A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS"— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Vitória, 20 a 23 de Novembro de 2006

2 Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis

3 Conteúdo Programático
1ª Sessão – Do planejamento estratégico ao projeto. Conceitos e características dos projetos. Ciclo de vida. Ordenação das atividades de um projeto. 2ª Sessão – Concepção do projeto através da Metodologia de Delineamento e Resolução de Problemas Organizacionais – MDPO - e da Ferramenta 5W2H. 3ª Sessão – Áreas do conhecimento do Gerenciamento de Projetos. Metodologia de Elaboração e Avaliação de Projetos. Modelos. 4ª Sessão – Características do Gerente de Projetos enquanto líder de processos de mudança. Montar equipes de projetos. Práticas de Gerência de Projetos.

4 PLANEJAMENTO Operacional Tático Estratégico Operacional Tático

5 A implementação da estratégia exige um planejamento que é dividido em três níveis:
Planejamento estratégico (Nível institucional) Planejamento tático (Nível intermediário) Planejamento operacional (Nível operacional)

6 Planejamento estratégico (Nível institucional)
Elaborado pelos gestores de topo da organização. É genérico e sintético. Longo prazo. É voltado para as relações entre a organização e o seu ambiente É macro orientado, aborda a organização como uma totalidade.

7 Planejamento tático (Nível intermediário)
Elaborado pelos gestores intermediários. É menos genérico e mais detalhado. Médio prazo. Traduz e interpreta as decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental. Aborda cada unidade da empresa e cada conjunto de recursos separadamente.

8 Planejamento operacional (Nível operacional)
Procura estabelecer procedimentos, programas e regulamentos para se atingirem os objetivos estabelecidos anteriormente. É detalhado e analítico. Curto prazo. É microorientado, aborda cada tarefa ou operação isoladamente.

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis

10 PLANEJAR PARA MUDAR

11 UM TESTE TÃO AMARGO QUANTO REALISTA
(Verificar o seu grau de adaptabilidade a mudanças) Fonte: Michael Hammer Você atribui seus insucessos aos outros? A frase “isso não é justo” faz parte do seu vocabulário? Você espera que os outros lhe digam o que fazer? Você ainda se baseia muito naquilo que aprendeu no colégio? Continua

12 Você acha que seu talento e seus serviços não são reconhecidos?
Você acha que o seu desempenho no ano passado deve influenciar na avaliação do seu trabalho nesse ano? Você acha que seu talento e seus serviços não são reconhecidos? Aquilo que você conseguiu foi resultado exclusivo do seu esforço? É ruim quebrar a rotina? Depois de ter trabalhado tanto, você adquiriu uma certa sensação de segurança? Você controla a hora de sair do serviço? BASTA UM “SIM” A QUALQUER UMA DESSAS PERGUNTAS PARA DESQUALIFICAR O INTERESSADO.

13 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO Não tenha medo de repensar seu negócio. Seus concorrentes já o estão fazendo. Kent Nelson Executivo da UPS

14 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO PLANEJAR x IMPROVISAR Planejar: Criar um esquema para fazer algo Improvisar: Agir ao acaso Dois lados de uma mesma moeda

15 O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

16 “Uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos”.

17 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
A ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA ABERTO Pressões externas AMBIENTE EXTERNO ORGANIZAÇÃO Pressões internas

18 O que é Missão? Missão é a finalidade da existência de uma organização. O que faz uma instituição, porque faz e a quem se destinam seus produtos e serviços.

19 O que é Visão? Visão é o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço.

20 A FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Missão A FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Visão Para onde queremos ir? O que temos na empresa? Objetivos Organizacionais O que há no ambiente? Análise ambiental Análise Organizacional Quais as oportunidades que existem no ambiente Quais as forças e fraquezas que temos na organização? PROJETOS Estratégia Organizacional


Carregar ppt "ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google