A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Windows 2003 Server MS-AD Agenor Gomes Eduardo Azevedo Ilídio Vilaça

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Windows 2003 Server MS-AD Agenor Gomes Eduardo Azevedo Ilídio Vilaça"— Transcrição da apresentação:

1 Windows 2003 Server MS-AD Agenor Gomes Eduardo Azevedo Ilídio Vilaça
Valdir Gonçalves

2 O que é um serviço de Diretório?
Um Serviço de Diretório é um serviço de rede, o qual identifica todos os recursos disponíveis em uma rede, mantendo informações sobre estes dispositivos (contas de usuários, grupos, computadores, recursos, políticas de segurança etc.) em um banco de dados e torna estes recursos disponíveis para usuários e aplicações.

3 Active Directory Surgiu da necessidade de se ter um único diretório e utilizar uma única senha para: Acessar o sistema principal da empresa; Logar na Rede; Acessar os recursos disponíveis na rede, entre outros;

4 Benefícios Alguns Exemplos Logon Único Conta de Usuário Única
Gerenciamento Centralizado Escalonabilidade

5 Recursos de um Domínio Baseado no AD

6 Benefícios Além de armazenar vários objetos em seu banco de dados, o AD disponibiliza vários serviços, como: Autenticação dos usuários,; Replicação do seu banco de dados; Pesquisa dos objetos disponíveis na rede; Administração centralizada da segurança utilizando GPO. Administração de todos os recursos disponiveis na rede de forma centralizada.

7 Terminologia Floresta Domínios Árvores Sites Objetos GPO
Controladores de Domínio Schema Replicação

8 Florestas Compreende domínios com um mesmo schema e Catálogo Global
Relações de confiança transitivas de duas vias entre as raízes das árvores na floresta Espaço de nomes heterogêneo

9

10 Domínio Um Domínio é simplesmente um agrupamento lógico de contas e recursos, os quais compartilham políticas de segurança. Esse recursos podem ser: Nomeados, descritos, localizados, acessados, gerenciados e protegidos à partir de consoles de gerência do AD. Podemos concluir que tais recursos estão sob o DOMÍNIO do serviço de diretório

11 Domínio Todos os Objetos de uma rede (contas de usuários, grupos, impressoras, políticas de segurança, etc.) fazem parte de um único domínio. Cada domínio somente armazena informações sobre os objetos do próprio domínio. . Cada domínio possui suas próprias políticas de segurança.

12 Árvores Uma árvore nada mais é do que um agrupamento ou arranjo hierárquico de um ou mais domínios do Windows Server 2003, os quais ”compartilham um espaço de nome”.

13 Árvores Administração descentralizada; Otimização de desempenho;
Controle de replicação; Diferentes configurações e políticas de segurança para cada domínio; Grande número de objetos na base de dados do diretório Relações entre domínios de uma mesma árvore são implícitas ao parentesco entre os domínios. Espaço de nome comum; Relações de confiança transitivas de duas vias

14 Sites Uma localidade física do domínio caracterizada por uma subrede IP e um link de conexão com o restante do Domínio. Permite a localização de recursos próximos Permite configurar quando deve ocorrer a replicação

15 Unidades Organizacionais - OU
Uma Unidade Organizacional é uma divisão que pode ser utilizada para organizar os Objetos de um determinado domínio em um agrupamento lógico para efeitos de administração.

16 Unidades Organizacionais - OU
Container de Objetos do Active Directory Permitem a representação lógica da infra-estrutura administrada.

17 Objeto de Política de Grupo - GPO
Administração baseada em políticas Permite a aplicação de políticas em larga escala: – Controle do ambiente do usuário – Assinala scripts para serem executados no logon, logoff, inicialização e desligamento – Redirecionamento de pastas – Distribuição de aplicações

18 Controladores de Dominio
Todo servidor que possua instalado o serviço de diretório em um domínio é um Controlador de Domínio – DC. Todo Controlador de Domínio pode modificar a base de dados do serviço de diretório. Modificações realizadas em um DC são replicadas para os demais DCs do domínio.

19 Schema Base de dados utilizada para definir objetos e seus atributos.
O schema determina o que pode ser criado no Active Directory e que dados podem ser utilizados para configurar esses objetos.

20 Replicação Copia alterações no diretório para outros DCs.
Realizada aos pares. Ocorre de forma automática – Intra-site Topologia de replicação: anel bidirecional Replicação em intervalos regulares mediante notificação de alteração Sem compressão DC alterado espera 15s para enviar notificação (+3s caso haja outro DC diretamente conectado) – Inter-site Compressão Agendamento da replicação

21 Benefícios Logon único : com esse recurso, o usuário necessita fazer apenas um logon para acessar os recursos em diversos servidores da rede, inclusive e banco de dados.

22 Benefícios Conta de usuário única : os usuários possuem apenas um nome de usuário para acessar os recursos da rede. As contas de usuários ficam armazenadas no banco de dados do AD.

23 Benefícios Gerenciamento centralizado : com os domínios baseados no AD, temos uma administração centralizada. Todas as informações sobre contas de usuários, grupos e recursos da rede, podem ser administradas a partir de um único local no domínio.

24 Benefícios Escalonabilidade : os domínios podem crescer a qualquer momento, sem limite de tamanho. A forma de administração é a mesma para uma rede pequena ou grande.


Carregar ppt "Windows 2003 Server MS-AD Agenor Gomes Eduardo Azevedo Ilídio Vilaça"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google