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Fonte: Rodriguez, Martius Vicente
MODELO DE GESTÃO Gestão Empresarial: Organizações que aprendem Fonte: Rodriguez, Martius Vicente
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Grupo 1 ADRIANA ITACIR ANDRÉA JORGE CLEONE MÁRIO IONARA MARCOS
JEANE OLY MÁRCIA REINALDO MARLY VICENTE ROSELY
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GESTÃO “É a forma como os relacionamentos entre as pessoas se estabelecem na busca de um objetivo comum.” Reflete a forma de gerenciar a organização; Forma de planejar e executar as tarefas. rodriguez (2002, p. 155)
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MODELO DE GESTÃO Deve ser explícito e Claro para todos;
Realizar sinergia entre as pessoas; Apresentar como se integram os sistemas internos, formais e informais. Rodriguez (2002, p. 156)
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Pilares de Sustentação do Modelo De Gestão
PESSOAS: comportamento esperado para o diferencial competitivo; PROCESSOS: sistemas formais das informações, decisões e delegação; TECNOLOGIA: eficiência em softwares e equipamentos. Rodriguez (2002, p. 156)
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Suportados pela: EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: projetos voltados para a educação continuada; Orientados pelas: ESTRATÉGIAS: direcionam a atuação e definem as metas a longo prazo; CLIENTES: Rodriguez (2002, p. 157)
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Relacionamentos Execução Relacionamento Resultado
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Questionamentos O modelo de gestão é claro e todos os empregados conhecem? Como está funcionando cada nível da empresa? (estratégico, tático e operacional); Qual a forma de gestão? Os processos estão definidos e claros?
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Questionamentos Quem tem competência para tomar as decisões? E quem pode alterar estas? A empresa é orientada para o cliente ou para o produto? E sua atuação? Quais indicadores deve-se acompanhar? Há um sistema de conseqüências com os resultados? Quais competências deve-se manter? Rodriguez (2002, p. 159)
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A Estrutura do Modelo de Gestão (Rodriguez 2002, p. 160)
Missão Visão Políticas Cultura Objetivos Estratégicas F o r n e c d s I n s u m o Planejamento P r o d u t s Acionistas Empregados Sociedade Cliente Pessoas/Meio-ambiente Tecnologia Apoio Produção Logística de Saída Logística de Entrada Avaliação do Negócio e das Pessoas (Rodriguez 2002, p. 160)
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Definição da Missão Expressão da razão e Existência da Organização;
Estabelecimento do negócio, do segmento de mercado e abrangência; Definição dos Produtos/serviços a serem prestados: bens tangíveis, intangíveis ou atividades executadas; Definição de quem são os clientes. Rodriguez (2002, p. 162)
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Tipos de Produtos GENÉRICOS: normalmente oferecido;
ESPERADOS: satisfaz as necessidades dos clientes; AUMENTADO: com características superiores às esperadas; POTENCIAL: possui fator surpresa. Rodriguez (2002, p. 164)
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Tipos de Clientes Juran, (1989)
AFETADOS: sofrem influência do produto; IMPACTADOS: dependem do produto oferecido; POTENCIAIS: eventualmente podem utilizar o produto. Rodriguez (2002, p. 166)
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Tipos de Cliente em Relação ao Processo:
FINAL: consomem o produto: INTERMEDIÁRIOS: distribuem ou revendem os produtos; INTERNOS: dentro da organização. Rodriguez (2002, p. 167)
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Exemplo de Missões Prima pela Excelência em Qualidade nos Serviços Prestados na Área de Contabilidade. (Organização Cristal LTDA); Produzir controles eletrônicos personalizados para automação de máquinas e equipamentos, que atendam com agilidade e confiabilidade, as necessidades técnicas dos clientes, perpetuando parcerias com justa lucratividade.(Empresa GTA Eletrônica);
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Exemplo de Missões Destacar-se no mercado atacadista de gêneros alimentícios, atendendo às necessidades de fornecimento de matéria-prima que fomente os negócios das empresas por nós atendidas, aprimorar sempre nossos produtos e serviços, propiciando: retorno do investimento, auto realização dos colaboradores, prosperidade como empresa e capitalização para empreendi- mento paralelo ou correlato.(Distribuidora de gêneros alimentícios Monte Claro)
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