A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Existência e Sobrevivência do Espírito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Existência e Sobrevivência do Espírito"— Transcrição da apresentação:

1 Existência e Sobrevivência do Espírito
Módulo IV Existência e Sobrevivência do Espírito Propiciar conhecimento a respeito da existência e da sobrevivência do Espírito. Objetivo Geral

2 Existência e sobrevivência do Espírito
Módulo IV Existência e sobrevivência do Espírito Roteiros Perispírito: conceito. Origem e natureza do Espírito. Provas da existência e sobrevivência do Espírito. Progressão dos Espíritos.

3 Roteiro 4: Progressão dos Espíritos Objetivos específicos:
Explicar, em linhas gerais, como se dá a progressão dos Espíritos. Identificar a hierarquia dos Espíritos, segundo a escala espírita.

4 Progressão dos Espíritos
CONCEITO Progresso – O termo designa uma interpretação da evolução segundo a qual esta se faz no sentido do melhor, tal forma que o antes é sempre inferior ao depois. Inferior ao depois Polis – Enciclopédia Verbo da Sociedade e do Estado.

5 Progressão dos Espíritos
CONCEITO No contexto da Doutrina Espírita, progressão equivale à evolução. É o somatório dos acréscimos de qualidades morais e intelectuais obtidos pelo Espírito em cada uma de suas encarnações. Inferior ao depois

6 Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Pergunta 115.
Conteúdo Básico Ensina a Doutrina Espírita que Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem [nenhum] saber, no entanto, sujeitos ao progresso. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-lo de si. [...] Simples – Sem malícia, singelo, puro, sincero. Simples como uma criança. Ignorantes – Falta geral de conhecimento, de saber, de instrução. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Pergunta 115.

7 Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 115, 117, 121, 127.
Conteúdo Básico No desempenho de sua missão, os Espíritos passam por provas e adquirem conhecimento, acertando ou errando, percorrem o caminho rumo à perfeição. Com a liberdade de que dispõem os Espíritos para decidir como realizar suas tarefas, podem escolher alternativas mais ou menos felizes, retardando ou não seu progresso. Inferior ao depois Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 115, 117, 121, 127.

8 LE: Questão 96 São iguais os Espíritos, ou há entre eles qualquer hierarquia? “São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado.”

9 CLASSIFICAÇÃO DOS ESPÍRITOS
TRÊS ORDENS 3ª ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS 2ª ORDEM – BONS ESPÍRITOS 1ª ORDEM – ESPÍRITOS PUROS

10 Características gerais
3ª ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS (Predominância da matéria sobre o espírito; propensão ao mal) Características gerais Cultivam a ignorância, orgulho, egoísmo e outras más paixões; Têm intuição de Deus, mas não o compreendem; Nem todos são essencialmente maus; Em alguns há mais leviandade, inconsequência e malícia do que verdadeira maldade; Uns não fazem o bem nem o mal; Podem aliar a inteligência à maldade ou à malícia; Percebem a felicidade dos bons e isso os atormentam.

11 3ª ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS
Classes de Espíritos Impuros Levianos Pseudo-sábios Neutros Batedores e perturbadores

12 Características gerais
2ª ORDEM – BONS ESPÍRITOS (Predominância do espírito sobre a matéria; desejo do bem) Características gerais Suas qualidades e poderes para fazer o bem dependem do seu grau de adiantamento; Uns são avançados em ciência, outros em sabedoria e bondade; Os mais adiantados aliam o saber às qualidades morais; Compreendem Deus e o infinito e já gozam da felicidade dos bons; São felizes pelo bem que fizerem e pelo mal que impedem; Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciúme e fazem o bem pelo bem.

13 2ª ORDEM – BONS ESPÍRITOS
Classes de Espíritos Espíritos benévolos Espíritos de ciência Espíritos de sabedoria Espíritos superiores

14 Características gerais
1ª ORDEM – ESPÍRITOS PUROS – Classe Única (Nenhuma influência da matéria.) Características gerais Superioridade intelectual e moral, com relação aos Espíritos das outras ordens; Não têm que sofrer mais provas, nem expiações e não estão mais sujeitos à reencarnação; Gozam de inalterável felicidade e realizam a vida eterna no seio de Deus; São os mensageiros e ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal; Comandam todos os Espíritos que lhe são inferiores.

15 Os Espíritos podem degenerar?
LE: Questão 118 Os Espíritos podem degenerar? “Não; à medida que avançam, compreendem o que os distanciava da perfeição. Quando o Espírito termina uma prova, fica com o conhecimento que adquiriu e não o esquece mais. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda.”

16 LE: Questão 120 Todos os Espíritos passam pela fieira do mal para chegar ao bem? “Não pelo fieira do mal, mas pela da ignorância.”

17 LE: Questão 121 Por que é que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal? “Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não criou Espíritos maus; criou-os simples e ignorantes, isto é, com igual aptidão para o bem e para o mal. Os que são maus, assim se tornaram por sua vontade.”

18 Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 115 e 118.
Pontos para nossa reflexão Todos os Espíritos partem do mesmo ponto. São criados simples e ignorantes. Isto é, sem saber, mas são impulsionados a progredirem sempre. Os Espíritos jamais perdem ou esquecem o conhecimento que adquiriram. Podem permanecer estacionários, mas não retrogradam. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 115 e 118.

19 Atividades Em pequenos grupos

20 TAREFAS a) Ler os subsídios do roteiro;
b) Listar as principais características da classe de Espíritos indicada para seu Grupo.

21 Formação dos Grupos GRUPO 1 – Espíritos impuros.
GRUPO 2 – Espíritos levianos. GRUPO 3 – Espíritos pseudo-sábios. GRUPO 4 – Espíritos neutros. GRUPO 5 – Espíritos batedores e perturbadores.

22 Formação dos Grupos GRUPO 6 – Espíritos benévolos.
GRUPO 7 – Espíritos de ciência. GRUPO 8 – Espíritos de sabedoria. GRUPO 9 – Espíritos superiores. GRUPO 10 – Espíritos puros.

23 Resultados do estudo em grupo

24 CONCLUSÕES DO ESTUDO

25

26 Ciência + sabedoria + bondade Conhecimento + bom juízo
ORDEM CLASSE CARACTERÍSTICA 1ª ESPÍRITOS PUROS 1ª ÚNICA Ministros de Deus 2ª ESPÍRITOS BONS 2ª SUPERIORES Ciência + sabedoria + bondade 3ª DE SABEDORIA Conhecimento + bom juízo 4ª DE CIÊNCIA Conhecimento científico 5ª BENÉVOLOS Bondade + conhecimento limitado 3ª ESPÍRITOS IMPERFEITOS 6ª BATEDORES E PERTURBADORES Atitude para efeitos físicos 7ª NEUTROS Nem bons e nem maus 8ª PSEUDO-SÁBIOS Conhecimento + orgulho 9ª LEVIANOS Ignorância + malícia 10ª IMPUROS Inclinação ao mal Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 100 a 113. RIVAS, Luis Hu. Doutrina Espírita para principiantes. Brasília, DF: CEI, 2007.p.54

27 Testando nosso aprendizado!

28 A Doutrina Espírita nos ensina que Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes e a cada um deu uma determinada missão, com o fim de esclarecê-lo e o de fazê-lo chegar progressivamente à perfeição. Desse modo, podemos entender que (Módulo IV, Roteiro 4): a) Alguns Espíritos são destinados a uma evolução mais rápida que outros menos privilegiados. b) Todos os Espíritos aceitam, sem retrucar, as provas que Deus lhes impõe. c) A passagem dos Espíritos pela vida corporal é necessária para que eles possam cumprir os desígnios cuja execução Deus lhes confia. d) Para todos os Espíritos, a encarnação é apenas um estado transitório. É uma tarefa que Deus lhes impõe, com o fim de fazê-los chegar à perfeição. F F V V

29 Os Espíritos, ao progredirem, ganham em conhecimento e moralidade, podendo ser classificados, segundo a Doutrina Espírita, nas seguintes ordens (Módulo IV, Roteiro 4): a) Espíritos imperfeitos (impuros, levianos, pseudo-sábios, neutros, batedores e perturbadores) que se caracterizam pela predominância da matéria sobre o espírito e pela propensão ao mal. b) Bons Espíritos (benévolos, de ciência, de sabedoria e superiores) que se caracterizam pela predominância do espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem. c) Espíritos puros são aqueles que já atingiram o grau supremo da perfeição e que não têm mais que sofrer provas, nem expiações. d) Espíritos divinos são aqueles que atingiram a perfeição absoluta. V V V F

30 Atividades extraclasse
Dia 18 de abril de 2009 Divisão de tarefas GRUPO 1 – Origem do Livro dos Espíritos: como e porquê. GRUPO 2 – Impacto de seu lançamento e consequências. GRUPO 3 – 1ª e 2ª edições: Comparação e repercussão. GRUPO 4 – Estrutura do livro dos Espíritos e sua relação com as demais obras da codificação. GRUPO 5 – Atualidade do Livro dos Espíritos.

31 FIM


Carregar ppt "Existência e Sobrevivência do Espírito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google