A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Escola pode resgatar a Cidadania?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Escola pode resgatar a Cidadania?"— Transcrição da apresentação:

1 A Escola pode resgatar a Cidadania?
Reflexões a partir do livro Escola e Cidadania O papel da escola na formação para a democracia Philippe Perrenoud Porto Alegre: Artmed, 2004 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO , CULTURA E SOCIEDADE Profa. Cidinha Amaral

2 Hino à Cidadania mediante a escolarização é uma:
DUPLA HIPOCRISIA DISCURSO OCO FORMA ILUSÓRIA DE SI LIVRAR DO PROBLEMA REAL DO VÍNCULO SOCIAL E DO RESPITO ÁS REGRAS DA VIDA EM COMUNIDADE.

3 A escola somos nós: escola e sociedade : influência recíproca
A escola sozinha não fará a mudança, não resolverá a questão da cidadania.

4 Ensinar algo mais Permitir a cada um construir os conhecimentos e as competências p-ara fazer frente à complexidade do mundo e da sociedade: meios intelectuais para se informar, formar opinião, defender um ponto de vista através da argumentação Utilizar os saberes para desenvolver a razão, o respeito à maneira de ser e à opinião do outro: cultura científica, postura reflexiva,ética da discussão, formação duradoura. Consagrar tempo, meios, competências e inventividade didática em um trabalho intenso sobre os valores.

5 Cuidado! Sociedade e escola dizem uma coisa e fazem outra.
A educação para cidadania deve estar inserida no cerne das disciplinas e ser assumida pelos educadores. Escolarização Básica a serviço de quem? A sociedade é parte do problema e não pode transferir suas responsabilidades para o sistema educacional. Este não pode aceitar um mandato mais ambicioso se não deixar claro seus limite s de atuação.

6 Autonomia e Cidadania Somente atores autônomos podem construir uma cidadania viável. São necessários professores que sejam pessoas confiáveis, mediadores interculturais, coordenadores de uma comunidade educativa, fiadores da lei, organizadores de uma pequena democracia, Condutores culturais, Intelectuais. QUALIDADES QUE DEVEM SEBUSACADAS E DESENVOLVIDAS TAMBÉM NA FORMAÇÃO

7 A escola deve privilegiar a figura do professor como:
Organizador de uma pedagogia construtivista Garantia do sentido dos saberes Criador de situações de aprendizagem Gestor da heterogeneidade Regulador de processos e percursos de formação

8 Competências para a cidadania autônoma
Saber identificar, avaliar e fazer valer seus recursos, seus direitos, seus limites e suas necessidades; Saber,individualmente ou em grupo. Conceber e implementar projetos, desenvolver estratégias; Saber analisar situações. Relações. Campos de força de maneira sistemática; Saber cooperar. Agir em sinergia, participar de um grupo, compartilhar uma liderança; Saber construir e coordenar organizações e sistemas de ação coletiva de tipo democrático;

9 Competências para a cidadania autônoma
Saber gerir e superar conflitos; Saber operar com as regras, utilizá-las, elaborá-las; Saber construir ordens negociadas para além das diferenças culturais. Nenhum direito é adquirido sem luta.

10 Aprende-se a construir sua autonomia exercendo-a.
Cada competência supõe um desenvolvimento global do pensamento crítico e da prática reflexiva exercido sobre os conjunto de saberes e de situações da formação. A escola não pode pretender desenvolver a autonomia, a prática reflexiva e o pensamento crítico proibindo-os no seu interior.

11 Educação para a complexidade e para a solidariedade como fundamento para a Democracia
A elevação do nível de instrução não dispensa uma educação específica para a cidadania;

12 Educação para a cidadania adequada ao nosso mundo
7 saberes necessários para a educação do futuro ( MORIN, 2000) saber identificar as cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão Conhecer os princípios de um conhecimento pertinente Compreender a condição humana Construir para si uma identidade terrena Saber enfrentar as incertezas Ser capaz de compreensão Apropriar-se da ética do gênero humano

13 A educação para a cidadania passa por uma democratização mais ampla e mais eficaz do acesso aos saberes e competências. Compromisso em formar pessoas que saberão diferenciar entre a imigração e a delinqüência, ou entre a corrupção de alguns e a tese de que os políticos são todos podres.

14 Contradições!! Cinismos!! Assumir posição! Fazer escolhas, decidir-se. Exigem que se faça tudo, mas eles mesmos não fazem nada. O que pode fazer uma hora de cidadania, gota de virtude em um mar poluído? Façamos a nossa parte em função de nossa opção Mas e você, o que faz, no cotidiano, em sua esfera de influência, para que as coisas melhorem? Desafio da formação: fazer com que todos sejam capazes de romper com a eterna busca de um bode expiatório responsável por todos os males ou a expectativa do guia ou do salvador que resolverá todos os problemas.

15 Lembre-se sempre: Qual é o seu compromisso, Como profissional da educação, com a Sociedade? Como assumir sua responsabilidade social?

16 Difícil, sim! Impossível, não! Semeie!!!

17 Pensar e Refletir globalmente
Cidadania Planetária Pensar e Refletir globalmente ÉTICA DO GÊNERO HUMANO Agir Localmente


Carregar ppt "A Escola pode resgatar a Cidadania?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google