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CURSO DE CAPACITAÇÃO: PROPOSTA PRIME – CISE

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Apresentação em tema: "CURSO DE CAPACITAÇÃO: PROPOSTA PRIME – CISE"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE CAPACITAÇÃO: PROPOSTA PRIME – CISE
16/04/2009 17/04/2009

2 HÉLICE CONSULTORIA A empresa
A Hélice Consultoria foi fundada em abril de 2006. Os seus fundadores possuem nove anos de experiência em atividades de consultoria, assessoria e treinamento no campo da gestão da inovação. A empresa atua em atividades de gestão, inovação e desenvolvimento territorial. Nossos colaboradores são mestres e doutores oriundos das áreas de conhecimento da Administração, Economia, Engenharia de Produção e Geografia.

3 HÉLICE CONSULTORIA A missão
A missão da Hélice é promover o aumento da competitividade de empresas, regiões e países através da disseminação do conhecimento, capacitação e consultoria em inovação.

4 HÉLICE CONSULTORIA Clientes
Empresas + DE 200 EMPRESAS INOVADORAS

5 HÉLICE CONSULTORIA Clientes
Universidades Atores Institucionais

6 CONCEITOS Inovação e empreendedorismo
6

7 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA O que é?
Inovação Tecnológica compreende a introdução no mercado de produtos ou processos tecnologicamente novos e melhorias significativas que tenham sido implementadas em produtos e processos existentes. Fonte: OCDE, Manual Oslo, p. 35

8 INOVAÇÃO Pontos principais
Inovação x Invenção Tipos de inovação?

9 INOVAÇÃO Tipos de inovação
Processo x Produto Incremental x Radical

10 INOVAÇÃO Recursos para inovar
Recursos Tecnológicos Recursos Organizacionais Geração de empresa de base tecnológica Recursos Humanos Recursos financeiros Recursos de capital social

11 INOVAÇÃO Recursos para inovar
Recursos Organizacionais Recursos Humanos Recursos financeiros Recursos de capital social Recursos Tecnológicos Empresa de consultoria e P&D Empresa de produto Empresa baseada em ativo tecnológico

12 INOVAÇÃO Dinâmica da inovação
Fenômeno sistêmico Envolve diversos recursos Envolve atores de diferentes esferas institucionais Se materializa através da empresa no mercado

13 INOVAÇÃO O desbalanço do sistema brasileiro
Sabemos a transformar dinheiro em conhecimento, mas não aprendemos a transformar conhecimento em dinheiro!

14 INOVAÇÃO E as empresas brasileiras?
Empresas que inovam… Faturam 100 vezes mais que as outras Pagam salários 3 vezes maiores que as outras

15 INOVAÇÃO Importância da cooperação para empresas inovadoras
Fornecedores – 35,44% Clientes – 34,71% Universidades e IP – 17,84% Empresas do mesmo grupo – 16,85% Fornecedores e Clientes representam a maior fonte de informação para a inovação!

16 INOVAÇÃO Abordagem da Hélice Tríplice
$ (fomento) Inovação )* $ (Lei de $ (contratos e royalties)

17 SISTEMA DE FINANCIAMENTO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Um breve panorama
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18 FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS
FINEP – Agência do Ministério da Ciência e Tecnologia Editais e Chamadas Públicas, ICT/Empresa, Subvenção Econômica, Finep Inovar

19 LINHAS DE FINANCIAMENTO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Recursos Financeiros Centro Tecnológico Produto ou Processo Inovador Geração de Renda, Empregos, Impostos Empresa

20 PERFIS DOS ATORES GOVERNAMENTAIS
Universidades Institutos de pesquisa CAPES MEC Lei da reforma universitária Setor Empresarial MCT Lei de inovação Lei do Bem MDIC Interface Finep / CNPq Fundos setoriais Fundações de Amparo à Pesquisa Sebrae BNDES Associações de classe

21 PERFIS DOS INVESTIMENTOS
GESTÃO P&D MERCADO PRODUÇÃO

22 OUTRAS FORMAS DE APOIO A EMPRESAS
Subvenção econômica – recursos não-reembolsáveis aplicados diretamente em empresas, possíveis a partir do marco legal - Lei de Inovação e Lei do Bem PAPPE – recursos não-reembolsáveis do governo estadual para apoiar a introdução de novidades no ambiente produtivo ou social.

23 PERFIS DOS INVESTIMENTOS
Nível de risco p/ investidor Baixo Alto Fundadores, amigos e família Capital de risco Agências de Fomento Mercado de capitais Capital semente Bancos Finep Proinovação Finep Inovar Semente BNDES Criatec Finep Inovar Finep - Subvenção PAPPE PRIME CNPq RHAE BNDES Inovação Inicial Emergente Crescimento Consolidada

24 PRIME Análise do Edital
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25 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
Em Sergipe serão até 100 investimentos que totalizam R$ ,00

26 OBJETIVO DO EDITAL

27 QUEM PODE PARTICIPAR

28 O QUE É APOIADO?

29 CONTRAPARTIDA EXIGIDA DAS EMPRESAS

30 COMO PARTICIPAR

31 A PROPOSTA SIMPLIFICADA

32 SELEÇÃO DA PROPOSTA SIMPLIFICADA

33 TREINAMENTO

34 PROPOSTA DETALHADA

35 SELEÇÃO DA PROPOSTA DETALHADA

36 PRAZOS

37 COMITÊ DE AVALIAÇÃO

38 CRITÉRIOS BÁSICOS DE AVALIAÇÃO DE MÉRITO
Perspectivas de inserção no mercado dos resultados do projeto Qualificação da equipe técnica do projeto Adequação das instalações de PD&I que serão utilizadas no desenvolvimento do projeto Parcerias com instituições científicas e tecnológicas para o desenvolvimento do projeto Aporte de contrapartida no projeto acima do mínimo requerido Grau de integração e atribuições de cada uma das entidades partícipes nos consórcios estabelecidos para desenvolvimento do projeto Consistência do orçamento, cronograma físico-financeiro e indicadores de progresso do projeto Externalidades associadas ao projeto: adensamento de cadeias produtivas, absorção de recursos humanos qualificados, desenvolvimento local, social e ambiental

39 Informações Básicas de um Projeto de Inovação
39

40 INFORMAÇÕES BÁSICAS Quem ? O quê ? Por quê? Como ? Em quanto tempo ?
Com que recursos ? Para quê ?

41 PROJETO DE INOVAÇÃO Descrição da Empresa Descrição do projeto

42 PROJETO DE INOVAÇÃO Histórico da Empresa Composição do Capital
Instalações Físicas Histórico de P&D Histórico da Financiamentos Governamentais Descrição da Tecnologia Descrição da Metodologia do Projeto Descrição do Mercado Vantagens Competitivas Nome ou função Mini Curriculum Vitae ou perfil Justificativa

43 DESCRIÇÃO DA EMPRESA Histórico da Empresa Composição do Capital Instalações Físicas Histórico de P&D Histórico de Financiamentos Governamentais

44 DESCRIÇÃO DO PROJETO Descrição da Tecnologia Descrição da Metodologia do Projeto Descrição do Mercado Vantagens Competitivas

45 Descrição da Tecnologia
DESCRIÇÃO DO PROJETO Descrição da Tecnologia Quais são as aplicações de mercado da tecnologia? Quais são os diferenciais competitivos? A tecnologia é de propriedade da empresa? Processo de desenvolvimento Histórico de testes Prova de conceito EVTE

46 Descrição da Metodologia do Projeto
DESCRIÇÃO DO PROJETO Descrição da Metodologia do Projeto Como o projeto será executado Aspectos científicos Aspectos mercadológicos Como o projeto será gerenciado Instâncias de controle Compartilhamento de resultados Proteção da Propriedade Intelectual

47 DESCRIÇÃO DO PROJETO Descrição do Mercado Panorama de mercado
Dimensionamento do mercado Barreira de entrada e saída Análise da concorrência

48 DESCRIÇÃO DO PROJETO Vantagens Competitivas
Ativos e competências adquiridos no projeto Posição no mercado Preço, qualidade, flexibilidade...

49 INOVAÇÃO Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Manual de Oslo – pg. 55 – parag. 146

50 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Diferenciam-se quatro tipos de inovação: de produto, de processo, de marketing e organizacional. Manual de Oslo – pg. 57 – parag. 155 Inovações Tecnológicas - Produto e Processo As atividades apoiadas pela FINEP devem ser predominantemente relacionadas à inovação tecnológica.

51 A PROPOSTA SIMPLIFICADA
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52 ERROS COMUNS 52

53 POR QUE OS PROJETOS DEIXAM DE SER APOIADOS?
Na pré-qualificação, sempre por não atendimento aos requisitos formais do instrumento Erros mais comuns : Envio de documentação incompleta Envio após a data limite Falta de via impressa ou assinaturas Falta de disquete/CD de backup Falhas na relação de itens solicitada Inelegibilidade de membro do consórcio executor Total falta de aderência aos objetivos da Chamada Preenchimento incorreto ou incompleto do formulário

54 PORQUE OS PROJETOS DEIXAM DE SER APOIADOS?
Na avaliação de mérito por baixo conteúdo inovador, fraco atendimento aos objetivos do instrumento ou ainda insuficiência de recursos disponíveis Erros mais comuns : Ausência de inovação tecnológica Falta de clareza quanto aos objetivos e metodologia Mecanismos de coordenação gerencial mal definidos Cronograma físico e financeiro inadequados Ausência de elementos priorizados pelo instrumento (cooperação, compartilhamento, incorporação de resultados, etc.) Distinção entre contrapartida financeira e não-financeira

55 ALGUMAS RECOMENDAÇÕES
Tempos o tempo de construção do projeto o tempo de acreditação do projeto o tempo de redação do projeto o tempo de “leitura cega” do projeto (à luz dos critérios de avaliação de mérito) o tempo de ajustes do projeto “Nunca deixe uma pergunta sem resposta no Projeto”

56 ALGUMAS RECOMENDAÇÕES
Equilíbrio entre a abordagem “micro” e “macro” - a questão da informação suficiente Qualificação da equipe executora – adequabilidade ao projeto; o conjunto de saberes demandados pelo projeto pode e deve ser descrito no Resumo da Equipe Executora Foco na Banca de Avaliação – equilíbrio entre aspectos científicos e mercadológicos, com os efeitos de desenvolvimento social, institucional ou regional.

57 HÉLICE CONSULTORIA MUITO OBRIGADO!
THIAGO RENAULT / Av. Rio Branco 133 / sala 1601 – RJ.


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