A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capacidade de suporte (k)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capacidade de suporte (k)"— Transcrição da apresentação:

1 Capacidade de suporte (k)
Dartamento de Ecologia Instituto de Ciências Biológicas 2º Semestre 2007 Vânio Tonussi Lopes Pinto

2 Definições: Limite máximo de indivíduos que um ambiente (ou recurso) pode sustentar ao longo de um tempo; Uma medida, da quantidade de recurso renovável no ambiente, em função do número de organismos, que esse recurso pode sustentar, sem comprometer gerações futuras.

3 Sofre variações (não é nº fixo e sim uma faixa que oscila):
É um retrato no tempo Sofre variações (não é nº fixo e sim uma faixa que oscila): Pode aumentar Ex: tecnologia Diminuir Ex: uso não sustentável, destroem fonte.

4 O K para humanos pode ser:
Kb (biológico): as necessidades para manutenção da espécie Ex Beber água Ks (social): as aspirações e o estilo de vida Ex celular Por uma questão de sobrevivências, o homem altera: a) Kb, tecnologia e do modelo econômico Ex transgênicos; b) Ks, mudando hábitos e aspirações.

5 Gráficos: A tendência de uma população inicial é crescer em exponencial, porém, quando fatores externos começam a influenciar (competição intra-especifica), a taxa de nascimento decai e mortes eleva-se. crescimento exponencial( sem pressões)- teórico matemático; sigmóide-teórico matemático (em alguns casos podem acontecer na natureza); O que realmente se vê muito, são gráficos como o em forma de sino.

6

7 Quantas pessoas a área da cidade de São Paulo pode suportar? K

8 Pegada Ecológica Área necessária para suprir as necessidades de uma população e assimilar seus desperdícios

9 Qual a área necessária para suportar a população de São Paulo? PE

10 Cálculo estima-se o consumo médio anual individual de determinados itens; estima-se a área per capita, para produção destes itens e para a absorção dos resíduos liberados, pela produção e pelo consumo; divide-se cada área pelo tamanho da população; soma-se estas áreas obtendo-se a PE (ha/cap).

11 Normalmente usada em escala de países.

12 PE mundial Pegada Ecológica média 2,85 há
Área biologicamente produtiva do Planeta 12,6 bilhões de há Área necessária p/ 6 bilhões de pessoas 17,1 bilhões de há Número de Planetas necessários para suprir a demanda de 6 bilhões de pessoas 1,35

13 DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
é o desenvolvimento que garante as necessidades e as aspirações do presente sem comprometer a habilidade de as futuras gerações, terem suas necessidades e aspirações atendidas. Comissão Brundtland (CMMAD, 1988). Esse conceito é uma tentativa de integrar dois grandes mitos da civilização ocidental: o mito do progresso contínuo, infinito e o mito da vida em harmonia com a vida selvagem(sustentável)

14 Problemas: qual a população no futuro?
quais as necessidades desta população? a cada vez que amplia o conhecimento, a ordem de prioridades de conservação modifica-se.

15

16

17 Soluções gerais Usar todos os recursos racionalmente (incluindo os resíduos); Conservar o que ainda está em bom estado; Restaurar o que está danificado

18 Problemas práticos:

19 Qual é a capacidade máxima de peixes que eu posso pescar sem afetar o tamanho da população?
Tecnologia(Radar e pico)

20 Problema da pesca com cota fixa
1. O ambiente é dinâmico (ex.: El Niño – Valor de k muda); 2. É muito difícil estimar a taxa de recrutamento (nascimento-morte) Máximo; 3. Trata a população como sendo um conjunto de indivíduos similares. Fig: Variação da população de peixes entre 55 e 87, milhões de toneladas.

21 Potencial dos ecossistemas amazônicos
Para se avaliar o potencial dos ecossistemas amazônicos é necessário, antes de mais nada, definir para qual finalidade o ecossistema tem potencial e para quem os frutos este potencial estão destinados. Sustentavelmente, tem papel de manter padrão de vida digno para habitantes locais, mantendo funções ambientais da floresta

22 Potencial para sustentar uma população humana,
Tipos de potencial de interesse para o planejamento de um desenvolvimento sustentado podem ser divididos em três categorias: Potencial para sustentar uma população humana, potencial para gerar um retorno financeiro potencial para suprir serviços ambientais(manter os ciclos biológicos) .

23 USOS DOS ECOSSISTEMAS

24 Capacidade de Suporte Humano
A sustentação de uma população humana somente pode ocorrer dentro dos limites de K humano. Determinada com um gradiente de fracasso dos colonos(índices de queda abaixo dos níveis mínimos de valor nutricional e dinheiro). A capacidade de suporte equivale à densidade populacional na qual este gradiente excede a probabilidade de fracasso máxima aceitável, fracasso este definido culturalmente

25 Colonização Agrícola Os projetos de colonização, da década de 70, tinham 42%, dos seus solos, classificados pelo mapeamento da Embrapa, como sendo “bons para agricultura com insumos baixos ou médios”; nos projetos “novos” (da década de 80), este percentual caiu para 15%; e nos projetos planejados, não ultrapassa insignificantes 0,13. Isso significa, que as áreas remanescentes, terão cada vez menos potencial agrícola que as usadas.

26 O Estudo da FAO/UNFPA/IIASA
Um esforço importante para se estimar a capacidade de suporte dos países em desenvolvimento foi levado a cabo em 1982 pela Organização de Alimentação e Agricultura da Organização das Nações Unidas (FAO), em colaboração com o Fundo para Atividades Populacionais da ONU (UNFPA) e com o Instituto Internacional para Análise Aplicada de Sistemas (IIASA). Toda Amazônia como sendo capaz de sustentar de 5 a 10 pessoas/ha com insumos altos, podendo sustentar 7,1 bilhões de pessoas. Não levou em consideração a falta de fosfato. Seriam necessários um gasto Energética com transporte desse adubo absurdo e com a extensão amazônica esgotariam rapidamente as reservas mundiais de fosfato.

27 Pecuária K em pastagens diminue.
Dados, obtidos em estudos, indicam que uma pastagem com o passar dos anos produz menor quantidade de matéria seca, devido esgotamento fósforo disponível no solo e erosão, invalidando o pressuposto básico da classificação, quanto ao potencial agrícola das terras amazônicas ,feita pelo Projeto RadamBrasil, que serve como base para a maior parte do planejamento na região amazônica, defende, que o uso de pastagens em locais acidentados, protegem solo contra erosão. “considera-se que as terras com forte susceptibilidade à erosão e que não tenham condições para o emprego de uma maquinaria agrícola, comum à agricultura do país, seriam próprias para as pastagens” (Ministério das Minas e Energia, 1978).

28 Conclusão São muitos fatores que dificultam a conclusão sobre capacidade suporte(como contexto da mudança constante), mais precisa, e os estudos ainda estão em fase inicial; O que ainda se observa, são regras pouco eficientes e aplicadas, mesmo quando há métodos melhores, a respeito do que é realmente sustentável. Pro fim, devemos analisar, ate quando a ciência vai poder melhorar k e o quanto devemos depender dos métodos tecnológicos.

29 Referências bibliográficas
eco.ib.usp.br/lepac/bie314/aula01e02.pdf eco.ib.usp.br/lepac/bie314/aula1_conceitos_2007.pdf fundamentos em ecologia-Begon 2ª Ed Fearnsid,e Philip M; Migração, Colonização e Meio Ambiente: O Potencial dos Ecossistemas Amazônicos


Carregar ppt "Capacidade de suporte (k)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google