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Curso EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA

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Apresentação em tema: "Curso EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1

2 Curso EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA

3 TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS:
POR QUE E PARA QUÊ?

4 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência Conceituação básica e princípios Objetos da Transparência Transparência e Comunicação Responsabilidade e Prestação de Contas Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Cumprimento e Compromissos Roteiro para Práticas Eficazes

5 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência Conceituação básica e princípios Objetos da Transparência Transparência e Comunicação Responsabilidade e Prestação de Contas Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Cumprimento e Compromissos Roteiro para Práticas Eficazes

6 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência “A pescaria inesquecível”

7 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência “Ética é base, início da jornada. Transparência é instrumento. O resultado social é o fim”. Eduardo Szazi, consultor. Moral é tudo aquilo que se refere à norma da vida em sociedade, aos costumes e formas de resolver problemas. Dentro das atribuições da moral cabe o código de vestimenta, a língua falada, escrita e culta, e o desempenho adequado do papel social a que nos prestamos. E a Ética? É tudo aquilo que se refere à minha relação com o outro. Tem a ver com a minha preocupação com o outro. É todo o cuidado que eu tenho com o outro, num estado de alteridade de não-eu, que não está expresso em nenhuma lei ou norma.

8 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência A palavra ética tem duas acepções diferentes e complementares: Significa o conjunto de valores e hábitos, práticas da tradição cultural de um povo; Significa morada, abrigo permanente, expressando a necessidade do ser humano de delimitar seu espaço na totalidade do mundo  SER ÉTICO = seguir condutas, práticas e costumes que expressam comprometimento e responsabilidade para com o nosso entorno.

9 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS, se constituem em “boas práticas”, ou seja práticas éticas. “Transparência não significa somente conjunto de atos, mas acima de tudo, regra de conduta, a cultura da entidade e dos associados” (Ricardo Monello)

10 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência É na adoção de certas “regras de conduta” que se situam as práticas da Transparência e da Prestação de Contas. Elas expressam o compromisso e a responsabilidade assumidos pela OSC perante a sociedade em geral e as partes interessadas, em especial.

11 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 1 Leitura do texto: “Quanto mais transparente, mais colorido é o Terceiro Setor” Qual ou quais as cores você atribuiria às OSC do seu segmento de atuação? Por que? Por que a ética é a alma do negócio? Enumere cinco fatores de fidelização de parcerias às OSC, justificando sua afirmação. Posicione-se quanto a afirmação que consta no final do quinto bloco: “Há uma certa noção disseminada na sociedade de que Terceiro Setor são as organizações do bem”. Concorda? Discorda? Por que?

12 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 1 Leitura do texto: “Quanto mais transparente, mais colorido é o Terceiro Setor” Qual ou quais as cores você atribuiria às OSC do seu segmento de atuação? Por que? Por que a ética é a alma do negócio? Enumere cinco fatores de fidelização de parcerias às OSC, justificando sua afirmação. Posicione-se quanto a afirmação que consta no final do quinto bloco: “Há uma certa noção disseminada na sociedade de que Terceiro Setor são as organizações do bem”. Concorda? Discorda? Por que? PROCESSAMENTO

13 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 2 Estude os casos práticos e elabore um caso envolvendo ética e prestação de contas.

14 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 2 Estude os casos práticos e elabore um caso envolvendo ética e prestação de contas. PROCESSAMENTO

15 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência Conceituação básica e princípios Objetos da Transparência Transparência e Comunicação Responsabilidade e Prestação de Contas Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Cumprimento e Compromissos Roteiro para Práticas Eficazes

16 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Conceituação Básica e Princípios “Mais que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e, não apenas aquelas impostas por disposições legais ou regulamentos”. (Fonte: IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

17 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Conceituação Básica e Princípios Prestar contas é informar, com transparência, o processo e o desfecho do cumprimento dos compromissos assumidos pela OSC na sua declaração de Missão e nos planos de sua Gestão, de maneira a demonstrar os resultados alcançados, os desvios ocorridos e as correções que se fizerem necessárias.

18 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 3 Leitura do texto: “Ética e Terceiro Setor” INTRODUÇÃO ( página 26 à 27 antes da PARTE I) PARTE II (página 30 à 34) ATIVIDADE: Imagine escrever um Código de ética para o Terceiro Setor, que itens colocaria?

19 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 3 Leitura do texto: “Ética e Terceiro Setor INTRODUÇÃO ( página 26 à 27 antes da PARTE I) PARTE II (página 30 à 34) ATIVIDADE: Imagine escrever um Código de ética para o Terceiro Setor, que itens colocaria? PROCESSAMENTO

20 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Conceituação Básica e Princípios FILME: O Ponto

21 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência Conceituação básica e princípios Objetos da Transparência Transparência e Comunicação Responsabilidade e Prestação de Contas Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Cumprimento e Compromissos Roteiro para Práticas Eficazes

22 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Objetos da Transparência Definições institucionais Modelo de gestão Processo decisório Informações contábeis Movimentos financeiros empreendidos Impactos socioambientais

23 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Objetos da Transparência Devem estar claros e acessíveis a todos: Missão Visão Valores

24 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Objetos da Transparência Missão: Expressa a razão da existência de uma organização; Orienta e delimita a ação da organização; Destaca o papel que a organização pretende desempenhar em relação ao ambiente onde está inserido.

25 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Objetos da Transparência Visão: Representação de como a organização quer ser vista , no futuro, aos olhos dos seus públicos; Aonde a organização quer chegar; Inclui o cenário de atuação da organização Deve ser uma declaração breve, fácil de recordar, estimulante e servir de meta.

26 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Objetos da Transparência Crenças e Valores: Refletem nossa natureza como organização; São guias, com o objetivo de assegurar a direção traçada em busca de se atingir as metas; Estimulam a nossa credibilidade.

27 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Objetos da Transparência Devem ser divulgadas: Estrutura: quadro de funcionários, seus dirigentes, seus mantenedores, seus beneficiários, o tipo de benefício, os objetivos e as atividades que a organização assume como compromisso perante a comunidade onde se dão suas ações. Organograma Planos da organização

28 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Objetos da Transparência Devem ser divulgadas: Modelo de administração: com que frequência o Conselho de Administração se reúne, frequência das reuniões de diretoria executiva, quais as atribuições dos diretores, quem são eles, seu perfil individual e histórico, o processo decisório da Organização. Movimentações Financeiras

29 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Objetos da Transparência “Ser transparente no Terceiro Setor implica tornar conhecidos, além dos relatórios financeiros, também as informações sobre suas atividades, a fim de garantir que as pessoas que se encontram no âmbito externo e interno da ONG participem e conheçam, efetivamente, todas as ações desenvolvidas e, especialmente, a destinação dos recursos recebidos”.

30 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Objetos da Transparência – Partes Interessadas (stakeholders) ONG Funcionários Beneficiário Meio Beneficiário Final Associados

31 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Objetos da Transparência – Partes Interessadas (stakeholders) Sindicatos Fornecedores Parceiros Estratégicos Associações Empresas Poder Público Comunidades Imprensa ONG Funcionários Beneficiário Meio Beneficiário Final Associados

32 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Sindicatos Fornecedores Parceiros Estratégicos Associações Empresas Poder Público Comunidades Imprensa Objetos da Transparência – Partes Interessadas (stakeholders) ONG Funcionários Beneficiário Meio Beneficiário Final Associados

33 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Sindicatos Fornecedores Parceiros Estratégicos Associações Empresas Poder Público Comunidades Imprensa Objetos da Transparência – Partes Interessadas (stakeholders) ONG Funcionários Beneficiário Meio Beneficiário Final Associados A sustentabilidade está nas relações multidimensionais que se estabelecem e evoluem ao longo do tempo.

34 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 4 Exercício individual: Análise situacional da OSC ITEM FORÇA FRAQUEZA Liderança Estratégia e Planos Beneficiário Sociedade Pessoas Informações e Conhecimento Processos

35 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 4 Exercício individual: Análise situacional da OSC ITEM FORÇA FRAQUEZA Liderança Estratégia e Planos Beneficiário Sociedade Pessoas Informações e Conhecimento Processos PROCESSAMENTO

36 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência Conceituação básica e princípios Objetos da Transparência Transparência e Comunicação Responsabilidade e Prestação de Contas Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Cumprimento e Compromissos Roteiro para Práticas Eficazes

37 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação FILME: Hitler

38 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação A Comunicação tem um papel fundamental no exercício da Transparência nas OSC; É um instrumento do processo participativo.

39 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação Comunicar é informar para convencer e garantir a continuidade das atividades da OSC. E O QUE SE DEVE COMUNICAR?

40 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação A idéia é estabelecer uma “cultura de comunicação”, como a face visível da “cultura da transparência” garantindo um clima de confiança e dando fluidez à própria gestão e ao desempenho da organização. Deve-se comunicar não só o que esta acontecendo, mas também ressaltar e sensibilizar a comunidade sobre a importância de ser “comunicativo”, de participar interativamente no processo de comunicação.

41 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação MOEDA DE TROCA (EMOÇÃO, SATISFAÇÃO, PRAZER EM COLABORAR, CONTRIBUIÇÃO SOCIAL) PRODUTOR CONSUMIDOR CONTRIBUIÇÃO MONETÁRIA, PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA, DIVULGAÇÃO, MÍDIA, ENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO

42 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação Desafio para o Terceiro Setor CAUSA COMUNICAÇÃO PERTINÊNCIA SOCIAL SUSTENTABILIDADE (Institucional e Financeira) A sustentabilidade de uma organização do terceiro setor está direta e proporcionalmente relacionada à sua “pertinência social”- reconhecimento que a sociedade concede à uma dada causa social e à instituição que a defende.

43 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação Desafio para o Terceiro Setor Legitimidade: Teremos legitimidade se formos apoiados por diversos setores da sociedade que veem valor na causa e no interesse público que escolhemos Credibilidade: É o grau de confiança que conseguimos estabelecer com as partes interessadas na causa e no interesse público escolhido. A imagem e reputação fazem parte da credibilidade

44 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação Desafio para o Terceiro Setor Legitimidade e Credibilidade São os principais pilares da marca neste sentido a organização terá que: Gerenciar o seus relacionamentos com as partes interessadas pra ter legitimidade; Prestar contas de forma proativa para ter credibilidade Sem a marca fortalecida não dá para imaginar um bom resultado de mobilização de recursos.

45 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação FILME: Quero Leite

46 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO Pré-requisitos: Missão ( razão de ser da organização) Visão(aonde e como – define a estratégia) Objetivos (o “aonde”mensurável) Metas ( o “aonde”mensurável no tempo)

47 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 2. Cenário: Conheça e respeite a cultura organizacional Conheça e descreva o ambiente de atuação Colete e transforme dados em informações e informações em conhecimento Envolva e mobilze todos que irão realizar as ações na elaboração do plano de comunicação

48 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 3. Objetivos (geral e específico): O que a Organização pretende alcançar com suas ações (objetivo geral) e o que pretende alcançar com as ações de comunicação (específico). 4. Públicos de interesse Defina com clareza e prioridade os públicos que têm maior impacto para alcance dos objetivos traçados. Levante o máximo de informações sobre os hábitos dos públicos prioritários e as analise sem preconceitos frente aos objetivos e ações que você pretende implementar.

49 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 5. Porta-vozes: São as pessoas que possuem legitimidade e irão falar pela organização Defina com clareza quem são os porta-vozes. Essa definição não pode ser apenas hierárquica e burocrática O objetivo é criar referência e credibilidade Caso seja necessário mais de um porta-voz, procure definir qual o papel de cada um deles.

50 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 6. Mensagens-chaves: Considerando os objetivos a serem alcançados defina o que se quer comunicar e crie adequações a cada público de interesse. Elementos essenciais a uma boa mensagem: clareza, consistência, ênfase/reforço dos pontos principais, tom mobilizador, impactante e verdadeiro.

51 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 7. Ferramentas (canais de comunicação): Existem centenas de ferramentas/meios/canais, cada um com maior ou menor eficácia junto ao público Tipos de meios – orais, escritos, simbólicos, eletrônicos... Alguns meios: conversa, entrevista, palestra, reunião, circular, carta, quadro de aviso, panfleto, folder, boletim, manual, relatório, cartaz, jornal, revista, fotografia, filme, mapa, gráfico, bandeira, celular, ..

52 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 8. Estratégias Quais os caminhos a serem seguidos? Quais as ações a serem implementadas para se alcançar os objetivos pretendidos. 8. Avaliação dos Resultados Estabeleça metas e mecanismos de aferição para saber se você alcançou os resultados projetados e tem como comprovar. Ajustes podem e devem ser feitos ao longo do processo.

53 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação CONQUISTAR Trazer para dentro da organização. Sinônimo de: Sensibilizar, Mobilizar, Convencer, Convocar Conscientizar Objetivo Conquistar, Parceirizar e Fidelizar todos os públicos envolvidos com a organização, atendendo a sua proposta de valor identificada no planejamento PARCEIRIZAR Alinhar e compartilhar as Idéias e Projetos da organização. Sinônimo de: Ser Parceiro! FIDELIZAR Alinhar e utilizar continuamente as Idéias e projetos da organização. Constância e Perseverança

54 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação com as partes interessadas Sindicatos Fornecedores Parceiros Estratégicos Associações Empresas Poder Público Comunidades Imprensa ONG Funcionários Beneficário Meio Beneficário Final Associados

55 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação Atividade 5 Como sua Organização pode se comunicar com as partes interessadas? Objetivo Público Meios/Atividades de Comunicação Responsável Estimativa de Custo Metas Verificação

56 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Transparência e Comunicação Atividade 5 Como sua Organização pode se comunicar com as partes interessadas? Objetivo Público Meios/Atividades de Comunicação Responsável Estimativa de Custo Metas Verificação PROCESSAMENTO

57 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência Conceituação básica e princípios Objetos da Transparência Transparência e Comunicação Responsabilidade e Prestação de Contas Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Cumprimento e Compromissos Roteiro para Práticas Eficazes

58 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Responsabilidade e Prestação de Contas O QUE É RESPONSABILIDADE? RESPONSABILIDADE = ÉTICA

59 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Responsabilidade e Prestação de Contas

60 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Responsabilidade e Prestação de Contas Moral é tudo aquilo que se refere à norma da vida em sociedade, aos costumes e formas de resolver problemas. Dentro das atribuições da moral cabe o código de vestimenta, a língua falada, escrita e culta, e o desempenho adequado do papel social a que nos prestamos. E a Ética? É tudo aquilo que se refere à minha relação com o outro. Tem a ver com a minha preocupação com o outro. É todo o cuidado que eu tenho com o outro, num estado de alteridade de não-eu, que não está expresso em nenhuma lei ou norma.

61 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência Conceituação básica e princípios Objetos da Transparência Transparência e Comunicação Responsabilidade e Prestação de Contas Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Cumprimento e Compromissos Roteiro para Práticas Eficazes

62 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Princípio de Prestação de Contas (Accountability) “Os administradores devem prestar contas de sua atuação no exercício de seu mandato, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões”. Código de Boas Práticas de Governança – IBGC

63 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Abrangência e Objetos da Prestação de Contas QUAIS SÃO OS OBJETOS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS?

64 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Dados da prestação de contas: DETALHADOS

65 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Dados da prestação de contas devem especificar: Fins a que se destinam; Serviços prestados (o que foi feito, beneficiado e valor).

66 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 6 Prestar Contas com Transparência e Responsabilidade significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto-avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou. Faça uma auto avaliação e responda: Como é o seu processo de Prestação de Contas para a comunidade?

67 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 6 Prestar Contas com Transparência e Responsabilidade significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto-avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou. Faça uma auto avaliação e responda: Como é o seu processo de Prestação de Contas para a comunidade? PROCESSAMENTO

68 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência Conceituação básica e princípios Objetos da Transparência Transparência e Comunicação Responsabilidade e Prestação de Contas Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Cumprimento e Compromissos Roteiro para Práticas Eficazes

69 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Cumprimento e Compromissos Compromisso assumido = TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

70 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Cumprimento e Compromissos Definições institucionais Estatutos Planos e Projetos Contratos e Convênios Propostas de ação

71 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 7 Objetivo desta atividade é de buscar entender como você Liderança Social compreende os níveis de atendimento ao princípio de “Cumprimento de Compromissos” Com base na leitura do Documento-base (Cumprimento de Compromissos), identifique como está o estágio de cumprimento da sua OSC referente aos itens: Definições Institucionais; Estatutos; Planos e projetos Contratos e convênios

72 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 7 Objetivo desta atividade é de buscar entender como você Liderança Social compreende os níveis de atendimento ao princípio de “Cumprimento de Compromissos” Com base na leitura do Documento-base (Cumprimento de Compromissos), identifique como está o estágio de cumprimento da sua OSC referente aos itens: Definições Institucionais; Estatutos; Planos e projetos Contratos e convênios PROCESSAMENTO

73 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Ética e Transparência Conceituação básica e princípios Objetos da Transparência Transparência e Comunicação Responsabilidade e Prestação de Contas Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Cumprimento e Compromissos Roteiro para Práticas Eficazes

74 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Roteiro para Práticas Eficazes Conscientização e envolvimento Programas, projetos e ações Ajuste contábil e jurídico Auditoria externa Divulgação Assistência aos públicos

75 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 8 Elabore um plano de atividade contemplando cada item do roteiro para Práticas Eficazes, constante do Documento-base: Conscientização e envolvimento Programas, projetos e ações Ajuste contábil e jurídico Auditoria externa Divulgação Assistência aos públicos

76 Atividade 8 Exemplo: Meta O Que? Quando? Quem? Por que? Onde? Como?
Quanto custará? Conscientizar 100% da equipe de colaboradores Conscientizar os colaboradores quanto ao tema da importância da Prestação de ctas Até 30 de junho José Para que todos tenham a cultura da transparência como princípio Na Organização Realizando 04 palestras no mês R$ 50,00/palestra (lanche)  Total de R$ 200,00

77 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
Atividade 8 Elabore um plano de atividade contemplando cada item do roteiro para Práticas Eficazes, constante do Documento-base: Conscientização e envolvimento Programas, projetos e ações Ajuste contábil e jurídico Auditoria externa Divulgação Assistência aos públicos PROCESSAMENTO

78 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?
AVALIAÇÃO

79 Rede Colaborativa

80 Contatos Mari Lúcia Larroza | 51- 2101.9778
Marcia Anselmo|

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