A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua Brasileira de Sinais LIBRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua Brasileira de Sinais LIBRAS"— Transcrição da apresentação:

1 Língua Brasileira de Sinais LIBRAS
Instrutor – Genghis Carlos Bernal Netto

2 Introdução Muitas pessoas acreditam que as línguas de sinais são somente um conjunto de gestos que interpretam as línguas orais. As línguas de sinais são comparáveis em complexidade e expressividade a quaisquer línguas orais.

3 Como toda língua, as línguas de sinais aumentam seus vocabulários com novos sinais introduzidos pelas comunidades surdas em respostas às mudanças culturais e tecnológicas. Assim a cada necessidade surge um novo sinal e, desde que se torne aceito, será utilizado pela comunidade.

4 Acredita-se também que somente exista uma língua de sinais no mundo, mas assim como as pessoas ouvintes em países diferentes falam diferentes línguas, também as pessoas surdas por toda parte do mundo, que estão inseridas em “Culturas Surdas”, possuem suas próprias línguas, existindo, portanto, muitas línguas de sinais diferentes.

5 Excesso de antibiótico em crianças Casamentos consangüíneos
Causa da Surdez Segundo a FENEIS, estima que entre 15% a 25% dos brasileiros sejam portadores de surdez adquirida ou congênita. São inúmeras as causas que provocam a surdez, como: Excesso de antibiótico em crianças Rubéola Casamentos consangüíneos meningite sífilis Trauma emocional

6 Observação: Nem todo surdo é mudo, e nem todo mudo é surdo!

7 Tipo de Surdez A perda auditiva se classifica em:
Há dois tipos de surdos: O que nasceram e o que ficara surdos. A perda auditiva se classifica em: Surdez leve: consegue distinguir a linguagem falada; Surdez média: consegue distinguir barulhos; Surdez profunda: Não consegue perceber nem grandes ruídos.

8 O que é LIBRAS? Segundo a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS define a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com esta comunidade.

9 Como língua, está composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerado instrumento lingüístico de poder e força. Possui todos elementos classificatórios identificáveis numa língua e demanda prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística.

10 Observação: Libras não é mímica
Antes de começarmos nossa caminhada para o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais é importantíssimo que você compreenda que esta língua não é a língua de um país mas, é a língua de um povo que se auto-denomina de Povo Surdo ou Comunidade Surda. Observação: Libras não é mímica

11 Importância da LIBRAS Vídeo 01 Vídeo 02 Vídeo 03

12 Parâmetros Os sinais são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser a parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas as fonemas e às vezes aos morfemas, são chamados de parâmetros.

13 Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros:

14 1 – Configuração das mãos
São formas das mãos, que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros), ou pelas duas mãos do emissor ou sinalizador. Os sinais APRENDER, LARANJA e ADORAR têm a mesma configuração de mão e são realizados na testa, na boca e no lado esquerdo do peito, respectivamente.

15 Exemplos

16 2 – Ponto de articulação É o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal (à frente do emissor). Os sinais TRABALHAR, BRINCAR, CONSERTAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECER, APRENDER e PENSAR são realizados na testa.

17 Exemplos

18 3 – Movimento Os sinais podem ter um movimento ou não. Os sinais citados anteriormente, com exceção de PENSAR que, como os sinais AJOELHAR e EM-PÉ, não tem movimento.

19 Exemplos

20 4 – Orientação / direcionalidade
Os sinais têm uma direção com relação aos parâmetros acima. Assim os verbos IR e VIR se opõem em relação à direcionalidade, como os verbos SUBIR e DESCER, ACENDER e APAGAR, ABRIR-PORTA e FECHAR-PORTA.

21 Exemplos

22 5 – Expressão facial e/ou corporal
Muitos sinais, além dos quatro parâmetros mencionados acima, em sua configuração têm como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais ALEGRE e TRISTE. Há sinais feitos somente com a bochecha como LADRÃO, ATO-SEXUAL; sinais feitos com a mão e expressão facial, como o sinal BALA, e há ainda sinais em que sons e expressões faciais complementam os traços manuais, como os sinais HELICÓPTERO e MOTO.

23 Exemplos

24 Na combinação destes cinco parâmetros, tem-se o sinal
Na combinação destes cinco parâmetros, tem-se o sinal. Falar com as mãos é, portanto, combinar estes elementos para formarem as palavras e estas formarem as frases em um contexto.

25 Sistema de Transcrição para a LIBRAS
As línguas de sinais têm características próprias e por isso vem o vídeo sendo utilizado para sua reprodução a distância. Existem sistemas de convenções para escreve-las, mas como geralmente eles exigem um período de estudo para serem aprendidos. Aqui optamos apenas por algumas das convenções apresentadas por Felipe (2001):

26 TRABALHAR, QUERER, NÃO TER HOTEL I-T-A-G-U-A-Ç-U
1 – Os sinais da Libras, para efeito de simplificação, serão representados por itnes lexicais da Língua Portuguesa em letras maiúsculas. Exemplos: TRABALHAR, QUERER, NÃO TER 2 – A datilologia (alfabeto manual) que é usada para expressar nome de pessoas, de localidades e outras palavras que não possuem um sinal, está representada pela palavra separada, letra por letra, por hífen. Exemplo: HOTEL I-T-A-G-U-A-Ç-U

27 El@ (ele e ela), Amig@ (amigo e amiga)
03 – Na Libras não desinências para gêneros (masculino e feminino). O sinal representado por palavra da língua portuguesa que possui marcas de gênero, está terminado com o para reforçar a ideia de ausência e não haver confusão. Exemplos: (ele e ela), (amigo e amiga)

28 Exemplos Texto em Libras – Conversação Tudo Viajar férias você? Eu F-I-O-C-R-U-Z precisar trabalhar. Você férias viajar

29 Alfabeto Manual

30 Exercícios 1 – Usando o alfabeto manual (datilologia): Qual é o seu nome? Qual é o seu sobrenome? Nome do seu pai e/ou mãe

31 2 – Usando o alfabeto manual (datilologia):
Exercícios 2 – Usando o alfabeto manual (datilologia): João f) Shibano k) Charles b) Gustavo g) Handara l) Luan c) Nina h) Igor m) Matheus d) Dora Elvis n) Washington e) Pedro j) Kauê o) Yara

32 Números

33 3 – Usando os números (datilologia):
Exercícios 3 – Usando os números (datilologia): 10 f) 123 k) 789 b) 534 g) 435 l) 781 c) 357 h) 981 m) 792 d) 231 108 n) 1.078 e) 890 j) 243 o) 3.890

34 Fim Vamos treinar!!!! Obrigado!!!!


Carregar ppt "Língua Brasileira de Sinais LIBRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google