A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Óptica Óptica Óptica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Óptica Óptica Óptica."— Transcrição da apresentação:

1 Óptica Óptica Óptica

2 Luz: Energia radiante sob forma de ondas eletromagnéticas, que também pode ser caracterizada como fótons. Ela se propaga no vácuo com uma velocidade representada por c. c = 3 x 108 m/s λ> f>

3 Veja o que Isaac Newton descobriu por acaso:
Luz Branca→Mistura de todas as cores de luz

4 Visão

5 Persistência Retiniana
Retina Cones → definem a cor Menos numerosos => menos sensíveis Bastonetes → definem a forma Mais numerosos => mais sensíveis Persistência Retiniana Tempo que uma imagem perdura na retina humana. É de aproximadamente 0,1 s.

6 Conceitos Básicos

7

8

9

10 1o) Princípio da Propagação Retilínea
Em meios transparentes, isotrópicos e homogêneos a luz se propaga em linha reta. 2o) Princípio da Independência dos Raios de Luz Um raio luminoso não interfere na trajetória de outro (devido a natureza ondulatória da luz). 3o) Princípio da Reversibilidade dos Raios de Luz O caminho de ida é igual ao caminho de volta. Por isto, se uma pessoa vê os olhos de outra através de um espelho, esta também a verá refletida.

11 Há inúmeras situações onde a propagação da luz não é retilínea
***Há inúmeras situações onde a propagação da luz não é retilínea. Na atmosfera terrestre temos um exemplo.

12 Funciona com base na propagação retilínea.

13 Fotos feitas com câmaras de orifício (pin hole), que nada mais são que latas com um pequeno furo.

14 puntual puntual

15 Exemplo: Em uma torre de controle aéreo, um obser-vador na posição O mira de um ângulo de 30o um avião em P, situado a uma altura H da linha horizontal OC, de comprimento L, conforme indica a figura (I). Aproximando-se de 4000 metros em relação à torre, o observador passa a mirar o avião de um ângulo de 60o, conforme indica a figura (II). O valor de L, em metros, vale: A m; B m; C m; D m.

16 (sombra) (penumbra)

17

18 ECLIPSE SOLAR TOTAL Aconteceu em 01/08/2008, entre 6h21min e 8h21min (horário de Brasília) um eclipse solar que, infelizmente, não foi possível observar daqui do Brasil. Ele foi total somente no nordeste do Canadá, na Groenlândia, na Rússia, na Mongólia, e no norte da China.

19 Fases da Lua Quarto Crescente Quarto Minguante

20

21

22

23 Teoria de Cores: Cor por Subtração
***Já o branco assim o parece porque reflete todas as cores.

24

25

26

27 Exemplo: Num cômodo escuro, uma bandeira do Brasil é iluminada por uma luz monocromática amarela. O retângulo, o losango, o círculo e a faixa central da bandeira apresentariam, respectivamente, as cores:  a) verde, amarela, azul, branca  b) preta, amarela, preta, branca.  c) preta, amarela, preta, amarela.  d) verde, amarela, verde, amarela.  e) amarela, amarela, amarela, amarela.

28 Cores primárias e Secundárias: Luzes
Teoria de Cores: Cor por Adição Luz azul luz vermelha =luz magenta Luz verde luz azul =luz ciano Luz verde luz vermelha =luz amarela

29 RGB

30 Azul do Céu A presença maciça de nitrogênio na atmosfera é a responsável pelo azul do céu. Este gás espalha a luz azul presente no espectro solar, de modo que, para qualquer lado que olharmos veremos luz azul.

31 Já o céu do início ou do final do dia fica alaranjado, pois a luz do Sol perdeu muito azul, adquirindo a cor oposta a esta. Isto porque nesses horários a luz percorre maior distância para chegar até nós.

32

33 Ponto Objeto ou Ponto Imagem?
Quem Cruza? Raios que vão para sistema: Ponto objeto Raios que vem do sistema: Ponto imagem Próprios raios: real Prolongamentos: virtual Quem Cruza? Não Cruzam Impróprio(a), no infinito


Carregar ppt "Óptica Óptica Óptica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google