A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO
Curso Técnico de Enfermagem 2012 SAÚDE, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO Professora: Kássia Luz

2 Exemplo é o destino do lixo coletado em cada cidade ou estado.
Ao falarmos em educação, saúde e meio ambiente não podemos nos esquecer de que o Brasil é um país com profundas desigualdades sociais. Exemplo é o destino do lixo coletado em cada cidade ou estado.

3 Essas diferenças dificultam sobremaneira o planejamento e a execução de ações voltadas para a melhoria de nossas vidas. Cada região/estado possui uma realidade específica, problemas peculiares - e até dentro de um mesmo estado podemos encontrar situações bastante divergentes.

4 Qual maior problema do Brasil?
Meio ambiente Saúde Educação

5 Os programas de prevenção de doenças podem destinar-se apenas às campanhas de vacinação e à orientações individuais??

6 Vejamos a esquistossomose, que envolve meio ambiente,
saúde e educação: Schistosoma mansoni - parasita, platelminto - vermes homem - hospedeiro definitivo caramujos de água doce - gastrópodes hospedeiros intermediários A transmissão desse parasita se dá pela liberação de seus ovos através das fezes do homem infectado. Em contato com a água, os ovos eclodem e libertam larvas – miracídios- que morrem se não encontrarem os caramujos para se alojar. Se os encontram, porém, dão continuidade ao ciclo e liberam novas larvas que infectam as águas e posteriormente os homens penetrando em sua pele ou mucosas - cercárias.

7 Sintomas Fase aguda: manifestações clínicas como coceiras e dermatites, febre, tosse, diarréia, enjôos, vômitos e emagrecimento. Fase crônica: geralmente assintomática, episódios de diarréia a doença pode evoluir para um quadro mais grave com aumento do fígado (hepatomegalia) e cirrose, aumento do baço (esplenomegalia), hemorragias provocadas por rompimento de veias do esôfago e ascite ou barriga d’água, isto é, o abdômen fica dilatado e proeminente porque escapa plasma do sangue.

8 Tratamento Medicamentos específicos que combatam o schistossoma mansoni. No entanto, educação sanitária, saneamento básico, controle dos caramujos e informação sobre o modo de transmissão da doença são medidas absolutamente fundamentais para prevenir a doença.

9 Recomendações * Esteja atento às normas básicas de higiene e saneamento ambiental. Evite contato com a água represada ou de enxurrada que pode estar infestada pelo parasita; * Saiba que os caramujos podem ser combatidos de várias maneiras diferentes: por controle biológico, químico e das condições do meio ambiente. Como seu habitat natural preferido são lugares com pouca água e correnteza, algumas medidas podem ser tomadas como drenar, aterrar ou aumentar a velocidade da água na área em que vivem. O controle biológico pode ser exercido por animais que se alimentam dos caramujos (peixes, patos, etc) e o químico pelo uso de moluscocidas;

10 Recomendações * Use roupas adequadas, botas e luvas de borracha se tiver que entrar em contato com águas supostamente infectadas; * Cabem às autoridades sanitárias a destruição do habitat das larvas e o trabalho de informar a população. Isso não isenta ninguém da responsabilidade de alertar as pessoas, principalmente as que vivem em áreas presumidamente infectadas.

11 A relação saúde e meio ambiente é tão estreita que não se pode pensar que a formação do profissional técnico da área de saúde, atenha- se apenas ao ensino de conteúdos específicos.

12 A educação em saúde objetiva o encorajamento da população para que se adotem e se mantenham padrões de vida sadios, utilizando, de forma adequada, os serviços colocados à disposição e tomando suas próprias decisões, tanto a nível individual como coletivo, com intenção de aprimorar as condições de saúde e de meio ambiente.

13 Com a urbanização que ocorreu de forma significativa primeiramente nos países do continente europeu, com o surgimento e desenvolvimento das indústrias durante o século XVIII. A partir de 1950, esse processo tomou proporções em escala global. Porém, a urbanização sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem ambiental e social: O inchaço das cidades, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. 

14 Impactos significativos no ambiente ocorrem em razão dos moldes de produção e consumo nos espaços urbanizados: poluições, engarrafamentos, violência, desemprego, poluição das águas (é causada principalmente pelo lançamento de efluentes indústrias e domésticos sem um devido tratamento), a poluição atmosférica (ocorre devido ao lançamento de gases tóxicos na atmosfera). Outros problemas ambientais decorrentes da urbanização são: poluição visual, poluição sonora, alterações climáticas, ausência de saneamento ambiental, ... 

15 A falta de um planejamento urbano eficaz compromete a qualidade de vida da população urbana.
O crescimento desordenado das cidades gera a ocupação de locais inadequados para moradia, como áreas de elevada declividade, fundos de vale, entre outras.  As cidades industrializadas exercem grande fator atrativo para parte da população, isso desencadeia fluxos migratórios com destino para essas cidades.

16 Por não serem qualificados se intensificam atividades como as desenvolvidas por vendedores ambulantes, coletores de materiais recicláveis, flanelinhas, além da população em situação de rua, pois algumas pessoas não conseguem obter renda suficiente para financiar locais adequados para a habitação.  Políticas públicas devem ser desenvolvidas para proporcionar qualidade de vida e, principalmente, dignidade para os cidadãos, além de reduzir as desigualdades sociais, evitando assim a degradação do ser humano.

17 Os programas de prevenção de doenças podem destinar-se apenas às campanhas de vacinação e à orientações individuais??

18 Bibliografia Saberes e Prática.s Guia e Ensino para o Aprendizado de Enfermagem, 3vol, 3ed, editora difusora Adriana Franzoi, Adriana; Baldin, Nelma. Agenda 21 Escolar: impactos em educação, meio ambiente e saúde, disponível em: Site utilizado 27/09/2012:


Carregar ppt "SAÚDE, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google