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Sistema Límbico Neurobiologia das Emoções

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Apresentação em tema: "Sistema Límbico Neurobiologia das Emoções"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Límbico Neurobiologia das Emoções
Prof. Rodrigo Cesar C. Freitas, PhD. Programa de Neuroimunologia -Dep. Neurobiologia-UFF UniFOA – Fisiologia e Farmacologia

2 Comportamento emocional: conjunto de reações frente a uma sensação
Emoções primárias relacionadas com as necessidades imediatas como alimentação (fome/saciedade), obtenção de água (sede), sexo (libido), fugir do predador ou outra ameaça (medo), defender os filhotes (ira/agressão),etc. Geram comportamentos motivados Emoções secundárias. estados mais discriminativos e complexos como ansiedade, satisfação, prazer, amor, familiaridade e uma miríade de sentimentos mais subjetivos. Envolve Cognição (a percepção consciente das sensações) Afeto (percepção de si e dos outros) Motivação (o desejo de agir) Alterações somáticas e viscerais (expressão)

3 CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS EMOCIONAIS
IRA: fúria, revolta, ressentimento, raiva, exasperação, indignação, animosidade, aborrecimento, irritabilidade, hostilidade e no extremo, o ódio e a violência patológicos TRISTEZA: sofrimento, mágoa, desânimo, desalento, melancolia, autopiedade, solidão, desamparo, desespero e quando patológico, a depressão profunda MEDO: ansiedade, apreensão, nervosismo, preocupação, consternação, cautela, escrúpulo, inquietação, pavor, susto, terror e como psicopatologia, a fobia e o pânico. PRAZER: felicidade, alegria, alívio, contentamento, deleite, diversão, orgulho, prazer sensual, emoção, arrebatamento, gratificação, satisfação, bom humor, euforia, êxtase e no extremo a mania AMOR: aceitação, amizade, confiança, afinidade, dedicação, adoração, paixão. SURPRESA: choque, espanto, pasmo, maravilha NOJO: desprezo, desdém, antipatia, aversão, repugnância, repulsa VERGONHA: culpa, vexame, mágoa, remorso, humilhação, arrependimento, mortificação e constrição

4 QUAL É A DIFERENÇA ENTRE EXPERIENCIA EMOCIONAL E EXPRESSÃO EMOCIONAL?
O QUE É EMOÇÃO? Pergunta fundamental QUAL É A DIFERENÇA ENTRE EXPERIENCIA EMOCIONAL E EXPRESSÃO EMOCIONAL? PRIMEIRAS TEORIAS PARA ENTENDER COMO SE ESTABELCE A RELAÇÃO ENTRE EXPERIENCIA EMOCIONAL E EXPRESSÃO EMOCIONAL Teoria de James-Lange – Final do Século XIX Teoria de Cannon-Bard – Inicio do Século XX

5 Quando trememos, suamos, aumentamos a FC, etc, sentimos medo
O que são as emoções? Estou com hipoglicemia e muita fome Sensações que experimentamos “Nós sentimos medo e por isso trememos, a FC aumenta, suamos diante da serpente, etc Estou nervoso. É meu primeiro encontro.. Estou com medo. Nunca viajei de avião.. Expressões somáticas e viscerais Quando trememos, suamos, aumentamos a FC, etc, sentimos medo Ficar ansioso, tremer e suar por vários motivos

6  Órgãos efetuadores das expressões emocionais Órgãos viscerais
Musculatura esquelética  Núcleos motores viscerais - lacrimejamento - vocalização sudorese mudanças hemodinâmicas mudanças no ritmo respiratório salivação, deglutição, vômito, mastigação etc. Núcleos motores somáticos Expressão verbal Expressão facial - Expressão gestual Sistema endócrino Sistema imune

7 Respostas Viscerais Somáticas Endócrinas
Os comportamentos de sobrevivência são motivados. Há vantagem nisso? Lutar ou Fugir ???? Medo Agressão Piloereçâo Taquipnéia Taquicardia Pressâo arterial Midríase Defecaçâo  TGI Vocalização Cauda abaixada Tronco curvado Síntese e secreção de hormônios Pressão arterial Cauda elevada Tronco ereto Respostas Viscerais Somáticas Endócrinas

8 Neuroanatomia das emoções
Sistema nervoso periférico SNA Sistema motor somático  Sistema nervoso central Áreas corticais Estruturas subcorticais Hipotálamo Amígdala

9 Primata humano Mamífero primitivo Réptil
Teoria de Paul Maclean Primata humano Mamífero primitivo Réptil

10 Hipotálamo + Comportamento de Tronco encefálico sobrevivência
REPTIL Estímulos ambientais Hipotálamo + Tronco encefálico Comportamento de sobrevivência Estímulos sensoriais específicos Estímulos ambientais Sistema Límbico Comportamento de sobrevivência MAMIFERO PRIMITIVO EMOÇÕES: aumentou a eficiência dos mecanismos de sobrevivência Medo ou prazer Comportamento de sobrevivência Estímulos ambientais PRIMATAS (humano) RACIONALIZACAO (Cultura) + emoções Neocórtex Sistema Límbico Medo ou prazer Livre arbítrio Planejamento Decisão, etc

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12 Córtex estriado (occipital) Coordenação do curso de Medicina
O CONCEITO DE SISTEMA retina NGL Córtex estriado (occipital) Núcleo geniculado lateral Via visual que forma o sistema visual Aluno do modulo I Supervisor do Modulo I Coordenação do curso de Medicina Via de comunicação e organização do curso de Medicina que forma parte do organograma institucional

13 Neuroanatomia das emoções
Sistema nervoso periférico SNA Sistema motor somático  Sistema nervoso central Áreas corticais Estruturas subcorticais Hipotálamo Amígdala SISTEMA LÍMBICO

14 Hipotálamo + Tronco encefálico Comportamento de sobrevivência
REPTIL Estímulos ambientais Hipotálamo + Tronco encefálico Comportamento de sobrevivência Estímulos sensoriais específicos Estímulos ambientais Sistema Límbico Comportamento de sobrevivência MAMIFERO PRIMITIVO EMOÇÕES: aumentou a eficiência dos mecanismos de sobrevivência Medo ou prazer Comportamento de sobrevivência Estímulos ambientais PRIMATAS (humano) RACIONALIZACAO (Cultura) + emoções Neocórtex Sistema Límbico Medo ou prazer Livre arbítrio Planejamento Decisão, etc

15 O CONCEITO DE SISTEMA LÍMBICO
ASSOCIAÇÃO DE DIVERSAS ESTRUTURAS DO LOBO LÍMBICO A DIFERENTES ESTRUTURAS PRESENTES NO HIPOCAMPO, CORTEX FRONTAL, CORTEX TEMPORAL, TÁLAMO, MESENCEFALO ATRAVES DE TRACTOS AXONAIS.

16 O CIRCUITO DE PAPEZ VISÃO NEUROANATOMICA VISÃO NEUROFUNCIONAL
Em 1930, Papez já acreditava que aqui acontece a maior parte da experiência emocional. Esta teoria ainda é aceita na neurociência atual VISÃO NEUROANATOMICA VISÃO NEUROFUNCIONAL

17 Primeiro modelo sobre o circuito neural das EMOÇÕES
CIRCUITO BÁSICO DAS EMOÇÕES CIRCUITO DE PAPEZ Primeiro modelo sobre o circuito neural das EMOÇÕES Regiões corticais e subcorticais Hipotálamo Giro do Cíngulo HIPOCAMPO Tálamo Anterior Neocórtex Riqueza Emocional Experiência Emocional Expressão visceral da emoção Aferências sensoriais

18 Componentes corticais
Giro do cíngulo (mesocórtex) Giro para-hipocampal (paleocórtex) Hipocampo(arquicórtex) Área Pré-Frontal (neocórtex)

19 Componentes subcorticais
Amigdala (um dos núcleos basais) Área septal Núcleos mamilares do hipotálamo Núcleos anteriores do tálamo Núcleos habenulares

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21 NUCLEOS ANTERIORES DO TÁLAMO
FUNCIONALIDADE DO CIRCUITO DE PAPEZ simplificado Parecem definir o “colorido” da experiência emocional Exemplos: o córtex occipital, temporal e frontal NEOCÓRTEX Integrante do Lobo Límbico parece definir parte da “experiência emocional” CÓRTEX CINGULADO Reenviam informações processadas no hipotálamo para o lobo límbico e hipocampo realimentando o circuito de Papez peça também importante para a formação e processamento da memórias e da experiência emocional NUCLEOS ANTERIORES DO TÁLAMO HIPOCAMPO FÓRNIX (promove a integração física entre estas duas estruturas) HIPOTALAMO Pode receber a alcunha de centro integrado e executor, promovendo a secreção de hormônios que vão controlar diretamente a hipófise ou atuar em receptores dispersos nos mais variados órgãos As ações hipotalâmicas caracterizam a Expressão emocional

22 Expressão visceral das emoções SNA e sistema endócrino
Experiência objetiva Ampliação do Circuito de Papez Consolidação da memória (emocional) Experiência subjetiva Botão de disparo das experiências emocionais Expressão visceral das emoções SNA e sistema endócrino

23 Circuitos internos do Sistema Límbico
Para os núcleos autonômicos do tronco e medula Para a substancia cinzenta arquedutal na ponte “disparador das emoções”

24 ELEMENTOS QUE COMPÔE O SISTEMA LÍMBICO

25 DIFICULDADE COM O CONCEITO DE UM SISTEMA NEURAL ÚNICO PARA AS EMOÇÕES
Estruturas anatômicas interconetadas Circundam o tronco encefálico Giro cingulado Hipocampo Amidala Núcleos talâmicos Hipotálamo Neocórtex Etc. Forma o sistema límbico Resta estudar uma ou duas emoções que possuem circuitos neurais bem especificados através de evidencias científicas É o único sistema ou conjunto de circuitos relacionados a experiência e expressão emocional?

26 MEDO E ANSIEDADE

27 De que maneira encarar a questão? Ponto de vista psicanalítico?
Ansiedade - de origem grega, significa estrangular, sufocar, oprimir. Angústia – desconforto. Angor- opressão ou falta de ar. Angere- causar pânico Medo: tem causas objetivos e definidos Ansiedade: tem causas subjetivas De que maneira encarar a questão? Ponto de vista psicanalítico? Ponto de vista evolucionário (biológico)?

28 MEDO e ANSIEDADE: Tem raízes nas reações de defesa dos animais. Quando o seu bem estar ou a integridade física ou a própria sobrevivência são ameaçados, o organismo reage comportamental e neurovegetativamente expressando a reação de medo. Estímulos: predador natural, agressor da mesma espécie ou estímulos condicionados. Se a ameaça é apenas potencial (incerto) e não real, então causa ansiedade. O ser humano experimenta essas sensações mas com um colorido diferente: depende da experiência cognitiva do que é o perigo real e potencial .

29 SINTOMAS ASSOCIADOS À ANSIEDADE
Estresse : ocorrência fisiológica e normal no reino animal; componente biológico necessária para a adaptação do organismo à uma nova situação. Do ponto de vista psíquico, o estresse se traduz na ansiedade, uma atitude fisiológica (normal) SINTOMAS ASSOCIADOS À ANSIEDADE 01 - tremores ou sensação de fraqueza 02 - tensão ou dor muscular 03 - inquietação 04 - fadiga fácil 05 - falta de ar ou sensação de fôlego curto 06 - palpitações 07 - sudorese, mãos frias e úmidas 08 - boca seca 09 - vertigens e tonturas 10 - náuseas e diarréia 11 - rubor ou calafrios 12 - polaciuria (aumento de número de urinadas) 13 - bolo na garganta 14 - impaciência 15 - resposta exagerada à surpresa 16 - dificuldade de concentração ou memória prejudicada 17 - dificuldade em conciliar e manter o sono 18 - irritabilidade Ballone GJ -Ansiedade, Esgotamento e Estresse - in. PsiqWeb, Internet, disponível em revisto em 2005

30 Núcleos nervosos presentes na Amígdala

31 AMIGDALA discrimina estímulos associados ao medo e alerta o organismo; disparador do medo e ansiedade LESÃO BILATERAL DA AMIGADALA MUDANÇAS EMOCIONAIS - Ignora as expressões de medo e de ira nas outras pessoas - Diminui a agressividade - Não sente medo ou ansiedade Mas preserva o reconhecimento de sentimentos como alegria, prazer

32 start Percepção consciente Percepção subconsciente
A amigdala recebe aferências de todo o neocortex, do giro do cíngulo e do hipocampo. :: INTEGRAÇAO ::

33 EIXO HIPOTALÁMO HIPOFISE ADRENAL
REGULAÇÃO DA PRODUÇÃO E SECREÇÃO DE CORTISOL – POTENTE ANTI-INFLAMATÓRIO EIXO HIPOTALÁMO HIPOFISE ADRENAL

34 Integração da sinalização química no controle da dor/inflamação
ENDÓCRINO SNC inibitória IMUNE SNP Sistema nervoso autônomo estimulatória

35 RECEPTORES QUÍMICOS (farmacológicos)
RECEPTORES IONOTRÓPICOS ou canais iônicos dependentes de ligantes RECEPTORES METABOTRÓPICOS ou acoplados a proteína G RECEPTORES ENZIMÁTICOS ou tirosina quinase

36 RECEPTORES INTRACELULARES E NUCLEARES RECEPTORES DE GLICORTICÓIDES

37 AS REAÇÕES EMOCIONAIS DE MEDO (E DE IRA) PODE SER CONDICIONADO (APRENDIDO) PORQUE A AMIGDALA RESPONDE PELA APRENDIZAGEM AFETIVA. Som sem choque O rato exibe reação de medo e ansiedade Som + choque O rato exibe reação de medo e ansiedade O Sistema Límbico tem a função psíquica de avaliação da situação, dos fatos e eventos de vida e realizar a integração do sistemas nervoso, endócrino e imunológico. A avaliação afetiva das coisas depende da experiência vivida, as circunstâncias atuais e as normas culturais. Condicionamento Som + choque O rato exibe reação de medo e ansiedade

38 Mecanismo neural da aprendizagem afetiva
N. córtico medial Comportamento me medo condicionado Conclusão: a amigdala regula a expressão do medo e agressão diante dos estímulos ambientais. Funciona como um botão de disparo das emoções.

39 Circuito neural para o medo aprendido
Expressão emocional Núcleo Central Resposta Neurovegetativa Hipotálamo Substância pequiarquidutal no tronco encefálico Reação comportamental Núcleo Basolateral Córtex cerebral Experiência Emocional Córtex auditivo som Conclusão: a amigdala regula a expressão do medo e agressão diante dos estímulos ambientais. Funciona como um botão de disparo das emoções.

40 Ativação do giro cingulado e da amígdala em resposta a estímulos aversivos

41 “Caminhos para curar o trauma” por N. Westerhoff e U. Frommberger
Artigo: Revista Mente e Cérebro Ano XVII n 207 “Caminhos para curar o trauma” por N. Westerhoff e U. Frommberger Mostra como as experiências de risco de morte (experiência emocional) que podem levar indivíduos a desenvolver o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) e as possíveis estratégias de tratamento.

42 A redução nos níveis de 5HT(serotonina) também causa  Agressividade
Estabelecimento de hierarquia Manutenção da hierarquia Dominante Submisso Lesão bilateral da amigdala do dominante  Agressividade Rebaixamento na hierarquia social A redução nos níveis de 5HT(serotonina) também causa  Agressividade

43 AMÍDALA VISÃO NEUROANATOMICA VISÃO NEUROFUNCIONAL
IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DA EXPERIENCIA EMOCIONAL E ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADA AO MEDO E ANSIEDADE VISÃO NEUROANATOMICA VISÃO NEUROFUNCIONAL Processamento do Medo e da Ansiedade Participa ativamente do circuito neural do medo aprendido

44 Sintomatologia decorrente da lobotomia temporal em Macacos Rhesus
SINDROME DE KLÜVER-BUCY Capitulo 18: Neurociências, Bear et al CEGUERA PSIQUICA TENDENCIAS ORAIS HIPERMETAMORFOSE ALTERAÇÃO NO COMPORTAMENTO SEXUAL MUDANÇAS EMOCIONAIS Sintomatologia decorrente da lobotomia temporal em Macacos Rhesus Os macacos apresentavam um comportamento “estúpido”, pois não sentiam medo. Ficam perto e se deixam acariciar por humanos, não tinham medo de macacos mais agressivos ou serpentes e não apresentavam vocalizações e expressões faciais associadas ao medo.

45 Síndrome de Kluver-Bucy
LESAO DO LOBO TEMPORAL, incluindo a remoção da amigdala, giro-parahipocampal e hipocampo AGONOSIA VISUAL: incapacidade de reconhecer objetos familiares. HIPERORALIDADE E PERVERSÃO DO APETITE: levar à boca qualquer objeto indiscriminadamente e ingerí-lo. COMPORTAMENTO SEXUAL ALTERADO: masturbação e hiperatividade sexual - MUDANÇAS EMOCIONAIS: não tinham medo de mais nada, mesmo aos predadores naturais e inexpressividade emocional tanto facial como vocal.

46 comportamento ESTIMULO ou situação de perigo (real)
PRESSENTIMENTO ou Expectativa (irreal) INTERPRETAÇÃO Identifica o perigo Processamento central (experiência emocional) Vias sensoriais Regiões corticais Suprime respostas ESQUIVA INIBITÓRIA SELEÇÃO DE RESPOSTAS Sim Não Sim Evitável por Omissão Não Há Expressão Emocional? Ativação de Mecanismos Supressores (teoria de Cannon-Bard) Expressão Emocional Expressão de Sofrimento (limitação das reações orgânicas) Regiões corticais e subcorticais Expressão Emocional Ativação de Mecanismos Motores Para Remoção do estimulo = Reação de FUGA (teoria de James- Lange) Evita o estimulo atitude de proteção e/ou Luta ESQUIVA ATIVA comportamento


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