A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola M.Manoel Alexandre de Lima “A MÃO QUE TE LEVA AO FUTURO”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola M.Manoel Alexandre de Lima “A MÃO QUE TE LEVA AO FUTURO”"— Transcrição da apresentação:

1 Escola M.Manoel Alexandre de Lima “A MÃO QUE TE LEVA AO FUTURO”

2 QUAIS SÃO NOSSOS NORTEADORES???
INTEGRAÇÃO PDDE PARCERIA PPP FORMAÇÃO CONTINUDADA PLANEJAMENTO INCLUSÃO PNAIC PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE RELACIONAMENTO C.E PROJETOS APRENDIZAGEM TECNOLOGIA

3 Por isso sabemos que... METAS PESSOAS E RESULTADOS ESTRATÉGIAS E
PROCESSOS RESULTADOS são pontos que devem ser analisados.

4 Então... Que ações nos ajudarão a melhorar as questões internas e externas da escola?

5 Garantia da presença de 100% de prof e funcionários
DESAFIO RESULTADO ATIVIDADE RESPONSÁVEL PRAZO Manter a integração , sensibilização e comprometimento de todos os profissionais da escola e membros da comunidade, através de um ambiente cada vez mais harmonioso Melhoria das relações intra e interpessoais no contexto escolar 1-Realizar encontros envolvendo 100% dos pais e comunidade, com temas que atinjam a realidade . 2- Exposição dos trabalhos mediante convites para a comunidade Equipe Diretiva Abril à Dezembro Incentivar e viabilizar a formação continuada de prof e funcionários Melhoria na qualificação e conhecimento dos professores e funcionários Garantia da presença de 100% de prof e funcionários 1-Direção 2- SME Durante as formações continuadas Buscar novas parcerias para suprir as necessidades no âmbito escolar, mediante um plano de ações de acordo com o conteúdo Enriquecer o currículo escolar Plano estratégico de acordo com os projetos Professores e equipe diretiva Durante o ano

6 Durante todo o ano letivo
Continuar mantendo parceria ativa e efetiva com o PSF Fortalecimento, visando criar propostas de trabalho que atendam aos projetos da escola e com os eixos solicitados no PSE 1-Elaborar atividades de acordo com a a caracterização da escola traçada com o PSE. 2- Encontro com pessoal de apoio -Terapia Comunitária 3- Realização de reuniões internas para integração e fortalecimento do grupo 4-Reuniões para mapear emergencias da comunidade através dos gráficos 5- Palestras com especialistas do Posto de Saúde, de acordo com a necessidade 1- Direção 2- Enfermeiro 3- Acadêmicos 4- Gerente e direção Durante todo o ano letivo

7 Propiciar momento de planejamento coletivo de acordo com a proposta da escola e da SME
Para melhorar a qualidade do trabalho buscando melhor desenvolvimento do ensinoaprendizagem Utilizar nas reuniões, textos pedagógicos, vídeos ou dinâmicas relacionadas ao projeto desenvolvido pela escola e troca de experiências. Equipe diretiva Reuniões internas Acompahar e priorizar o bom desempenho dos alunos 1-Resgatar os alunos que estão a margem do processo mantendo a excelência dos resultados da Unidade Escolar 2- Garantir o desenvolvimento das habilidades e competências de todos discentes 1-Divulgar os resultados das avaliações e elaborar metas junto aos professores para superar dificuldades encontradas 2-Fazer gráfico de rendimento por conteúdo e série dos alunos, bem como a análise dos mesmos com os professores 3-Elaborar gráficos e mapear as dificuldades dos alunos  e capacidades não consolidadas  para realizar as intervenções pedagógicas. 1- professores 2- Equipe diretiva 1- TD 2-COC 3-Reunião Interna

8 Propiciar momento de planejamento coletivo de acordo com a proposta da escola e da SME
Para melhorar a qualidade do trabalho buscando melhor desenvolvimento do ensinoaprendizagem Utilizar nas reuniões, textos pedagógicos, vídeos ou dinâmicas relacionadas ao projeto desenvolvido pela escola e troca de experiências. Equipe diretiva Reuniões internas Acompahar e priorizar o bom desempenho dos alunos 1-Resgatar os alunos que estão a margem do processo mantendo a excelência dos resultados da Unidade Escolar 2- Garantir o desenvolvimento das habilidades e competências de todos discentes 1-Divulgar os resultados das avaliações e elaborar metas junto aos professores para superar dificuldades encontradas 2-Fazer gráfico de rendimento por conteúdo e série dos alunos, bem como a análise dos mesmos com os professores 3-Elaborar gráficos e mapear as dificuldades dos alunos  e capacidades não consolidadas  para realizar as intervenções pedagógicas. 1- professores 2- Equipe diretiva 1- TD 2-COC 3-Reunião Interna

9 Avaliação dos trabalhos desenvolvidos em torno do Projeto da turma
Atividades que contemplem o projeto e que estejam em consonância com o Planejamento Avaliação e apresentação dos projetos nas reuniões internas Equipe diretiva Bimestral Implementar projetos e reforçar os existentes buscando minimizar as dificuldades nossos alunos Proporcionar meios em que o aluno use o conhecimento adquirido em sua vivência agregando valores éticos e morais que viabilize a formação de cidadão consciente. 1-Trabalhos realizados através de ambiente de pesquisa. 2-Projetos integrados coma as áreas do conhecimento Professores Durante o ano letivo Continuar possibilitando a participação dos alunos nos jogos estudantis Incentivo aos alunos para a prática esportiva. 1- Treinamento referente as modalidades das competições e a importância da atividade física para uma vida saudável 2- Compra de material esportivo Professor Leandro Renan Fevereiro a julho

10 Trabalho avaliado e melhoria do desenvolvimento através de novas ações
Acompanhamento sistemático nos TDs (análise dos Planos de Aula , projetos e sugestões Trabalho avaliado e melhoria do desenvolvimento através de novas ações 1-Estudo sistemático dos PCNS e RCNEI 2- Oferecer estudo e organização de atividades baseadas no material do PNAIC Equipe diretiva Durante o ano letivo Intervir preventivamente no processo de alfabetização ( 1º ano) Alcançar êxito na construção da leitura , escrita e raciocínio lógico. 1-Utilzação das propostas e orientações com base nos descritores -IDEB 2-Dinamicidade do professor 3- Reforço no contra turno 4- Propostas baseadas no-letramento 1-Equipe diretiva 2- Professor Garantir a efetivação do contraturno dos alunos do 2º ano, 3º e 5º ano de escolaridade 1-Melhorar e/ou minimizar as dificuldades individuais da alfabetização 1- Reforço 1- Professora Renata P, Janaína e Aline A partir do 2º Bim Acompanhamento e acessoramento do trabalho dos professores novos em sala de aula 1-Avaliação do trabalho e redirecionamento das atividades. 2-Professores adaptados à dinâmica da escola Observação das atividades em sala de aula para novas propostas Horário disponível da equipe diretiva

11 Orientadora Educacional Durante os bimestres
Conversa com os responsáveis que não compareceram a Reunião de Pais Parceria dos responsáveis no processo de desenvolvimento 1- Reunião e escola de pais 2- Bilhete convocando os pais que não compareceram a Reunião Orientadora Educacional Durante os bimestres Efetivar o uso dos jogos trilhas, CEEL nas aulas Melhorar a leitura, escrita, raciocínio lógico Adequando nas práticas de sala de aula Todos os professores Durante todo ano letivo Manter a alimentação do blog da escola 1- Melhorar o índice de visitação do blog 2- Tornar as postagens uma prática efetiva na escola 1- Postagens de todas as atividades realizadas por categoria 2- Exibir o blog nas atividades da escola Blogueira e Direção Durante o ano Garantir o TD com as respectivas C.H 1-Melhor planejamento das aulas , projetos , avaliações. 2- Professores dominando diretrizes para uma educação moderna 1- Momentos de estudos, discussão e troca nos tds Equipe diretiva Durante os tds

12 Engajar os pais e a comunidade no processo ensinoaprendizagem
Parceria com a comunidade na busca de alternativas para a melhoria da aprendizagem dos alunos Efetivar a atuação do CE, criando estratégias e solicitações junto a escola através de reuniões Direção e Conselheiros Bimestralmente Dinamizar a prática de sala de aula com ideias inovadoras que contemplem as propostas da SME e Escola ( Vinicius de Moraes, Educação Ambiental e Alimentar bem como o projeto Passaporte da Leitura e escrita) Aprimoramento do processo ensinoaprendizagem quebrando paradigmas e desmistificando conceitos Realizar reflexões e reuniões para estudo e planejamento . Equipe diretiva e professor da sala de leitura TDs Desenvolver a Educação Itinerante Integrar as famílias que residem na zona periférica Fazendo visitas á comunidade com apresentações de atividades dos alunos Equipe Diretiva Prof e alunos SME(Transp) A organizar

13 Garantir condições de inclusão e permanência dos alunos portadores de necessidades educacionais e especiais Alunos incluidos na aprendizagem . 1-Capacitar 100% da equipe escolar para o trabalho com diferentes tipos de aprendizagem 2- Buscar orientações com especialistas 1-Equipe diretiva e especilaistas que acompanham os alunos 2- Estagiárias Durante todo o ano letivo 1- Capacitar 100% dos professores nos cursos referentes a tecnologia 2- Intensificar o uso das tecnologias como um instrumento de apoio para o trabalho pedagógico e integração na sociedade 1-Professores capazes de utilizar o classmate como rico instrumento para a aprendizagem 2-Alunos ,professores dominando as TICS. 1- Oferecer encontros ,oficinas para os professores 2- Uso dinâmico ,criativo e de cunho pedagógico dos classmates e dos respectivos programas 1- Funcionário Mauro e Orientação Pedagógica 2- Professores e suporte técnico de informática. 3- Equipe de formação de tecnologia da SME. Quinzenalmente nos tds 2-Semanalmente 3- Agendamento com a SME

14 Engajar os pais e a comunidade no processo de ensino/aprendizagem
Parceria com a comunidade, na busca de alternativas para melhoria da aprendizagem dos alunos. 1-Efetivar a atuação do CE, criando estratégias e solicitações junto a escola Direção e Conselheiros Bimestralmente Dinamizar a prática da sala de aula com propostas inovadoras que contemplem as propostas da SME e da Escola Aprimoramento do processo ensinoaprendizagem , quebrando paradigmas e desmistificando conceitos Realizar reuniões para estudos e planejamento envolvendo 100% dos professores Orientação Pedagógica Durante o ano letivo Desenvolver a Educação Itinerante Integrar as famílias que residem na zona periférica Fazendo visitas a comunidade com apresentação de atividades dos alunos 1- Direção 2- Orientação Pedagógica 3- Professores e alunos 4- SME( Transporte)

15 Promover momentos de estudo e estratégias para as mediadoras(quinta-feira)
Melhorar a aprendizagem dos alunos de inclusão Montar rotina de trabalho e materil adequado de acordo com as necessidades Mediadoras Durante os tds Garantir melhor aprendizagem para os alunos com dificuldades e distorção idade série Aprendizagem significativa dos alunos Fazer estudo de casos para adaptação de currículo Equipe diretiva e professores Quando necessário Auxiliar os professores nos serviços educacionais Melhorar a conduta dos alunos, conscientizando sobre a existências de valores e condutas sessões coletivas de acordo com a necessidade das turmas Conversa individual, coletiva etc... O.E De acordo com a necessidade do professor e/ou turma

16 Atingir a meta esperada na Prova Brasil e provinha Brasil
Melhoria nos resultados da escola sinalizando os descritores que ainda necessitam de atenção 1-Reforço no contraturno 2-Adequação das propostas segundo os descritores nas atividades Professora do reforço e professor regente Durante o ano

17 Revisar o PPP fazendo os ajustes de acordo com a necessidade da Escola
Divulgar , evidenciar a realidade e identidade da escola partindo da escola que temos para escola que queremos 1- Fazer a análise das F.O.F.A 2-Apresentar reuniões com os resultados da Escola através de avaliações externa solicitando o empenho de todos na melhoria da aprendizagem do aluno. Equipe diretiva , comunidade escolar e local Fevereiro e Dezembro

18 (. ) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (. )
(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos” Paulo Freire


Carregar ppt "Escola M.Manoel Alexandre de Lima “A MÃO QUE TE LEVA AO FUTURO”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google