sociedade, a religião e a política. Espírito Critico Erasmo de Roterdão, um dos maiores humanistas do Renascimento.

9 Antropocentrismo O Homem coloca-se no centro do Mundo;
O antropocentrismo substitui o teocentrismo da Idade Média. O Homem de Vitrúvio, de Leonardo Da Vinci.

10 Ciência Medicina – dissecação de cadáveres (André Vesálio).
Geografia – a representação do mundo em mapas torna-se mais completa e exacta. Ciências da Natureza – conhecimento de novas plantas, novos animais, etc.

11 VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
o Heliocentrismo . Copérnico defendeu em 1543, que a terra e os restantes planetas giravam em volta do sol .

12 Página da obra de André Vesálio, De Humani Corporis Fabrica.

13 Leonardo da Vinci

14 Garcia de Orta

15 A importância da experiência no conhecimento do mundo

16 Uma nova visão da Terra Renascimento

17 A DIFUSÃO DAS IDEIAS DO RENASCIMENTO
A imprensa Gutemberg Oficina de Impressão

18 As criações dos humanistas foram divulgadas graças à imprensa.
A imprensa permitiu produzir livros mais baratos e em maior quantidade. A literatura renascentista faz reviver os épicos da Antiguidade A literatura renascentista faz reviver os épicos da Antiguidade Luís de Camões Pedro Nunes

19 HUMANISTAS Tomas Moro Erasmo Maquiavel

20 O Renascimento foi um “re-nascer

21 de curiosidades sobre a Natureza
da vontade de saber e desenvolver as ciências de formas de construir, esculpir, pintar, escrever - de uma certa ideia da beleza da visão da Terra e do Universo da certeza das capacidades humanas para progredir da importância dada ao Homem.

22 Arquitectura Recurso a elementos clássicos: colunas, frontões triangulares, arcos de volta perfeita, abóbadas e cúpulas; Predomínio das linhas horizontais; Equilíbrio e simetria das formas e volumes; Decoração das paredes com pilastras e elementos naturalistas e mitológicos. Bramante, Tempietto.

23 Escultura Inspiração na escultura clássica;
Representação realista do corpo humano; Composição (frequente) em forma geométrica; Temas: religiosos, mitológicos, figuras laicas e equestres. Miguel Ângelo, Pietà.

24 Pintura Aplicação da noção de perspectiva;
Contrastes de luz e cor, claro/escuro, luz/sombra; Sfumato (passagem da luz para a sombra); Representação realista do corpo humano; Temas religiosos, mitológicos, retratos humanos. Leonardo, Mona Lisa ( ).


Carregar ppt "O RENASCIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google