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DIR ITN _ Itapetininga OT de LEM PCNP CLÔ

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Apresentação em tema: "DIR ITN _ Itapetininga OT de LEM PCNP CLÔ"— Transcrição da apresentação:

1 DIR ITN _ Itapetininga OT de LEM PCNP CLÔ - 2013
“Apresentação e sugestão do trabalho de LEM 2013 segundo o Currículo do Estado de São Paulo” PCNP CLÔ

2 “Você reconhece essa situação?”

3 “O Inglês é levado de qualquer maneira porque nosso aluno não consegue entender a sua importância ( e as vezes até nós mesmos). É difícil convencer o outro daquilo que até mesmo nós duvidamos. Para que aprender inglês se moro em Itapetininga e todo mundo já fala dois idiomas: O português certo e português errado? Parece brincadeira, mas é isso mesmo que acontece.

4 Por que o inglês domina o mundo

5 Séc. XVIII – o Francês predomina
O mundo valoriza o que se chama de cultura pura - arte, filosofia, literatura, etc. – a França é considerada o berço da cultura ocidental.

6 Séc.XIX – A expansão do capitalismo
A partir de 1820, dois países de língua inglesa chamam a atenção do mundo: a Inglaterra e os Estados Unidos, que incorpora essa revolução. O capitalismo se expande para outros países e, por tabela, o inglês. Com isso, a cultura pura – e o francês – perde a importância.

7 Séc. XIX – a Inglaterra forma um Império
A Inglaterra conquista o maior império colonial do mundo, do Canadá à Austrália, passando por países da África, Ásia, e o inglês se torna a língua disseminada geograficamente dominante nas transações comerciais e econômicas.

8 Séc. XX – Estados Unidos viram Potência Mundial
A partir de 1918, final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos tornam-se a maior potência do mundo – econômica, militar e política

9 Séc. XX – Cultura é dominada
O capitalismo e a dominação americana influenciam a cultura, que se torna mais pragmática, materialista e com domínio absoluto do inglês. A partir da Segunda Guerra Mundial, e com a Guerra Fria, os Estados Unidos também assumem o centro de informações do mundo. Há mais investimentos em pesquisas, que passam a ser realizadas e divulgadas em inglês e funcionam como referência para o que se produz no mundo.

10 Séc. XX – Mercado financeiro entra na globalização
A partir de 1972, com o fim da vinculação entre ouro e dólar, e de 1980, com a crise do petróleo o eurodólar passa a ser a moeda universal

11 Séc. XX – Surge a Internet
Na última década, com a Internet, o inglês se transforma em língua ponte entre diferentes culturas e nacionalidades: é a língua de comunicação universal Fontes: Luis Nassif, do Conselho Editorial da Folha, Ciro de Moura Ramos, professor de historia do curso Objetivo e Maria Antonieta Alva Felani, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da PUC-SP Folha de São Paulo – 30 de agosto de 1999

12 O “AMERICAN WAY OF LIFE” no mundo
O jeans é criado na Califórnia no final do sec. XIX e tornou-se peça de vestuário quase universal. Os refrigerantes da Coca-cola, originária de Atlanta no estado da Geórgia, são vendidos em mais de 200 países, com um consumo diário em torno de 1.3 bilhão de litros.

13 A cadeia de lanchonetes McDonald’s possui lojas em mais de 120 países e vende mais de 12,5 milhões de sanduíches diariamente. Dos 100 filmes mais assistidos em todos os tempos, 93 são norte-americanos. As maiores gravadoras e os artistas musicais de maior vendagem, na atualidade, são todos dos Estados Unidos.

14 Gloria Regina Loreto Sampaio, professora
“O inglês, hoje, é uma língua de trabalho, de comunicação universal nas mais diversas áreas. Saber inglês é se alfabetizar para o mundo, quem não tem conhecimento médio está alijado do mundo. “ Gloria Regina Loreto Sampaio, professora

15 Luis Nassif, do Conselho Editorial da Folha
“Com o mercado financeiro globalizado, os fatos internacionais influenciam o Brasil como nunca. Quem acompanha as análises internacionais pode se adiantar e ter um grande diferencial” Luis Nassif, do Conselho Editorial da Folha

16 Maria Antonieta Alba Felani, professora
“É preciso garantir o ensino adequado da língua inglesa na escola brasileira, é a língua hegemônica, universal para a comunicação. O aluno tem que desenvolver, pelo menos, a habilidade de leitura.” Maria Antonieta Alba Felani, professora

17 Marcella de Almeida Prado, doutoranda em biofísica
“Sempre soube que o diálogo científico acontece em inglês. Mesmo aqui em Paris, o inglês me ajudou a estabelecer uma colaboração com a Universidade de Liverpool que foi essencial para o meu projeto.” Marcella de Almeida Prado, doutoranda em biofísica

18 Simon Franco, “head-hunter”
“Para ser cidadão no mundo globalizado, é preciso falar inglês, é o preço do ingresso para ser cidadão do mundo. Quem não fala inglês é amador, não compete com profissionais.” Simon Franco, “head-hunter”

19 E o que norteia o trabalho do professor em sala de aula?

20 Se o Currículo norteia, o que efetivamente se trabalha?

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22 “Ler e debater o Currículo de LEM

23 REGISTRO

24 A Importância do Registro Na Prática de Sala de Aula

25 REGISTRAR PARA QUÊ? DESAFIO ATUAL: “A elaboração dos registros constitui fator fundamental de nossas reflexões. Considerando que o registro amplia a memória, organizando as etapas da experiência, e por isso revelando movimentos, partimos para o desafio de criar espaços em nosso cotidiano para escrever sobre os acontecimentos, as dúvidas e as descobertas.” Eliane B. Bruno –PUC/SP

26 REGISTRAR PARA QUÊ? “Escrever sobre a experiência ajuda a organizar o próprio pensamento e a própria experiência”. “O registro permite a sistematização de um estudo feito ou de uma situação de aprendizagem vivida. O registro é História, memória individual e coletiva eternizadas na palavra grafada. É o meio capaz de tornar o educador consciente de sua prática de ensino, tanto quanto do compromisso político que a reveste.” Madalena Freire, 1992

27 POR QUE O PROFESSOR DEVE REGISTRAR ?
O registro permite ao professor refletir sobre o que está fazendo enquanto escreve seu dia, e num momento após, na leitura, sempre há a possibilidade do mesmo ser autor de sua prática; “Exercício da Solidariedade Profissional” - O registro permite a outros colegas professores conhecerem o que cada um está fazendo (socialização); O registro é indiscutivelmente um instrumento reflexivo de investigação didática; “A produção escrita do educador hoje deve estar a serviço da identificação e compreensão de todos os movimentos que interferem nas relações de ensino e aprendizagem.” O Registro com a devida intenção pedagógica é valioso instrumento de avaliação do avanço do aluno e claro norteador para o professor. Edmilson de Castro

28 O PROFESSOR PODE REGISTRAR PARA MELHORAR SUA PRÁTICA:
o que planejou...se deu certo ou não; como foi executada tal atividade, e o que percebeu durante a realização (os materiais selecionados, os processos escolhidos e as intenções propiciadas); o acompanhamento das atividades e as intervenções realizadas, pode ser utilizado para divulgar o seu trabalho, nas ATPCs e troca de experiências

29 O PROFESSOR PODE AINDA REGISTRAR SUBJETIVAMENTE SOBRE O ALUNO:
o desenvolvimento integral do aluno, considerando aspectos cognitivos, sócio-afetivos, motores e desenvolvimento de sua autonomia; a história de vida de seu aluno – fatores significativos que possam interferir na sua aprendizagem; o processo do aluno na construção de conhecimentos específicos e gerais (descrição e análise); a realização das atividades, o envolvimento dos alunos, os questionamentos...

30 O QUE PODE SER CONSIDERADO REGISTRO DO ALUNO PARA AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA DO PROFESSOR ?
O que o aluno registra na forma de: desenhos, esquemas, bilhetes, s, cartas, relatórios, parábolas, poesias, músicas (rap, batalha de MC, repentes, ilustrações, palavras cruzadas, colagens, charges, uso de P.Point, e até dramatizações...

31 BILHETE: instrumento de avaliação, de investigação pedagógica, de uso do cotidiano profissional
Amigo Marcelo, Hoje na aula de matemática, aprendi a calcular a raíz quadrada de um número, porque um número só tem raíz quadrada quando é resultado de um número vezes ele mesmo,entendeu? Olha, vou te mostrar: = 9, então raíz quadrada do 9 é o número 3, e você pode representar assim = 3, entendeu Marcelo? Até amanhã. Pedro

32 POESIA: A criatividade do aluno, gêneros,
“Hoje vamos aprender, as propriedades da Potência, com ela poderemos muitas situações, resolver! Olhe só preste atenção, pra ficar um sabichão: “multiplicação de potências de mesma base, conservo a base e somo os expoentes”, Se estudar o suficiente, com suas notas ficará bem contente!

33 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
EXPLORAR NOS QUADRINHOS SITUAÇÕES VIVENCIADAS POR ELES

34 Teatro

35 Os REGISTROS e suas múltiplas finalidades avaliatórias!
A confecção de placas para a escola, é um tipo de registro que poderá ser utilizado como trabalho em grupo por exemplo! O que avaliar? Ortografia Contexto Criatividade Participação E o texto Utilizado.

36 O professor pode utilizar estratégias para seus registros
O professor pode utilizar estratégias para seus registros...economizando seu tempo! Como? Criando sua própria estratégia de registro! Algumas sugestões: apresenta (tais )dificuldades; o aluno já conseguiu (tal ) avanço! o aluno _ _ _ já superou (tal) dificuldade Outra maneira importante de registro e suporte de avaliação é o ...

37 PORTFÓLIO

38 O QUE SÃO PORTFÓLIOS? Coleção de itens que revelam, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento do aluno.

39 TIPOS DE PORTFÓLIO: Particular Aprendizagem Demonstrativo

40 PARTICULAR Aquele que geralmente todos fazemos, quando fazemos anotações pessoais, para poder conhecer melhor o aluno. Registros sistemáticos e entrevistas com pais. Deve-se respeitar a privacidade do aluno e família, mantendo este portfólio em local seguro.

41 APRENDIZAGEM É o maior portfólio, usado com maior frequência. Contém anotações, rascunhos, esboços de projetos, amostra de trabalhos e diário de aprendizagem. É uma coleção.

42 DEMONSTRATIVO Deve conter amostras de trabalhos, as quais demonstram avanços importantes ou problemas persistentes. Tanto professores, pais e alunos podem incluir atividades relevantes. Este tipo de portfólio é utilizado para apresentação para a série seguinte.

43 ITENS DO PORTFÓLIO: Amostras de trabalhos, sempre acompanhadas da comanda de orientação apresentada ao aluno; Atividades semelhantes aplicadas em diversos momentos do ano, para que seja visualizado o desempenho do aluno; Registro de observações e considerações significativas feitas pelo professor.

44 AVALIAÇÃO Através do portfólio a avaliação torna-se confiável. Seu entendimento individualiza as experiências de aprendizagem auxiliando o crescimento, encorajando e potencializando o desenvolvimento profissional, norteando pais, alunos e professores. PCNP LEMCLÔ DER Itapetininga SP

45 Fontes Manual de Portfólio – Elisabeth Shores e Cathy Grace

46 COFFEE BREAK!

47 Orientação Técnica Games and Music
Recursos no ensino de LEM

48 Revistas Cinema Jornais Internet

49 Ambiente seguro Aproximar os alunos de culturas diferentes
Estimular o pensamento crítico Expor alunos a pronúncias diferentes Perceber sua prórpia cultura Perspectivas diferentes de um mesmo tema Expor alunos a um contexto natural da língua Ambiente seguro

50 Diferentes estilos de aprendizagem

51 Matemático Musical Físico

52 Intrapessoal Linguístico Interpessoal Visual

53 Estilos de aprendizagem
Físico (indivíduo que usa muito a expressão corporal) Interpessoal (indivíduo extrovertido) Intrapessoal (indivíduo introspectivo) Linguístico (aqueles que se expressam melhor com palavras)

54 Matemático (os que usam mais o pensamento/raciocínio lógico)
Musical (se interessam mais por sons e música) Visual (exploram mais o aspecto visual das coisas)

55 Como planejar atividades

56 Antes Durante..... Depois....

57 Antes... Perfil dos alunos Contexto sala de aula Tipos de filmes
Escolha o segmento

58 Durante... Objetivo/instruções claras Ativar conhecimento prévio
Atividades variadas

59 Depois... Preparar perguntas a respeito das atividades para verificação do aprendizado. Preparar atividades extraclasse.

60 Atividades procuram: Estimular a criatividade por meio de insumos visuais. Desenvolver a acuidade auditiva. Desenvolver o senso crítico. Rever tópicos gramaticais/lexicais. Desenvolver atividades de leitura.

61 Como conduzir uma aula

62 Estimular o conhecimento prévio Levantamento de hipóteses
Before viewing Estimular o conhecimento prévio Levantamento de hipóteses (título) Curiosidades

63 After viewing Relatar impressões pessoais Revisitar curiosidades
Trocar informações em pares Relatar impressões pessoais

64 Jogos em sala de aula! Celso Antunes (2003) cita o seguinte sobre o jogo: "O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências, permitindo que o indivíduo realize tudo que deseja. Quando joga, passa a viver quem quer ser, organiza o que quer organizar, e decide sem limitações. Pode ser grande, livre, e na aceitação das regras pode ter seus impulsos controlados. Brincando dentro de seu espaço, envolve-se com a fantasia, estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real".

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69 pro-tai.blogspot.com

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74 Músicas... Meios criativos para usar a música em sala de aula:
O que as pessoas normalmente fazer com as músicas no seu dia a dia? Ouvir Cantar Compartilhar ( grupos , gostos) Fazer vídeos Imitar coreografias...

75 Vamos para a prática?

76 Caderno do aluno 5ª serie/6º ano
Preposição de Lugar Currículo SEE Pag .114

77 Fly swatters! Colocar o ppt no data show com as figuras, dividir a turma em dois grupos e chamar um de cada time por vez, o professor fala o nome ou uma definição de uma figura e este tem de bater com o mata moscas na figura. Ganha ponto o time que acertar. E um aluno fica marcando os pontos ( na lousa)

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80 Caderno do aluno 6ª série/ 7º ano
LEARN TO LEARN Using songs to learn English Uma boa maneira de aprender inglês é, sem dúvida, ouvindo músicas. Assim, podemos cantar – e até dançar! –, sozinhos ou com os amigos, enquanto aprendemos a língua. Faça as atividades a seguir e pense nisso! 1. Assinale as opções verdadeiras sobre você. Ao ouvir uma música em inglês, você: ( ) canta junto, mesmo sem saber o que está dizendo. ( ) canta junto, mesmo sem saber como pronunciar as palavras corretamente. ( ) não canta, porque todo mundo vai tirar sarro de você. ( ) fica curioso para saber o que diz a letra. Em grupos, compare com seus amigos a opção (ou as opções) que você escolheu e verifique se há alguma semelhança. 2. Agora, responda às perguntas a seguir. Depois, converse com seus colegas em sala de aula sobre suas respostas. a) O que você faz para conseguir a letra de uma música que gosta? b) Você usa um dicionário para compreender melhor o que diz a letra? Em caso afirmativo, você procura todas as palavras no dicionário? c) Caso não consulte um dicionário, você pede que alguém traduza a letra para você? Quem?

81 ____1950_____1975___1981___2004_____2010___
Caderno do aluno 8ª série / 9º ano – Biography ( review) Organização cronológica 3º bimestre e também para 7ª série/ 6º ano ____1950_____1975___1981___2004_____2010___ Os alunos podem: Fazer suposições Devem: Formular perguntas (WH questions)

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84 1º ano EM Future game. Objetivo uso do WILL
Em um saquinho cada aluno, colocara duas frases sobre a vida deles daqui a 05 anos e daqui a 10 anos. Depois o professor deve fazer a leitura e os colegas devem adivinhar quem são as pessoas.

85 2º ano EM Organizar um texto narrativo
Tom's Diner Suzanne Vega

86 Earth Song Michael Jackson
Express your fellings Coloque uma música que cause impacto, peça para os alunos fazerem uma colagem ou cartaz simbolizando o que eles entenderam da música.

87 Sugestões... http://www.youtube.com/watch?v=HTNVXlirF4Y
Don’t laugh at me Michael Jackson Earth Song Tom’s Dinner Mostra um trabalho escolar!!!

88 Bibliografia Ciclo de Palestras de LEM : REDE DO SABER/VIDEOTECA
II Ciclo de palestras sobre o ensino de LEM: O inglês que os brasileiros precisam aprender II Ciclo de palestras sobre o ensino de LEM: O uso de vídeos no ensino de idiomas II Ciclo de palestras sobre o ensino de LEM: Inglês para fins específicos Ciclo de palestras sobre o ensino de LEM: Técnicas e estratégias para o ensino de LEM – Inglês Activities for the ESL Classroom Brasil, 2010 From David Malatesta

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