A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:"— Transcrição da apresentação:

1 CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Projeto Sala de Professor

2 O QUE É? É um projeto de formação continuada em serviço, que busca o fortalecimento da escola enquanto espaço formativo, por meio da organização de grupos de estudos para a construção de um comprometimento coletivo com o processo de ensino e aprendizagem.

3 COM QUE OBJETIVO? Fortalecimento do Projeto Político Pedagógico da escola, a partir de proposições sistematizadas, planejamento, reflexão e busca de conhecimentos e ações que visem a melhoria do fazer pedagógico.

4 JUSTIFICATIVA: Fundamenta-se em uma educação científica que possibilita aos professores o aprofundamento de seus conhecimentos teórico-metodológicos, para a busca de soluções às necessidades de intervenção na prática pedagógica.

5 Como elaborar o Projeto:
O coletivo da escola deve realizar, após análise situacional do PPP, a construção de uma proposta de superação das situações-problema, em relação à aprendizagem dos alunos e às dificuldades apresentadas pelos professores.

6 Como acontecerá a Formação Continuada:
Estudos coletivos dos quais podem ocorrer necessidades de cursos pontuais sobre certos temas, seminários, painéis, mesas-redondas, murais, projeção de filmes com tematização deles, produção de vídeos,etc.

7 O Projeto deve contemplar duas dimensões:
Temáticas referentes à organização pedagógica escolar (NÚCLEO COMUM). Ex.: Eixos Norteadores: Organização Curricular por Ciclos de Formação Humana; Matrizes e Habilidades do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática; Alfabetização e Letramento; Ensino Fundamental de Nove Anos; Tecnologia Educacional. Temáticas referentes às especificidades do trabalho das áreas de conhecimento (NÚCLEO ESPECÍFICO), estratégia que possibilita aos pares, em suas áreas de atuação, se agregarem para estudos pertinentes a intervenções significativas no processo de ensino e aprendizagem.

8 A grande ousadia do projeto consiste em:
Estudo coletivo dos professores da escola. Liderança de um de seus pares, em cada grupo de estudo, por área do conhecimento, acompanhado pelo Coordenador Pedagógico. Atuação dos professores das áreas de conhecimento, que em determinados momentos partilham no coletivo a relação teoria e prática.

9 Os responsáveis por estimular e incentivar os estudos podem ser:
O Professor Coordenador Pedagógico. Os professores responsáveis pelos grupos de estudo, por áreas de conhecimento ou disciplina. Os participantes do Projeto Sala de Professor.

10 Nesta estratégia, a troca de experiência entre os professores é um momento em que os mesmos:
Identificam suas aprendizagens; Auxiliam-se e encorajam-se recíproca e permanentemente em relação aos objetivos fixados para a formação; Instigam os professores a se posicionarem em relação a sua prática; Promovem a troca, o acréscimo, o conviver coletivo, a partir da explicitação, exposição e transformação da conduta de aprendizagem.

11 O Projeto Sala de Professor contempla:
Formação presencial através de estudos da equipe/ área e/ou posteriores estudos coletivos, acompanhados e orientados pela coordenação pedagógica, perfazendo um total mínimo de 80 horas. Essas horas e/ou certificados podem ser distribuídos em duas etapas de 40 horas semestrais. Formação específica através de seminários temáticos. Painéis, quadros-murais, oficinas e mostras de produções dos professores e alunos, decorrentes do processo de transposição para a prática, no horário da formação continuada.

12 QUAIS AS ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO?
1º PASSO: Equipe do CEFAPRO: Sensibilizar os Gestores (diretores e coordenadores pedagógicos) quanto à importância da Formação Continuada. Orientar as escolas sobre o Projeto Sala de Professor/2009.

13 2º PASSO: Na Semana Pedagógica, o Projeto Sala de Professor deve ser elaborado pelos gestores da escola, discriminando: Temáticas a serem abordadas; Carga horária; Mediadores; Dias de encontro; Horário(s).

14 3º PASSO: Os gestores da escola deverão encaminhar o Projeto Sala de Professor ao CEFAPRO até o mês de março, com o cronograma de execução no período de março a outubro de 2009.

15 4º PASSO: O coordenador de formação continuada e professores formadores do CEFAPRO deverão orientar, aprovar, acompanhar e avaliar a execução do Projeto Sala de Professor nas escolas, nas horas atividades do professor.

16 5º PASSO: Após deferimento do projeto pelo CEFAPRO, cada escola receberá Parecer de Aprovação do projeto.

17 6º PASSO: Todas as escolas que apresentarem os Projetos Sala de Professor, deverão iniciar o processo de execução, com aprovação do projeto pelo CEFAPRO (data limite para entrega até março/09). O acompanhamento do CEFAPRO acontecerá em forma de Orientações e Assessoramento.

18 7º PASSO: O tema, carga horária, data e assinatura dos participantes de todos os encontros devem ser registrados em Livro-Ata, em consonância com o Projeto Sala de Professor.

19 8º PASSO: Ao final de cada semestre ou ano a escola encaminhará para o CEFAPRO: Relação nominal dos professores participantes, com carga horária total, identificando a etapa de formação, assinada pela direção e coordenação pedagógica; O relatório final da formação continuada, assinado pela coordenação pedagógica; Os certificados (modelo padrão), registrados na escola, assinados pelo(a) secretário(a) e diretor(a) para que seja providenciado o CHANCELAMENTO pelo CEFAPRO.

20 CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
Participação mínima de 75% em cada etapa do Projeto Sala de Professor (semestral ou anual); Seguir o modelo padrão do CEFAPRO, atendendo a Resolução Nº. 249/2007-CEE/MT, que estabelece normas para o registro e expedição de certificados.

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS :
Além do Projeto Sala de Professor, a escola pode, também, elaborar outros Projetos de Formação Continuada, que contemplem a dimensão das temáticas referentes à organização pedagógica, tais como: Projeto Político Pedagógico; Reuniões Pedagógicas; Metodologia de projetos; dentre outros. Estes Projetos devem ser aprovados pelo Conselho Deliberativo da Escola e serão certificados, somente pela escola de origem do professor, como formação continuada, sem o chancelamento do CEFAPRO.

22 Bom trabalho!!!


Carregar ppt "CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google