A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3 - Ferramentas do SQC Por Carlos Reis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3 - Ferramentas do SQC Por Carlos Reis."— Transcrição da apresentação:

1 3 - Ferramentas do SQC Por Carlos Reis

2 COMO MEDIR? Utilizando ferramentas apropriadas para o alcance do resultado no objeto a ser mensurado; Apresentam-se, a seguir, sete ferramentas básicas da qualidade (Ishikawa), como referência de medição...

3 1-ESTRATIFICAÇÃO O QUE É
Diversas maneiras de se agrupar os mesmos dados. PARA QUE SERVE Para possibilitar uma melhor avaliação da situação, identificando o principal problema.

4 Exemplo: parábola Hindu
Os cegos conhecendo um elefante através do tato. Cada apalpa uma parte do elefante e acaba tendo uma visão distorcida.

5 Exemplo

6 2-FOLHA DE VERIFICAÇÃO O QUE É Planilha para a coleta de dados
PARA QUE SERVE Para facilitar a coleta aos dados pertinentes a um determinado problema.

7 Folha de Verificação Ferramenta utilizada a partir de uma pesquisa feita por meio de questionários ou entrevistas, para padronizar e verificar resultados de trabalhos ou para facilitar e organizar o processo de coleta e registro de dados. A construção da Folha de Verificação é simples: em uma coluna relacionam-se os principais defeitos/problemas apontados pelos clientes pesquisados e, em outra coluna, o total de citações que aqueles problemas tiveram.

8 Exemplo: Processo de Compras
Problemas Verificação Total Atraso na liberação de recursos financeiros III II 5 Baixo interesse dos fornecedores nas licitações III II II III 10 Especificações de materiais imprecisas III II II III I IIII 15 Atraso na liberação de crédito III II II III IIII I IIII I 20

9 Problemas Frequência (%) Frequência Acumulada Atraso na liberação de créditos 20 (40%) Especificações imprecisas de materiais 15 (30%) 35 (70%) Baixo interesse dos fornecedores nas licitações 10 (20%) 45 (90%) Atraso na liberação de recursos financeiros 05 (10%) 05 (100%) Total 50 (100%)

10 3-GRÁFICO DE PARETO O QUE É
Diagrama de barras que ordena as ocorrências da maior para a menor. PARA QUE SERVE Para hierarquizar o ataque aos problemas.

11 Princípio de Pareto Gráfico que mostra a ordem de importância na resolução dos problemas pesquisados, isto é, sua prioridade. O princípio aponta que 20% das principais causas respondem por 80% do problema.

12 Exemplo

13 4-DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
O QUE É Diagrama que expressa de modo simples e fácil, a série causas de um efeito (problema). PARA QUE SERVE Para pesquisar de forma sinérgica, (ação/movimento) as causas de um problema. Espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa

14 Diagrama de causa e efeito
Este diagrama torna possível a rápida identificação de todas as causas relacionadas a um determinado problema (efeito) e sua imediata correlação com um assunto global (família). Para facilitar o agrupamento das causas em famílias, pode-se utilizar a técnica conhecida como “espinha de peixe”, 6 ou 7M ...

15 7 M 1 Mão-de-obra O pessoal está qualificado? Possui experiência?
Está motivado? É suficiente? É adequado? 2 Máquinas e equipamentos São suficientes? São adequados? A manutenção é adequada? O arranjo físico é adequado? 3 Método As rotinas são claras e objetivas? Existem excessos de burocracia? As normas atuais cumprem a finalidade? Há trabalhos que seriam mais bem executados em outro setor? Existe retrabalho?

16 7 M 4 Materiais Estão disponíveis quando necessários?
Possuem a qualidade certa? 5 Finanças (money) Está disponível quando necessário? Existem excessos de restrições? 6 Gerenciamento (management) Os controles são adequados? Existem controles ou relatórios inúteis? As medidas de desempenho são colhidas e avaliadas? 7 Meio ambiente O layout, a iluminação e a temperatura são adequados? Existem ruídos? Existem outros tipos de condições ambientais desfavoráveis (poluição, lixo, gases, resíduos industriais, etc)?

17 Mais 2 M´s (9M´s) Medida; Matéria prima
A medida adotada para a identificação do problema está adequada? Há certificação do INMETRO? Matéria prima É todo o material que entra no processo produtivo e sofre transformação.

18 Exemplo

19 5-DIAGRAMA DE DISPERSÃO
O QUE É Gráfico cartesiano que representa a relação entre duas variáveis. PARA QUE SERVE Para verificar a existência ou não de relação entre duas varáveis.

20 Regressão Linear _ _ _ _ A equação da reta é y – y = б (x – x), y e x representam as médias dos pontos. Coeficiente angular (б = Fxy / Fxx), Coef. de determinação Г = raiz de (Fxy / (Fxx. Fyy)) e o Coeficiente de correlação Г2 = (Г. Г) Fxy = ∑xy – ((∑x. ∑Y) / n), Fxx = ∑x2 – ((∑x)2 / n), Fyy = ∑y2 – ((∑y)2 / n), e n é o número de termos.

21 Exemplo

22 6-HISTOGRAMA O QUE É Diagrama de barras que representa a distribuição da freqüência de uma população. PARA QUE SERVE Para verificar o comportamento de um processo em relação à especificação.

23 Processo Colocar todos os dados em ordem crescente;
Subtraia o menor do maior dado e determine a amplitude; Tire a raiz do total de dados da amostra para definir o nº de classes; Divida a amplitude pelo nº de classes para achar o intervalo de cada classe;

24 Processo Arredonde para cima o nº de classes de forma que este se torne um nº inteiro; Defina o nº de dados da amostra contido em cada intervalo para indicar a frequência de cada classe. Com base na frequência, construa o histograma. Indique o histograma os limites Superior e Inferior através de cores diferentes ou retas.

25 Exemplo

26 7-GRÁFICO SEQUENCIAL E DE CONTROLE
O QUE É Gráficos que permitem o monitoramento dos processos. PARA QUE SERVE Para identificar o aparecimento de causas especiais nos processos.

27 7-GRÁFICO DE CONTROLE Tem a mesma finalidade do histograma, porém a vantagem do histograma é identificar de forma mais clara a estrati-ficação; É muito usado em analistas de investimento na bolsa de valores para acompanhar o valor das ações ao longo do tempo. Também conhecida como Carta de controle.

28 Exemplo


Carregar ppt "3 - Ferramentas do SQC Por Carlos Reis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google