A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENFRENTAMENTO DA CONTAMINAÇÃO POR NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO BAURU, ESTADO DE SÃO PAULO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENFRENTAMENTO DA CONTAMINAÇÃO POR NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO BAURU, ESTADO DE SÃO PAULO."— Transcrição da apresentação:

1 ENFRENTAMENTO DA CONTAMINAÇÃO POR NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO BAURU, ESTADO DE SÃO PAULO

2 RELEVÂNCIA DO TEMA Por que o nitrato é um contaminante tão problemático? Quais são as origens do nitrato nas águas subterrâneas? Como evolui o problema do nitrato em aquíferos? Quais são as soluções para o problema do nitrato em aquíferos?

3 RELEVÂNCIA DO TEMA Por que o nitrato é um contaminante tão problemático? Quais são as origens do nitrato nas águas subterrâneas? Como evolui o problema do nitrato em aquíferos? Quais são as soluções para o problema do nitrato em aquíferos?

4 RELEVÂNCIA DO TEMA Três características que o tornam um
problema aos gestores do recurso hídrico: Muito móvel, atingindo grandes áreas e volume do aquífero; Várias origens associadas às atividades humanas; As reações de conversão de nitrogênio são rápidas e com forte tendência à oxidação em aquíferos livres.

5 RELEVÂNCIA DO TEMA Por que o nitrato é um contaminante tão problemático? Quais são as origens do nitrato nas águas subterrâneas? Como evolui o problema do nitrato em aquíferos? Quais são as soluções para o problema do nitrato em aqüíferos?

6 Contaminação de aquíferos na zona rural pela aplicação
inadequada de fertilizantes nitrogenados

7 Contaminação das águas subterrâneas em áreas urbanas
lixão vazamento rede de esgoto lagoa de tratamento

8 Ou em área sem rede de esgoto: fossas sépticas e negras
Fossa séptica ou negra Pluma contaminante

9 RELEVÂNCIA DO TEMA Por que o nitrato é um contaminante tão problemático? Quais são as origens do nitrato nas águas subterrâneas? Como evolui o problema do nitrato em aquíferos? Quais são as soluções para o problema do nitrato em aquíferos?

10 NITRATO E O SISTEMA AQUÍFERO BAURU
Sistema Aquífero Bauru: maior unidade do Estado de São Paulo (~ km2 ) [NO3-] acima do padrão de potabilidade: poços tubulares e cacimbas nos municípios a NW e W do Estado

11 POSSÍVEL EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA
Antes de 1970: porção rasa do aquífero foi contaminada por sistemas de saneamento in situ

12 POSSÍVEL EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA
Antes de 1970: porção rasa do aquífero foi contaminada por sistemas de saneamento in situ Hoje: porção superficial continua contaminada embora haja rede de esgoto

13 POSSÍVEL EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA
Antes de 1970: porção rasa do aquífero foi contaminada por sistemas de saneamento in situ Hoje: porção superficial continua contaminada embora haja rede de esgoto Apesar da rede de esgoto ter >30 anos: a pluma poderá atingir a resto do aquífero?

14 POSSÍVEL EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA
GRANDES PERGUNTAS: Carga de nitrogênio lançada através do saneamento e agricultura? Relação entre urbanização e a evolução do nitrato no aquífero?

15 POSSÍVEL EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA
GRANDES PERGUNTAS: Otimização da quantidade de fertilizante aplicada? Evolução desse problema no tempo e os impactos nos sistemas públicos de abastecimento?

16 RELEVÂNCIA DO TEMA Por que o nitrato é um contaminante tão problemático? Quais são as origens do nitrato nas águas subterrâneas? Como evolui o problema do nitrato em aquíferos? Quais são as soluções para o problema do nitrato em aquíferos?

17 Possíveis soluções para o problema do nitrato nas águas subterrâneas...

18 IG/SMA; IGc-USP; IPT; DAEE; CETESB; CVS; CRHi
PLANO DE AÇÃO “Enfrentamento da Contaminação por Nitrato nas Águas Subterrâneas do Sistema Aquífero Bauru” GRUPO DE TRABALHO IG/SMA; IGc-USP; IPT; DAEE; CETESB; CVS; CRHi

19 (PAE - Pesquisa Ambiental)
Metas de Curto Prazo Problema Ação Produto Prazo Responsável a) Poços mal construídos · Profundidade de cimentação para proteção sanitária (~ 30 m) e seção filtrante na porção inferior do aquífero · Norma/portaria que especifique tais profundidades e revisão periódica futura 4 meses DAEE · Pesquisas detalhadas sobre NO3- nas águas subterrâneas · Execução do Projeto "Padrões de Ocupação e Contaminação por Nitrato nas Águas Subterrâneas do Sistema Aquífero Bauru Centro-Oeste do Estado de São Paulo" 1 ano IG/SMA e Parcerias (PAE - Pesquisa Ambiental) Orientação técnica para proteção sanitária de novos poços · Folheto explicativo de conscientização da população e usuário sobre a importância da construção e manutenção adequada dos poços , o problema do nitrato nas águas subterrâneas e a importância do automonitoramento IG/SMA e CVS b) Contaminação dos poços por nitrato · Automonitoramento dos poços · Revisão da Resolução SS 65 · Obedecer os artigos 29 a 31 da Portaria MS 518/04 (>10 mg/L de NO3- -N) 3 meses CVS

20 IG/SMA; IPT e PROCAM/USP
Metas de Curto Prazo Problema Ação Produto Prazo Responsável c) Má cobertura da rede de esgoto · Orientação para preservação, manutenção e melhoria da qualidade da água subterrânea · Folheto orientativo aos municípios junto ao PAE Município Verde 2 meses IG/SMA; IPT e PROCAM/USP · Documento sobre implantação da rede de esgoto em áreas de expansão urbana 6 meses d) Falta de informação quanto à carga de nitrogênio lançada pelas fontes · Elaboração de TR (FEHIDRO) para contratação de Projeto de Pesquisa sobre contaminação por nitrato em áreas rurais · Delimitação das zonas potenciais de contaminação 1 ano IG/SMA; CETESB

21 PAE-Pesquisa Ambiental
Metas de Médio Prazo Problema Ação Produto Prazo Responsável a) Desconhecimento do usuário da água subterrânea · Cursos educativos e de comunicação social · Formação de multiplicadores nos municípios abastecidos por água do SAB Fev-Dez/2010 Educação Ambiental e GT Nitrato b) Insuficiência de estudos de caso sobre o nitrato nos aquíferos do Estado de São Paulo · Levantamento de publicações/projetos sobre nitrato e fontes associadas · Site com informações sobre nitrato nos aquíferos no Estado de São Paulo (projetos, publicações, etc.) Atividade contínua IG/SMA IPT EESC-USP · Definição das linhas de pesquisa prioritárias · Estabelecimento de Projetos de Pesquisa Dez/2010 PAE-Pesquisa Ambiental · Viabilização dos projetos

22 IG/SMA; CRHi; DAEE e CETESB
Metas de Médio Prazo Problema Ação Produto Prazo Responsável c) Abastecimento público em áreas potencialmente críticas · Delimitação das zonas potenciais de contaminação por nitrato em áreas urbanas e agrícolas · Elaboração de zoneamento de áreas potenciais de contaminação do centro-oeste e noroeste do Estado de São Paulo Dez/2010 UNESP; IF; CPLA · Campos de poços situados fora do perímetro urbano dos municípios (SAB) · Critérios para estabelecimento dos perímetros de proteção de poços IG/SMA; CRHi; DAEE e CETESB · Resolução específica para proteção de poços no SAB SMA/SSE


Carregar ppt "ENFRENTAMENTO DA CONTAMINAÇÃO POR NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO BAURU, ESTADO DE SÃO PAULO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google