A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boas práticas para o consumo sustentável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boas práticas para o consumo sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Boas práticas para o consumo sustentável
Comissão da Coleta Seletiva Solidária Brasília, 22 de março de 2010.

2 Hoje vamos falar sobre... A missão da Codevasf e a nossa tarefa como cidadãos; O que é sustentabilidade e o que o consumo tem a ver com isso; Os padrões atuais de consumo; E o que podemos fazer para ter uma vida mais sustentável – e economizar dinheiro com isso. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

3 A missão da Codevasf Promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

4 Nossa tarefa, como cidadãos
Hoje, a humanidade já consome 30% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se mantivermos os padrões atuais de consumo e produção, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

5 Sustentabilidade A construção da sustentabilidade não depende apenas da maneira como utilizamos os recursos naturais para produzir os bens e serviços da vida moderna. Depende também da maneira como os consumimos. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", produzido pelo MMA e pelo IDEC.

6 Consumo Segundo o Instituo Akatu, consumir implica em um processo de seis etapas que, normalmente, realizamos de modo automático e, mais ainda, muitas vezes impulsivo. O mais comum é as pessoas associarem consumo a compras, o que está correto, mas incompleto. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

7 Etapas do processo de consumo
A compra é apenas uma etapa do consumo. Antes dela, temos que decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Depois de refletir a respeito desses pontos é que partimos para a compra. E após a compra, existe o uso e o descarte do que foi adquirido. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

8 Nosso consumo inclui... A água que usamos de manhã para escovar os dentes; O combustível no carro ou no ônibus que nos traz para o trabalho; A eletricidade que move o elevador e liga computadores e impressoras; O copo descartável no qual bebemos água; O papel e os cartuchos que usamos para imprimir relatórios e os grampos que mantém as folhas juntas etc. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

9 Consumo sustentável Consumo Sustentável quer dizer saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Ou seja, vale aquele velho jargão popular: saber usar para nunca faltar. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

10 Usar a consciência E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena reflexão sobre como agimos, deixando de consumir de forma automática e impulsiva. Além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, acabaremos economizando dinheiro no final do mês. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

11 Consumo nosso de cada dia: água
Uma pessoa consome, em média cerca de 250 litros de água por dia. Isso sem contar a água utilizada para produzir os alimentos e produtos que consumimos. Já a Codevasf gasta R$ 12 mil por mês com a conta de água do edifício sede. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

12 Consumo nosso de cada dia: eletricidade
O consumo de energia elétrica aumenta a cada ano no Brasil. O consumo residencial e comercial representam cerca de 42% do consumo total. Uma grande parte desse aumento é decorrente do desperdício de energia. A Codevasf, por exemplo, gasta cerca de R$ 50 mil por mês com a conta de energia elétrica do edifício sede. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

13 Consumo nosso de cada dia: lixo
Na maioria das cidades brasileiras o lixo é despejado em terrenos baldios ou nos “famosos” e inadequados lixões. Sabe aquele copo descartável que você usa para tomar água e café aqui na sede da Codevasf? Jogamos fora mais de 550 mil por ano. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

14 O que fazer? Use os 3 “R”: Reduzir Reutilizar Reciclar
Reduzir o consumo e evitar o desperdício são nossa primeira tarefa. Reutilizar É possível reaproveitar grande parte dos materiais e alimentos hoje descartados. Reciclar Separe o lixo para que possa ser reciclado. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

15 Reduzir Antes de comprar, pergunte-se se precisa mesmo de um determinado produto. Se concluir que precisa do produto (ou quer muito comprá-lo), analisar a embalagem: Há um produto semelhante que use menos matéria-prima na embalagem? Ou cuja matéria-prima seja biodegradável? Ou reciclável? Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

16 Reutilizar Não desperdice. Se é de comer, incremente e reaproveite.
Se quebrou, veja se tem conserto. Se não tiver, pense se você não pode viver sem um novo. E não compre um novo só porque é mais bonito se o seu antigo estiver funcionando bem. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

17 Reciclar Separe seu lixo para que a coleta seletiva da cidade possa aproveitá-lo. Procure se informar sobre as iniciativas de sua Prefeitura/Comunidade com relação ao lixo reciclável. Todos somos responsáveis pelo destino do lixo que geramos. Cobrar iniciativas e novos projetos de vereadores e prefeitos faz parte do nosso papel de consumidor. Algumas instituições (igrejas e associações comunitárias) recebem material reciclável e com a venda arrecadam algum dinheiro que é destinado para obras sociais. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

18 E na Codevasf? Todo desperdício de água, luz ou qualquer material na Codevasf é desperdício do seu dinheiro e de milhões de outros brasileiros. Reflita antes de consumir também aqui na Codevasf. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

19 Pratique o seguinte: Use o copo de vidro que lhe foi fornecido.
Antes de imprimir um documento, revise bem e pense se precisa mesmo de uma cópia impressa. Reutilize papel para fazer blocos de anotação. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

20 E também isso: Antes de sair para o almoço, coloque seu computador para hibernar e desligue o monitor. No final do expediente, lembre-se de desligar computadores e impressoras. Apague as luzes da sua sala ao sair para o almoço e ao final do expediente. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

21 E um pouco disto: Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou lava seu copo. Se o sabonete é líquido, não precisa molhar as mãos antes de usar. Só para enxaguar.  Não exagere ao dar a descarga no banheiro.  Informe à AA/GSA de todo vazamento de água que encontrar da Codevasf. Após utilizar, assegure-se de ter fechado bem a torneira. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

22 Pratique e divulgue Essas dicas de boas práticas para o consumo sustentável foram preparadas com o intuito de alterar os nossos velhos hábitos. Faça uso delas no seu cotidiano. Divulgue-as. Você estará dando a sua contribuição para uma melhor qualidade de vida e sobrevivência da nossa espécie no planeta. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.

23 Obrigado! Este material é uma boa fonte de informação:
“Guia de boas práticas para o consumo sustentável” Produzido pelo MMA e IDEC. Disponível no site da Holcim. “Consumo sustentável: o que e como fazer?” Artigo no blog “Faça a sua parte”. “O que é consumo consciente” Artigo no site do Instituto Akatu. Baseada na publicação "Guia de boas práticas para o consumo sustentável", do MMA e IDEC.


Carregar ppt "Boas práticas para o consumo sustentável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google