A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSES   DE  PALAVRAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSES   DE  PALAVRAS."— Transcrição da apresentação:

1 CLASSES   DE  PALAVRAS

2 Se a gente pudesse, ajudava
Se a gente pudesse, ajudava. (A seleção de palavras mais coloquiais para uma situação de oralidade informal e a combinação de “gente” com “pudesse” e “ajudava”.) Se pudéssemos, ajudá-la-íamos. (A seleção de palavras mais formais para uma situação de oralidade formal e a combinação de “pudéssemos” e “ajudá-la-íamos” com o sujeito desinencial, por isso, não explicitado.) Evite: Se eu pudesse, amá-la-ia.

3 O alto funcionário cantou bem e teve seu prêmio merecido. (Adjetivo )
O funcionário cantou bem alto e teve seu merecido prêmio. (Advérbio ) Na montanha, o soldado, para ouvir o eco, gritou: Alto! (Interjeição) O alto da montanha inspirou o soldado a gritar para ouvir o eco. (Substantivo)

4 A mesma palavra pode figurar em mais de uma classe, dependendo da derivação imprópria:
a) A água é essencial à vida. (adjetivo) b) “O essencial é invisível aos olhos”. (substantivo) c) O sério deve ser tratado com respeito. (substantivo) d) Gosto de tratar com homem sério. (adjetivo) e) Vamos falar sério. (advérbio)

5 f) O pouco com Deus é muito. (substantivo)
g) Trouxe pouco dinheiro. (pronome indefinido) h) Ele estudou pouco. ( advérbio) 

6 Que fazer? (pronome interrogativo)
j) Urge que ela volte. (conjunção subordinativa integrante) k) O quê só não é verbo. (substantivo)  l) Quê! Já falaste!? (é interjeição)

7 Um certo homem construiu sua casa na areia.
O deslocamento de alguns determinantes do substantivo que pode acarretar implicações: Um certo homem construiu sua casa na areia. Um homem certo construiu sua casa na rocha. Alguma criatura me fará casar. Criatura alguma me fará casar.

8 O próprio agente investiu o dinheiro na casa.
O agente investiu o próprio dinheiro na casa. O agente investiu o dinheiro na própria casa. O agente investiu o dinheiro na casa própria.

9 CLASSES   DE  PALAVRAS

10 SUBSTANTIVO 1) PESSOAS (menino, Fernando); 2) ANIMAIS (galinha, cachorro); 3) COISAS (balde, panela, tábua); 4) LUGARES (Goiás, avenida, Recife); 5) SENTIMENTOS (alegria, tristeza, ódio, amor); 6) AÇÕES (correria, ultrapassagem, grito, agitação); 7) QUALIDADES (beleza, coragem, timidez).

11 Adjetivo Palavra que nos dá as características de um substantivo.
Estas características podem ser de: qualidade defeito modos ou maneiras de ser Exemplo: Pessoa bonita, mentirosa, mal-educada. modo de ser substantivo defeito Qualidade

12 Como reconhecer o adjetivo?
É PRECISO RECONHECER O SUBSTANTIVO. Exemplo: 1 - O brasileiro jovem deve alistar-se aos dezoito anos. 2 - O jovem brasileiro deve alistar-se aos dezoito anos. substantivo qualidade qualidade substantivo

13 Adjetivos pátrios Referem-se a: países – ex.: brasileiro
Estados – ex.: paranaense Cidades – ex.: curitibano Localidades - ex.: : “quem nasce em Bragança é bragantino”.

14 Quanto ao Grau, podem ser Comparativos ou Superlativos.
O grau Comparativo pode designar: - igualdade: Sou tão bonita quanto ela. - superioridade: Sou mais bonita que ela. - inferioridade: Ela é menos bonita do que eu. O grau Superlativo pode ser: Absoluto ou Relativo. Analítico: Ela é muito bonita. Sintético: Ela é belíssima. Relativo de Superioridade: Analítico: Ela é a mais bonita de todas. Sintético: Esta vila é a maior de todas. Relativo de inferioridade: Ela é a menos bonita de todas nós.

15 Locuções adjetivas Grupo de palavras que tem o mesmo valor que um adjetivo Exemplos: conselho de pai / paterno atitude sem qualquer cabimento / descabida inflamação da boca / bucal amor de mãe / materno Sociedade de consumo / consumista

16 CLASSES   DE  PALAVRAS

17 ARTIGO Artigo é a classe de palavras que determina ou indetermina o substantivo.

18 Lisboa é a capital de Portugal e uma grande cidade.
Definidos (o, a os,as) - indicam seres determinados, conhecidos da pessoa que fala ou escreve. Indefinidos (um, um, uns, umas) indicam seres de modo vago. Exemplos: Lisboa é a capital de Portugal e uma grande cidade. O Rio de Janeiro é a antiga capital do Brasil.

19 Algumas Observações: O artigo definido no singular pode indicar toda a espécie: Exemplo: A águia enxerga das alturas. É facultativo (opcional) o uso do artigo com os pronomes possessivos: se adjetivados Exemplo: (A) sua intenção era das melhores. Os nomes próprios podem vir com artigo – variação diatópica: Exemplo: O Antonio é bom pedreiro. Muitos nomes próprios de lugares admitem o artigo, outros não: Exemplo: A Bahia, Santa Catarina. O artigo indefinido pode realçar uma ideia: Exemplo: Ele falava com UMA segurança! O indefinido pode, também, dar ideia de aproximação: Exemplo: Eu devia ter UNS quinze anos. Observe o artigo definido quando usado com: Toda a casa ficou alagada. (a casa inteira). Toda casa deve ter segurança.

20 -Todos os quatro homens eram estranhos. -Todos quatro eram estranhos.
Casos de usos ou omissão do artigo: -Todos os quatro homens eram estranhos. -Todos quatro eram estranhos. -Todos os homens eram estranhos. - Todo mundo assistirá às olimpíadas. - Todo o mundo assistirá às olimpíadas. - Esse mecânico é o bicho! - Esse mecânico é um bicho! - Estamos sem mercadoria disponível no momento. - Estamos sem a mercadoria disponível no momento.

21 O médico citou casos de ausência dos sintomas.
O médico citou os casos de ausência dos sintomas. Acabei de vir da casa. Acabei de vir de casa. João só dança forró com a mulher. João só dança forró com mulher. Colombo, o grande navegador, morreu pobre. - Colombo, grande navegador, morreu pobre. - Foram retiradas as duas toneladas de lixo do rio. - Foram retiradas duas toneladas de lixo do rio.

22 CLASSES   DE  PALAVRAS

23 NUMERAL Numeral é a classe de palavras que da a quantidade, posição, fração e a multiplicação dos substantivos.

24 Leitura do numeral A leitura do numeral antes do substantivo será ordinal: X volume - décimo volume; XX página - vigésima página. A leitura do numeral depois do substantivo será ordinal de 1 a 10: volume X- volume décimo; página XX - página vigésima. A leitura do numeral depois do substantivo será cardinal de 11 em diante: pauta XII - pauta doze; século XX - século vinte.

25 Escrita do numeral É raro esse item ser incluído nas gramáticas. E quando você encontra, difere do usual encontrado, inclusive em pareceres judiciais. O português corrente usualmente pontua com vírgula as classes que não possuam “acompanhantes (outras classes)” e acrescem a aditiva E para as “que acompanham”: A norma culta recomenda unir só com aditiva “E” as classes que se acompanham entre si e dentro da classe. Mil duzentos e trinta e cinco reais e quarenta e cinco centavos.

26 CLASSES   DE  PALAVRAS

27 PRONOME Pronome é a classe de palavras que acompanha ou substitui o substantivo.

28 I – Os tipos de pronome Existem vários tipos de pronomes: pessoais (do caso reto, do caso oblíquo e de tratamento), possessivos, indefinidos, interrogativos, demonstrativos e relativos. Alguns desses podem aparecer acompanhando o nome ou retomando/anunciando. Quando não acompanha o nome, o pronome passa a ser chamado de substantivo, ocupando as mesmas funções sintáticas dessa classe gramatical. Quando acompanha o nome, passa a ser chamado de adjetivo, ocupando as mesmas funções sintáticas dessa classe gramatical. 

29 Aos pronomes pessoais do caso reto podem-se acrescentar VOCÊ e A GENTE. São representantes da 2ª (com quem se fala) e 1ª (a que fala) pessoas do discurso respectivamente, mas usam igualmente os verbos na 3ª pessoa do singular. Quando a expressão “a gente” estiver flexionando um verbo na 1ª pessoa do singular, diremos que houve uma silepse. No entanto, não recomendamos esse uso, exceto em casos de se representar uma variedade diastrática ou diafásica. Um caso a se pensar é o uso do VÓS e seus decorrentes VOSSO(S) e VOS. A gramática tratou de exterminá-lo. Virou variedade diacrônica: Ex.: Vossa Excelência deveria se atualizar. Todos os seus filhos estão formados. Paula, tu e teus irmãos deverão se apresentar amanhã, com seus documentos.

30 Quando se combinam os verbos terminados em -Z, -S e –R, com os pronomes oblíquos O e A (representantes de funções não preposicionadas) e suas variações, estes recebem um L. Veja algumas frases gramaticalmente corretas, mas que soam mal aos nossos ouvidos “brasileiros”: Fi-lo porque qui-lo. (O falar culto admite: Fi-lo porque o quis. O pronome é atraído pela conjunção) Contá-las-ei quando chegar. Tu queres saber qual é o presente? Tem-lo na mão. Abre-o! (Tens+o = tem+lo) Você quer saber qual é o presente? Tem-no na mão. Abra-o! (Tem+o = tem+no) Caso se juntem a verbos terminados em ditongos nasais, ganham um -N. Prendam-nos! São perigosos. Põe-no na mesa. O presente? Tem-no na mão. Abra-o! Ao serem usados em mesóclise, seguem esses mesmos preceitos: Contá-los-ei quando chegar a hora. Ajudá-las-ia se possível.

31 Os pronomes de tratamento, inclusos nos pronomes pessoais, que tenham a forma de Vossa, quando usados no discurso, como a pessoa de quem se fala, assumem a forma “Sua”, e, embora sejam de 2ª pessoa flexionam o verbo em 3ª pessoa e, em qualquer caso, usam pronomes de 3ª pessoa. Não se abreviam os pronomes de tratamento para Presidente (Regra é regra), Papa (Pode confundir-se com Vossa Senhoria), Cardeal e Reitor (Não ficam elegantes: V. Ema e V. Maga). Exemplos: Vossa Excelência, Sr. Presidente, Sua Santidade, o Papa João Paulo II, visitará o Brasil em breve. Até lá ficaremos ansiosos. Vossa Magnificência, lá fora, os alunos estão aguardando sua presença e a de Vossa Eminência.

32 OS PRONOMES DE TRATAMENTO
DESTINATÁRIO VOCATIVO PRONOME E ABREVIATURA (no texto) Arcebispos e Bispos Reverendíssimo Senhor, ou : Vossa Excelência Reverendíssima (V. Exª Revmª) Autoridades religiosas em geral (a)Senhor(a), ou : Vossa Reverendíssima (V. Revmª) Cardeais Eminentíssimo Senhor, ou : Vossa Eminência(V. Emª) Juízes em geral e Auditores da Justiça Militar Meritíssimo Senhor Juiz, ou : Vossa Excelência (V. Exª) Oficiais até Coronel e Funcionários graduados (diretores, chefes de seção) Prezado Senhor, ou : Vossa Senhoria (V. Sª) Papa Santíssimo Padre, ou : Vossa Santidade (V. S.) Presidente e Vice-Presidente da República, Procuradores-Gerais, Embaixadores; Autoridades políticas, militares e civis em geral; Secretários do Estado. Excelentíssimo Senhor, ou : Vossa Excelência(V. Exª). Para Presidente, é sem abreviatura. Reitor Vossa Magni- ficência, ou : Vossa Magnificência(V. Magª)

33 Os pronomes possessivos geralmente indicam posse
Os pronomes possessivos geralmente indicam posse. Porém, nem sempre devemos usá-los em alguns casos. Esse é o caso do pronome SEU, que pode provocar ambiguidade. Exemplo: - Pedro, encontramos João e seu irmão no cinema. OBSERVAÇÕES: Outras funções para o possessivo: Perdemos o nosso trem. (costume) Aluno meu jamais faria isso. (que estudou comigo) Meu aluno jamais faria isso. (que estuda comigo) Seu idiota! Quem mandou confiar nela? (ênfase) Ela deve ter hoje seus quinze anos. (ideia aproximada) Deve ter lá suas razões para agir assim. (ideia de indefinição) Seu malandro, conseguiu o que queria, hem? Dê cá um abraço. (afetividade) Seu José já chegou. (tratamento)

34 CLASSES   DE  PALAVRAS

35 Os pronomes indefinidos sempre se referem à 3ª pessoa
Os pronomes indefinidos sempre se referem à 3ª pessoa. Podem ou não variar em gênero e em número. Bastante/muito/menos/tanto/pouco se confundem com advérbios ou, por derivação imprópria, assumem esse papel. Exemplos: Comprei bastante/muito/menos/tanto/pouco (advérbio) hoje, inclusive, comprei bastantes/muitos/menos/tantos/poucos (pronome) tecidos hoje, para o guarda-roupa de inverno. Ela se manteve sem fazer nada (pronome). Coisa nada (advérbio) agradável como agregada, Toda (pronome) pessoa que se diz cristã reconhece que Deus é todo-poderoso (advérbio). Os espectadores esperaram demais (advérbio). / Os espectadores esperaram os demais. (pronome substantivo)

36 Os pronomes demonstrativos situam o substantivo no espaço, no tempo e no contexto linguístico.
Os pronomes demonstrativos mais utilizados de forma variada são ESTE, ESSE, AQUELE e AQUILO com suas respectivas variações. a. Em relação a tempo (dêiticos): Este é o melhor ano de nossas vidas. (o ano em curso) Esse foi o melhor ano de nossas vidas. (o ano passado) Esse será o melhor ano de nossas vidas. (o ano vindouro) Aquele foi o melhor ano de nossas vidas. (um ano distante – passado) Aquele será o melhor ano de nossas vidas. (um ano distante – futuro)

37 Em relação a espaço (dêiticos):
Este é o nosso quarto. Aqui colocaremos nossa cama. Essa é a cozinha. Aí comeremos nossa comidinha caseira. Aquele é o quintal. Lá amarraremos Lulu. Em relação à retomada (anáfora) para diferenciar Pedro, Tiago e João são pescadores. Este é o mais eficiente. Esse, o mais forte e aquele, o mais impetuoso. Em relação a anúncio (catáfora) e retomada (anáfora) no contexto linguístico: Ouçam este aviso: amanhã não haverá aula. Ouviram esse aviso? Ainda se lembram daquele que foi dado na semana passada? Você já fez uma cirurgia de ponte safena. Poderia nos contar sobre isso? Antigamente você era petista. Pode-nos falar sobre aquela experiência?

38 CLASSES   DE  PALAVRAS

39 PRONOMES RELATIVOS O pronome relativo ONDE retoma palavras e expressões que expressem ideia de lugar, e pode se combinar com preposição. O lugar aonde cheguei estava deserto. A cidade de onde cheguei foi tomada pelo mosquito da Dengue. O táxi onde cheguei tinha ar condicionado. Aonde vai você com essa pressa? À África? Onde vai você no avião? Perto da asa? Aonde (Até que ponto) você chegou?!

40 O pronome relativo CUJO retoma palavras e expressões que expressem ideia de posse, por isso funcionará como adjunto adnominal ou complemento nominal, vindo sempre entre dois nomes, podendo se combinar com preposição, mas nunca com artigo. As crianças cujas (adjunto adnominal) mães nos procuraram serão encaminhadas. As crianças com cujas mães(adjunto adnominal) nós falamos serão encaminhadas. O construção do metrô cujas escavações (compl. nom.) abalaram as estruturas dos prédios foi interditada.

41 O pronome relativo QUANDO retoma palavras e expressões que expressem ideia de tempo, por isso funcionará como adjunto adverbial de tempo, e não pode se combinar com preposição. Cuidado para não confundir com a conjunção temporal, que não exerce função sintática nem é palavra anafórica. - Naquela noite quando estávamos a sós ela nos revelou seu segredo. Quando a conjunção for temporal, poderá iniciar o período, visto que não retoma palavra anterior.

42 CLASSES   DE  PALAVRAS

43 Observações finais 1 – Não se usa o pronome “consigo” como os demais. Exemplos: Quero me casar contigo. Quero me casar com você. (não “consigo”) Quero me casar com ela. (não “consigo”) 2 – Nem sempre se usam os pronomes oblíquos tônicos após preposição. Cada caso deve ser analisado conforme o contexto. Os pronomes EU e TU vão ser sempre em oposição a MIM e TI e representarão, nesse caso, o sujeito de um verbo claro ou elíptico. Lembre-se de que MIM nada faz. Este trabalho é para eu fazer até sábado. Este trabalho vai sobrar para mim. Caminhou até ti e te entregou o presente? Até tu, Brutus? Todos saíram, inclusive eu.

44 3. Não se contrai a preposição com pronome ou artigo quando estes representem ou acompanhem o sujeito da oração. É hora de (essa preposição rege a oração subordinada substantiva completiva nominal) a onça (sujeito) beber água. 5. Os pronomes indefinidos representam sujeito simples; e não, indeterminado. - Ninguém foi ferido. (sujeito simples) 6. A norma culta condena o uso de “cada” e de “mesmo”como substantivo. - Ele (em vez de “O mesmo”) saiu cedo. 7. O pronome “qualquer” flexiona-se: quaisquer. - Quaisquer pessoas podem fazer isso. 8. O ou LHE? – Se passar a voz verbal para a passiva= O. - Venha nos visitar. Nós o atenderemos muito bem. (Você será bem atendido)

45 CLASSES   DE  PALAVRAS

46 VERBO Verbo é a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. .

47 Os verbos se classificam em:
Principal Auxiliar De Ação De Ligação Regular Irregular Defectivo Pronominal Transitivo Intransitivo Exemplos - Abra imediatamente a boca! Se eu fosse rico, viajaria muito. Precisamos todos comer e beber. As crianças têm brincado no jardim.

48 Os verbos são palavras que exprimem ações, estados ou qualidades situando-os no tempo.
É a palavra mais variável de todas, varia em pessoa, tempo, número, modo e voz.

49 As subclasses dos Verbos
Verbos intransitivos- os que tem o sentido completo. As crianças brincam. Verbos transitivos: Diretos- precisam, geralmente, de um complemento direto para completar o seu sentido. A criança lê uma história. Indiretos- precisam, geralmente, de um complemento indireto para completar o seu sentido. A professora sorri aos alunos.

50 Diretos e Indiretos- (bitransitivos), isto é, aceitam um complemento
Diretos e Indiretos- (bitransitivos), isto é, aceitam um complemento direto e indireto para completar o seu sentido. Ex.: O pai lê uma história aos filhos. Verbos de ligação - funcionam como elo de ligação entre dois grupos, o sujeito e o predicado. Ex.: A menina está feliz.

51 As conjugações estudar ensinar procurar memorizar acompanhar cansar
2ª- er 3ª -ir estudar ensinar procurar memorizar acompanhar cansar passar escrever aprender ler compreender fazer ser corrigir descobrir repetir introduzir EXCEÇÃO: o verbo POR e todos os verbos formados a partir dele ( dispor, repor, compor…) pertencem à 2ª CONJUGAÇÃO “ponere” (latim) vogal temática “e”.

52 VOGAL TEMÁTICA / TEMA O tema do verbo encontra-se retirando o R final do infinitivo. A última vogal do tema é a vogal temática. Estudar ->a- vogal temática Escrever ->e- vogal temática Partir ->i- vogal temática

53 Pessoa - quem realiza a ação; e Número - quantas pessoas realizam a ação
Singular Eu ª pessoa Tu (você) - 2ª pessoa Ele/ ela ª pessoa Plural Nós ª pessoa Vós (vocês) - 2ª pessoa Eles /elas ª pessoa

54 Modo - como a pessoa que fala realiza a ação.
Indicativo- a ação é real Subjuntivo – a ação é uma possibilidade Condicional- a ação é uma hipótese Imperativo- a ação é uma ordem ou um pedido Infinitivo- ideia geral do verbo (não conjugado) 6ºano- página 137, 138 e 54

55 Tempo - quando se realiza a ação.
Presente – uma ação ou um estado que se passa no momento em que se fala Ex: Eles passeiam no parque Passado - (pretérito) Perfeito - uma ação acabada anterior ao tempo em que se fala. Ex: Eu comi a sopa. Mais-que-perfeito - um acontecimento passado anterior a outro também já passado. Ex: Eu comera a sopa. Imperfeito - uma ação habitual ou repetida prolongada no tempo, ou uma ação passada que ocorreu ao mesmo tempo que outra também passada. Ex: Quando era bebe, comia muitas sopas. Futuro - uma ação futura. Ex: Eu estarei de férias na Páscoa.

56 VERBOS: REGULARES e IREGULARES
VERBOS REGULARES- mantêm , geralmente, o radical em toda a sua flexão. IRREGULARES- não mantêm o radical durante a sua flexão CANTAR RADICAL CANT- EU CANTO TU CANTAVAS NÓS CANTAREMOS IR EU VOU TU VAIS NÓS IREMOS ELES FORAM

57 A conjugação pronominal
Os verbos transitivos diretos podem conjugar-se com os pronomes pessoais o, a, os, as que desempenham a função de complemento direto. Exemplo: A Maria recebeu o prêmio e mostrou-o ao público Função de complemento directo

58 PARTICULARIDADES DA CONJUNGAÇÃO PRONOMINAL
Quando a forma verbal termina em r, s ou z, os pronomes tomam a forma de lo, la, los, las. EX: Ela faz os doces. Ela fá-los. Quando a forma verbal termina em ditongo nasal, os pronomes tomam a forma de no, na, nos, nas. EX: Elas fazem uma corrida. Elas fazem-na. No futuro do indicativo e no condicional os pronomes tomam a forma de lo, la, los, las e integram-se no interior da forma verbal. EX: Eles comerão os bolos. -> Eles come-los- ão Pronomes ocorrem antes das formas verbais QUANDO: a forma verbal se encontra no modo SUBJUNTIVO Éx.: melhor que o largues. a frase tem forma negativa. EX.: omprei um livro mas não o li. depois da preposição para EX.: Ele correu para a ajudar. a frase começa por determinados PRONOMES INDEFINIDOS. EX.: Todos o ajudaram.

59 Classes invariáveis ou não flexionadas
Advérbios Preposições Conjunções Interjeições

60 ADVÉRBIO Advérbio é a classe de palavras que modifica o sentido dos verbos, adjetivos e outros advérbios.

61 Classificação do Advérbio
Afirmação sim, deveras, certamente,efetivamente, incontestavelmente, realmente... Dúvida talvez, decerto, porventura, acaso, provavelmente, ...

62   Intensidade muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tanto, tão, quão, meio, todo, demasiadamente... Lugar aqui, lá, aí, perto, longe, atrás, abaixo, dentro, fora, além, aquém, adiante ...

63 Modo bem, mal, assim, apenas, depressa, devagar e os terminados em –mente: calmamente, tristemente... Negação não, absolutamente. Tempo hoje, amanhã, ontem,breve, logo, antes, depois,agora, já, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde,outrora, diariamente, antigamente...

64 Interrogativos Onde, por que, como e quando - são advérbios interrogativos, empregados em frases interrogativas, expressando circunstância de: lugar, tempo, modo...

65 Locução Adverbial São duas ou mais palavras que exercem função de advérbio, exprimindo também circunstância de lugar, tempo, modo, causa... Exemplos: Em Pernambuco, as mudanças começaram em 1984. Ela mora no ar.

66

67 Conjunção É uma palavra invariável que liga: Duas orações;
Duas palavras de mesma função em uma oração.

68 Conjunções subdividem-se:
Conjunções Coordenativas ligam palavras ou orações. Conjunções Subordinativas inserem uma oração na outra, estabelecendo entre elas uma relação de dependência sintática.

69 As Conjunções Coordenativas classificam-se em:
Aditivas Relações que estabelecem: adição, soma Principais Conjunções: e, nem (e não) Ex: Telefonei para ele e já dei seu recado. Adversativas Relações que estabelecem: oposição, contraste Principais Conjunções: mas, porém, todavia, contudo Ex: Gostaria de ir à festa, mas estou doente.

70 Alternativas Conclusivas Relações que estabelecem: separação, exclusão
Principais Conjunções: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer Ex: Ora estuda piano, ora estuda flauta. Conclusivas Relações que estabelecem: conclusão Principais Conjunções:logo, pois, portanto, por isso Ex: Não estudou com disciplina, portanto provavelmente será aprovado.

71 Explicativas Relações que estabelecem: explicação, justificativa Principais Conjunções: que, porque, porquanto, pois Ex: Vamos embora, pois já é tarde. Todas elas ligam dois termos ou duas orações e estabelecem entre esses termos ou orações um tipo de relação.

72 As Conjunções Subordinadas classificam-se em:
1- Integrantes (que/ se) – fazem parte da regência de um verbo ou nome; integram uma oração substantiva. EX: Eu disse que ele viria. 2- Causais ( porque, que, pois, visto que, já que, uma vez que) exprimem causa/razão. Ex: Como ela gritou não disse nada. 3- Comparativa ( como, mais que, pior que, melhor que...) comparação. Ex: João teimou como um burro. 4- Concessivas (embora, se bem que, mesmo que, ainda que, conquanto...) – fato contrário da oração principal. Ex: Vou ao baile, mesmo que chova. 5- Condicionais (se, caso, desde que, contanto que...) condição/hipótese Ex: Desde que comesse, eu cozinharia.

73 6- Conformativas (segundo, conforme,como) concordância/conformidade.
Ex: Conforme lhe disse, viajarei amanhã. 7- Consecutivas ( que – acompanhado de tão...que, tanto...que, tamanho...que, tal...que) consequência/efeito. Ex: Ela comeu tanto que passou mal. 8- Temporais (quando, mal, logo que, sempre que, assim que...) tempo. Ex: Mal o filme começara, ela sentiu-se mal. 9- Finais – finalidade. Ex: Estudamos bastante a fim de que passássemos no vestibular. 10- Proporcionais (à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos...) proporcionalidade/simultaneidade. Ex: Quanto mais economizava, mais sentia prazer.

74 PREPOSIÇÃO Preposições: ligam palavras e orações, isoladamente NÃO possuem função sintática, possuem na frase um valor semântico. A função da preposição é subordinar um termo ao outro.

75 Classificação das preposições
As preposições podem ser: Essenciais – a, ante, até, após, com, contra, de desde, em, entre, para, perante, por,sem, sob, sobre. Acidentais – afora, consoante, durante, exceto, fora, mediante, salvo, senão, visto. Exemplos: Lutou contra mim. Confiava a mim seus segredos. Todos comeram, salvo tu. Locuções Prepositivas – ao lado de, antes de, além de, com respeito a (...) *Na LP, a última palavra sempre é uma preposição.

76 Relações semânticas da Preposição
As preposições podem exprimir vários sentidos: 1- Modo – Comeu um bife a cavalo. 2- Preço – A casa foi avaliada em 1 bilhão. 3- Direção – Atirou-se sobre o herói. 4- Companhia – Foram viajar com os amigos. 5- Instrumento – Martelava com o ferro. 6- Procedência – Vim de Paris. 7- Assunto – Falou sobre linguística. 8- Tempo – Por dez anos vivi em Londres. 9- Lugar – Cantava pelos bares da vida. 10- Posição inferior – O livro estava sob a carteira. 11- Posição superior – O livro estava sobre a carteira.

77 Contrações e Combinações
AO - (prep. A + artigo O) Aonde - (prep. A + advérbio ONDE) À - (prep. A + artigo A) Das - (prep. DE + artigo AS) Pelo - (prep. POR + artigo O) Desses - (prep. DE + pron. Dem. ESSES)‏ Naquelas - (prep. EM + pron.Dem. AQUELAS) DUM – (prep. DE + art. UM)

78 INTERJEIÇÃO Interjeição é a classe de palavras que exprime emoções, sentimentos. Ex.: D´oh!, Ah!,... Ó! Ai! Pst! Vamos! Basta! Queira Deus! Alto lá!

79 Interjeição Desejo: Oxalá!; Queira Deus!; … Dúvida: Hum!; Ora!; …
Indignação: Oh!; Olha!; Pois sim … Ordem: Xiu!; Silêncio!; Basta!; Alto!; Fora!; Repulsa: Ui!; Vaza; Fora!; Abaixo!; Credo!; Surpresa: Ah!; Oh!; Olá!; Caramba!; Credo!; Terror/Medo: Ai!; Ui!; Credo!; Jesus!; …

80


Carregar ppt "CLASSES   DE  PALAVRAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google