A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO"— Transcrição da apresentação:

1 DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
- UNIVERSIDADE CORPORATIVA - Agosto / 2002

2 DOD TÓPICOS Educação Corporativa  INTRODUÇÃO: CONTEXTO DE SURGIMENTO
CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO  E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? O PROJETO AS ETAPAS

3 CONTEXTO DE SURGIMENTO
DOD CONTEXTO DE SURGIMENTO Organizações flexíveis Era do conhecimento => gestão do conhecimento Rápida obsolescência do conhecimento Empregabilidade Educação global - visão global e perspectiva de negócios (Eboli, 1999)

4 CONTEXTO DE SURGIMENTO
DOD CONTEXTO DE SURGIMENTO COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO VISANDO A CRIAÇÃO E A MANUTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA UNIVERSIDADE CORPORATIVA COMO FERRAMENTA P/ SE DESENVOLVER E ALINHAR OS TALENTOS HUMANOS ÀS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS (Eboli, 1999)

5 CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS
DOD CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS “Consiste em formar e desenvolver os talentos humanos ..., promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), através de um processo de aprendizagem ativa e contínua.” (Eboli, 1999)

6 CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS
DOD CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS Objetivo principal: competências críticas X habilidades Foco do aprendizado: fortalecimento da cultura organizacional X aprendizagem individual Públicos alvo: cadeia de valor Ênfase dos programas: escopo estratégico X necessidades individuais (Eboli, 1999)

7 ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
DOD Definição do que é crítico para o sucesso do negócio Identificação das compe-tências essenciais Alinhamento da educação corporativa as estratégias do negócio Envolvimento e comprome-timento da alta direção / gerentes com o processo de aprendizagem ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO (Eboli, 1999)

8 ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
DOD ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO Definição de públicos alvo Desenho de programa de aprendizagem adequados (“aprendizagem a qq. hora e em qq. lugar”) Avaliação da tecnologia educacional Implementação dos programas e avaliação dos investimentos (Eboli, 1999)

9 DOD DESAFIO: CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
NO QUAL TODO FUNCIONÁRIO... COMPREENDE A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM CONTÍNUA VINCULADA A METAS EMPRESARIAIS (Eboli, 1999)

10 E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? O PROJETO
OBJETIVOS Definir modelo para compartilhamento de conhecimento por toda a empresa. Identificar e implementar estratégias inovadoras de desenvolvimento dos talentos humanos da Embrapa, direcionando-os para a missão e diretrizes organizacionais.

11 E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS
DOD E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS 1ª etapa – Estudo de Viabilidade 2ª etapa – Fase Diagnóstica: Práticas existentes: geração de aprendizagem e compartilha-mento de conhecimento Tecnologias existentes que favorecem a aprendizagem Identificação das atividades de interseção da Universidade Corporativa com a Escola-Embrapa

12 E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS
DOD E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS 3ª etapa – Identificação das Competências Elaboração do modelo de gestão por competências 4ª etapa – Modelo de Educação a Distância Elaboração do Modelo Desenvolvimento de ambiente web para educação a distância Capacitação da equipe

13 E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS
DOD E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS 5ª etapa – Sistema de Gestão do Conhecimento Parcerias com as Unidades vinculadas a gestão do conhecimento da empresa 6ª etapa – Instalação da Universidade Corporativa

14 E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? O PROJETO
METAS PARA 2002 Elaborar o Modelo de Educação a Distância da Embrapa Implantar, acompanhar e avaliar o primeiro curso corporativo, via web (“O Papel do Gerente na Gestão de Pessoas”)


Carregar ppt "DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google