A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE"— Transcrição da apresentação:

1 CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE

2 “INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO”
APRESENTAÇÃO: Prof. Raimundo C. Meireles Bezerra

3 CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE

4 VISÃO Ser reconhecida como uma instituição de destaque na educação superior brasileira, em especial no Maranhão, na formação de profissionais competentes, empreendedores, éticos e cidadãos.

5 MISSÃO Educar com qualidade, proporcionando o desenvolvimento integral do educando, garantindo-lhe o crescimento intelectual, o fortalecimento dos valores éticos, morais e da consciência ambiental, para formar profissionais competitivos e conscientes de sua responsabilidade social, através de um processo acadêmico que privilegie a transformação e informação em conhecimento, utilizando talentos humanos e tecnologia avançada.

6 PRINCÍPIOS E VALORES - Responsabilidade social – compromisso com a justiça, a paz e a defesa dos direitos humanos e o desenvolvimento sustentado da sociedade; - Pluralismo – respeito à diversidade e ao pluralismo de idéias, sem discriminação de qualquer natureza; - Integração – indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; - Universalidade – universalidade do conhecimento e fomento à inter, multi e transdisciplinaridade; - Formação para a cidadania – compromisso com a formação para o exercício pleno da cidadania; - Ética – em todos os níveis de atuação; - Transparência – gestão planejada, aberta e participativa.

7 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Desenvolver no aluno a capacidade de aprender a aprender, a saber e fazer, despertando o prazer de aprender e de conviver, para que possa aprender a ser.

8 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Os Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação contemplam, em sua organização curricular, conteúdos inter-relacionados com a realidade local, regional, nacional e internacional. O processo ensino-aprendizagem é desenvolvido sob a concepção investigativa de construção de conhecimentos de forma autônoma, relacionado com os conhecimentos práticos, possibilitando ao aluno a construção de um “saber fazer” diversificado e criativo.

9 PLANEJAMENTO GERAL DO TAC

10 PROJETO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO
PPI PROJETO POLÍTICO INSTITUCIONAL T A C PDI PROJETO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PPC PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

11 OBJETIVO GERAL DO TAC “Desenvolver nos alunos as habilidades e competências básicas necessárias para o desempenho profissional, tornando-os referência para o mercado de trabalho exigente e competitivo.”

12 ESTRUTURA GERAL DO T A C 10 PERÍODO – “COMO ESTUDAR NA UNIVERSIDADE.”
20 PERÍODO – “DESCOBRINDO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.” 30 PERÍODO – “CONSTRUINDO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE.” 40 PERÍODO – “ESTREITANDO O RELACIONAMENTO ENTRE A INSTITUIÇÃO, ALUNOS, EMPRESAS E COMUNIDADE.”

13 ESTRUTURA GERAL DO T A C 50 PERÍODO – “ELABORAÇÃO DO PROJETO DO TRABALHO DE CURSO – TC.” 60 PERÍODO – “ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO.” 70 PERÍODO – “ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E DEFESA DO TC.”

14 10 PERÍODO – “COMO ESTUDAR NA UNIVERSIDADE.”
TEMA DO T A C 10 PERÍODO – “COMO ESTUDAR NA UNIVERSIDADE.” OBJETIVO GERAL Desenvolver competências e procedimentos metodológicos de como estudar na universidade.

15 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Entender o sistema universitário; - Apreender o conhecimento como instrumento do fazer universidade; Compreender a construção do conhecimento científico; - Demonstrar as habilidades de ler criticamente para construir conhecimento científico; - Expressar o conhecimento como modo de fazer universidade.

16 TEMA DO T A C Como anda o mercado de trabalho?
20 PERÍODO – “DESCOBRINDO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.” Como anda o mercado de trabalho? Quais as competências que o mercado exige? Quais as alternativas para empregabilidade? OBJETIVO GERAL Desenvolver no aluno o espírito reflexivo sobre as habilidades e competências exigidas pelo mercado na sua área de atuação.

17 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer as principais áreas de atuação profissional; - Identificar os papéis desempenhados no ambiente organizacional; - Desenvolver habilidades conceituais para analisar, entender e explicar as competências profissionais exigidas no mercado de trabalho; - Estabelecer a ponte entre construções teóricas e as práticas profissionais.

18 TEMA DO T A C OBJETIVO GERAL
30 PERÍODO – “CONSTRUINDO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE.” OBJETIVO GERAL Desenvolver no aluno a capacidade de elaborar trabalhos acadêmicos, que contemplem a consciência crítica da sociedade e que reflita, de forma plena, a nossa realidade nos seus níveis social, político, econômico e cultural.

19 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar ao aluno a consciência crítica de pensar, opondo-se ao dogmatismo; - Adquirir firmeza nas afirmações, norteando as ações pela humildade e pelo senso de realidade, reconhecendo que a realidade é diversa; - Adquirir habilidades conceituais para analisar oportunidades, criticar situações organizacionais complexas e elaborar diagnóstico e propor alternativas de solução;

20 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Refletir sobre a importância do conhecimento e da ciência, compreendendo a teoria, estabelecendo um elo entre a teoria e a prática organizacional; - Conduzir o aluno para o desejo de assumir novos desafios com responsabilidade e independência, propor idéias inovadoras, ter visão de mercado e capacidade de identificar oportunidades.

21 TEMA DO T A C OBJETIVO GERAL
40 PERÍODO – “ESTREITANDO O RELACIONAMENTO ENTRE A INSTITUIÇÃO, ALUNOS, EMPRESAS E COMUNIDADE.” OBJETIVO GERAL Estreitar o relacionamento entre a instituição, alunos, empresas e comunidade.

22 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Fomentar o intercâmbio entre os ambientes acadêmicos e profissionais; - Promover a parceria entre a FAMA e a comunidade empresarial; - Promover entrevistas com empresários (expectativas e necessidades) sobre os profissionais; - Promover entrevistas com empreendedores, visando incentivar o espírito empreendedor; - Identificar oportunidades de colocação profissional; - Identificar oportunidades de educação continuada, por meio de cursos de pós-graduação;

23 Elaborar o projeto do Trabalho de Curso (TC).
TEMA DO T A C 50 PERÍODO – “ELABORAÇÃO DO PROJETO DO TRABALHO DE CURSO – TC.” OBJETIVO GERAL Elaborar o projeto do Trabalho de Curso (TC).

24 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sensibilizar e incentivar os alunos para a importância do TAC/TC em sua formação profissional; - Selecionar as áreas de pesquisa (finanças, materiais, logística, recursos humanos, marketing, produção, teorias da administração etc.); Definir as equipes; - Definir orientador e co-orientador; - Definir e delimitar o objeto da pesquisa (empresa); - Definir a problematização;

25 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Definir o universo e amostra da pesquisa; - Definir os objetivos; - Definir a metodologia; - Elaborar o referencial teórico; - Estruturar o Projeto do TC;

26 TEMA DO T A C OBJETIVO GERAL
60 PERÍODO – “ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO.” OBJETIVO GERAL Compreender a importância da relação teoria e prática para a formação profissional, através de estudos sobre a realidade empresarial e sua aplicabilidade na melhoria das condições sociais existentes.

27 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer, aplicar e avaliar conceitos e técnicas de levantamento de dados e análise organizacional; - Conhecer e analisar o papel do profissional no contexto das organizações; - Identificar as características comportamentais, de conhecimento e habilidades necessárias para desenvolver o estágio; Realizar visitas técnicas em empresas; Elaborar o projeto de estágio voltado para a empresa objeto do estudo; - Elaborar relatório técnico com vistas à elaboração do TC;

28 Elaborar, apresentar e defender o TC.
TEMA DO T A C 70 PERÍODO – “ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E DEFESA DO TC.” OBJETIVO GERAL Elaborar, apresentar e defender o TC.

29 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar os ajustes finais do TC; - Realizar a revisão gramatical e normalização do TC; - Preparar a apresentação do TC; - Disponibilizar cópias do TC para a coordenação do TC; - Apresentar defesa em data estabelecida pela instituição.

30 FAMA FACULDADE ATENAS MARANHENSE www.fama.br


Carregar ppt "CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google