A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fisiologia do Sistema Reprodutivo

Cópias: 1
Fisiologia do Sistema Reprodutivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fisiologia do Sistema Reprodutivo"— Transcrição da apresentação:

1 Fisiologia do Sistema Reprodutivo
   Prof. Kleison Leopoldino EDUCANDÁRIO JESUS MENINO Material disponível em: Ouse entender a VIDA Aulas On-line

2 É o homem quem determina o sexo!
As células do nosso corpo são compostas de 46 cromossomos, sendo um par sexual (que vai determinar seu sexo ainda no útero de sua mãe), em que pode ser XX ou XY. As mulheres só produzem cromossomos X e o Homem X e Y, veja como ocorre a sua determinação sexual:

3 O óvulo e o espermatozóide
Verifique como são os nossos cromossomos, observe que temos 22 + um par de cromossomo sexual, dando um total de 46 cromossomos para os seres humanos. Quando ocorre a fecundação, teremos 22 cromossomos do homem + 22 da mulher que será igual a 46 cromossomos, sendo um par sexual que pode ser XX (mulher) ou XY (homem), depende de que espermatozóide penetrou no óvulo! cromossomos sexuais O Homem produz espermatozóides com 22 cromossomos + um cromossomo X ou Y, pois ele tem um par XY. A mulher produz óvulos com 22 cromossomos + um cromossomo X, pois ela tem um par XX Esse individuo é mulher porque tem um par XX Clique para continuar

4 Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo???
Lembre-se que os seres humanos só podem ter 46 cromossomos , sendo um par sexual, por exemplo: se dois espermatozóides com cromossomo sexual X e outro Y entrar no óvulo, teremos 23 cromossomos do óvulo + 23 de um espermatozóide +23 de outro, isso será igual a 69 cromossomos, sendo XXY para os cromossomos sexuais. Isso não existe na espécie humana!

5 Como se dá a diferenciação sexual na formação do bebê???
Até 7ª-8ª semanas de vida: Não temos sexo definido! sexo cromossômico 8ª semana Então, se não temos sexo até a 7° semana quem vai sinalizar para formar o sexo masculino ou feminino? XY XX O cromossomo Y é quem sinaliza para formar o pênis e as outras estruturas. Não tendo a sinalização do cromossomo Y o feto forma os ovários e demais estruturas Griffin & Ojeda, 2000

6 Aí você pergunta: Quem sinaliza para aumentar o estrogênio ?
Clica em mim para saber! Do nascimento até a puberdade a secreção de estrogênio é pequena, porém a partir da puberdade nota-se um acentuado aumento na sua secreção devido à estimulação por hormônios da hipófise.

7 Mas... O que é a hipófise? É uma glândula do tamanho de uma ervilha, localizada na base do cérebro logo atrás dos olhos. Ela produz vários outros hormônios que estimulam o crescimento, a contração do útero, o volume da urina e controla o funcionamento de outras glândulas endócrinas como a tireóide , os ovários e os testículos.

8 Veja como ocorreu sua PUBERDADE
* GnRH  GnRH Vamos entender o que ocorreu na sua puberdade... Clica em mim! Veja como ocorreu sua PUBERDADE Ocorreu com o aumento da produção de GnRH, ou seja, do aumento do nível de FSH e LH (hormônios), pois a hipófise das meninas, como a dos meninos, não secreta praticamente nenhum hormônio gonadotrópico (GnRH) até à idade de 10 a 14 anos. Entretanto, por essa época, começa a secretar esses hormônios. No inicio, secreta principalmente o hormônio foliculo-estimulante (FSH), que inicia a vida sexual na menina em crescimento; mais tarde, secreta o hormônio luteinizante (LH), que auxilia na ovulação do ciclo menstrual. LH e  FSH LH e  FSH * As setas para cima indica aumento na produção

9  GnRH  GnRH LH e  FSH LH e  FSH

10  GnRH  FSH PUBERDADE  LH
o aumento de na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer agora o Ciclo menstrual (10-14 anos) mas após o surgimento dos caracteres sexuais 2ºs Caracteres sexuais “secundários”: crescimento; pelos axilares e púbicos, etc... Então por que a mulher não tem menstruação antes dos 10 anos ?

11 Veja o motivo... Do nascimento até a puberdade a secreção de estrogênio e progesterona é muito pequena, isso por que, não houve sinalização do FSH e LH , porém a partir da puberdade nota-se um acentuado aumento na sua secreção devido à estimulação por hormônios da hipófise, ou seja, ocorre o aumento da produção de FSH e LH, pois a hipófise das meninas, não secreta praticamente nenhum hormônio gonadotrópico (GnRH) antes de 10 anos. Com isso, os óvulos (ovócitos) não amadurecem e muito menos são liberados, pois não existe a sinalização do LH.

12 Corrigindo algumas falhas didáticas dos livros...
Os livros com intuito de facilitar o estudo sobre esse assunto induz aos alunos a erros sutis, por isso, aqui você vai descobri alguns deles: 1° Os óvulos (ovócitos) nos ovários das mulheres estão parcialmente prontos desde o nascimento só esperando a puberdade para continuar seu desenvolvimento no ovário, então durante o ciclo menstrual os óvulos amadurecem o óvulo pré-pronto, não sendo produzido um óvulo do zero desde o início ele já vem semi-pronto desde o nascimento.

13 2°* A mulher não amadurece só um óvulo durante o ciclo menstrual, são vários (cerca de 10), só que o óvulo que estiver se desenvolvendo melhor continuará a se amadurecer e será ele a ser eliminado na ovulação o restante param de se desenvolver . Nos livros você encontra frases do tipo: “A cada mês um óvulo é produzido e eliminado no 14° dia”. 3° Toda mulher não libera seu óvulo no 14° dia, é apenas uma média entre as mulheres, não é uma regra geral. Ela pode ovular do 11° ao 19° ou não . Alguns livros mencionam sobre esse fato! * Não estamos considerando o caso de gêmeos, será estudando mais a frente.

14

15 HORMÔNIOS FEMININOS E MASCULINOS

16

17 (inibição, exceto perto do 14°dia)
O estrogênio e a progesterona com seus aumentos inibem ( - ) a hipófise de liberar mais FSH e LH, mas perto da metade do ciclo (14°dia), há nítido aumento da produção de LH pela hipófise, pois ao invés de inibir, o Estrogênio vai estimular ( + ), e sob a influência do LH, ocorre a ovulação . ( - ) (inibição, exceto perto do 14°dia) Você está observando que o aumento de FSH liberado da hipófise é que faz os ovários começarem a se desenvolver e liberar o estrogênio Entenda comigo como funciona a ovulação através desse esquema. Saiba como interpretá-lo. Clica em mim! * aumento

18 O aumento de progesterona estimula a formação da parede do endométrio
perto da metade do ciclo (14°dia), há nítido aumento da produção de LH, ocorre assim a ovulação! Hipófise Estrogênio Ovários hormônios ovulação O aumento de progesterona estimula a formação da parede do endométrio Parede do útero Endométrio no útero dias

19 O que é a menstruação é o óvulo não fecundado?
A menstruação é a eliminação do revestimento interno do útero (endométrio) num ciclo em que não houve fecundação. Ela é percebida através de um sangramento pela vagina, que se repete regularmente a cada 4 semanas, mas ou menos. A quantidade de sangramento varia de mulher para mulher e, em geral, dura de 3 a 5 dias.

20 Por que ocorre a menstruação?
A menstruação ocorre devido à ação dos hormônios ovarianos, estrógenos e progesterona, sobre o endométrio. Esses hormônios produzem a multiplicação das células do endométrio, fazendo com que ele cresça e se torne mais espesso. Tudo isso para receber o óvulo fecundado. Quando a fecundação não acontece ou o óvulo fecundado não consegue se fixar no endométrio, esse processo é interrompido. A produção de hormônios cai abaixo de determinada quantidade e o endométrio (agora maior) começa a se descamar do útero. Este tecido é eliminado, junto com pequena quantidade de sangue, pela vagina: é o sangramento menstrual. Vamos ver novamente o gráfico!

21 Endométrio começa a se descamar Ciclo Menstrual são 28 dias
Como não houve fecundação do óvulo os níveis de progesterona, principalmente, caem drasticamente. Hipófise Ovários hormônios Estrogênio ovulação menstruação Parede do útero Endométrio começa a se descamar dias Ciclo Menstrual são 28 dias

22 Cólicas menstruais !? Normalmente a cólica menstrual, é um problema ginecológico que afeta cerca de 50% das mulheres na idade fértil, ou seja, na idade em que as mulheres ainda estão menstruando, está relacionada com a liberação de uma substância chamada prostaglandina e essa substância é liberada na camada interna do útero durante o sangramento menstrual. Essa substância faz com que o útero se contraia provocando a contração dos vasos e ocasionando a dor.

23

24 Produção de hormônios sexuais ovarianos
Estrogênio Colesterol Colesterol SCC StAR Reductase/17 -HSD3 Estradiol

25 VARIAÇÕES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO

26 VARIAÇÕES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO

27 VARIAÇÕES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO
Fase folicular

28 VARIAÇÕES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO
Fase folicular

29 VARIAÇÕES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO
Picos de secreção do LH ovulação

30 VARIAÇÕES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO

31 VARIAÇÕES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO

32 Efeitos fisiológicos dos Estrógenos e Progesterona
Na puberdade/adolescência: Crescimento dos órgãos sexuais internos/externos Desenvolvimento das mamas. Maturação ovariana para a menarca Crescimento dos ossos longos Alargamento dos quadris Crescimento localizado de pêlos Deposição típica de gordura Libido/desejo sexual Na vida adulta: Manutenção da função dos órgãos sexuais. Manutenção dos caracteres adquiridos na puberdade. Produção de óvulo(s) a cada ciclo menstrual. desejo sexual. Manutenção da gravidez (ovários/placenta) Menopausa: falência dos ovários e das secreções ovarianas. Cessam os ciclos menstruais

33 Embrião Desde o 9º dia de fecundação: O hormônio hCG
Ajuda a manter os níveis de Progesterona e Estrógenos até os 3 meses de gravidez

34 estrógenos Progesterona Hormônios ovarianos

35 O teste de gravidez procura esse hormônio!
hCG estrógenos Progesterona Hormônios ovarianos

36 hCG estrógenos Progesterona Hormônios ovarianos

37 MSN: KLEISONCN@HOTMAIL.COM
CONTATOS: MSN: AULAS DE CIÊNCIAS - EJM BOA SORTE !!!!!!!!!!


Carregar ppt "Fisiologia do Sistema Reprodutivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google