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Estruturação de uma Organização Vertical para Cadeia do Leite SP

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Apresentação em tema: "Estruturação de uma Organização Vertical para Cadeia do Leite SP"— Transcrição da apresentação:

1 Estruturação de uma Organização Vertical para Cadeia do Leite SP
Este projeto tem por objetivo estruturar uma organização vertical para a cadeia do leite no Estado de São Paulo.

2 Organização Vertical da Cadeia do Leite em São Paulo
Objetivos da organização: Representar a cadeia do leite no Estado de São Paulo de forma a promover seu desenvolvimento através de ações para: Promoção do consumo de lácteos no Estado. Aumento da competitividade de produtores e indústria. Coleta, análises e disseminação de informações do setor. Padronizar normas e contratos em relação a produção, industrialização e comercialização de leite. Resolução de conflitos Apoio a pesquisas e inovações Desenvolvimento de novos canais e mercados

3 Importância para o GeCad
Comp. fazendas Cooperativas Análise legal Capacitação Qualidade Nichos Comp. industrial CinLeite Exportação Organização vertical Planejar e executar ações propostas pelo GeCad Leite São Paulo 2010 bem como outras ações de interesse da cadeia.

4 Metodologia de trabalho
Viagem internacional a Dairy Austrália. (julho/2006) Entrevistas realizadas com organizações que representam a cadeia produtiva no Brasil.(Láctea Brasil; Laranja Brasil; SIC) Estudos de casos realizados com organizações de sucesso em outros países. Reuniões e entrevistas com especialistas na área. Revisão bibliográfica sobre o assunto.

5 Benchmark Internacional
Objetivos: Estudar objetivos e ações realizadas por estas organizações Estudo sobre os principais resultados obtidos Estrutura de governança das organizações Mecanismos de financiamento

6 Objetivos da organização: Membros da organização:
Dairy Austrália Objetivos da organização: Promover o desenvolvimento dos laticínios australianos, de forma a contribuir para a promoção da indústria e da produção, agindo como corpo de serviços da indústria. Membros da organização: Fazendeiros e laticínios Principais ações: Direção e entrega de Pesquisa e Desenvolvimento, Coleta de informações, Análise e disseminação, Gerenciamento dos problemas, Marketing nacional Desenvolvimento do comércio internacional. País: Austrália Resultados: Aumento do consumo de leite no país e aumento das exportações Mecanismos de financiamento: Laticínios coleta recursos e repassa ao governo que os transfere a organização.

7 Serviços Corporativos
Dairy Austrália Presidente Diretoria Diretor Administrativo Auditoria e Risco Comitês Assistente Executivo Remuneração Capacitação Pesquisa e Inovação Assuntos Técnicos Inovação Industrial Marketing Nacional Comércio e Estratégia Relações Públicas Recursos Humanos Serviços Corporativos

8 Mecanismo de financiamento:
Dairy Austrália Mecanismo de financiamento: empréstimo* taxa** Indústria Dairy Austrália Produtores Investimentos *Empréstimo: os membros da DA podem conceder empréstimos à organização, caso os juros não excedam os dos bancos australianos. **Taxa: valor de 0,321 centavos por litro de leite. Descontada na compra da indústria sobre os produtores. O montante é repassado para a organização.

9 Benchmark Internacional
Busca de informações nos site das organizações e envio de questionários

10 Objetivos da organização: Membros da organização:
FEDELECHE Objetivos da organização: Desenvolver e proteger a produção de leite no Chile Membros da organização: Representantes de diferentes associações de produtores Principais ações: Promoção do consumo (Promolac) ; Relação com a indústria: manter uma relação fluída na tentativa de solucionar conflitos ; Subsídios internacionais: monitoramento de subsídios em outros países, principalmente EUA e na Europa ; Transparência de mercado: para resolução de distorções que existem no mercado interno de leite fresco ; Normas para pagamento leite ; Acordos comerciais País: Chile Resultados: Aumento do consumo de leite no país Mecanismos de financiamento: Um terço pago pelo Estado e dois terços pelos produtores

11 Federación Nacional de Productores de Leche
Diretoria Presidente 1º Vice-presidente 2º Vice-presidente Tesoureiro Secretário 4 Diretores Gerencia De apoio Departamento Técnico Departamento de Comunicação

12 Federación Nacional de Productores de Leche - FEDELECHE (CHILE)
contribuição* cota mensal** Produtores Indústria Aproleche FEDELECHE *Contribuição: o valor da contribuição é de $0,20 dólar (1 dólar=540 pesos chilenos). **Cota mensal: o valor emitido de cada associação é definido anualmente conforme a sua participação na produção total do país.

13 Objetivos da organização: Membros da organização:
IDFA e Dairy Management Objetivos da organização: Educar os consumidores sobre os benefícios do leite aumentando assim o seu consumo. Membros da organização: Produtores, laticínios e varejo Principais ações: Ações são desenvolvidas pela MILKPep como forma de aumentar o consumo de leite nos locais o programa abrange. Entre essas ações temos: Planejamento Integrado de Marketing ; Comunicação ; Relações públicas ; Promoções ; Campanhas de competição do produto ; Seminários País: Estados Unidos Resultados: Aumento de consumo de lácteos Mecanismos de financiamento: Taxa paga pelos laticínios

14 International Dairy Foods Association – IDFA
Diretoria Força-Tarefa MilkPEP Comitês Legislativo e Fiscal Segurança no Trabalho Biossegurança Canais de Distribuição Comércio exterior Worldwide Food Expo

15 Vice-presidente (NDB)
Dairy Management Inc Presidente (UDIA) Vice-presidente (NDB) Oficiais Secretário (NDB) Tesoureiro (UDIA) Diretoria 36 NDB 47 UDIA NDB: Diretoria Nacional Láctea de Promoção e Pesquisa. Composta por produtores. UDIA: Associação das Indústrias Lácteas. Federação de dezoito estados e organizações lácteas regionais

16 IDFA Nacional´s Fluid Milk Processors
Financiamentos O Financiamento das campanhas via IDFA é de US$ 0,20 para cada hundredweight (45,3 kg) de todo leite comercializado.

17 Dairy Management Inc. Produtores DMI Diretoria Láctea Nacional
plano unificado de MKT Produtores contribuição* Associação das Indústrias lácteas *Contribuição: 15 centavos de dólar por hundredweight (45,3 kg) comercializado, sendo 5 repassados para Diretoria Nacional e 10 para a Associação das Indústrias.

18 Objetivos da organização: Membros da organização:
Federación Nacional de Cafeteros de Colombia Objetivos da organização: Fomentar a cafeicultura colombiana, buscando o bem-estar do cafeicultor. Membros da organização: Cafeicultores que possuam área plantada de 0,5 hectare com, no mínimo, 1500 árvores. Principais ações: Relações com autoridades, comercialização do café colombiano, política internacional do café, publicidade e promoção, valor  agregado, competitividade da cafeicultura, educação para o desenvolvimento e bem-estar social. País: Colômbia Resultados: Aumento de 0.4 milhões de sacas exportadas em 1980, a FNC passou a exportar 2.5 milhões em 2000. Mecanismos de financiamento: FoNC - Fundo Nacional do Café

19 Federación Nacional de Cafeteros de Colômbia
Congresso Nacional Comitê Nacional Comitê Diretivo Comitês Departamentais Comitês Municipais Cafeicultores Federados

20 Federación Nacional de Cafeteros de Colombia
Mecanismos de financiamento: Investidores emissão de títulos FoNC FEDERACAFÉ Cafeicultores exportadores retenção* Retenção: valor “pago” por unidade de café exportada, sendo a diferença entre o preço externo (convertido em pesos) e o preço interno.

21 Objetivos da organização: Membros da organização:
National Cattlemen's Beef Association Objetivos da organização: Representar a carne dos EUA, através da promoção, pesquisa, informação e atividades relacionadas à carne e sua produção Membros da organização: Pecuaristas, membros do governo e frigoríficos Principais ações: Coordena impostos e responsabilidades designadas pelo Beef Promotion and Research Act and Order. Coordena esforços nacionais e estaduais para a construção da demanda de carne. País: Estados Unidos Resultados: Aumento da capacitação dos produtores, aumento do consumo de carne Mecanismos de financiamento: Taxa paga pelos pecuaristas a organização

22 National Cattlemen's Beef Association
Diretoria Comitê Executivo Diretoria Divisão Regional Comitês de Política Comitês de Integração Diretoria Divisão Federal Política Agrícola Saúde e Bem-estar do gado Terras Federais Marketing de gado vivo Direitos de propriedade Administração Ambiental Impostos e crédito Associação Produção e pesquisa Segurança da carne Marketing Internacional Informação Nutrição e Saúde Nutrição Humana Desenvolvimento de novos produtores Comunicação dos produtores serviço dos produtores 7 Regiões 45 Estados

23 National Cattlemen's Beef Association (EUA)
Benchmarking National Cattlemen's Beef Association (EUA) - Mecanismos de financiamentos: Membros Cadeia Membro Ouro Membro Conselho Membro Associado Membro Sócio $ $ $ $2.000 NCBA investimento Contribuições* Contribuições: As contribuições anuais variam conforme o tipo de associação à NCBA, assim como os conjuntos de benefícios de cada classe.

24 Objetivos da organização: Membros da organização:
Laranja da Flórida Objetivos da organização: Aumentar a demanda por citrus da Flórida, levando benefícios diretos aos produtores Membros da organização: Produtores, packing house, indústria Principais ações: Proteger a reputação global de certos produtos em resposta a percepções equivocadas ; Regulamentação de indústrias, pesquisa científica, econômica e de mercado, propaganda, merchandising, relações públicas com a indústria e promoções ao consumidor País: Estados Unidos Resultados: Taxa são pagas pelos produtores de citrus por cada caixa comercializada. Mecanismos de financiamento: Taxa paga pelos produtores

25 The Florida Department of Citrus (EUA) - Estrutura Organizacional:
Benchmarking The Florida Department of Citrus (EUA) - Estrutura Organizacional: Governo da Flórida FDOC Comissão 7 produtores Auditoria Comitê de Consultoria 3 processadores 2 Embaladores Indústrias

26 Governo Estadual Produtores Vendas variadas Indústria
Benchmarking The Florida Department of Citrus (EUA) - Mecanismos de financiamentos: Governo Estadual Produtores Patrocínios e Doações The Florida Departament of Citrus imposto* Vendas variadas Indústria ações Imposto:

27 Consolidação do benchmark internacional
Consolidação benchmark internacional Objetivos Os objetivos das organizações internacionais estudadas estão relacionados a defesa e promoção dos interesses da cadeia produtiva relacionada. Ações Ações relacionadas a promoção de consumo, resolução de conflitos, inteligência de mercado, mercados internacionais, entre outras. Formas de financiamento O recurso em quase todos os casos é resultado de coleta efetuada junto a produtores e industrias. Este dinheiro é coletado pelo governo que repassa a organização. Alguns casos, o recurso é do governo e repassado a organização.

28 Visitas a 3 organizações no Brasil SIC Laranja Brasil Láctea Brasil
Benchmark nacional Visitas a 3 organizações no Brasil SIC Laranja Brasil Láctea Brasil

29 Consolidação dos casos nacionais
Benchmark nacional Consolidação dos casos nacionais Pontos fortes Organização é vista como moderna “Bens de clube” Resultados positivos com campanhas de conscientização de crianças. Fim de imitações de produtos Retorno da comunidade em campanhas de incentivo ao consumo.. Pontos fracos Problemas com captação de recursos Falta de comprometimento com a organização pelos associados Falta de foco nas ações/ Ações limitadas Surgimento de outras organizações com focos semelhantes Difícil mensuração dos resultados. Realizam quase que exclusivamente campanhas de comunicação Interesses políticos

30 Considerações comitê gestor
Importância da organização Falta de motivação para a estruturação da organização Comprometimento da indústria e distribuição nessa organização. Representatividade desta organização perante ao Estado. Papel das atuais organizações horizontais Dificuldade de estruturação – Necessidade de etapas

31 SUGESTÕES DE IMPLEMENTAÇÃO

32 Sugestão de implementação
1ª Opção 2ª Opção Organizações horizontais Organização Vertical da Cadeia do Leite SP Transformar a organização Láctea Brasil em uma organização que represente a Cadeia do leite SP As organizações horizontais da Cadeia do Leite SP estruturam uma nova organização.

33 Sugestão de implementação
LÁCTEA BRASIL NOVA ORGANIZAÇÃO Organização estruturada Credibilidade no setor Organização nasce com representação de toda a cadeia. Motivação Conceito moderno e atual Ações focadas para o Estado de São Paulo Ações com foco São Paulo serão limitadas. Problemas com falta de recursos Necessidade de reestruturação dos mecanismos de governança Dificuldade de estruturação Necessidade de adesão de sócios Busca de credibilidade na cadeia produtiva Interesse de todos os setores VANTAGENS DESVANTAGENS

34 Sugestões de implementação
PRODESEL Programa para o desenvolvimento do setor leiteiro Semelhante ao Fundo de Expansão da Agropecuária e da PESCA – Lei nº de 16 de julho de 1992. Desenvolvimento da cadeia do leite em SP. Financiamento Instituição do FUNDOLEITE I- dotações orçamentárias do Estado e créditos adicionais que lhe forem destinados; II- recursos provenientes de convênios, contratos e outros ajustes celebrados com instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras; III- recursos resultantes de doações de pessoas físicas ou jurídicas; IV- recursos auferidos em razão de aplicações financeiras; V- percentual da arrecadação de ICMS incidentes nos produtos lácteos, a ser definido pelo Poder Executivo no prazo de 90 dias, no Decreto que regulamentará esta Lei; VI- outras rendas ou receitas a ele destinadas

35 Sugestão de implementação
3ª Opção PRODESEL Programa para o desenvolvimento do setor leiteiro Organização Vertical da Cadeia do Leite SP Proposta única

36 PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO VERTICAL
Estrutura organizacional

37 Estrutura organizacional
Composto por: Organizações horizontais: Insumos / Produtores / Indústria / Distribuição / Facilitadores Conselho Diretor executivo Executivo contratado para exercer a função de gestor da organização Coordenação P&D CinLeite Comunicação Distribuição Capacitação Equipe contratada para cuidar das diversas áreas da organização vertical

38 Mecanismo de financiamento
1ª Opção 2ª Opção 3ª Opção AGENTES DA CADEIA AGENTES DA CADEIA GOVERNO GOVERNO FunLeite SP FunLeite SP FunLeite SP Organização Vertical da Cadeia do Leite SP Organização Vertical da Cadeia do Leite SP Organização Vertical da Cadeia do Leite SP

39 ETAPAS PARA ESTRUTURAÇÃO

40 Etapas para estruturação
Contratação de um gestor para a organização Estruturação de uma “organização virtual” Regulamentação da organização perante Estado Implementação da organização Definir controles e performance

41 Questionamentos ? Qual é a melhor opção para a estruturação da organização vertical em São Paulo? Qual a melhor forma de financiamento? Compulsório ou não? A estrutura organizacional e ações propostas contemplam as necessidades da cadeia? Que organização poderia liderar o processo de Estruturação da organização?

42 Reuniões de comitê SALA A SALA B SALA C SALA D SALA E


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