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Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por

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Apresentação em tema: "Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por"— Transcrição da apresentação:

1 Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Jerocir Botelho Marques de Jesus

2 Para que serve a informação?
A uma informação estimula os relacionamentos humanos e a comunicação. O uso da comunicação estimula a inteligência e revela a capacidade que temos de manifestar o que sentimos e queremos, o que acaba resultando em uma nova experiência

3 Experiência é sinônimo de conhecimento registrado na memória
Pois quando trocamos experiência, significa que estamos disseminando conhecimento, portanto, estamos trabalhando com a memória Mas a memória pode falhar? Sim, algumas vezes esquecemos o que sabemos e, por alguma razão ficamos com o raciocínio lento e, é nesse instante que percebemos que precisamos de ajuda.

4 O que fazer então? É importante termos em mente que ninguém se desenvolve sozinho, afinal todos nós necessitamos de algo que muitas vezes só o outro possui E é aí que a idéia do coletivo surge, no qual o grupo usa o conhecimento que tem para transmitir e receber do outro a informação de que precisa. Surge portanto, o que se pode chamar de potencial criativo e de inteligência existente na memória coletiva

5 Então é possível transmitir e aprender num mesmo processo de comunicação?

6 Sim. Pois é correto afirmar,que quando trocamos experiência significa que estamos disseminando conhecimento. Portanto, quando usamos nossa experiência, nos damos conta de que necessitamos uns dos outros, e percebemos que a comunicação é primordial para o nosso crescimento intelectual.

7 O que é para você se comunicar?
Antes de tudo é primordial procurar saber distinguir o que realmente é relevante, afinal usamos nossa experiência e nossa habilidade para interagir, ou seja, devemos agir como cidadãos conscientes de nosso papel na sociedade.

8 Mas como interagir? A interação só ocorre satisfatoriamente se nos organizarmos, ou seja, precisamos usar nosso conhecimento de uma maneira espontânea, de tal forma, que ao se comunicar ambos se sintam seguros, ao falar e ao ouvir. Porém é importante termos em mente que isso não é uma formula e sim um exercício diário que todos nós devemos praticar.

9 Então temos que nos organizar?
Sim, mas para termos sucesso ao nos organizarmos, temos que usar nossa inteligência coletiva, ou seja, todos tem que participar do processo, pois se o seu pessoal for sábio e estiver interligado, a cada mudança a mente do grupo vai assimilar um novo aprendizado e uma nova competência de maneira objetiva.

10 Então aprendemos mais e melhor quando interagimos?
Sim. Mas o aprendizado não ocorre simplesmente no ato da transmissão do conhecimento, é necessário ter consciência do que se quer transmitir e aprender. Portanto, com a interatividade é possível adquirir experiência e produzir conhecimento.

11 É importante disseminar o conhecimento?

12 Sim. Mas diante do enorme fluxo de informações, cabe a nós identificar e selecionar quantitativa e qualitativamente o que é realmente relevante no momento da comunicação. Afinal todos nós temos a função de facilitar o acesso a informação, assim como, temos o direito de ter disponível aquela informação quando necessitamos.

13 O que o Sistema NDC tem haver com tudo isso?
O Sistema NDC é um órgão suplementar da Universidade de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão e busca oferecer produtos e serviços de informação de qualidade, portanto, sua função é imprescindível no contexto acadêmico, o que o torna um contribuinte direto no processo de produção do conhecimento.

14 Entretanto, o reconhecimento do nosso trabalho só virá se nós trabalharmos conscientes desse objetivo. Assim como uma nação consciente de seus direitos e deveres, onde cada um é capaz de contribuir com o melhor e construir uma sociedade mais justa. E nós do Sistema NDC como prestadores de serviços de informação oferecidos à sociedade, temos consciência de nossa função como profissional que lida com o público direta ou indiretamente.

15 Portanto, precisamos dominar certas competências e habilidades técnicas e sociais,como condição necessária para que nossa força de trabalho alcance os objetivos social e ético, da qual todos necessitam para ser reconhecidos.

16 Assim não podemos esquecer em manter nosso grupo unido pelos conceitos de valor, de respeito, de responsabilidade e objetivamente pela nossa moral como Servidores Públicos. Afinal, o conhecimento é a força de produção que deve visar o desenvolvimento humano e não a dominação, pois é assim que exerceremos o nosso papel de “eu” como agente na transmissão do saber.

17 “Feliz aquele que transfere o que sabe
Resumo O objetivo principal de abordagem do tema é despertar a importância no uso do conhecimento adquirido como meio de interação e desenvolvimento da capacidade de cada um, pois a necessidade de se comunicar é uma questão de humanidade, afinal todos nós de algum modo buscamos sempre algo novo para o nosso aprendizado. E como disse nossa poetiza : “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” Cora Coralina


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