A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO IV Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?

2 OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar os aspectos pedagógicos que possam ajudar nas decisões quando se tratar de tornar mais eficientes as situações de ensino-aprendizagem.

3 UNIDADE I - Ensinar e aprender na escola: o que sabemos hoje?
OBJETIVOS: Identificar como a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é vista pelas diferentes correntes psicológicas. Relacionar os princípios básicos que orientam a prática pedagógica contemporânea. Destacar a motivação como fator central na escola de qualidade.

4 PONTOS IMPORTANTES: Resgata a reflexão sobre a função da escola a partir da relação entre desenvolvimento e aprendizagem com base na visão behaviorista e interacionista; Conceitua os elementos do processo ensino-aprendizagem comparando a visão tradicional e atual da escola; Apresenta princípios para a aprendizagem: Valorização da diversidade e heterogeneidade (Princípio 1, pg. 22) ; Desenvolvimento do auto-conceito positivo (Princípio 2 pg. 23 e Princípio 5 pg. 24) ; Promoção de situações de aprendizagem significativas articuladas ao conhecimento prévio (Princípio 3 pg. 23 ) ;

5 Ressalta a importância do processo de motivação para:
Contextualização da aprendizagem estabelecendo a utilidade e finalidade do conhecimento (Princípio 4 pg. 24 e Princípio 6 pg. 24) ; Manutenção dos objetivos com mudança de estratégias (Princípio 7 pg. 24 ) Utilização do “erro” como ferramenta para o planejamento e promoção da auto-avaliação (Princípio 8 pg. 24 ) ; Implantação da avaliação diagnóstica (Princípio 9 pg. 24) ; Participação e reflexão sobre o processo de aprendizagem (Princípio 10 pg. 25 ) Ressalta a importância do processo de motivação para: Provocar o interesse dos alunos pelos temas e atividades da aula; Relacionar a importância dos assuntos abordados com a vida cidadã. Fornece orientações metodológicas ou pistas para a motivação (pg. 30)

6 UNIDADE II - Trabalho pedagógico: aí está o foco!
OBJETIVOS: Identificar os aspectos essenciais para o bom desempenho da escola. Estabelecer as metas a serem contempladas na organização do trabalho pedagógico. Relacionar as condições que favoreçam a construção de conhecimentos. Relacionar o trabalho escolar com o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Destacar os aspectos centrais da legislação que tratam do trabalho pedagógico e de sua organizaçao.

7 Definir o papel do gestor no desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade.
PONTOS IMPORTANTES: Ressalta o lugar do processo de ensino e aprendizagem no Projeto Pedagógico, através: Da mobilização para o trabalho coletivo; Do compartilhamento de idéias e objetivos; Da estruturação da oferta considerando os pressupostos legais em vigor; Da organização do tempo e espaço a partir das orientações dos PCNs; Da ênfase em um currículo significativo diferenciando o currículo formal e o real.

8 UNIDADE III - Prática pedagógica: todo cuidado é pouco!
OBJETIVOS: Identificar formas de organizar o trabalho pedagógico em sala de aula, de modo a atender às necessidades de seus alunos. Lidar com a diversidade de questões que surgem na sala de aula, estabelecendo prioridades, intermediando e resolvendo conflitos, sempre que eles surjam na relação professor-aluno

9 PONTOS IMPORTANTES: Aborda aspectos importantes para a administração da sala de aula, como: Planejamento; Regras de convivência; Organização: tempo, espaço e recursos; Integração professor-aluno; Papel da linguagem; Diversificação nas modalidades de intervenção didática.

10 UNIDADE IV - Avaliação: prática a favor dos alunos ou contra eles?
OBJETIVOS: Identificar o processo de avaliação da aprendizagem como um instrumento de gestão. Apontar os mitos que em sua escola cercam a avaliação e indicar caminhos que ajudem a derrubá-los. Analisar, na LDB, a importância da avaliação em uma escola efetivamente democrática.

11 PONTOS IMPORTANTES: Distingue o papel da avaliação na prática:
Tradicional – passar de ano Atual – obter informação Apresenta duas formas de avaliação: Da escola Serve para: orientar a capacitação em serviço, direcionar ações de reforço e recuperação, e organizar a troca de experiências; Da aprendizagem Serve para: identificar os avanços e dificuldades, verificar a consecução dos objetivos, estruturar conteúdos, métodos e práticas;

12 Suscita a discussão em torno dos mitos da avaliação (pg. 94);
Conceitua a avaliação como um processo continuo, inclusivo e participativo ( pg. 97 a 101); Aponta a necessidade de identificar a natureza do “erro” cometido para que a avaliação possa funcionar como instrumento do planejamento e da aprendizagem (pg. 103 a 105); Referenda o estudo do tema na legislação em vigor.


Carregar ppt "OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google