A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE CIÊNCIAS OS OSSOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE CIÊNCIAS OS OSSOS."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CIÊNCIAS OS OSSOS

2 VOCÊ SABIA? O esqueleto humano é formado por 206 ossos, e divide-se em três partes: CABEÇA TRONCO MEMBROS

3 A caixa torácica é formada por:
7 pares de costelas verdadeiras 3 pares de costelas falsas 2 pares de costelas flutuantes Osso esterno situado no meio do peito

4 O ESQUELETO Como será que se faz embaixadas?
Era o que a garota pensava quando via os meninos fazendo a bola quicar nos pés, sem deixá-la cair no chão. Não sossegou até aprender a fazer também. Ela tentou, treinou, tomou olé da bola, ficou brava, acalmou, e finalmente pegou o jeito.

5 Mas o que o corpo precisa ter para que alguém possa fazer embaixadas?
Para ficar de pé, é preciso ter ossos, a não ser que você seja um boneco inflável. E por falar em ossos, é preciso um batalhão deles para compor um ser humano. O Esqueleto é formado por mais de 200 ossos. Ele é a estrutura do corpo, quem dá força ao organismo e protege os órgãos internos. Com um grande espírito de equipe, os ossos trabalham todo o tempo em conjunto, e tem uma boa ajuda das cartilagens.

6 E o que seriam as CARTILAGENS?
Vamos voltar um pouco no tempo: Quando você era um bebê, não havia ossos no seu corpo, apenas cartilagens, que é um tecido mais maleável que o tecido ósseo. Conforme seu crescimento, ela foi se transformando em ossos. Mas uma parte dela sobrou para ajudar na ligação entre os ossos.

7 CABEÇA E TRONCO Você já viu uma caveira?
Reparou que no lugar do nariz ela tem um buraco? É que caveira é só osso, e boa parte do nariz é uma cartilagem

8 CRÂNIO É o conjunto de ossos que envolvem e protegem seu “miolo mole”.
O traumatismo craniano ocorre quando uma pancada muito forte quebra alguma parte dessa proteção. Há duas aberturas para encaixar os olhos, chamadas órbitas. Existem também aberturas para os ouvidos e o buraco do nariz.

9 BLÁ, BLÁ, BLÁ...... Ao crânio está encaixada a mandíbula, que se mexe quando sua caveira mastiga, ri, fala. C R E D O!!!!!!!!!

10 A CLAVÍCULA Osso fácil de se quebrar, envolve o pescoço e os ombros.

11 AS ESCÁPULAS Antigamente eram chamadas de OMOPLATAS.
Sustentam os ombros. Se fôssemos anjos, as asas cresceriam aí.

12 Os 12 pares de costelas são um grupo especial no batalhão dos ossos.
Elas são os seguranças do coração e do pulmão. Para proteger esses órgãos elas formam a CAIXA TORÁCICA, com a ajuda do esterno, o osso do peito. As costelas são elásticas e se movimentam quando enchemos o pulmão de ar.

13 As costelas estão ligadas à COLUNA VERTEBRAL (espinha dorsal), que também é flexível.
Ainda bem, pois se não fosse flexível, como você amarraria o sapato? Como olharia para trás, quando seu melhor amigo está chamando você? A coluna é formada por uma porção de ossinhos, chamados “VÉRTEBRAS”, empilhados um em cima do outro, com a ajuda de articulações e ligamentos. O nome do último ossinho da coluna vertebral é “CÓCCIX” O Outro conjunto de ossos forma a bacia, nossa “CADEIRA” natural. Fazem parte dela os ossos do quadril, protetores dos nossos rins, por exemplo.

14 BRAÇOS E PERNAS vamos agora dar um passeio pelos ossos dos braços e das pernas
UMERO: é o osso da parte de cima do braço, do ombro ao cotovelo. RÁDIO e ULNA: é o osso da parte de baixo, do cotovelo até a mão. O rádio fica no mesmo lado que o polegar.

15 A ILUSÃO DA MÃO Embora a mão pareça ser formada por um osso redondo que se divide em cinco dedos, não é bem assim que acontece. Ela também está dividida em cinco ossos, os METACARPAIS, envolvido por músculos e nervos que dão essa impressão maciça para a mão. Os ossos dos dedos são a continuação dos metacarpais, e se chamam FALANGES.

16 O osso que sustenta as coxas é o mais comprido do corpo.
Chama-se “FÊMUR”.

17 QUE BONITO É... Quem pratica qualquer esporte sabe como é importante o JOELHO. No futebol, a embaixadinha só é possível por causa do joelho. Ele é uma zona de impacto, ou seja, qualquer pulo sem jeito que você dê será absorvido pelo joelho. Por isso, ele tem um mecanismo formado pela patela, pelo menisco e pelos ligamentos.

18 TÍBIA: é o segundo maior osso do corpo humano
TÍBIA: é o segundo maior osso do corpo humano. A tíbia está localizada na parte anterior da perna, formando o que é chamado “canela”. FÍBULA: (antigamente chamada de perônio) é um osso longo situado na parte externa da perna, da qual constitui o esqueleto, junto a tíbia. PÉ: formado pelos cinco ossos metatarsais, que articulam com o tarso em uma de suas extremidades e com as primeiras falanges pela outra extremidade.

19 ALGUMAS DOENÇAS DOS OSSOS
RAQUITISMO OSTEOPOROSE

20 RAQUITISMO É um distúrbio envolvendo o amolecimento e o enfraquecimento dos ossos em crianças, causado principalmente pela falta de vitamina D e/ou falta de cálcio e fosfato.

21 OSTEOPOROSE É uma doença que atinge os ossos. Ocorre quando a quantidade de massa óssea diminui e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens.

22 CURIOSIDADES O menor osso do corpo humano é o ESTRIBO, que fica dentro do ouvido médio. O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe. O esqueleto de um bebê recém-nascido possui 300 ossos (cartilagens).


Carregar ppt "TRABALHO DE CIÊNCIAS OS OSSOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google