A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8º ano – Colégio MV Profª Adriana Amorim Cap. 1- Ciências- 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8º ano – Colégio MV Profª Adriana Amorim Cap. 1- Ciências- 2012"— Transcrição da apresentação:

1 8º ano – Colégio MV Profª Adriana Amorim Cap. 1- Ciências- 2012
O Ser Humano 8º ano – Colégio MV Profª Adriana Amorim Cap. 1- Ciências- 2012

2 Apresenta pêlos e glândulas mamárias (mamífero); Ciclo reprodutivo;
Quais as características que torna o ser humano classificado como animal? É vertebrado; Apresenta pêlos e glândulas mamárias (mamífero); Ciclo reprodutivo; Obtém alimento da natureza; Estabelece relações com todos os fatores que compõem os ecossistemas: fatores biótico e fatores abióticos. Depende desses fatores para sobreviver. Todos os seres vivos Água, ar, terra, umidade, temperatura, pluviosidade, umidade relativa, pressão, etc.

3 Esses fatores que compõem o nosso ecossistema, com os quais cada ser vivo se relaciona podem ser favoráveis ou desfavoráveis a sua sobrevivência. - Favoráveis: - abrigo/habitat - alimentação - reprodução Desfavoráveis: - fenômenos da natureza - falta de abrigo - mudanças de temperaturas - doenças - predadores

4 Todos os seres vivos possuem tanto características que ajudam a se defender dos fatores que lhes são prejudiciais quanto características que os auxiliam a aproveitar melhor os fatores que lhes são favoráveis. Muitos atributos que nós, seres humanos, apresentamos podem ser observados em outros animais; outros, porém, são exclusivos da nossa espécie e, por isso, nos diferenciam dos demais seres.

5 A bolsa do bico permite que o pelicano armazene mais peixes sem que eles escapem.
A presença de pêlos ajuda em baixas temperaturas.

6 O ser humano surgiu do desenvolvimento do macaco?

7 O ser humano e os macacos são vertebrados, mamíferos da ordem dos primatas.
A ordem primata é dividida em duas sub-ordens: Prossímios (do grego pro:anterior+ do latim simiu: macaco). Antropóides (do grego ánthropos: homem+ (o) éides: aspecto ou forma, parecido).

8 Grande quantidade na Ásia, Europa e Am. do Norte.
Habitaram essas regiões entre 55 e 37 milhões de anos. Um grande número de prossímios foi extinto, resultando poucos representantes desta subordem. Atualmente, as espécies restante são: Lêmures társios Lêmures- Ilha de Madagascar Társios – Índia e Filipinas

9 Pouco antes de sua decadência, os prossímios deram origem ao grupo que antecedeu os antropóides.
Neste grupo estão incluídos todos os macacos e a espécie humana. Os seres humanos, os chimpanzés e os gorilas são conhecidos como homínideos. Apesar de apresentarmos tantas características semelhantes às dos macacos, não nos originamos diretamente deles e sim de um ancestral comum aos dois.

10

11 Ancestral comum

12 Quais as características que torna o ser humano diferente de outro animal?
O polegar opositor Postura ereta Desenvolvimento do cérebro

13 POLEGAR OPOSITOR É posicionado mais longe dos outros dedos.
Apresenta maior rotação. Funciona como uma pinça. O polegar se opõe aos outros dedos e isso desenvolveu a capacidade de manusear objetos com as mãos.

14 POSTURA ERETA (postura bípede)
Utiliza apenas os membros inferiores para se locomover, liberando as mãos. Ampliou seu campo de visão o que facilitou a obtenção de alimentos e aumentou sua proteção contra os predadores. Recurso facilitador para a exploração do ambiente. Desenvolvimento de habilidades manuais na confecção de objetos.

15 DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

16 A inteligência do homem foi se ampliando ao longo da evolução dos ancestrais.
O aumento da caixa craniana, promoveu um aumento no volume do cérebro e sua complexidade, o que promoveu o desenvolvimento de uma característica que fazem o homem ser o animal mais adaptado do meio: o pensamento. Ao longo do tempo, o homem conseguiu organizar os seus pensamentos, adquirir e desenvolver conhecimentos. Posteriormente passou a organizar esses pensamentos e conhecimentos e transmiti-los através da comunicação oral e escrita. Atualmente, o homem transforma o planeta com o desenvolvimento dos seus conhecimentos.

17

18 A ORIGEM DO HOMEM ( Do Australopithecus ao Homo sapiens sapiens)
Australoputhecus: Trata-se do hominídeo mais antigo que se conhece. Encontrado na África do Sul estudos revelam que viveu entre 4,4 e 3,5 milhões de anos.

19 - Características: estatura baixa (1m de altura), peso entre 30 e 45 kg, crânio pequeno (pouco maior que um chimpanzé), testa baixa e maxilares proeminentes. Era bípede ereto ou semi-ereto.

20 - A hipótese mais aceita hoje pelos cientistas é que, a partir dos Australopithecus , surgiu um grupo que foi denominado Homo habilis.

21 - É possível que algum grupo do Homo habilis tenha dado origem ao Homo ergaster.

22 - O Homo ergaster viveu com outras três espécies de hominídeos
- O Homo ergaster viveu com outras três espécies de hominídeos. Entre todos a sua existência foi a mais bem – sucedida. Homo rudolfensis Paranthropus boisei Homo habilis

23 - Há aproximadamente 1,8 milhões de anos, estabelecido na Ásia, originou o Homo erectus, espécie que se distribui pela África e depois pela Europa.

24 - A partir do Homo ergaster africano, surge a cerca de 600 mil anos, uma nova espécie, o Homo heidelbergensis, que migrou para Europa e China e deu origem aos Neandertais.

25 O homo sapiens deu origem a duas subespécies:
Os neandertais já foram considerados ancestrais humanos, porém, hoje se acredita que eles não tiveram participação alguma em sua origem. A maioria dos cientistas crê que o ser humano moderno, Homo sapiens, tenha surgido a partir do Homo ergaster ou de algum grupo do Homo erectus. O homo sapiens deu origem a duas subespécies: Homo sapiens sapiens Homo sapiens Idaltu

26

27 A DESCOBERTA DO FOGO Ocorreu entre 2,7 milhões a 10 mil anos a.C.
Provavelmente, no início, o homem primitivo viu o fogo em árvores atingidas por raios e em vulcões e assim percebeu a luz e o calor emitido pela queima desses materiais.

28 Perdeu o medo e passou a utilizar o fogo como fonte de luz e calor.
O próximo desafio foi tentar manter o fogo aceso. Especula-se que o homem primitivo aprendeu a manter o fogo aceso, observando que as brasas resultantes da queima da madeira reiniciavam chamas com a ação do vento ou do sopro e que colocando galhos secos o fogo aumentava.

29 - Porém, o homem se deparou com outro problema
- Porém, o homem se deparou com outro problema. Como adquirir o fogo sem depender exclusivamente das condições naturais? PRODUÇÃO DO FOGO ATRAVÉS DO ATRITO.

30 - Após o domínio do fogo, o homem passou:
Cozinha alimentos; Se proteger de animais ferozes. Se reunir para descansar e se proteger do frio. Talvez o fato de começar a se reunirem em volta do fogo em pequenos grupos tenha aumentado a necessidade de comunicação entre eles, propiciando o surgimento da linguagem oral.

31 O ser humano inserido em sua cultura
Os primeiros grupos de seres humanos eram nômades, caçadores e coletadores de alimentos. Quando começou a plantar, se tornou agricultor, fixando-se em uma região. Posteriormente, iniciou a criação de animais.

32 Progressivamente, o ser humano foi incorporando essas experiências adquiridas a outras situações, ampliando seus conhecimentos. O acúmulo de conhecimento obtidos por meio de experiências vivenciadas e de reflexões feitas sobre elas é denominada cultura.

33 O desenvolvimento da cultura diferenciou a espécie humana das demais espécies do planeta.
A cultura está ligada ao desenvolvimento da linguagem. Por meio da linguagem, os seres humanos puderam e podem transferir seus conhecimentos aos seus descendentes. A partir do desenvolvimento da escrita, os seres humanos passaram a registrar hábitos de vida e realizações, anotações que forneceram – e fornecem – muito conhecimento para todas as gerações.

34

35 O desenvolvimento da cultura diferenciou a espécie humana das demais espécies do planeta.
A cultura está ligada ao desenvolvimento da linguagem. Por meio da linguagem, os seres humanos puderam e podem transferir seus conhecimentos aos seus descendentes. A partir do desenvolvimento da escrita, os seres humanos passaram a registrar hábitos de vida e realizações, anotações que forneceram – e fornecem – muito conhecimento para todas as gerações.

36 Exercícios: págs. 13, 14 e 15.

37


Carregar ppt "8º ano – Colégio MV Profª Adriana Amorim Cap. 1- Ciências- 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google