A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE: A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA SOCIEDADE ESPÍRITA Sociedade Beneficente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE: A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA SOCIEDADE ESPÍRITA Sociedade Beneficente."— Transcrição da apresentação:

1 ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE: A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA SOCIEDADE ESPÍRITA
Sociedade Beneficente Espírita BEZERRA DE MENEZES

2 Sociedade Beneficente Espírita BEZERRA DE MENEZES
Localizada na Av. Nova York, 686 – Zona Norte/POA 05 Departamentos – 31 setores Em 2008: Total de sócios ativos – pessoas Voluntários – aproximadamente Grupos de Estudo: participantes Público de palestras: participantes Assistência social: 25 instituições assistidas Livraria: obras vendidas Videobiblioteca: empréstimos Atendimentos em geral: assistidos

3 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Diretor Presidente Vice-Diretor-Presidente Departamento Educação Espírita Departamento Cultural Departamento Administrativo Departamento Espiritual Departamento de Atendimentos

4 Conselho Deliberativo
Assembléia Geral Conselho Deliberativo Conselho Fiscal Conselho de Administração

5 Equipe: SBEBM - Andréa Scorza, Annelise Steigleder, Bruno Volkind, Cibele Arend, Cláudia Viezzer, Eni Vinõlo, Gustavo Arend , Lisete Bertoldo, John Félix, Marta Neves, Matheus Rosa, Narla Nunes e Ronaldo Weisheimer Colaboradores externos: Arlinda Cézar – Instituto Venturi para Estudos Ambientais e Tânia Pires - Greenpeace

6 “A natureza não pode ser responsável pelos defeitos da organização social, nem pelas conseqüências da ambição e do amor-próprio.” Livro dos Espíritos, cap. V, q.707

7 Qual a relação entre os centros espíritas e a ecologia?

8 Objetivos  Comprometer com o atendimento da legislação ambiental vigente; manter a política ambiental através da implementação do sistema de gestão ambiental; melhorar continuamente os processos, produtos e serviços; estabelecer e revisar os objetivos e metas ambientais, os quais serão  documentados, implementados,  mantidos e comunicados ao conjunto dos funcionários, trabalhadores e freqüentadores; buscar a melhoria contínua da gestão e do desempenho ambiental  de todos seus freqüentadores, trabalhadores voluntários, fornecedores e instituições assistidas; assegurar  a sustentabilidade  de projetos, empreendimentos e produtos ao longo do seu ciclo de vida, considerando os impactos e benefícios nas dimensões econômica, ambiental e social.

9 Atendimento e Educação
Gerencia Geral Modelos a serem seguidos Responsabilidade Orientações positivas para mudança Consciência de questões ambientais Ecologia Corporativa Ecologia no ambiente de trabalho Gerenciamento de resíduos Construção e manutenção Transporte Equilíbrio ecológico Comunicação Interna e externa Meios de comunicação Relatórios ambientais Sistema de Gerenciamento Ambiental Política ambiental Controle ecológico Organização ambiental Potencial introdução à ISO 14001 Assistência Social  Incentivar cuidado ambiental Disponibilizar atividades de sensibilização/conscientização Colaborar na relação entre administração e ecologia. Atendimento e Educação Exemplificar o cuidado a nossa volta, dentro e fora da Sociedade Integrar o olhar de preservação em todos os cursos Acompanhar e analisar a relação sensibilização/conscientização no dia-a-dia (indicadores)

10 Política Ambiental da SBEBM
A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes promove o desenvolvimento integral do ser, através de atendimentos, estudo espiritual e assistência social, incentivando visão, valores e hábitos nos planos individual e coletivo. Com isso, reforça o compromisso com a comunidade, adotando boas práticas de preservação da vida no ambiente natural, favorecendo a sensibilização e a convivência solidária sustentável.

11 Equipe Gestão Ambiental SBEBM I Encontro da Equipe jan/2009

12

13 Período Ação Abrangência Maio/08 Auditoria de resíduos gerados pelo Instituto Venturi para Estudos Ambientais. Acompanhamento da Administração da SBEBM Espaço permanente no Informativo Mensageiro para sensibilização e divulgação de ações e resultados 5000 exemplares Jan/09 Início dos encontros mensais da equipe de trabalho ampliada Representação dos departamentos, CA e CD. Início do tema ambiental no CIEDE – Ciclo Introdutório de Estudos da Doutrina Espírita, através do módulo Jesus, reforma íntima e cuidado ambiental 03 edições por semestre, com aproximadamente 300 pessoas a cada edição. Departamento de Atendimentos orienta para uso racional de luminárias. Envolvendo voluntários e assistidos do Atendimento Especializado, Apoio Espiritual a Pessoas em Situação de Difícil Aceitação e Fluidoterapia

14 Período Ação Abrangência Mar/09 Início de estudos e trabalhos de eficiência energética Troca de luminárias, lâmpadas e adequação do sistema de iluminação. Adesão a Hora do Planeta, reduzindo 40% das luminárias 1.000 pessoas o público aproximado Abr/09 Início dos encontros mensais de sensibilização com a equipe do Coral, refletindo nas músicas e em outros grupos de trabalho. 24 integrantes do Coral, em média 450 pessoas no público a cada apresentação. Inclusão de mensagens de reflexão nas Preces e Irradiações junto aos freqüentadores. Aproximadamente pessoas/semana Substituição de copos plásticos por canecas na praça de alimentação do Bazar. A cada bazar, média 150 pessoas, considerando 40 bazares/ano. Curso de formação para equipe de Recepção substitui matérias impressos por arquivos magnéticos. Participantes do curso receberão CD.

15 Período Ação Abrangência Maio/09 Encontro de sensibilização com grupo de tricô e costura/ Assistência Social Aproximadamente 30 senhoras Jun/09 Inclusão do tema socioambiental nas palestras ao público, na semana que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente Média de pessoas envolvidas Realização do I Fórum de Ecologia e Espiritualidade Aproximadamente 500 pessoas – trabalhadores, freqüentadores e visitantes. Jul/09 Participação no curso do DMLU – Departamento Municipal de Limpeza Urbana Funcionária que coordena equipe de contratados em serviços gerais. Relato da experiência no II Fórum Internacional de Resíduos Sólidos Pesquisadores, empresários e estudantes.

16

17 CONCLUSÃO O processo de gestão ambiental experimentado pela SBEBM, passa por reflexão de conhecimentos, valores, atitudes e tomadas de decisões individuais e coletivas. Tornar mais explícito esse respeito a todas as formas de vida – mineral, vegetal, animal e hominal, está presente em diversas obras espíritas, oportunizando sensibilização e uma crescente mobilização que é multiplicada nos lares, nas escolas, nos grupos sociais em que frequentadores e trabalhadores voluntários estão integrados.


Carregar ppt "ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE: A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA SOCIEDADE ESPÍRITA Sociedade Beneficente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google