A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
PROGRAMA FUNDAMENTAL - Tomo II Módulo XVI – Lei da Justiça, Amor e Caridade Roteiro 2: Caridade e amor ao próximo.

2 Questão 625, L.E. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo? JESUS. Comentário: Para o homem, Jesus representa o tipo de perfeição moral a que a humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura de sua lei, porque, sendo Jesus o ser mais puro que já apareceu na Terra, o Espírito Divino o animava.

3 Evangelho: Diretrizes morais para o aperfeiçoamento da humanidade.
Assim... Paradigma JESUS Evangelho: Diretrizes morais para o aperfeiçoamento da humanidade.

4 Questão 886, L.E. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, tal como Jesus a entendia?
Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros e perdão das ofensas.

5 Comentário: O amor e a caridade são complemento da Lei de Justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejaríamos que nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.

6 A caridade, segundo Jesus, não restringe à esmola; abrange todas as relações com os nossos semelhantes, sejam: 1) Superiores;

7 2) Iguais;

8 3) Inferiores.

9 A caridade nos prescreve a indulgência, porque nós mesmos precisamos de indulgência; ela nos proíbe humilhar os desafortunados, ao contrário do que comumente fazemos. Quanto mais lastimável for a posição que um ser ocupa, maior deve ser o cuidado em não lhe aumentarmos o infortúnio pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.

10 A essência da caridade: Benevolência
Perdão Indulgência HARMONIA ENTRE OS HOMENS

11 X. Lei de Justiça, Amor e Caridade?
Questão 648, L.E. Que pensais da divisão da Lei Natural (ou Divina) em dez partes, compreendendo: I. Lei de Adoração; II. Lei do Trabalho; III. Lei de Reprodução; V. Lei de Conservação; V. Lei de Destruição; VI. Lei de Sociedade; VII. Lei de Progresso; VIII. Lei de Igualdade; IX. Lei de Liberdade; e X. Lei de Justiça, Amor e Caridade?

12 Essa divisão da lei de Deus em dez partes é a de Moisés, e pode abranger todas as circunstâncias da vida, o que é essencial. A última lei é a mais importante; é por meio dela que o homem pode adiantar-se mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras.

13 LEI DE MOISÉS LEI DIVINA OS 10 MANDAMENTOS: 1º) Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo; 2º) Não falar o nome de Deus em vão; 3º) Lembrar de santificar o dia de sábado; 4º) Honrar pai e mãe; 5º) Não matar; 6º) Não cometer adultério; 7º) Não roubar; 8º) Não prestar falso testemunho contra o próximo; 9º) Não desejar a mulher do próximo; 10º) Não desejar qualquer coisa que pertença ao próximo. LEIS: I. Adoração II. Trabalho; III. Reprodução; IV. Conservação; V. Destruição; VI. Sociedade; VII. Progresso; VIII. Igualdade; IX. Liberdade; X. Justiça, Amor e Caridade.

14 Lei de Justiça, Amor e Caridade
1º) Amar a Deus Lei de Justiça, Amor e Caridade 2º) Não falar o nome de Deus em Vão. Lei de Adoração 3º) Santificar o dia de sábado Lei de Trabalho 4º) Honrar pai e mãe. Lei de Sociedade 5º) Não matar. Lei de Destruição 6º) Não cometer adultério. Lei de Reprodução 7º) Não roubar. Lei de Igualdade 8º) Não prestar falso testemunho. Lei de Liberdade 9º) Não desejar a mulher do próximo Lei de Conservação 10º) Não desejar qq coisa do próximo. Lei de Progresso

15 X. Justiça, Amor e Caridade. LEI NATURAL LEI DE MOISÉS
1º) Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo; 2º) Não falar o nome de Deus em vão; 3º) Lembrar de santificar o dia de sábado; 4º) Honrar pai e mãe; 5º) Não matar; 6º) Não cometer adultério; 7º) Não roubar; 8º) Não prestar falso testemunho contra o próximo; 9º) Não desejar a mulher do próximo; 10º) Não desejar qualquer coisa que pertença ao próximo. X. Justiça, Amor e Caridade.

16 Justiça, Amor e caridade.
LEIS LEI NATURAL I. Adoração; II. Trabalho; III. Reprodução; IV. Conservação; V. Destruição; VI. Sociedade; VII. Progresso; VIII. Igualdade; IX. Liberdade; X. Justiça, Amor e caridade.

17 Já o dissemos inúmeras vezes: O Egoísmo.
Q. 913, L.E. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar o radical? Já o dissemos inúmeras vezes: O Egoísmo.

18 Dele deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que luteis contra eles, não conseguireis extirpá-los enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa. Que todos os vossos esforços tendam, pois, para esse fim, porque aí está a verdadeira chaga da sociedade. Quem quiser aproximar-se da perfeição moral, já nesta vida, deve extirpar do seu coração todo sentimento de egoísmo, pois o egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade; ele neutraliza todas as outras qualidades.

19 Espiritismo LEI DE JUSTIÇA AMOR CARIDADE Reflete FRATERNIDADE
Devotamento, Abnegação, Tolerância, Benevolência, Indulgência LEI DE JUSTIÇA

20 RESUMO... Expressão mais completa da Caridade:
“Amar o próximo como a si mesmo.”

21 “Fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem.”

22 CARIDADE Caridade é a mão terna e compassiva Que ampara os bons e os maus ama e perdoa, Misericórdia, a qual para ser boa, De bens paradisíacos se priva. Mão radiosa, que traz a verde oliva Da Paz, que acaricia e que abençoa, Voz da eterna verdade que ressoa Por toda a parte, promissora e ativa. A caridade é o símbolo da chave Que abre as portas do céu claro e suave, Das consciências libertas da impureza; É a vibração do espírito divino, Em seu labor fecundo e peregrino, Manifestando as glórias da Beleza! (Cruz e Souza, 1982)


Carregar ppt "Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google