A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica"— Transcrição da apresentação:

1 Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
Claudinesia Rocha de Oliveira Técnica da Atenção Básica – 20ª DIRES

2 O que fazemos? Ações de promoção da Saúde (ações educativas) e proteção da saúde (imunização) Planejamento Familiar (acesso à informação, oferta de métodos) Atenção Pré-Natal (captação de gestantes, garantia de nº/qualidade de consultas preconizado, definição de indicação/monitoramento para PNAR, acesso à integralidade) Acompanhamento do Puerpério (visita puerperal) Acompanhamento em crescimento e desenvolvimento (aleitamento exclusivo)

3 Com quem fazemos? Equipes de Saúde da Família
Equipes de Agentes Comunitários de Saúde Equipes de Saúde Bucal NASF

4 Como fazemos? Consulta de Enfermagem Consulta médica
Acompanhamento odontológico Grupos Visitas Domiciliares Matriciamento

5 O que fazemos diante do óbito?
Notificação Investigação Epidemiológica: - Domiciliar - Ambulatorial Adoção de medidas de Contrôle a partir da identificação de fragilidades na atenção básica.

6 Um pouco de utopia Inclusão, na pauta da reunião de equipe, da discussão dos dados obtidos na investigação domiciliar e ambulatorial. Discussão dos dados obtidos na investigação hospitalar entre coordenação da VIEP/Núcleos hospitalares de VIEP e a direção do hospital. Discussão dos dados obtidos em toda a investigação com a equipe de gestão da SMS.

7 É necessário esforço especial e mobilização dos gestores e das equipes de saúde para a identificação do óbito materno, infantil e fetal, qualificação das informações e incorporação da avaliação dos serviços de saúde para melhoria da assistência. .

8 A responsabilização e o compromisso dos serviços de saúde sobre a população de sua área de abrangência e, neste caso, sobre o contôle da morte materna, fetal ou infantil devem fazer parte do cotidiano dos serviços de saúde, com o propósito de se identificar os problemas, as estratégias e medidas de prevenção de óbitos evitáveis, de modo que o País diminua as desigualdades nas taxas de mortalidade e alcance melhores níveis de sobrevivência materna e infantil.


Carregar ppt "Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google