A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Profª Liriane Soares de Araújo de Camargo Sistema de Informação UAB – UFSCar 2011

2 Introdução Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar?
Olá pessoal, seguindo a mesma metodologia da aula anterior, apresento algumas questões como: Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar? Quais são os atores e como interagem? Quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem disponíveis? Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem? Entender esse modelo permite: uma organização e articulação melhor entre os atores envolvidos; melhor aproveitamento da estrutura de apóio técnico-pedagógico disponível.

3 Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar?
Quais são os atores e como interagem? Quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem disponíveis? Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem?

4 Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar?
Primeiro, precisamos entender que o curso a distância possui estruturas mais complexas do que o presencial, pois há uma distância física (como o próprio nome já diz) mediada por recursos tecnológicos, tendo a docência compartilhada entre diferentes atores com flexibilização do tempo e espaço. Esse modelo permite possibilidade de renovação pedagógica e construção colaborativa do conhecimento e autonomia do aprendiz. A organização diz respeito à: definição de objetivos (lista de intenções); organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); sistematização do tempo e espaço; infraestrutura. A organização do modelo já responde quais são os atores envolvidos, e quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem quando explicamos esses quesitos.

5 Modelo EaD (cont.) definição de objetivos (lista de intenções);
- Aprender de forma autônoma e contínua; Produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos; Empreender formas diversificadas de atuação profissional; Atuar multi/transdisciplinarmente; Comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído com sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida; Gerenciar processos participativos de organização pública e/ou privada e/ou incluir-se neles; Pautar-se na ética e na solidariedade enquanto ser humano, cidadão e profissional; Buscar maturidade, sensibilidade e equilíbrio ao agir profissionalmente. Modelo EaD (cont.) definição de objetivos (lista de intenções); organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); sistematização do tempo e espaço; Infraestrutura. Envolve uma política

6 Modelo EaD (cont.) definição de objetivos (lista de intenções);
organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); sistematização do tempo e espaço; Infraestrutura. Estudante; Professor; Tutor virtual; Tutor presencial; Coordenador e vice-coordenador; Supervisor de tutoria; Administrador; Secretário. Estudar cada papel (pag. 33 a 36)

7 Modelo EaD (cont.) definição de objetivos (lista de intenções);
organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); sistematização do tempo e espaço; Infraestrutura. Atividades Virtuais e Presenciais; Atividades Virtuais Assíncronas; Atividades Virtuais Síncronas. A concepção de EaD da UFSCar implica no entendimento de que o estudante pode estar distante da universidade formadora, mas não do seu polo de apoio presencial.

8 Modelo EaD (cont.) definição de objetivos (lista de intenções);
Polos presenciais (mantidos pelas prefeituras com apoio do MEC): contem coordenador do curso, secretaria, tutores presenciais, técnicos de informática e de laboratório. Polo na UFSCar: estão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Pro Grad) e possui a Secretaria Geral de EaD (SEaD) com 80 profissionais e 5 coordenadorias: Coordenadoria de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Profissional EaD (Codap); Coordenadoria de Processos de Ensino e Aprendizagem (Copea); Coordenadoria de Inovações em tecnologias na Educação (Cite); Coordenadoria de Relações Institucionais (Cori); Coordenadoria de Administração e Planejamento Estratégico (Cape). definição de objetivos (lista de intenções); organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); sistematização do tempo e espaço; Infraestrutura.

9 - Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar?
Quais são os atores e como interagem? Quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem disponíveis? Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem? Resumindo, determinado os objetivos, foram definidos os atores e seus papéis, as atividades a serem realizadas e a infraestrutura necessária para acontecer tudo isso.

10 Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem?
Essa questão envolve os aspectos : Metodológicos, que correspondem às atividades, formas de interação/comunicação, procedimentos de avaliação e a organização de todos esses elementos em uma sequência didática para aprendizagem; Tecnológicos, que envolvem o ambiente virtual e suas funcionalidades e/ou recursos de comunicação e interação;

11 Aspectos metodológicos
Envolve: Unidades de aprendizagem; Acompanhamento e formas de interação; Avaliação da aprendizagem.

12 Cont. Unidades de aprendizagem; Acompanhamento e formas de interação;
Avaliação da aprendizagem. São compostas por um conjunto de atividades (teóricas, avaliativas e suplementares) definidas pelo professor contendo: Tema (subtema se houver); Período; Objetivos; Atividades. Nós, por exemplo, estamos na Unidade 1, Tema Introdução a EaD, Subtema EaD na UFSCar, ...

13 Cont. Unidades de aprendizagem; Acompanhamento e formas de interação;
Avaliação da aprendizagem. Acompanhamento virtual e presencial pelo professor e tutor; - Os tutores virtuais acompanham o desenvolvimento de cada atividade por meio do ambiente virtual; O tutor presencial acompanham os estudantes nas atividades presenciais como orientação de atividades práticas como provas. Antes de publicar uma dúvida, o estudante deve se certificar de que a mesma dúvida não tenha sido previamente respondida e, ao publicada, deve tomar cuidado de expor suas dúvidas de forma clara para que o tutor, professor ou colegas possam contribuir efetivamente.

14 Cont. Unidades de aprendizagem; Acompanhamento e formas de interação;
Avaliação da aprendizagem. Cont. É feita por: - Atividades avaliativas virtuais contínuas, que são propostas a cada unidade como trabalho individual, debates, resolução de exercícios etc, e - Atividades avaliativas presenciais como provas. Para aprovação em uma disciplina, o estudante deve obter nota mínima seis e frequência mínima de 75%. A frequência é calculada de acordo com o plano de avaliação definido no plano de ensino da disciplina.

15 Aspectos Tecnológicos
Está relacionado ao ambiente virtual e suas funcionalidades. Sendo assim, daqui para frente vamos aprender sobre o ambiente, mostrando os tipos de conteúdos que podem ser tratados, o funcionamento do ambiente por meio de manipulação de recursos e ferramentas, sobre as salas virtuais, sobre as informações contidas nas mesmas, etc. Esse conteúdo será abordado na próxima Unidade – na Unidade 2.

16 Obrigada!


Carregar ppt "Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google