A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como planejar a equipe e criar casos de testes OO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como planejar a equipe e criar casos de testes OO"— Transcrição da apresentação:

1 Como planejar a equipe e criar casos de testes OO
Como planejar a equipe e criar casos de testes OO? Marselha Altmann Instrutora e Consultora de Testes de Software

2 Conteúdo da palestra 1 – Como planejar a equipe de testes. Capacidade técnica ou perfil? 2 – Processo orientado a Aspectos 3 – Testes de Aplicações OO baseado em Estado 4 – Testes de Componentes 5 – Perguntas

3 Como planejar a equipe de testes. Capacidade técnica ou perfil?
Os gestores além de cobrar resultados, é preciso criar um ambiente saudável e estimulante para que as pessoas possam produzir bons resultados; Maior parte dos líderes das organizações são pessoas que foram formadas tecnicamente para agir em suas áreas de especialização; Perda de controle emocional; Falta de gestão de conhecimento; Conflito de idéias: Antigo Gestor x Novo Gestor.

4 Como planejar a equipe de testes. Capacidade técnica ou perfil?
No gerenciamento de pessoas é importante: O líder é o espelho da equipe. Portanto o líder deve ser o primeiro a perceber suas atitudes positivas ou negativas. Faça uma auto-análise; Ter autocontrole das emoções é uma obrigação de liderança; Busque o aprimoramento pessoal através de cursos, livros e também contato com outros profissionais.

5 Como planejar a equipe de testes. Capacidade técnica ou perfil?
Atualmente, não basta apenas possuir capacidade técnica. Qualquer gestor deve ter o perfil adequado para gerenciamento de equipe, e possuir algumas características e aprimoramento como: autocrítica, resiliência, altruísmo, carisma e promove o debate de idéias.

6 Lembre-se ... “Gerir pessoas é uma arte e o artista não nasce pronto. É preciso muita técnica, prática e atualização”.

7 Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA)
O que é Processo orientado a Aspectos? • O intuito é realizar uma reengenharia do sistema, mais conhecida como uma “limpeza de código” ou conhecida como REFACTORING; É separado os requisitos funcionais e não funcionais por interesses e depois são unidos novamente; O objetivo principal é a reutilização do código, com fácil manutenção.

8 Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA)
O desenvolvimento de software orientado a aspecto (DSOA) é realizado em três fases: a decomposição, a implementação e a recomposição de requisitos.

9 Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA)
A decomposição consiste na identificação de requisitos funcionais e não funcionais e sua devida separação conforme interesses; A implementação codifica esses requisitos separadamente; A recomposição é a junção dos códigos dos requisitos funcionais e não funcionais formando o sistema através de uma união.

10 Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA)
A modelagem orientada a aspecto pode ser realizada com o apoio do UML. A primeira etapa é o levantamento de requisitos. A representação dos aspectos se dá através de um losango.

11 Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA)
A migração ocorre da seguinte maneira: entender as funcionalidades, tratar os interesses e comparar os sistemas.

12 Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA)
O resultado esperado é a limpeza do código original.

13 Testes de Aplicações OO baseado em Estado
Um estado é definido como sendo um subconjunto do conjunto de todas as combinações possíveis dos valores de atributos da classe; O objetivo do teste de estado é testar o sistema OO sem testar todas as combinações possíveis, fornecendo confiança de que o comportamento correto será produzido para todas as combinações.

14 Testes de Aplicações OO baseado em Estado
Classe CONTA Operações: saldo (fornece o saldo atual da conta) Crédito: adiciona um valor ao saldo Débito: subtrai um valor do saldo Abre: cria uma nova conta Fecha: finaliza todas as atividades da conta Atributos: saldo (saldo atual da conta) Número: número da conta

15 Testes de Aplicações OO baseado em Estado

16 Testes de Aplicações OO baseado em Estado
“Com o diagrama, a visualização dos estados, das pré-condições e pós-condições ficam claros desde que sejam bem definidos”.

17 Testes de Componentes O que é um componente?
São partes que compõem um conjunto ou solução completas para um serviço específico (DLLs, JavaBeans – Componentes Java). Empacotam e encapsulam a implementação. Os componentes são compostos por regras de negócios, funcionalidades e recursos que permitem aos componentes serem reutilizados por outros softwares.

18 Testes de Componentes

19 Testes de Componentes Questões para a realização de testes de componentes Um componente isolado: saber se um componente é adequado para determinado propósito e se é possível testar características separadamente (desempenho); Sistema baseado em componentes: garantir se as interações desejadas entre componentes são as que irão ocorrer.

20 Testes de Componentes Questões para a realização de testes de componentes Substituição de componente: garantir se a substituição de um componente não implicará na necessidade de refazer os testes no sistema inteiro. Usuários: se o funcionamento do componente está correto. Confiabilidade e portabilidade.

21 Testes de Componentes Componente de Entrada (Input)

22 Testes de Componentes Componente de Saída (Output)

23 Testes de Componentes Componente de Ação e Vinculação (Action and Link)

24 Testes de Componentes Componente de Layout

25 Lembre-se ... “PODER DA VISÃO: As empresas querem e precisam de pessoas com perfil diferente, que não se conformem com algo mal feito, que não se intimidam diante das crises e dificuldades, que se utilizem da criatividade, da cooperação, da motivação, da humildade, do espírito de liderança, para que não sejamos simples expectadores e sim o ator principal”.

26 Perguntas ? Essa ultimo slide é somente para o ““ultimo capitulo.””

27 Muito obrigada! Marselha Altmann maltmann@targettrust.com.br
Para contato: (51) Essa ultimo slide é somente para o ““ultimo capitulo.”” 27


Carregar ppt "Como planejar a equipe e criar casos de testes OO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google